segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

EDA com falta de técnicos para acompanhamento da campanha agrícola



O sector da agricultura e desenvolvimento rural no município da Ecunha, 42 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, enfrenta dificuldades por escassez de técnicos agrários para o acompanhamento das famílias camponesas.

Em declarações hoje, o responsável da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) da Ecunha, José Faustino, disse que actualmente o sector conta com apenas três técnicos agrários, insuficientes para fazer o acompanhamento técnico às famílias camponesas distribuídas em 164 aldeias.

De acordo com a fonte, para suprir a carência de quadros para o sector da agricultura na Ecunha está em curso o processo de formação de camponeses em técnicas de desenvolvimento agrícola, numa acção que visa o aumento da produtividade, enquanto se aguarda o aumento de quadros para o sector.

Nesta altura, já foram formadas 116 famílias camponesas em técnicas de desenvolvimento agrário, numa acção formativa que conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

No que diz respeito a campanha agrícola 2011/2012, o responsável assegurou que no quadro do programa do combate à pobreza e desenvolvimento rural foram distribuídas mais de 72 toneladas de fertilizantes, 70 toneladas de semente de milho e outros
in putsagrícolas que beneficiaram a mais de 16 mil e 912 famílias camponesas do município da Ecunha.

No município da Ecunha foram cultivados mais de 33 mil e 824 hectares para as culturas de milho, feijão, batata-rena, soja, trigo e hortícolas diversas.

in ANGOP de 09.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário