quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Inefop perspectiva abrir centro de formação em Cambuengo



A direcção do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop) perspectiva abrir, em Março deste ano, um centro de formação profissional na comuna do Cambuengo, (município do Mungo), a 178 quilómetros da cidade do Huambo.

De acordo com o responsável do Inefop no Huambo, José Luís Chuvila, em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, tal iniciativa insere-se nos esforços da instituição em promover o auto-emprego e será executada em parceria com a Administração Municipal do Mungo, no quadro do seu programa integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza.

Afirmou que uma vez aberto o referido centro, os populares da comuna de Cambuengo poderão deixar de percorrer longas distâncias para beneficiarem-se de formação profissional.

José Chuvila disse que numa primeira fase serão ministrados cursos básicos de serralharia, alvenaria e carpintaria, de acordo com as candidaturas apresentadas pelos populares de Cambuengo.

Referiu ainda que a instituição que dirige prevê formar ao longo deste ano, 916 jovens em diversas especialidades, nos pavilhões de artes e ofícios instalados nas vilas municipais do Mungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, e na sede comunal do Cuima (município da Caála).

Informou que os serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional vai dar continuidade, em parceria com o Banco Sol, a concessão de micro-créditos para aquisição de ferramentas essenciais para actividade profissional.

in ANGOP de 10.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário