quinta-feira, 31 de maio de 2012

Abastecimento de água potável está a melhorar em vários bairros


A Direcção Provincial de Águas do Huambo vai efectuar este ano 1500 ligações domiciliárias para os bairros periféricos da cidade.

O director Provincial de Á­guas, Rodrigues Kamerman, que as ligações vão ser efectuadas nos bairros de São Pedro, Calomanda e zona industrial, numa extensão de 80 quilómetros.


Temos também este ano o programa de extensão da linha de distribuição de água para as novas construções do Lossambo e outras, bem como passar a fornecer 24/­24 horas com a entrada em funcionamento da barragem do Gove e o funcionamento integral das três estações de captação e tratamento de água da cidade do Huambo”, sublinhou.

De Janeiro a Abril deste ano, foram efectuadas no município do Huambo mais de 500 ligações domiciliárias, numa altura em que se regista o pagamento regular por parte dos cidadãos, o que permite a manutenção regular da rede de distribuição.

Rodrigues Kamerman a­dian­tou que o governo está a trabalhar no sentido da construção de uma nova estação de tratamento de água para atender as cidades do Huambo e Caála. Localizada no rio Cunhogamua, a nova estação vai ter capacidade para bombear quatro metros cúbicos de água por segundo.O projecto é financiado pelo Banco Mundial e está já em curso o processo do concurso público para se apurar a empresa que vai construir a nova captação.

in Jornal de Angola de 31.05.2012

Escritor realça valor da literatura no processo de educação cívica


O escritor angolano João Lara realçou hoje, quarta-feira, nesta cidade, o valor da literatura no processo de educação cívica dos cidadãos, tendo, por esta razão, defendido a necessidade dos pais incentivarem os seus filhos a terem o gosto pela leitura.

Em declarações sobre a importância dos livros, o autor da obra
A gravidez do pôr-do-solafirmou que o crescimento e o desenvolvimento académico de qualquer país passa necessariamente pela investigação literária do seu povo.

João Lara, que também é o secretário da brigada jovem de literatura no Huambo, considerou que a literatura no contexto geral tem contribuído de forma directa no processo de resgate dos valores morais, cívicos e patrióticos, assim como no desenvolvimento intelectual dos leitores.

Reconheceu também que actualmente ainda é baixo o número de pessoas que têm o gosto pela leitura, e anunciou para a breve a realização, numa parceria entre a brigada jovem de literatura e a direcção da educação, de uma campanha massiva de incentivo ao gosto pela leitura nas escolas da província do Huambo.

Disse que tal campanha, que decorrerá sob o lema
literatura a caminho das escolas”, visa elevar o nível de conhecimento dos estudantes sobre a importância dos livros para a sociedade.

Anunciou ainda a publicação, em Setembro deste ano, de uma antologia literária com participação de 60 membros da brigada provincial de literatura, intitulada
O germinal das letras no chão fértil do tempo”.
in ANGOP de 31.05.2012

Huambo preparado para encontro internacional da família


Os representantes do Huambo, ao sétimo encontro internacional da família, levaramm na bagagem aspectos práticos da vivida naquela província, para partilharem com outras delegações ideias e experiências.

A comitiva é encabeçada pelo arcebispo do Huambo, Don José Alves.


Levamos na bagagem como as famílias cristãs vivem e educam os seus filhos. A nível da igreja de Angola, estamos a viver um trieno sobre a família, onde reflectimos sobre a família e a reconciliação”, disse.

Uma parte da comitiva que participa do sétimo encontro internacional da família com a sua santidade Bento XVI, vai deslocar-se a Jerusalém, terra santa, para tomar contacto com os locais por onde Jesus Cristo teria passado, enquanto homem
.
in Rádio N'Gola Yetu de 31.05.2012

OIM encerra projecto de segurança alimentar no Bailundo e Mungo


Dois mil e setecentos e oitenta e quatro populares, dos municípios do Bailundo e Mungo, a norte da cidade do Huambo, beneficiaram do projecto de segurança alimentar e estabilização comunitária, implementado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), de Dezembro de 2009 a Março do corrente ano.

Deste número, mil e quinhentos e trinta populares (1.530) são do sector de Monte Belo, município do Bailundo, que testemunhou, hoje, o acto oficial de encerramento do projecto com a inauguração de um Moinho Hidráulico, cuja capacidade é de fabricar cerca de 300 quilos de fuba de milho em 24 horas.

Em declarações no Bailundo, o chefe do sub-escritório da OIM, na província do Huambo, Daniel Silva, enfatizou que o moinho, construído na localidade de Chiweca, sector de Monte Belo, foi entregue a um grupo de mulheres chefes de família, a fim de reduzir esforços na sua actividade de produção de fuba de milho, principal componente da alimentação diária da população desta região do planalto central.

Por outro lado, Daniel Silva deu a conhecer que o projecto abrangeu populares de 14 aldeias.

Das várias acções realizadas, destacou a constituição de 14 associações de camponeses, a distribuição de imputes agrícolas, gado bovino e instrumentos de trabalho para os 280 componentes, a criação de três escolas de campo com um total de 300 pessoas, entrega de material para produção de mel e para transformação de produtos do campo a 50 pessoas, bem como a distribuição de caprinos a 21 mulheres viúvas.

A formação e introdução da cultura da soja em algumas aldeias, através de grupos femininos, num total de 60 componentes, a construção de moinhos nas Ombalas Bonga, Chiweca e Chitele, a construção de valas de rega e represas de águas nas localidades de Yacalunga, Chitele, Santa Cruz e São Miguel foram igualmente acções realizadas.

A criação de bancos de sementes nas localidades de Kahela, Katchinheni e Chitele, a sensibilização de 70 pessoas, sobre o micro-crédito e a educação contra o VIH/Sida aos 350 populares do sector e a realização de um estudo sócio-economico constaram das actividades realçadas pelo responsável.

Daniel Silva disse que a implementação destes projectos contou com a parceria da OIM, Adra-Angolana, ADESPOV, Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Associação Cristã da Mocidade
(ACM) e o Kixi-crédito.

Para os dois municípios, Bailundo e Mungo, a OIM investiu no projecto de segurança alimentar e estabilização comunitária o equivalente a um milhão e duzentos mil dólares norte americanos, fundos doados pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Administrador municipal agradeceu o trabalho da OIM e encorajou a organização a procurar doadores para que o município beneficie de novos projectos nas comunidades.

in ANGOP de 31.05.2012

Fábrica de refrigerantes produz vinte mil grades por dia


O director da fábricade de refrigerantes no Huambo, Neto Rocha disse que a linha de enchimento, montada a seis meses facitada o trabalho dos operadores, actualmente produz-se vinte mil grades de refrigerantes por dia.

Nos próximos dias a empresa vai lançar o novo sabor de refrigerante, que a fanta de Maracujá.


Já fizemos testes e a fanta de Maracuja teve aceitação por parte da população do Huambo e há outros sabores serão escolhidos pelos nossos consumidores”,disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 31.05.2012

Sector da educação reforçado com mais professores


Vinte mil e duzentos e oito candidatos foram admitidos ao concurso público, no Huambo para o provemento de mil e trezentas e cinquenta e uma vagas disponíveis.

Constam das inscrições dez mil e cento e vinte nove para professores do ensino primário, seiscentos e quarenta e quatro para professores do primeiro ciclo e setecentos e noventa e seis candidatos para disputarem as vagas no segundo ciclo do ensino secundário.

Serão ainda selecionados oitenta e cinco professores auxiliar do ensino primário do sexto escalão, duzentos e setenta diplomados do ensino primário sexto escalão, trezentos e dezanove professores para o primeiro ciclo do ensino secundário e para o segundo ciclo serão recrutados duzentos e cinquenta e cinco do oitavo escalão, cento e dis do sexto escalão e oito do quinto escalão.

in Rádio N'Gola Yetu de 31.05.2012

Empresários devem comprometer-se com desenvolvimento do país


Os empresários devem comprometer-se com os processos de crescimento e de desenvolvimento do país, através do pagamento regular de impostos e na geração de emprego para as famílias, considerou quarta-feira no Huambo o presidente da comissão executiva do Banco Comercial Angolano (BCA), Filipe Martins.

Segundo o gestor, que falava na cerimónia da inauguração da segunda agência do BCA no Huambo, o bem- estar social das famílias depende muito do dinamismo do sector empresarial na execução de projectos viáveis ao desenvolvimento socioeconómico do país.

Filipe Martins apontou, na ocasião, a entrada em funcionamento da barragem hidroeléctrica do Ngove e da circulação regular do comboio dos Caminhos-de-Ferro de Benguela entre as cidades do Lobito/Huambo e Kuito/Luena (vice-versa) como ponto de partida para os empresários desempenharem com sucesso o seu papel.


Actualmente a população angolana anda à volta de 20 milhões de habitantes, então é necessário amadurecimento do sector empresarial, no sentido de exercerem o seu verdadeiro papel insubstituível como parceiro directo do Estado”, disse.

O presidente da comissão executiva do BCA sublinhou também que o Estado continua a apostar na construção e reabilitação de infra-estruturas escolares, hospitalares, estradas, barragens hidroeléctrica, centros infantis e para idosos, que exigem maior inserção dos empresários para o êxito das mesmas.

Para tal, Filipe Martins reafirmou o compromisso do BCA em continuar apoiar financeiramente os empreendedores que têm aderido aos financiamentos bancários concedidos pela instituição que dirige.

Disse que o papel da banca é harmonizar os interesses de ambas as partes (banco e clientes), concedendo créditos para rentabilizar os recursos, visto que o Estado também precisa de verbas para o desenvolvimento harmonioso de Angola.

in ANGOP de 31.03.2012



Banco BCA inaugura segunda dependência na cidade do Huambo


O vice-governador da província do Huambo para o sector económico, Francisco Fato, considerou nesta, quarta-feira, na cidade, imprescindível a expansão dos serviços bancários em Angola, de modo a contribuir directamente na melhoria do bem-estar das populações, principalmente na inserção da juventude no mercado de emprego.

Francisco Fato fez este pronunciamento durante a cerimónia de inauguração da 2ª dependência do Banco Comercial Angolano (BCA) no Huambo, tendo afirmado que a expansão de tais serviços vai permitir que os cidadãos tenham uma visão mais
abrangente sobre o papel da banca nas acções de combate à pobreza.

Na óptica do vice-governador, a descentralização dos bancos, sedeados apenas na capital do país, poderá igualmente criar novos postos de trabalhado, reduzindo, deste modo, os grandes índices de desemprego no seio da população.


"É necessário realçar que estamos na presença de um grande investimento de carácter económico e que reúne condições suficientemente óptimas para o abastecimento e assistência adequados para oferecer aos seus clientes", salientou.

Francisco Fato enalteceu, na ocasião, a iniciativa do BCA em estar apostado na sua expansão por todo território nacional.

O Banco Comercial Angola tem balcões em Luanda, Huambo, Cabinda, Uíge, Benguela e Cunene.

in ANGOP de 31.05.2012

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Venda do livro no Huambo supera expectativas do autor

Escritor José Carlos de Almeida


A venda do livro didáctico Ensaboado e Enxaguado”, realizada no domingo, no auditório da direcção provincial da Cultura do Huambo, ultrapassou as expectativas do autor, José Carlos de Almeida.

Em declarações no final da sessão de venda, que resultou na comercialização de 650 exemplares, o autor disse ter ficado surpreendido com a adesão massiva de pessoas interessadas em adquirir o seu livro.

Com 187 páginas, divididas em seis capítulos, “Ensaboado e Enxaguado” tem como objectivo, de acordo com o seu autor, ajudar as pessoas que fazem da língua portuguesa o seu instrumento de trabalho a corrigirem certos erros e a melhorarem a sua fala e escrita.

Nesse sentido, o escritor exortou os professores universitários, com realce para os do Huambo, a escreverem livros que ajudem os seus alunos sobre assuntos diversificados. José Carlos de Almeida, cujo pseudónimo literário é “Makiesse”, nasceu em Luanda, no bairro Rangel, a 12 de Março de 1968. É licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Professor de carreira, leccionou nalgumas escolas de base da cidade de Luanda, incluindo no Centro Pré-Universitário (Puniv).

Actualmente dá aulas nas Universidades Metodista e Lusíada, ambas em Luanda.

in Jornal de Angola de 30.05.2012

Diversas infra-estruturas sociais serão inauguradas em junho no Cachiungo


Duas escolas de 10 e 12 salas de aula, bem como o edifício da repartição da Educação e o centro de captação e distribuição de água potável vão ser inaugurados em junho no município do Cachiungo, a 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo.

Em declarações o administrador municipal, Frederico Ucuetali, informou que tais infra-estruturas sociais foram erguidas no âmbito da execução do programa integrado de desenvolvimento rural e combate à fome.

Disse que além destas serão também inauguradas, em Junho, quatro unidades sanitárias construídas no quadro do programa de municipalização dos serviços de saúde.

Informou que, após a inauguração destas infra-estruturas, outras serão consignadas aos empreiteiros para a sua construção, visando aumentar e melhorar a oferta dos serviços sociais básicos aos munícipes do Cachiungo.

Frederico Ucuetali realçou que a construção de escolas, postos de saúde e centros médicos, assim como a reabilitação dos troços rodoviários constituem as prioridades da sua administração.

in ANGOP de 30.05.2012

Fábrica de refrigerantes funciona com normalidade


A fábrica de refrigerantes Sefa, localizada em arredores da cidade do Huambo, passará a produzir refrigerantes Fanta com sabor de maracujá, para diversificar a sua oferta, uma vez que, actualmente, produz apenas dois sabores de Fanta (ananás e laranja).

O director-geral da unidade fabril Sefa, Neto Rocha, disse hoje à imprensa que a referida unidade fabril, produtora de refrigerantes da marca Coca-Cola, Fanta e Sprite, funciona dentro da normalidade e produz, diariamente, 20 mil grades de gasosa, quantidade que considera suficiente para dar resposta à procura de refrigerantes por parte dos consumidores.


"O funcionamento da nossa fábrica não supera apenas as expectativas da direcção da empresa, mas também dos próprios consumidores. A entrada em funcionamento, no ano passado, de uma nova linha de enchimento veio aumentar a nossa capacidade de produção", explicou.

O director-geral da Sefa fez saber que os produtos de tal unidade fabril têm sido comercializados não apenas na província do Huambo, mas também nas províncias circunvizinhas do Bié e Moxico.

Lamentou, entretanto, as dificuldades que têm enfrentando para escoar os refrigerantes a estas províncias, devido ao estado de degradação das vias rodoviárias.


"Temos enfrentado vários problemas no que tange à transportação dos produtos para outras regiões do país, pelo que estamos à espera da circulação regular do comboio dos caminhos-de-ferro de Benguela para solução destes problemas", disse.
in ANGOP de 30.05.2012

Registados 45 casos de catarata no Huambo


Quarenta e cinco novos casos de catarata foram diagnosticados de Fevereiro a 26 de Maio, no centro de saúde da aldeia de Cavango, município do Kacthiungo, Huambo.

O director adjunto da referida unidade sanitária, Alfredo Devala afirmou ser a primeira vez que regista casos de catarata, na localidade, situação que preocupa as autoridades locais.


São quarenta e cinco casos, alguns estão em fase de tratamento. Temos recebido medicamentos a partir da sede municipal de Katchiungo, mas de momento não temos medicamentos suficiente”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 30.05.2012

Mais de dois mil ex-militantes da Unita ingressam no MPLA no Londuimbali


Dois mil e doze ex-militantes da Unita no município do Londuimbali, 92 quilómetros a norte da cidade do Huambo, ingressaram nos últimos dois anos ao MPLA, após renunciarem o seu anterior partido por discordarem da ideologia politica do mesmo.

Este dado foi revelado hoje (terça-feira) à Angop pelo secretário municipal do MPLA, Evaristo Lucas Ulombe, tendo salientado que o ingresso destes ex-membros da Unita é resultado das acções contínuas de mobilização que os militantes do MPLA nesta circunscrição têm vindo a desenvolver.

Disse que actualmente o partido que dirige controla em toda a extensão do município do Londuimbali 34 mil 305 militantes preparados para exercerem o seu direito de voto nas eleições gerais marcadas para 31 de Agosto.

O município do Londuimbali possui uma densidade populacional estimada em 93 mil habitantes, distribuídos em cinco comunas.

in ANGOP de 30.05.2012

FAO apresenta projecto sobre diagnóstico de sistemas agrários na Caála


O Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apresentou hoje, na cidade da Caála, 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, o projecto sobre diagnóstico de sistemas agrários neste município, para servir de apoio às instituições governamentais no tocante ao fomento do desenvolvimento socioeconómico da municipalidade.

O projecto, a ser implementado durante três meses, visa promover o melhoramento da gestão da posse e administração da terra, bem como outros recursos naturais para o bem-estar da população.

De acordo com o coordenador do projecto de terra do FAO no Huambo, Francisco Carranza, este projecto irá elaborar um documento com informações sobre o sistema agronómico das famílias camponesas, o aspecto social e outras acções da actividade agrícola na comunidade rural.

Neste diagnóstico de sistemas agrários, os técnicos agrários poderão metodicamente analisar a situação biofísica, história agrária, as mulheres camponesas no campo, os recursos naturais e agro-ecológicos e técnico-económico durante o percurso investigativo do projecto que estender-se-á ao município do Bailundo, a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo.

O administrador adjunto para os assuntos económicos da administração da Caála, Bento Sandulo, prometeu cooperar com o FAO para atingir os seus objectivos nesta circunscrição, através do acompanhamento das actividades de índole agrária.

Bento Sandulo apelou às famílias camponesas e os fazendeiros a criar condições de recepção dos técnicos agrários para melhorar as técnicas produtivas de acordo com as ferramentas científicas que visam o aumento da produtividade.

No encontro da apresentação do diagnóstico dos sistemas agrários participaram 35 membros de associações de camponeses, chefes de repartições da administração da Caála e representantes de organizações não governamentais que operam neste município.

in ANGOP de 30.05.2012

Agentes eleitorais em formação no Huambo


Os agentes de educação cívica eleitoral, no Huambo, estão a ser capacitados a desde Segunda-feira, 28/05, sobre a lei orgậnica geral, código de conduta, bem como conceitos chaves da campanha de educação cívica eleitoral.

Durante cinco dias os participantes ao seminário vão também abordar a estrategia da campanha eleitoral e a localização das assembleias de voto.

No acto de abertura, o presidente da comissão municipal eleitoral do Huambo, Albino Cambulo apelou aos participantes a transmitirem com clareza os objectivos das eleições aos eleitores.


Visa permitir aos formandos tomarem contacto com os ensinamentos contidos no guia prático sobre eleições gerais, de forma a transmitirem aos eleitores o conteúdo”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 30.05.2012

terça-feira, 29 de maio de 2012

Huambo vai ter uma unidade fabril da Refriango

Presidente da comissão executiva da Refriango, Carlos Santos

O presidente da comissão executiva da Refriango, Carlos Santos, na cidade do Huambo, a instalação da segunda unidade, depois de Luanda, com capacidade de produzir mais de 100 mil hectolitros por ano de refrigerantes diversos.

A futura fábrica de refrigerantes estará localizada na área de Cambiote e será instalada num terreno de aproximadamente 10 hectares de terra, nos arredores da cidade do Huambo, cujas obras, orçadas em mais de 4 milhões e 700 mil dólares norte-americanos, terminam no primeiro trimestre de 2013.

O projecto foi analisado, discutido e aprovado hoje, segunda-feira, durante a primeira sessão ordinária do Governo da província do Huambo, cujos trabalhos foram orientados pelo governador provincial, Fernando Faustino Muteka.

Fontes próximas do projecto apontam que o investimento vai proporcionar mais de 315 novos postos de trabalho directos aos cidadãos angolanos.

Em declarações à Angop, Carlos Santos referiu que numa primeira fase a fábrica do Huambo produzirá refrigerantes da Refriango, com embalagem em formato
"PET", em lata, de marcas como a "Blue", "Américan Cola", "Welwitschia", "Nice Tea", "Speed" e a "Red Cola".

"Estamos a dar os primeiros passos para a instalação da unidade fabril que inicia a produzir a maior parte de refrigerantes de várias marcas, no princípio de 2013, da Refriango, com duas linhas de produção na primeira fase e três na segunda e vai criar 315 novos postos de trabalho ao nível da região", realçou os responsável da Refriango.

O vice-governador para área económica e produtiva do Huambo, Francisco Fato, destacou a importância da abertura da nova representante da Refriango, afirmando que vai contribuir no desenvolvimento da província, no quadro do ressurgimento do parque industrial, bem como criar novos postos de trabalho para diminuir o índice de desemprego no seio da juventude.

O responsável realçou ainda que a instalação da unidade fabril, que poderá funcionar com várias frutas de produção local, vai igualmente incentivar os agricultores a produzir citrinos na província do Huambo e incentivar os investidores de revelo para esta região, com a entrada em funcionamento da barragem do Ngove.

in ANGOP de 29.05.2012

Direcção de Águas prevê efectuar mais de mil ligações domiciliárias

Director provincial do Huambo de Águas, Rodrigues Peter Kamerman

Mil e quinhentas ligações domiciliárias para os bairros periféricos da cidade do Huambo serão efectuadas este ano, pela Direcção Provincial de Águas, numa acção do governo que visa melhorar a qualidade do fornecimento de água potável as populações desta circunscrição.

Em declarações o director provincial de Águas do Huambo, Rodrigues Peter Kamerman, assegurou que as ligações serão efectuadas nos bairros de São Pedro, Calomanda e zona industrial, numa extensão de 80 quilómetros linear de distribuição de água potável.


Temos igualmente este ano, o programa da extensão da linha de distribuição de água para as novas construções do Lossambo e outras, bem como passar a fornecer 24/24 horas com a entrada em funcionamento da barragem do Ngove, com o funcionamento integral das três estações de captação e tratamento de água da cidade do Huambo”, sublinhou.

De acordo com o responsável, de Janeiro a Abril deste ano foram efectuadas no município do Huambo, mais de 500 ligações domiciliárias, numa altura em que se regista-se o pagamento regular por parte dos cidadãos, o que está a permitir a manutenção regular da rede de distribuição.

Rodrigues Peter Kamerman assegurou que o governo está a trabalhar no sentido da construção de uma nova estação de tratamento de água para atender as cidades do Huambo e Caála, sobre o rio Cunhogamua, com uma capacidade de bombear quatro metros cúbicos por segundo.

Actualmente, está em curso o processo do concurso público para se apurar a empresa que vai construir a nova captação sobre o rio Cunhogamua, num projecto a ser financiado pelo Banco Mundial, numa iniciativa que visa melhorar a qualidade do fornecimento de água potável as populações das duas cidades.

in ANGOP de 29.05.2012

Desminagem facilita construção da barragem do Gove no Huambo


O coordenador da comissão executiva de desminagem em Angola, João Baptista Kussumua mostrou-se satisfeito com os trabalhos de desminagem, realizado no Gove, província do Huambo.

João Baptista Kussumwa afirmou que foram limpos e clarificados cerca de doze milhões de metros quadrados, o que facilitou os trabalhos de construção da barragem hidroeléctrica do Gove.


Dentro desse espaço foi possível recolher perto de quatrocentas e cinquenta minas anti pessoal e dezassete minas anti tanque, se não houvesse essa operação de desminagem, encontrariamos vários obstáculos para concluirmos com o projecto da barragem do Gove”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 29.05.2012

Destacada importância da literatura no processo de descolonização de África


A importância da literatura no processo de descolonização da África foi destacada domingo, na cidade do Huambo, pelo historiador Venceslau Cassessa, durante uma palestra que juntou estudantes de diversos níveis, docentes, escritores e demais cidadãos.

Na sua dissertação, o historiador referiu que foi graças ao teor de algumas obras literárias que muitos países do continente africano alcançaram a sua independência após séculos de domínio colonial.

Salientou que as obras literárias dos escritores africanos, traduzidas em diversas línguas, convenceram as vontades, as consciências e mobilizaram todo mundo para a libertação do povo africano.

A título de exemplo, Venceslau Cassesa apontou a obra intitulada “Sagrada Esperança” da autoria de António Agostinho Neto, fundador da nação angolana, como uma das que jogou um papel muito importante no processo de descolonização de África, sobretudo no momento em que o mundo não queria entender a vontade do povo deste continente.

Exortou, por esta razão, os presentes na palestra, promovida pelo secretariado provincial da Brigada Jovem de Literatura de Angola, por ocasião do Dia da África, assinalado a 25 deste mês, para desenvolverem e cultivarem o gosto pela leitura e pela escrita.


É preciso desenvolver esta arte da literatura, é preciso cultivar a arte de escrever e falar correctamente, porque é a escrita e o romance destes homens que sabiam utilizar a palavra que contribuiu para a luta da independência de África”, sublinhou.
in ANGOP de 29.05.2012

Banco de urgência do hospital atende 39 feridos por acidentes de viação


Trinta e nove feridos por acidentes de viação foram atendidos durante o fim-de-semana no banco de urgência do hospital geral do Huambo, contra os 108 que deram entrada no período anterior.

Os dados foram divulgados hoje à imprensa pela responsável de enfermagem da maior unidade hospitalar desta província, Kalende Kalivala, tendo explicado que na base de tal diminuição está a mudança de comportamento dos automobilistas.

Neste mesmo período, salientou, foram assistidos também 15 casos de ferimentos graves e ligeiros provocados por agressões físicas, quatro por queimaduras, igual número por mordeduras de cães, um por arma de fogo, bem como sete casos por acidentes no trabalho.

Kalende Kalivala lamentou ainda o facto de ter ocorrido no fim-de-semana uma morte de um paciente momentos depois de ser internado, vítima de traumatismo crânio-cefálico, motivado por acidente de viação.

O hospital geral do Huambo atendeu, de sexta-feira a domingo, mil e 298 pacientes com patologias diversas, 333 dos quais foram internados, dado ao estado avançado das enfermidades.

in ANGOP de 29.05.2012

Diagnosticados 45 casos de catarata no centro de saúde de Cavango


Quarenta e cinco novos casos de catarata foram diagnosticados de Fevereiro até ao dia 26 deste mês no centro de saúde da aldeia de Cavango, município do Cachiungo, 184 quilómetros a sul da cidade do Huambo.

Em declarações o director adjunto da aludida unidade sanitária, Alfredo Njevala, informou ser a primeira vez que se registam casos de catarata na localidade, situação que preocupa as autoridades locais.

Deu a conhecer que maior parte dos diagnosticados com esta doença são adolescentes com idades entre os 10 aos 12 anos de idade.

Alfredo Njevela disse desconhecer, por enquanto, as causas do surgimento da enfermidade na aldeia.

Referiu que além dos casos de catarata o centro de saúde de Cavango tem estado a atender também pessoas com malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas.

O centro de saúde de Cavango, pertence a União das Igrejas Evangélicas de Angola, e conta apenas com quatro trabalhadores, número considerado insuficiente para atender a demanda de pacientes que diariamente ocorrem ao mesmo.

Presta serviços de laboratório, farmácia, partos e consultas internas e possui quatro camas para internar igual número de doentes.

O seu director adjunto, Alfredo Njevala, disse que actualmente o centro dispõe de medicamentos, abastecidos recentemente pela direcção provincial da saúde do Huambo, para atender os pacientes locais e de povoações circunvizinhas afectas pertencentes as províncias da Huíla e Bié.

in ANGOP de 29.05.2012

Responsável preocupado com doentes com tuberculose


O director do Hospital Sanatório do Huambo, Pedro Herculano, mostrou-se hoje, segunda-feira, nesta cidade, preocupado com o facto de muitos doentes com tuberculose estarem a abandonar o tratamento, situação que aumenta o risco de propagação desta doença.

Informou, em declarações à Angop, que de Janeiro a Março deste ano registaram 40 casos de abandono, por razões desconhecidas.

Disse que a sua maior preocupação prende-se com o facto de tais doentes viverem em zonas consideradas vulneráveis para a rápida disseminação da tuberculose, cujo tratamento demora entre seis a oito meses ininterruptos.


"Infelizmente continuamos a registar casos de abandono de tratamento da tuberculose por parte de pacientes vulneráveis, situação que preocupa a instituição pelo facto dos mesmos estarem a propagar a doença de pessoa a pessoa, principalmente em ambientes fechados e de pouca ventilação”, disse.

A falta de uma viatura e ambulância para ir ao encontro dos doentes, de acordo com o director, impossibilita a localização dos mesmos, já que as suas residências estão cadastradas pela direcção clínica da maior unidade hospitalar provincial vocacionada ao tratamento de doente com tuberculose.

in ANGOP de 29.05.2012

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Casos suspeitos foram analisados na vila do Mungo


Uma equipa de técnicos da direcção provincial da Saúde e da representação local da Organização Mundial da Saúde trabalhou na quarta-feira, no município do Mungo, 150 quilómetros a norte da cidade do Huambo, para confirmar as suspeitas do alegado surto de sarampo.

Após observação dos doentes, o supervisor provincial de vigilância epidemiológica, Isaac Cassenje, que chefiou a equipa dos técnicos sanitários, disse, em declarações à Angop, ser ainda prematuro afirmar que os 27 casos diagnosticados são realmente de sarampo.


As autoridade tradicionais locais denunciaram a existência, no sector de Chango, de um surto de sarampo. Achamos que não é verdade, uma vez que, para se chegar a esta conclusão, é necessária uma confirmação laboratorial dos resultados”, informou o responsável.

Isaac Cassenje disse terem recolhido amostras, em cada um dos doentes, que serão submetidas ao laboratório para determinar o tipo de doença, mas garantiu não haver, por enquanto, motivos para alarmar os habitantes da região.

Realçou que enquanto se aguardam pelos resultados, as autoridades sanitárias do município continuarão a prestar assistência médica e medicamentosa aos doentes com suspeita de sarampo, para que o estado de saúde deles não piore.

in Jornal de Angola de 28.05.2012

PR assina decretos que aprovam estatuto orgânico de escolas do ensino superior

José Eduardo dos Santos, Presidente da República

O presidente da República, José Eduardo Dos Santos, ao abrigo das competências que lhe são atribuídas por Lei, assinou decretos presidenciais que aprovam os estatutos orgânicos dos ISCED.

Os decretos Assinados Quinta-feira, 24/05, abrangem os Institutos Superiores de Ciências da Educação de Luanda, Uige, Huila e Huambo.

Foram igualmente aprovados e publicados, os estatutos orgânicos das Escolas Superiores Pedagógicas do Bié, Kwanza-Norte e Bengo, do Instituto Superior Politécnico do Kwanza-Sul e do Instituto Superior dos Serviços Sociais de Luanda.

in Rádio Nacional de Angola de 28.05.2012

Huambo vai contar em breve com um lar para acolhimento de idosos


O Ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua deslocou-se a província do Huambo para observar de perto como funciona o lar de idosos da região.

De acordo com o ministro da reinserção social e coordenador da comissão executiva para desminagem, João Baptista Kussumua, o governo está apostado em oferecer maior dignidade a pessoa idosa.no final da visita ao planalto central.


O nosso executivo está cada vez mais apostado em oferecer maior dignidade aos nossoas mais velhos, por este motivo os idosos no Huambo vão ser servidos por este centro com equipamentos dignos para a sua vida”, salientou.

De referir que, o novo centro de acolhimento está a ser construído no bairro kasseca 3.

in Rádio N'Gola Yetu de 28.05.2012

Governante considera oportuna distribuição de energia eléctrica

João Baptista Kussumua,ministro da Assistência e Reinserção Social

O ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, no Huambo, ser oportuna a distribuição de energia eléctrica ao lar dos idosos do bairro de Njongolo, localizado a 12 quilómetros do centro da cidade capital da província.

