quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Hospital geral regista aumento de transfusões de sangue em 2011



Quatro mil e 241 transfusões de sangue foram realizadas, de Janeiro a Dezembro de 2011, no Hospital Geral do Huambo, contra três mil e 686 do igual período de 2010, soube a Angop hoje, quinta-feira, de fonte sanitária.

De acordo com a responsável da hemoterapia da aludida unidade hospitalar, Amélia dos Santos Ventura está na base do aumento o facto de todas instituições sanitárias da província, durante o ano transacto, encaminharem todos os casos de transfusões para o hospital geral, por falta de bancos de sangue.

Por isso, disse esperar que os centros de saúde e hospitais municipais desta região, este ano, tenham bancos de sangue devidamente apetrechados, com vista a descongestionar a maior unidade hospitalar da província, em termos de transfusões.

Amélia Ventura realçou que a maternidade, com 272 casos, foi a que mais transfusão de sangue efectuou seguindo-se da reanimação, bloco operatório, cirurgia, pediatria, medicina geral, sala de parto, urologia, banco de urgência e ortopedia.

Durante o ano transacto, segundo disse a fonte, três mil e 70 pessoas entre famílias e voluntários doaram sangue na hemoterapia do Hospital Geral do Huambo, que permitiu realizar as transfusões cifra acima referida.

Com vista a se prevenir a falta de sangue na hemoterapia do hospital geral, informou Amélia Ventura, este ano, foi implementado o calendário anual de doação, que abrangeu as igrejas e organizações não governamentais.


O calendário que foi coordenado com as instituições religiosas e não governamentais que são os nossos principais doadores de sangue, visa organizar os períodos de doação de sangue, com vista a se evitar uma rotura”, salientou a fonte.
in ANGOP de 05.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário