quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

UNITA apela reflexão em torno do dia dos mártires



O Secretariado do Comité Provincial da Unita no Huambo, em nota de imprensa enviada hoje, quarta-feira, à Angop, apela a todos os cidadãos angolanos para uma reflexão em torno do significado do Dia dos Mártires da Baixa de Kassanje, que hoje se assinala.

Na nota lê-se que a revolta protagonizada pelos camponeses da Baixa de Kassanje, e que deu origem ao massacre de mais de uma dezena e meia de milhar de homens, mulheres e crianças, foi a precursora das lutas que culminaram com a independência nacional.

A Unita defende, igualmente, maior celeridade na construção do memorial alusivo aos mártires que por reivindicarem melhores salários, perante um sistema de exploração de mão-de-obra autóctone, foram barbaramente massacrados no dia 4 de Janeiro de 1961 pelo regime colonial português.


A todos os patriotas angolanos, a Unita no Huambo convida a um período de reflexão em honra aos mártires da baixa de Kassange, tendo em conta os desafios que o ano 2012reserva ao povo angolano e levando em consideração a conjuntura política e social que o país atravessa”, lê-se na nota de imprensa assinada pelo secretário para comunicação e marketing do comité provincial da Unita, Emanuel Malaquias.
in ANGOP de 04.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário