quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Juventude deve seguir exemplo patriótico dos Mártires da Repressão Colonial



O patriotismo demonstrado pelo Mártires da Repressão Colonial deve servir de exemplo à juventude angolana, para responder aos desafios da promoção da paz, democracia e da integridade territorial do país, advogou o pastor da Igreja Metodista Unida Central do Huambo, Francisco da Gama.

O religioso expressou esta convicção em declarações à Angop, hoje (quarta-feira), por ocasião dos 51 anos da data (4 de Janeiro) em que foram assassinados camponeses dos centros agrícolas da Baixa de Kassanje.

Referiu que os acontecimentos trágicos do dia 4 de Janeiro de 1961, constituíram a
"porta" para outros mementos históricos, designadamente o início da luta armada e de libertação nacional, em 4 de Fevereiro do mesmo ano, que culminou com a conquista da independência à 11 de Novembro de 1975.

A efeméride representa igualmente a tomada de consciência dos angolanos, para a reivindicação dos seus direitos de liberdade, contra o opressão colonial portuguesa, que levou cerca de 500 anos”, salientou.

Para o pastor Francisco da Gama, não existe salvação sem sacrifício ou derramamento de sangue, daí que para sermos livre foi necessário muito derramamento de sangue de heróis nacionais, que não pouparam suas vidas.

in ANGOP de 04.01.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário