segunda-feira, 30 de Abril de 2012

Preço dos fretes tende a baixar

Afonso Hossi, empresário grossista, disse que, com o reinício da circulação ferroviária, os empresários, camponeses e comerciantes passam a ver a sua vida mais facilitada, uma vez que o transporte de pessoas e mercadorias contribui para a descida dos preços, além de transportar maiores quantidades de mercadorias.

O empresário referiu que esses ganhos são resultantes da paz, daí a importância de todos trabalharem para a sua manutenção.

A empresária e secretária do Fórum das Associações das Mulheres Empresárias, na província do Huambo, Ana Maria, louvou os esforços do Executivo no âmbito da reconstrução nacional em curso no país, em particular na região do Planalto Central.

Para ela, o regresso do comboio ao Huambo, após 27 anos de paralisação, é muito importante, porque durante muitos anos os empresário, grossistas, e sobretudo os agricultores e pequenos comerciantes, tinham grandes dificuldades em transportar as mercadorias do Lobito para o Huambo, e vice-versa.

Por seu turno, Afonso Chitumbo, agricultor da comuna da Calenga, município da Caála, defendeu que a reabertura do Caminho-de-Ferro de Benguela, ligação Lobito Huambo, e não só, vai impulsionar o crescimento económico da região. O também coordenador da cooperativa agropecuária do Vale do Calai considera que a circulação do comboio vai impulsionar a produção agrícola e fazer com que o camponês tenha facilidades no escoamento dos seus produtos.

A chefe da secção de Hotelaria e Turismo da administração municipal da Caála, Maria da Conceição, disse que o comboio trouxe muitos benefícios à população da Caála,que agora transita livremente para a vizinha província de Benguela e vice-versa, e escoa os seus produtos com maior facilidade, para os principais mercados daquela província e do Huambo.


Apesar de o comboio ainda não circular com frequência, já começou a promover o turismo”, sublinhou.
+in Jornal de Angola de 30.04.2012

Balcão Único do Empreendedor facilita licenciamento de empresas

O Balcão Único do Empreendedor, na província do Huambo vai facilitar o processo de constituição, licenciamento de empresas, bem como a regulação dos empreendedores, noticiou.

Trata-se de um empreendimento interorgânico que contempla serviços bancários, identificação, registo civil e de impostos, cujo funcionamento será assegurado por vinte e seis funcionários.

A instituição que foi recentemente inaugurada pelo Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, é uma oportunidade para todos os cidadãos querem seguir o mundo do empreendedorismo.

A Directora Geral do Guiché Único da Empresa, Isabel Turnenta, destacou que o balcão único do empreendedor vai simplificar o processo de constituição, licenciamento de empresas, regulação de empreendedores que se encontram no mercado informal e actos conexos.


O balcão único do empreendedor foi criado no âmbito do programa de combate a pobreza, que está a ser desenvolvido pelo nosso governo. O programa de apoio ao pequeno negócio, visa melhorar as condições de vida da população. O balcão único do empreendedor é um serviço interorgânico onde se encontram reunidos todos os serviços que intervém no processo de constituição de uma empresa”, disse.

Instituições do género serão abertas em breve, nas cidades do Lubango, Cabinda, Luena, Benguela e Luanda. A meta do executivo é a médio prazo estender os serviços do balcão único do empreendedor em todos municípios de Angola.

in Rádio N'Gola Yetu de 30.04.2012

Caála mantém invencibilidade caseira no Girabola

Ao vencer o Santos FC, por 2-0, em partida da 9ª jornada do campeonato nacional de futebol da 1ª divisão, o Recreativo da Caála mantém a invencibilidade caseira na prova.

O Recreativo da Caála entrou pressionante, com ataques rápidos e sucessivos cruzamentos de longa distância para a baliza contrária, com realce para o médio Dudú, que viu, aos 25 minutos, o árbitro a anular um golo seu, considerando que o atleta estava em posição irregular no momento do remate.

Apesar disto, os anfitriões mantiveram a pressão, ante um adversário que tardava em impor o seu futebol e ia consentido a supremacia do Recreativo da Caála, mas o primeiro golo surgiu somente no declinar da primeira parte, por Marinho (42’) na sequência de um remate a cerca de 40 metros da baliza do Santos FC.

Na etapa complementar, aos 54’, 60’ e 66 minutos, respectivamente, a Caála desperdiçou oportunidades eminentes de golo, sendo as duas primeiras por falta de destreza dos avançados e outra por mérito do guarda-redes “santista” que defendeu um remate do avançado contrário.

A partir daí, a vitória da Caála parecia estar em risco, uma vez que o Santos FC passou a criar muitas situações de perigo. Garcia, aos 90 minutos do jogo, que teve mais três de compensação, marcou o golo da tranquilidade (2-0). Nos quatro jogos anteriores, em casa, os “caalenses” consentiram uma igualdade (1-1) diante do Interclube, venceram o Progresso do Sambizanga (1-0), o Nacional de Benguela e FC Bravos do Maquis por (2-0).

O Recreativo da Caála ocupa a 8ª posição do Girabola2012, com 13 pontos.

in ANGOP de 30.04.2012

Governo do Huambo promete reforçar com novos quadros o sector da saúde

O Governo da Província do Huambo garantiu que vai resolver o problema da carência de quadros que enferma a maior unidade hospitalar da província, com o objectivo de responder positivamente aos casos que ali dão entrada. O vice-governador da província para o sector político e social, Guilherme Tuluka, disse que o processo será feito através do recrutamento de quadros qualificados, nacionais e estrangeiros para melhorar os serviços de saúde prestado no Hospital Geral do Huambo.A preocupação que eu levo, é que o hospital está a lutar sozinho, os jovens da direcção precisam da nossa intervenção”, asseverou. Para além do reforço no sector dos recursos humanos, o Executivo provincial pretende também auxiliar aquela unidade hospitalar com apoios financeiros. in Rádio N'Gola Yetu de 30.04.2012

Gala político-cultural marca o encerramento das comemorações do 14 de Abril

Uma gala de confraternização e de intercâmbio político-cultural realizada na madrugada de hoje, domingo, na zona turística do Kuando, a 13 quilómetros do centro da cidade do Huambo, marcou o encerramento do leque de actividades traçadas pela JMPLA em alusão ao Dia Nacional da Juventude, assinalado a 14 deste mês. A gala, animada pela banda Geração Nova, congregou cerca de 200 convidados, entre os quais ex-dirigentes e actuais responsáveis da organização juvenil do MPLA na província, bem como o vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, José Paulo Kai, em representação do governador Fernando Faustino Muteka. Na ocasião, o 1º secretário provincial da JMPLA no Huambo, Júlio Cabral Paulo, reconheceu a coragem, determinação, bravura e espírito de entrega e de missão implementada pelos ex-dirigentes da organização, tendo reiterado o seu compromisso em continuar a trabalhar em prol do fortalecimento da sua organização. Disse ainda que a JMPLA irá unir esforços para incentivar a juventude angolana com vista a inserir-se nas acções de reconstrução nacional, resgate dos valores morais, cívicos e patrióticos, na educação académica, técnico-profissional, manutenção e preservação da paz e no fomento do empreendedorismo, de modo a permitir o crescimento económico, social, científico e tecnológico do país. in ANGOP de 30.04.2012

Barragem do Ngove vai incentivar desenvolvimento agro-industrial

O coordenador da Comissão de Disciplina e Auditoria (CDA) do secretariado provincial da JMPLA em Benguela, Zeferino Eugénio, assegurou sábado no sector do Ngove, município da Caála (Huambo), que a entrada em funcionamento da barragem hidroeléctrica em fase final de reabilitação naquela localidade irá incentivar o desenvolvimento agro-industrial desta região do planalto central. Em entrevista, no final de uma visita de constatação efectuada pelos membros do comité central do MPLA, realçou o esforço do executivo no melhoramento da qualidade de vida das famílias angolanas, através da reabilitação das vias terciárias, construção de infra-estruturas escolares, postos médicos, bem como a reabilitação de barragens. Assegurou que o funcionamento da barragem hidroeléctrica do Ngove contribuirá para a reabilitação e modernização da indústria na província do Huambo, além de permitir a inserção de forma directa da juventude no mercado do emprego. Por sua vez, Francisco Kambambi afirmou que aquela unidade geradora de energia eléctrica irá influenciar sobremaneira o desenvolvimento socio-económico das províncias do Huambo e do Bié, bem como melhorar as condições de vida das populações e dos pequenos empreendedores. As obras de construção da barragem do Ngove iniciaram em 1969, tendo sido interrompidas em 1975 devido ao conflito armado. Em 1983 foram retomados os trabalhos, mas em 1986 foram novamente interrompidos devido à guerra civil na região. A intervenção para o salvamento desta barragem que em 1990 foi dinamitada causando a sua destruição parcial, iniciou em meados do ano 2001 e prolongou-se até agora. De acordo com as informações divulgadas pelas autoridades do Ministério da Energia, a primeira das 3 turbinas que estão a ser instaladas no Ngove deverá entrar em funcionamento em Junho deste ano. in ANGOP de 30.04.2012

sexta-feira, 27 de Abril de 2012

Intensifica-se o combate à malária no Huambo

A coordenação do programa de luta contra a malária na província do Huambo vai intensificar no presente ano, as acções que visam combater a doença. Amandina Tito disse que para a redução da doença, estão a ser feitas distribuição de mosquiteiros, mobilização nas comunidades e a pulverização intra domiciliar.Vamos continuar seriamente a empenhar na área preventiva, utilizando mosquiteiros tratados com insecticidas. Agora entramos no programa da cobertura universal, município por município, mas não deixaremos de prestar os nossos apoios na área de consultas pré natal. Continuaremos a apostar na luta anti larval, com brigadas sediadas em onze municípios, em cada município estara um técnico cubano”, disse. in Rádio N'Gola Yetu de 27.04.2012

Programa “Escolas do campo” vai se expandir pelo país

v class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
O Executivo angolano espera alastrar o programa denominado Escola de Campo”, para as demais Província do país, depois de uma experiência – piloto, bem-sucedida nas Províncias do Huambo e Bié. Segundo o Secretário de Estado para Agricultura, o programa consiste na transmissão de conhecimentos e técnicas aos agricultores, com a finalidade de melhorar a sua produção agrícola. Amaro Taty frisou também que a apesar dos problemas naturais que afectam a produção agrícola, regista-se um crescimento motivado pelas inovações.Digamos que agora há mais consciência para que a segurança alimentar seja um facto, porque trata-se de um problema nacional”, disse. in Rádio N'Gola Yetu de 27.04.2012

Campanha de registo civil gratuito decorre a bom ritmo no Longonjo

A campanha de registo civil gratuito de menores, aberta no dia 2 do mês em curso, está a decorrer satisfatoriamente no município do Longonjo, 64 quilómetros da cidade do Huambo, onde diariamente são emitidas 150 cédulas. Em declarações, a ajudante do conservador municipal, Ana Maria Chinawandela, deu a conhecer que a campanha está a decorrer, nesta primeira fase, na vila do município e na vila comunal do Lépi. Informou que os trabalhos são assegurados por 11 funcionários da administração municipal, supervisionados por três formadores da delegação provincial da justiça. Ana Maria Chinawandela disse que esta campanha está a abranger, além de crianças dos zero aos 10 anos, adolescentes e jovens de 18 anos que não possuem cédulas pessoais. Temos estado a registar muita enchente nos postos de registo. Maior parte dos munícipes não possuem cédulas, talvez por não terem recursos financeiros para pagamento dos emolumentos que eram cobrados”, aludiu. in ANGOP de 27.04.2012

Reitor da Universidade Eduardo dos Santos destaca papel das universidades

Cristóvão Simões, reitor da universidade José Eduardo dos Santos O Reitor da Universidade José Eduardo dos Santos, Cristóvão Simões destacou, no Huambo o papel das universidades na formação de diferentes quadros para a reconstrução nacional. Cristóvão Simões falava a margem da realização do worksop sobre o desenvolvimento sustentável em Angola, realçou a pertinência e a relevância do ensino superior e da pesquisa científica, destacando a necessidade de gerar conhecimentos com vista a responder os problemas mundiais.Em todos países desenvolvidos do mundo o ensino superior é um dos principais pilares de sustentação do desenvolvimento económico, social e cultural. A formação de quadros técnicos diferenciados e eficazes é uma componente estratégica e essencial do processo de reconstrução nacional em curso e neste processo as universidades devem desempenhar um papel fundamental”, disse. in Rádio N'Gola Yetu de 27.04.2012

Destacada importância da dança no fortalecimento da cultura

A chefe do departamento de artes e acção cultural da direcção provincial da cultura, Victorina Navimbi, destacou hoje na localidade de Quissala, oito quilómetros da cidade do Huambo, a importância que a dança exerce no fortalecimento da cultura de um povo. Em declarações durante um encontro com os estudantes da escola de formação de professores do futuro, que marcou a abertura das celebrações do dia internacional da dança (29 de Abril), a responsável frisou que a dança faz parte de todas as modalidades praticadas pelos artistas. Segundo Victorina Navimbi, a dança tem uma grande importância nos demais variados estilos musicais virados em acção de entretenimento, pois, na sua visão, um artista em palco sem movimento não atrai o público. Acrescentou que o aparecimento de novos estilos musicais em Angola, com realce para o Kuduro, tem estado a contribuir significativamente para o crescimento da dança no país. Apelou igualmente os jovens, no sentido de não enveredarem somente pelas danças modernas, mas também explorarem coreografias que compõem o folclore nacional. Reconheceu a dança como um factor de identidade cultural e preservação dos valores de uma determinada sociedade. in ANGOP de 27.04.2012

Registada diminuição de casos de malária

Coordenador provincial de luta contra a malária, Amândio Natito O coordenador provincial de luta contra a malária, Amândio Natito, informou hoje, que nos primeiros três meses deste ano registou-se uma diminuição considerável de casos de malária, fruto das campanhas de distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticidas de longa duração. Sublinhou que de Janeiro a Março do ano em curso as unidades sanitárias da província (hospitais, centros de saúde e postos médicos) diagnosticaram 18.704 pessoas com malária, contra 38.137 detectados em igual período do ano anterior. Falando ainda a propósito do Dia Internacional de Luta Contra a Malária, assinalado esta quarta-feira (25 de Abril), Amândio Natito deu a conhecer que na base de tal diminuição está também a intensificação das acções de sensibilização sobre cuidados primários de prevenção desta doença e a pulverização intra-domiciliar. Referiu que as crianças menores de cinco anos continuam a ser as mais vulneráveis no contágio desta doença, causada pela picada da fêmea do mosquito do género anaphofeles. in ANGOP de 27.04.2012

Comando Provincial do Huambo reunido em Conselho Consultivo

O Comando Provincial do Huambo da polícia está reunido, desde hoje, nas suas instalações, em Conselho Consultivo Alargado, cujo ponto de destaque na agenda é a análise do plano de asseguramento das eleições gerais, marcadas para este ano. O encontro, orientado pelo comandante provincial, comissário Elias Dumbu Livulu, e com encerramento previsto para ainda hoje, vai também passar em revista o grau de comprimento do plano do primeiro trimestre, os resultados das acções operativas de estabilização da criminalidade e perspectivar o segundo trimestre. A ordem de trabalhos contempla ainda a análise do plano de distribuição de efectivos nos giros, nos postos fixos, composições e contagens horárias, informação sobre planeamento, organização administrativa e a situação criminal na província, entre os meses de Janeiro a Março. in ANGOP de 27.04.2012

quinta-feira, 26 de Abril de 2012

Sete palácios da justiça em construção

Sete palácios da justiça estão a ser construídos nos Municípios da Província do Huambo. Os edifícios estão a ser erguidos nos Municípios do Mungo, Bailundo, Catchiungo, Londuimbali, Chikala Tcholoanga, Longonjo, Tchindjendje e Ocumbua. O delegado provincial da justiça, Ernesto Estêvão Pedro descreveu as edificações como lojas de justiças, onde estarão concentradas o cartório notarial, os registos civil, predial e automóvel, e a identificação. Ao palácio de justiça nós queremos chamar apenas o edifício, onde irá funcionar o Tribunal”, disse. in Rádio N'Gola Yetu de 26.04.2012

Historiador afirma que dança e a música são indissociáveis

O historiador cultural Pio Chiwale afirmou hoje, na província do Huambo, que a dança e a música são indissociáveis e uma complementa a outra, sendo ambas factor de identidade e preservação cultural. Ao intervir numa palestra, apelou os fazedores dessa arte a observarem princípios cívicos e morais para a realização de uma boa coreografia por parte dos artistas. Segundo o historiador, é necessário que os bailarinos ao desenvolverem uma determinada coreografia tenham em conta que a dança também contribui para o resgate dos valores culturais de um povo. Afirmou também ser importante que as indumentárias utilizadas pelos dançarinos sejam decentes, para não ferir a moral dos espectadores. Instou ainda os novos criadores de música de dança contemporânea a criarem estilos que vão de encontro às raízes da cultura angolana, por forma a não se perderem os valores culturais na sociedade, principalmente a juventude. A palestra realizou-se na escola de formação de professores do futuro, sita na localidade de Quissala, a oito quilómetros da cidade do Huambo, e serviu para marcar a jornada comemorativa do Dia Internacional da Dança, que se assinala no próximo dia 29. in ANGOP de 26.04.2012

Novos responsáveis provinciais do Huambo tomam posse

Cento e 80 novos responsáveis de diversos sectores da província do Huambo tomaram posse hoje, quarta-feira, nesta cidade, em cerimónia orientada pelo governador provincial, Fernando Faustino Muteka. Entre os empossados destacam-se Agostinho Amândio, director da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Victória Camundongo, directora do Comércio, Hotelaria e Turismo, Emitério Tiago, director da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, e Augusto Graça Filipe, director da Indústria, Geologia e Minas. Os outros são directores de escolas do ensino primário, I e II ciclo do ensino secundário e seus respectivos adjuntos, chefes de secretária, de repartições, de departamento, bem como directores administrativos de centros de saúde, chefes de secções, de gabinetes e de postos de saúde. Na ocasião, os investidos juraram fidelidade à pátria e comprometeram-se a cumprir com zelo e dedicação as funções para as quais foram empossados, defendendo sempre com zelo os interesses da nação. O governador do Huambo, Fernando Faustino Muteka, expressou sentimento de gratidão aos novos quadros do seu executivo, salientando esperar colaboração, dinamismo e entrega dos mesmos, para contribuírem na resolução dos problemas que afectam as comunidades. Este acto de tomada de posse, segundo frisou, constitui uma demonstração clara do interesse que o executivo desta província atribui para a necessidade de dar solução urgente às deficiências verificadas nos diferentes sectores onde, no seu entender, em hora oportuna decidiu efectuar mudanças pertinentes para permitir maior sinergias e coordenação de programas e das acções. in ANGOP de 26.04.2012

Combate a Malária avança no Huambo

Mais de dezoito mil casos de Malária foram diagnosticados durante o primeiro trimestre de 2012, na Província do Huambo, contra os 32 mil, 203 registados no período homólogo, do ano anterior. Segundo o oficial do programa de combate a Malária, na Província, Leno Sola, mil duzentos e setenta e três pacientes foram internados nos hospitais e centros de saúde da Província, 13 dos quais faleceram, menos 45 em relação ao mesmo período de 2011. Já o cidadão Almerindo Bastos apelou ao reforço das medidas de saneamento básico nas localidades da Província, por formas a se evitar concentração de lixo, e água suja nas ruas, o que provoca a proliferação dos mosquitos.Temos que estar sempre bem informados sobre a doença e evitar provocar charcos na cidade que dão lugar ao causador da doença, o Mosquito”, disse. in Rádio N´Gola Yetu de 26.04.2012

Programa de saúde bucal beneficia mais de 24 mil alunos

Vinte e quatro mil e 800 alunos de 35 escolas públicas do ensino primário receberam ao longo dos primeiros meses deste ano, nos 11 municípios desta província, escovas e cremes dentais, além de aplicação de bochecho de flúor, numa iniciativa do programa de saúde bucal desenvolvido pelo projecto sorriso. O programa, segundo uma nota de imprensa enviada hoje, abrange crianças dos 5 aos 12 anos de idade matriculados em escolas públicas do ensino primário e tem como principal objectivo melhorar o nível geral de saúde bucal, enfatizando a adopção de medidas curativas, promocionais e preventivas. Estas medidas, salienta o documento, vão permitir reduzir e controlar os principais agravos em saúde bucal, sobretudo a cárie dentária. O programa prevê também a realização de palestras, escovação dental supervisionada para cada aluno, procedimento este que é acompanhado por um profissional que orienta e treina as crianças a maneira correcta de realizar a higiene bucal. Consta também do programa, a realização de levantamento epidemiológico da cárie dentária e atendimento de estomatologia em consultório eléctrico portátil, montado em cada uma das escolas. in ANGOP de 26.04.2012

2ª Fase da “Banquita” aberta no Huambo

A segunda fase da campanha de abertura de contas bancárias a partir de cem Kwanzas, denominada Banquita”, numa iniciativa do Banco de Poupança e Crédito, BPC foi lançada na Província do Huambo. Na ocasião, o Governador da Província, Faustino Muteka apelou aos pequenos empresários e jovens empreendedores a aderirem a campanha para poderem beneficiar dos créditos bancários. O Delegado regional do BPC, Jerónimo Lara informou aos vendedores e pequenos empresários, que agora poderão recorrer ao Banco, desde que primeiro abram uma conta bancária. Por seu turno, algumas vendedoras reconheceram a importância da abertura das contas bancárias, para preservar as suas poupanças e rendimentos dos negócios. in Rádio N'Gola Yetu de 26.04.2012

Livro sobre memórias de uma alcoólica será apresentado

Um livro intitulado "Memórias de uma alcoólica", da autoria da escritora angolana Isaura Maria da Conceição Epanda, será apresentado na província do Huambo, durante uma sessão de vendas e assinatura de autógrafos, sob iniciativa do secretariado provincial da brigada jovem de literatura. Segundo Isaura Epanda, em declarações, o livro foi lançado em 2011, e nele constam aspectos que falam do consumo excessivo e álcool como a razão de muitos problemas na sociedade. A autora considera o álcool como traidor, carrasco, assassino e usurpador de mentes, sendo ainda, causador de mortes precoces e da maioria dos acidentes de viação. Em 12 páginas, Isaura Epanda narra a vida de uma cidadã que, desde muito cedo, comprometeu o seu futuro, que na infância se antevia airoso, devido à ingestão excessiva de álcool na adolescência. Natural da província do Huambo, onde fez seus estudos primários e secundários, Isaura Maria da Conceição Epanda é, actualmente a presidente da associação angolana de luta contra o alcoolismo e suas consequências, denominada “luz do renascer”. À margem da cerimónia de venda e assinatura de autógrafos, a escritora vai orientar uma palestra sobrecomo a juventude deve lidar com o álcool”. in ANGOP de 26.04.2012

segunda-feira, 23 de Abril de 2012

Movimento cooperativo está a crescer no Huambo

A província do Huambo está a registar um aumento da actividade cooperativista, graças ao empenho dos camponeses, afirmou ontem o vice-presidente da União Nacional dos Camponeses de Angola (UNACA), ­Albano Lussati. Actualmente, estão registadas na província 736 associações camponesas, das quais 136 cooperativas, enquanto há dois anos havia apenas 100.É preciso incentivar os camponeses a aderirem ao movimento cooperativo, tendo em conta as grandes vantagens que apresentam na criação de riqueza para as famílias”, referiu. Lussati salientou que o governo está preocupado com as dificuldades derivadas da seca, que este ano afectou as culturas um pouco em todo o país. No entanto, garantiu que estão a ser estudadas soluções para as populações e produtores.Este ano foi muito difícil para os cooperativistas, associações e produtores no seu todo, devido à estiagem. A UNACA e o Executivo vão encontrar soluções para se ultrapassar esta dificuldade”, garantiu. A União assinou um acordo com o Ministério da Justiça, no sentido de regularizar os emolumentos necessários para a legalização das cooperativas agrícolas. “Recebemos um documento onde a ministra da Justiça pormenoriza os métodos e despesas para a legalização de uma cooperativa”, disse, recordando que muitos camponeses estão a trabalhar com o crédito agrícola de campanha. in Jornal de Angola de 23.04.2012

Administrador do Longonjo apela à mobilização de eleitores

O administrador municipal do Longonjo, António Caviendi, apelou sábado nesta vila, a 64 quilómetros da cidade do Huambo, aos dirigentes e munícipes no sentido de envolverem-se activamente na mobilizarem dos eleitores para afluírem em massa às mesas de voto no dia das eleições gerais. António Caviendi fez este apelo no acto oficial que marcou o encerramento do processo de registo eleitoral e de actualização de cartões de eleitores, o qual considerou positivo a julgar pelas cifras alcançadas. "Superamos as expectativas iniciais, o que nos resta agora é mobilizarmos toda a população eleitoral para que no dia das eleições exerça seu direito", apelou. O de registo e actualização de dados eleitorais nesta municipalidade foi assegurado por duas brigadas constituídas de cinco brigadistas cada, tendo efectuado o cadastramento de 28 mil e 37 eleitores dos quais 2.896 se registaram pela 1ª vez. in ANGOP de 23.04.2012

Girabola / 2012: Libolo é novo líder provisório

O Recreativo do Libolo do Kwanza - Sul assumiu provisoriamente neste Sábado, 21/04 a liderança do Girabola, após vencer no Estádio de Calulo o Recreativo da Caála do Huambo por 3 - 2. Com este triunfo, a equipa do Kwanza - Sul soma agora dezanove pontos e ultrapassou o Petro de Luanda, que jogou apenas neste Domingo em Luanda com o Atlético do Namibe. No final do encontro, o técnico do Libolo, Zeca Amaral, era um homem satisfeito, apesar de reconhecer que a sua equipa podia ter feito mais. Já o técnico da Caála, Luís Aires, conformou-se com a derrota da sua equipa. De recordar que o Recreativo do Libolo ainda tem um jogo de atraso com o Interclube. in Rádio Cinco de 23.04.2012

Brigadistas distinguidos com menções honrosas

Dez brigadistas que asseguraram os trabalhos do processo de registo eleitoral no município do Longonjo, 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, foram agraciados sábado com menções honrosas, em reconhecimento da sua dedicação e zelo no cumprimento de suas actividades. A entrega das menções honrosas aconteceu durante a cerimónia de encerramento do processo eleitoral, orientada pelo administrador municipal, António Caviendi, que considerou positivo o trabalho desenvolvido pelos brigadistas ao longo do processo por terem superado as cifras inicialmente previstas. "Os brigadistas que operaram nesta localidade, trilharam os quatro cantos do nosso município ao encontro dos potenciais eleitores, passando a mensagem geral e uniformizada de mobilização. Cumpriram com uma das missões mais sagradas, a eles cabe um reconhecimento e consideração especial", aludiu o administrador no referido acto de entrega de menções aos mais destacados. Foram igualmente reconhecidos os funcionários das áreas de informática e de estatística da Comissão Executiva Municipal para o Processo Eleitoral. in ANGOP de 23.04.2012

Aberto programa de actividades do dia internacional do trabalhador

Um programa de actividades políticas, culturais e desportivas foi aberto sábado, na sede do município do Longonjo, a 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, em alusão ao dia internacional do trabalhador assinalar-se no 01 de Maio. A cerimónia de abertura da jornada que contou com a presença de trabalhadores de diversos ramos de actividades filiados na Unta-Confederação Sindical, foi orientada secretário municipal do Sindicato dos Trabalhadores de Educação, Cultura, Desportos e Comunicação Social, Alberto Lucamba Guilherme. Consta da jornada, ciclo de palestras sobre vários temas com destaque para as infecções sexualmente transmitidas, HIV/SIDA, o papel dos sindicatos e o significado histórico do dia internacional dos trabalhadores. O Sindicato dos Trabalhadores de Educação, Cultura, Desportos e Comunicação Social controla no município do Longonjo, mais de 900 filiados. in ANGOP de 23.04.2012

sexta-feira, 20 de Abril de 2012

Governante destaca papel dos directores escolares



O vice-governador da província do Huambo para o sector político e social, Guilherme Tuluka , destacou Sexta-feira, 20/04, o papel dos directores de escolas no processo de ensino e aprendizagem. Soube a RNA.

Guilherme Tuluka Falava a propósito do seminário de refrescamento dirigido aos directores do ensino primário e segundo ciclo, chefes de repartições municipais de educação e inspectores.


Este seminário tem objectivos fundamentais corrigir algumas situações ligadas ao liberalismo no sector da educação. Há um trabalho que está a ser conduzido pela direcção provincial da educação de a um tempo para cá, sobretudo com a nomeação de uma nova equipa a frente dos destinos desta instituição”, disse.

De acordo ainda com Guilherme Tuluka, os directores devem compreender que são os principais defensores do Estado e tudo devem fazer para a qualidade da aprendizagem e do ensino nas suas instituições.

in Rádio N'Gola Yetu de 20.04.2012

Eleições na associação provincial de futebol marcadas para domingo



A comissão eleitoral da Associação Provincial de Futebol (APF) do Huambo marcou para domingo o pleito de futuros dirigentes para o quadriénio 2012/2016.

Segundo a comissão, foram ultrapassados os factos que impediram o curso normal do processo, não existindo irregularidades para as duas candidaturas. Assim, a campanha, aberta terça-feira, prolongar-se-á até na sexta-feira e o acto eleitoral no domingo, na mesma data em que serão divulgados os resultados.

Concorrem Martolino Pestana, presidente cessante, António de Lemos, ex-internacional angolano.

A população votante é constituída pelo Petro, Benfica, Caála, Ferrovia e Desportivo JGM. Foram excluídos, por não terem realizado as assembleias de renovação de mandatados ou de eleição de novas direcções, os clubes Grupo Desportivo da Educação, Sporting, Estrelinhas do Tchiwewe e Desportivo da Saúde.

O acto eleitoral estava marcado para segunda-feira mas foi adiado por, na altura, as duas candidaturas terem apresentado irregularidades.

in ANGOP de 20.04.2012

IRSEM investe mais de 24 milhões de dólares



O Instituto de Reintegração Socioprofissional dos Ex-Militares (IRSEM) está a investir mais de vinte e quatro milhões de dólares na execução de dez projectos para a assistência aos ex-militares, no Huambo.

A informação foi avançada pelo director do Instituto de Reintegração Sócio - Profissional dos Ex-Militares, Luís Garcia Caica.


Há dez projectos que se prevê executar durante este ano de 2012 e pretendemos assistir cerca de catorze mil ex-militares. Estes projectos baseiam-se na assistência, apoio aos ex-militares com deficiência, viúvas e órfãos. Serão implementados na agricultura, pecuária e geração de renda não agrícola”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 20.04.2012

Serviços de municipalização de saúde gastam mais de 40 milhões de kwanzas na Caála



Quarenta e um milhões e 383 mil kwanzas foram gastos de Janeiro à Março deste ano para as unidades sanitárias do município da Caála, província do Huambo, no quadro do programa do executivo angolano, relativo aos serviços de municipalização de saúde.

Em declarações hoje, sexta-feira, o chefe de repartição da saúde do município da Caála, Albino Ndumbi Ernesto, adiantou que os valores monetários foram aplicados para aquisição de medicamentos, géneros alimentares, melhoramento das condições de trabalho no hospital, centros e postos de saúde.

Acrescentou que os valores serviram ainda para a manutenção das viaturas para o reforço laboral, bem como reparação das infra-estruturas sanitárias do município da Caála, situado a 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo.

O município da Caála, no quadro dos serviços de municipalização de saúde, tem um orçamento aprovado avaliado em 191 milhões e 520 mil kwanzas para serem empregues nas unidades sanitárias ano.

Alguns munícipes contactados hoje pela Angop, consideram ser um programa que veio para melhorar o nível de vida das comunidades, sobretudo na vertente de prevenção das doenças.

Adiantaram que com a implementação deste programa os casos de mortalidade, principalmente materno infantil no seio das aldeias do município, diminuíram consideravelmente.

Para Paulina Canjengo, doméstica de 35 anos de idade, os serviços de municipalização de saúde permitiram não só diminuir os índices de enfermidade e de mortalidade, como também encurtaram as distâncias que as populações percorriam ao encontro da assistência sanitária.

Glória da Silva, estudante, disse que a construção de infra-estruturas sanitárias nas comunidades do seu município, no quadro do programa serviços de municipalização de saúde está a contribuir grandemente na melhoria de qualidade de vida dos munícipes.

in ANGOP de 20.04.2012

Huambo quer internacionalizar grande prémio em automobilismo



A internacionalização da edição 2012 do grande prémio do Huambo em automobilismo, que será realizada em Setembro, é uma das metas da Associação Provincial dos Desportos Motorizados naquela província.

Para tal, a organização da prova já está a trabalhar para o sucesso da mesma. O montante financeiro previsto para a organização do torneio é de 500 000 (quinhentos mil Dólares), para além da reabilitação total do trajecto, devido aos cortes horizontais feitos por algumas empresas

O Vice-presidente da associação provincial, Jorge Andrade, disse que estão a fazer contactos com federações internacionais, para que a prova conte com a presença de pilotos nacionais e estrangeiros.

in Rádio Cinco de 20.04.2012

Alunos da escola São José de Cluny visitam monumentos e sítios



Os alunos da escola do ensino primário São José de Cluny visitaram nesta quarta-feira os monumentos e sítios da cidade do Huambo, para conhecerem a história dos antepassados angolanos e dos instrumentos utilizados pelos ancestrais que habitaram esta região planáltica de Angola.

A visita insere-se nas celebrações do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios (18 de Abril), efeméride instituída em 1982, pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMS) e aprovada pela UNESCO, no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os estados membros a diversificar, proteger e conservar o património cultural.

O edifício da biblioteca municipal, a estátua de Norton de Matos (fundador da cidade) e o museu do Huambo foram os monumentos históricos visitados pelos alunos da escola do ensino primário São José de Cluny, acompanhados pelos seus professores.

No final da visita, o aluno José Samicanda, de 11 anos de idade, disse ter ficado satisfeito com as informações que recebeu e destacou a importância dos monumentos e sítios na vida dos povos.

Por sua vez, o aluno Augusto Luciano, de 10 anos, apelou os professores e directores de escolas a promoverem mais actividades do género, por reconhecer que estas ajudam a elevar o nível de cultura geral.

in ANGOP de 20.04.2012

Dudú e Femi lutam por vaga no onze do Caála



O médio ofensivo Dudú, relegado ao banco de suplentes na quarta jornada, pode ser opção da equipa técnica do Recreativo da Caála para o jogo de sábado, em Calulo (Kwanza Sul), diante do Recreativo do Libolo para a oitava ronda do Girabola 2012.

Apesar da forte concorrência de Femi, o médio tem treinado no provável "onze" em virtude da indisponibilidade de Marinho para este desafio, por acumulação de cartões amarelos.

Em declarações, o treinador do Caála, Luís Aires, manteve-se reservado. Disse apenas que um dos dois futebolistas ocupará o lugar de Marinho.

Ao longo das sessões de treinos realizadas esta semana, tem ensaiado alternadamente o médio ofensivo Dudú e o avançado Femi na posição de médio esquerdo.

O guarda-redes Lókwa, os defesas Nuno, Mangualde, Boka e Projecto, os médios Badará, Edson e Vovó, bem como os avançados Garcia e Paizinho, têm lugares garantidos no onze de sábado.

O Petro de Luanda lidera o Girabola com 17 pontos, mais um que o Recreativo do Libolo na segunda posição, ao passo que o Caála, com 10, está no nono lugar da tabela geral.

in ANGOP de 20.04.2012

quinta-feira, 19 de Abril de 2012

Programa "Água para todos" vai beneficiar três mil habitantes em Londuimbali



Três mil e 456 mil habitantes das aldeias de Chela e Chimbungue, município do Londuimbali, província do Huambo, vão beneficiar a partir de Junho próximo de água potável, com a construção de dois sistemas de captação, tratamento e distribuição de água.

Em declarações o responsável municipal da Energia e Águas, Feliciano Satolo, disse que os dois sistemas de captação, distribuição e tratamento de água paras as duas localidades estão a ser construídos no quadro do programa do Executivo angolano
Água para todos”.

Disse, por outro lado, que incentivar a população a consumir água potável para melhorar e preservar a saúde da população é o objectivo desta acção.

Feliciano Satolo anunciou ainda que os dois sistemas vão funcionar por gravidade, o que vai ajudar a encurtar a distância das comunidades para acarretar água.

Doze mil e 456 habitantes, dos 93 mil do município de Londuimbali, já consomem água potável, no quadro do programa
"Água para todos".
in ANGOP de 19.04.2012

Ministra destaca o papel histórico da entronização do rei do Bailundo


Vice-Presidente da República assitiu ao acto tradicional de tomada de posse de Ekuikui V

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, sublinhou na cidade do Huambo, a importância histórica da entronização do novo rei do Bailundo, Armindo Francisco Kalupeteca Ekuiki V”.

Para a ministra, a cerimónia de entronização do rei Ekuiki V, realizada sexta-feira no Huambo e assistida pelo Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, no referido acto tradicional ficou marcado mais uma vez a valorização dos traços culturais das comunidades angolanas, em particular da região do Planalto Central.

Esse acto é uma referência que as novas gerações devem conhecer, porque é aqui onde estão as bases da nossa identidade e das formações políticas tradicionais espalhadas pelas comunidades angolanas”, reforçou.

A ministra da Cultura disse ainda que o acto é também uma mensagem de união entre os angolanos e de preservação da paz e da reconciliação nacional.

Neto do falecido soberano do Bailundo, seu antecessor, Armindo Francisco Kalupeteca foi eleito pela Corte da Ombala em 2008, como ajudante do rei Katchitiopololo e em 2010 oficializado na função de rei adjunto.

A sua maneira de dar solução aos problemas apresentados nos julgamentos tradicionais transmitiu confiança à Corte da Ombala em promovê-lo rei do Bailundo, além da sua afinidade sanguínea com o antecessor.

Na Ombala Mbalundo funcionam 35 sobas, dos quais oito permanentes, que residem naquele local tradicional. Todos os dias recebem dois a três julgamentos, principalmente aqueles que estão relacionados com temas sobre a usurpação de terrenos,as dúvidas relacionadas com a paternidade, o abuso sexual e os roubos.

A Ombala Mbalundo já conheceu 35 reis, desde a sua fundação, o último dos quais Augusto Katchitiopololo
Ekuikui IV”, antecedido pelo rei Manuel da Costa Ekuikui III”, falecido em 1996. O reino foi fundado no século XV.
in Jornal de Angola de 19.04.2012

Autoridades emitem três mil bilhetes por mês na Caála



Três mil bilhetes de identidade são emitidos mensalmente na repartição de identificação e registo criminal do município da Caála, 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, informou hoje o director local da justiça, Ernesto Estêvão.

Segundo a fonte, que falava à margem de uma visita à instituição, feita pelo secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe, a instituição desenvolve um programa de registo civil, em parceria com administração local, visando conferir aos munícipes a cidadania nacional.

Tal projecto resultou na aquisição de bilhetes e registo civil a mil cidadãos do sector de Acolongonjo, localizado na comuna do Cuima.

Para a aquisição de documentos iniciais, a administração tem facilitado aos cidadãos sem recursos financeiros a aquisição de cédulas pessoais e bilhetes de identidade.

Diariamente são emitidos 120 bilhetes e 30 cédulas pessoais no município da Caála, que conta com uma população estimada em 191 mil e 383 habitantes.

in ANGOP de 19.04.2012

Defendida conjugação de esforços para protecção dos monumentos e sítios



O chefe de secção dos monumentos e sítios históricos da Direcção Provincial da Cultura no Huambo, Zeferino Sindiquile Sevendo, defendeu hoje, quarta-feira, a conjugação de esforços por parte da sociedade civil no que tange a protecção e preservação dos monumentos e sítios.

Em declarações no âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios (18 de Abril), o responsável informou que tal conjugação de esforços visa valorizar estes locais históricos e perpetuá-los para as futuras gerações.

Zeferino Sevendo chamou atenção dos cidadãos no sentido de envolverem-se de forma mais activa na segurança dos monumentos e sítios históricos, evitando que os mesmos desapareçam por acção irresponsável de indivíduos que insistem em perverter o objecto social dos mesmos.


"É necessário que os esforços que estão a ser empreendidos pelo Governo local, tendentes à conservação deste legado, sejam conjugados com todos os membros da sociedade civil", disse.

Informou que a Direcção da Cultura controla 123 monumentos e sítios, dos quais apenas um (o forte da Quissala) é considerado património nacional.

in ANGOP de 19.04.2012

Primeiros pós-graduados pela Cespu concluem formação em Junho



Quarenta e três estudantes vão concluir no próximo mês de Junho, no Huambo, o curso de pós-graduação em psicologia clínica ministrado pela Cooperativa do Ensino Superior Politécnico Universitário (Cespu-Formação Angola), com duração de um ano.

A informação foi divulgada hoje pelo director administrativo da Cespu no Huambo, Anastásio Vianeke, o salientando que os que obtiverem médias excelentes frequentarão, caso queiram, o mestrado na mesma especialidade, a ser leccionado nesta cidade em 12 meses.

Afirmou que inicialmente tinham inscritos no curso de pós-graduação, conducente ao mestrado em Psicologia Clínica, 51 estudantes, oito dos quais desistiram por razões diversas.

Anastásio Vianeke anunciou que no mês de Outubro do ano em curso vão terminar a pós-graduação 73 estudantes nas especialidades de gestão e finanças (36) e ciências da educação (37), esta última subdividida em gestão e administração escolar e educação especial.

Frisou que inicialmente estavam inscritos nos respectivos cursos 93 candidatos, sendo 53 no de ciências da educação e 40 no de gestão e finanças.

As aulas, segundo o responsável local da Cespu, decorreram no período pós-laboral, durante 15 dias de cada mês e foram ministradas por professores de universidades portuguesas, com as quais a instituição universitária mantém convénio.


A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, em Angola desde 2008, tem a sua sede em Benguela e o ano passado abriu uma representação nesta cidade.
in ANGOP de 19.04.2012

Governo do Huambo entrega motorizadas aos técnicos de estatística



O governo da província do Huambo procedeu à entrega de trinta e sete motorizadas aos técnicos comunais de estatística dos Onze municípios, afectos a direcção provincial de educação.

Pedro Isaac técnico de estatística da repartição municipal de educação do Londuimbali e Fernando Lopes técnico de estatística da repartição municipal de educação de Tchikala tcholohanga afirmaram que com estes meios vão poder efectuar os seus trabalhos de forma mais rápida e nas áreas mais distantes.

No acto de entrega das trinta e sete motorizadas, o vice-governador do Huambo para o sector político e social, Guilherme Tuluca falou da importância da estatística para as acções a serem desenvolvidas pelo Executivo e apelou aos técnicos a conservarem os meios rolantes colocados a sua disposição.


Todos nós sabemos que programa é que estas motorizadas vão servir, todos receberam alguma formação para o trabalho que vão realizar com estas motorizadas. A estatística é um jogo de números indispensáveis para a planificação e para gestão previsível daquilo que deve ser feito e daquilo que vai acontecer nos tempos mais próximos. Sem estatística ou com ela errada, a gente toma decisões erradas também, as vezes tomamos decisões gastando recursos a mais, porque os números que nos dão são falsos e a gente faz previsões erradas”, disse.
in Rádio N´Gola Yetu de 19.04.2012

Apresentado projecto executivo para reforma tributária



O Projecto Executivo Para Reforma Tributária em curso no país foi apresentado na cidade do Huambo aos membros do governo da província, empresários e contribuintes em geral.

Na cerimónia de apresentação do projecto institucionalizado pelo Decreto Presidencial nº 155, de 28 de Julho de 2010, Justino Afonso, representante do Ministério das Finanças, frisou que o objectivo desta reforma fiscal é conformar o país com novos métodos de tributação, para se conformar à Constituição e a realidade socioeconómica.

Apontou como benefícios da reforma tributária a redução de impostos, bem como o alargamento da base tributária, visto que todos os contribuintes terão de efectuar pagamentos de impostos.

Justino Afonso fez saber ainda que já foram aprovados os códigos de imposto predial urbanos, aplicação de capitais, selos e consumo, entre outros, que sofreram algumas alterações em benéfico dos contribuintes e do Estado.

Por sua vez, a delegada provincial das finanças no Huambo, Victória Teixeira Diogo, enalteceu a iniciativa do Ministério de tutela no que tocante à realização de encontros que visam levar a informação do projecto executivo para a reforma tributária em várias províncias do país.

Salientou que a apresentação do projecto executivo para a reforma tributária ajudará os contribuintes a pagarem melhor os seus impostos, já que têm surgido muitas inquietações.

in ANGOP de 19.04.2012

Huambo terá melhor fornecimento de energia a partir de Maio



O secretário de estado da energia, Joaquim Ventura, garantiu que em princípios de Maio começará a ser fornecida energia eléctrica numa primeira fase a cidade do Huambo.

Joaquim Ventura fez tais declaração no final da visita de constatação que efectuou a barragem do Ngove, na província do Huambo.


Essa geração de energia vai ser faseada a medida que os grupos do Ngove vão se tornando disponíveis vamos cingir cada vez mais para o Huambo, mas o projecto embora podermos começar a fornecer em Maio termina apenas no fim do mês de Julho ou princípio do mês de Agosto”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 19.04.2012

Mais cidadãos terão acesso a água potável nos próximos anos



O governo da província do Huambo apresentou nesta cidade o seu plano director de abastecimento de água potável aos habitantes do município do Huambo, capital provincial.

A cerimónia foi testemunhada pelos vice-governadores para o sector económico, Francisco Fato, e para o sector técnico e infra-estrutura, José Paulo Kai, além do director nacional de abastecimento de água e saneamento da secretária de Estado das Águas, Lucrécio Costa.

O plano, a ser desenvolvido nos próximos anos, visa, entre outras acções, identificar as localidades e populações a servir, apurar os volumes de água de reserva e a repartição territorial, equacionar o saneamento a par do abastecimento de água e definir as instalações sanitárias.

O mesmo deverá igualmente estimar os investimentos a serem feitos e estabelecer os calendários de execução das obras, sendo que vai abranger mais de um milhão e 200 mil habitantes do município do Huambo.

Na ocasião, Lucrécio Costa disse que o plano director de abastecimento de água aos munícipes do Huambo vai corresponder com a demanda dos consumidores e dar resposta as preocupações da população no concernente ao abastecimento de água.

in ANGOP de 19.04.2012

quarta-feira, 18 de Abril de 2012

População penal supera capacidade de acomodação do estabelecimento prisional



O estabelecimento prisional da província do Huambo, localizado nos arredores da cidade capital, alberga actualmente 812 presos, cifra muito acima da sua real capacidade de acomodação.

Os dados foram divulgados hoje pelo director do referido estabelecimento prisional, Paulino Mande, durante uma visita efectuada pelo secretário de Estado para os Direitos Humanos, Bento Bembe, que se inteirou das condições ali existentes.

Do total de reclusos, segundo Paulino Mande, a maior parte aguarda por julgamento e uma minoria encontra-se a cumprir pena.

Disse que o estabelecimento prisional tem capacidade para acomodar entre 180 a 200 presos, tendo considerado que actualmente o mesmo está superlotado.

Paulino Mande fez saber que os jovens constituem mais de metade da população penal confinada na comarca do Huambo.

in ANGOP de 18.04.2012

Circulação dos comboios baixa preços no mercado



A retoma da circulação dos comboios do Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) e a ligação rodoviária entre as cidades do Luena (Moxico) e Saurimo (Lunda-Sul) vai permitir uma redução substancial do preço dos principais produtos comercializados na região.

Segundo o director provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo, Hen­rique Emanuel Cholimba Mateus, o transporte ferroviário de mercadorias vai acabar com os argumentos dos comerciantes que sobem muito os preços com a desculpa de que pagam fretes elevados.

Para o director provincial, os ganhos com o CFB estão mais visíveis na melhoria das condições de vida da população e da própria economia da província.

Henrique Cholimba Mateus assegurou que o sector que dirige pretende, a partir deste ano, transformar a actividade informal dos comerciantes ambulantes em formal, para permitir aos consumidores adquirirem produtos com boa qualidade e a preço justo.

Para o efeito, explicou, o sector do Comércio vai colaborar com a Direcção das Finanças no registo dos operadores económicos, para facilitar a solicitação de crédito e o financiamento das actividades económicas, cujo processo já se encontra em fase adiantada.

Henrique Cholimba Mateus aconselhou os operadores económicos da província a manterem-se actualizados sobre a legislação da actividade comercial e cumprirem as suas obrigações para um bom exercício da profissão.

O tratamento da documentação que legaliza a acção comercial, a consulta da banca e o pagamento das contribuições fiscais são, entre outras, as tarefas apontadas pelo director do Comércio que devem ser cumpridas pelos operadores económicos, para o sucesso da sua actividade empresarial.

Convidou os comerciantes interessados em investir na área turística, a contactarem aquele sector para a legalização da actividade, visto que a província tem 18 locais de interesse turístico não explorados. A Lagoa Água Azul, as Quedas do Tchafinda, a Reserva de Caça, as Pedras Rubeste do Rio Cassai-Kawewe, o Lago Dilolo, a Tchiwa de Tchume, as Quedas do Rio Luanguinga e Lucula e a Lagoa do Rio Ninda Cassanga, são as principais atracções turísticas de visível identidade nessa região Leste do território angolano, além de outros importantes locais encontrados nos diversos municípios da província.

in Jornal de Angola de 18.04.2012

Dignidade humana assenta no respeito às leis vigentes no país - afirma Bento Bembe


António Bento Bembe, secretário de estado para os Direitos Humanos

O secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe, afirmou hoje, terça-feira, na Cidade do Huambo, que a dignidade da pessoa humana assenta necessariamente no respeito às leis estipuladas na Constituição da República.

Em declarações à imprensa, no final de uma visita de constatação ao estabelecimento prisional do Huambo e ao presídio da região Militar Centro, Bento Bembe disse ser imprescindível que a juventude angolana paute por uma consciência responsável e transparente, por forma a se abster da prática de actos condenáveis por lei.

Sobre a superlotação nos estabelecimentos prisionais do país, o secretário de Estado disse que tal situação será ultrapassada brevemente com a construção de novos presídios.

Bento Bembe encontra-se desde segunda-feira em visita de trabalho nesta província. Esta manhã reuniu-se com os membros do conselho consultivo da delegação provincial do Interior onde recebeu explicações detalhadas sobre a real situação operativa da província.

in ANGOP de 18.04.2012

Governante inspecciona evolução das obras da barragem do Gove


João Baptista Borges, ministro da energia e águas

O ministro da Energia e águas, João Baptista Borges inspecionou, Segunda-feira, 17/04, no Huambo, o grau de evolução das obras da barragem hidroeléctrico do Gove e das subestações eléctricas da Caála.

No fim das visitas efectuadas, o secretário de Estado da energia, Joaquim Ventura garantiu que em princípios de Maio, a cidade do Huambo será fornecida de energia eléctrica.


No Gove o primeiro grupo praticamente já está disponível para começar a gerar energia, a linha de transporte do Gove para o Dango já está totalmente disponível e estamos a aguardar alguns acabamentos que estão a ser feitos tanto na subestação do Dango como na do Benfica. A expectativa é grande, pensamos que já em Maio poderemos começar a gerar energia do Gove para o Huambo”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 18.04.2012

Soba da Cumbila satisfeito com transportes públicos



O soba da comuna da Cumbila, Mateus Cumbila, manifestou hoje a sua satisfação com a entrada em funcionamento de uma frota de autocarros que vai facilitar aos habitantes desta circunscrição deslocarem-se rapidamente e em condições seguras à vila municipal do Londuimbali.

Informou que a entrada em funcionamento da referida frota, propriedade privada, vai acelerar as trocas comerciais entre a comuna da Cumbila e a vila municipal, além de contribuir para o rápido desenvolvimento socioeconómico dos habitantes locais.

O soba Mateus Cumbila disse que antes os habitantes desta comuna enfrentavam enormes dificuldades para se deslocarem à vila municipal do Londuimbali, a 34 quilómetros a sul, devido aos preços exorbitantes que os taxistas cobravam.

A corrida por passageiro custa 100 kwanzas contra os 800 que eram cobrados pelos taxistas.

A comuna da Cumbila, a 126 quilómetros a noroeste da cidade do Huambo, tem uma população estimada em 11.200 habitantes, na sua maioria camponeses e criadores de aves e gado.

in ANGOP de 18.04.2012

Huambo faz balanço dos dados do registo eleitoral



As autoridades registadoras da província do Huambo estão a reunir os dados do registo eleitoral dos onze municípios para a apresentação em conferência de impressa.

O chefe do Departamento para a Organização e Estatística da Direcção dos Registos no Huambo, Grabriel Cassuia, disse que o processo correu com normalidade e houve o engajamento dos partidos políticos e da sociedade civil.


A sensibilização de cidadãos para este processo foi positiva. Estamos a congregar todos os dados, depois disso estaremos em condições de anunciarmos as metas que nos propusemos até ao presente momento. Houve a entrega de toda a sociedade, os partidos políticos e a sociedade civil”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 18.04.2012

Caála vence equipa amadora antes da viagem à vila de Calulo



O Recreativo da Caála venceu hoje, por 5-0, uma equipa amadora constituída por futebolistas que actuam no torneio amador de futebol Girabairro, em jogo inserido na sua preparação do desafio deste sábado em casa do Recreativo do Libolo, campeão em título, para a 8ª jornada do campeonato nacional de futebol da I divisão.

Os golos do encontro, disputado no estádio dos Kurikutelas, foram marcados por Soki, Tusevo (2), Femi e Vidigal. Na primeira parte os “caalenses” venciam por 3-0.

O técnico do Recreativo da Caála, Luís Aires, aproveitou o encontro para rodar os jogadores menos utilizados.

O conjunto desloca-se na sexta-feira, por terra, à vila do Calulo. Antes da viagem serão realizadas mais três sessões de treinos.

O Petro de Luanda lidera o Girabola com 17 pontos, mais um que o Recreativo do Libolo. A Caála é nono colocado com 10 pontos.

in ANGOP de 18.04.2012

Futsal no Huambo: processo de renovação de mandatos na forja



O processo de renovação de mandatos na associação provincial do Huambo de Futsal deve acontecer já nos próximos dias.

O presidente Raimundo Casimiro, candidato da única lista vai concorrer a sua própria sucessão.


Nesse momento estamos a preparar as condições para acto eleitoral que será no dia 21 do corrente mês. Penso que nesse momento vamos notificar os clubes e alguns membros para a participação no pleito eleitoral”, disse.
in Rádio Cinco de 18.04.2012