O governante fez este pronunciamento durante o encontro que teve com os 190 idosos que se encontram no referido lar, tendo anunciado estar para breve o fornecimento de luz eléctrica ao local.


Uma vez que o sistema de abastecimento de água às residências e o jango já estão completamente modernizados, queremos apenas apelar que os mais velhos cuidem bem deste centro, além de incentivaram as crianças no sentido de continuaram a estudar afincadamente”, frisou.

Segundo ainda o ministro, a sua vinda ao Huambo visou avaliar algumas tarefas do sector da assistência e reinserção social, recolher informações sobre o andamento dos projectos em curso e deixar algumas orientações, sobretudo, as relacionadas com os investimentos sociais para a melhoria das condições de vida das pessoas idosas.

Disse ter aproveitado também a sua estada para estabelecer com o governo local os mecanismos da conclusão destes investimentos de modo a que estejam à disposição da população e, de forma particular, da pessoa idosa ainda este ano.

João Baptista Kussumua visitou também as obras de construção do futuro lar dos idosos, localizado no bairro do Casseque nos arredores desta cidade do Huambo, que após a sua conclusão albergará 150 idosos.

in ANGOP de 28.05.2012

Financiamentos do BUE começam a surtir efeitos no Huambo


O programa Balcão Único do Empreendedor, na província do Huambo já começou a surtir a efeitos positivos, com a concessão de créditos aos jovens interessados em aderir o processo.

O jovem Carlos Samba foi um dos primeiros a receber o financiamento e constituiu a sua micro empresa em nome individual, na área de disco jockey.


Depois de constituir uma empresa e ter a sorte de ser o primeiro beneficiário do crédito BUE, acredito que a partir de agora a minha vida e da minha família pode vir a melhorar”, referiu.
in Rádio N'Gola Yetu de 28.05.2012

Parque industrial da Caála precisa de regulamentação para a sua recuperação


O parque industrial do município da Caála, 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, precisa com urgência de uma regulamentação e maior organização para a sua recuperação, informou sábado, nesta circunscrição, o director provincial da Indústria, Geologia e Minas, Augusto Filipe.

Em declarações a propósito da visita que efectuou ao local, Augusto Filipe garantiu que a definição dos regulamentos e a organização são fundamentais para que este parque industrial possa voltar a funcionar com normalidade.

“Nós precisamos de regulamentos e organização para fazermos ressurgir o parque. É nossa intenção fazer com que a indústria neste município volte a ser decisiva no desenvolvimento socioeconómico”, frisou.

Augusto Filipe frisou que este processo de elaboração de regulamento e organização do sector da indústria no município da Caála será feito em parceria com administração local.

A recuperação e a ampliação do parque industrial do município da Caála, já aprovado pelo Ministério da Indústria, tem uma cabimentação monetária avaliada aproximadamente em 25 milhões de dólares norte-americanos ( um dólar equivale a 95,575 kwanzas) para a implementação da infra-estruturação.

No concernente à ampliação do parque industrial está reservado um espaço de mil e 70 hectares na periferia da cidade da Caála e 31 hectares nos arredores da vila comunal da Calenga.

Estão já em funcionamento no referido parque uma fábrica de tijolos, outra de mobiliário, duas padarias e uma fábrica de pavimentação.

in ANGOP de 28.05.2012

Líderes religiosos apelam comportamento positivo durante as eleições


Líderes religiosos de distintas igrejas, no Huambo apelaramm aos angolanos a pautarem por um comportamento digno durante as eleições gerais, marcadas para o dia 31 de Agosto de 2012.

Para o pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Lopes de Freitas, os discursos do políticos nesta fase devem centrar-se na preservação da paz.


O país já passou muitos anos de guerra, já não precisa voltar a outras guerras.
Informemos aquilo que temos que informar e depois a população em si tem cabeça e cérebro para decidir
”, disse.

Por sua vez, o pastor da Igreja Bom Deus, João José Miguel afirmou que nestas eleições os angolanos devem ter como palavra de ordem, paz e os políticos moderar a sua linguagem.


Aconselho todos os angolanos a viver este dia com muita paz, aos políticos aconselho que cada um tenham uma linguagem de paz, harmonia e consolidação”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 28.05.2012

Eleições dominam reunião regional do Bloco Democrático


A estratégia do Bloco Democrático, tendo em conta as eleições gerais previstas para 31 de Agosto deste ano, dominou sábado (26) a primeira reunião do partido na região centro e sul, na qual participaram secretários provinciais de Benguela, Huambo, Huíla e Kwanza Sul.

Ao discursar no encontro, o secretário provincial do Bloco Democrático de Benguela, Francisco Viena, que orientou a sessão, apontou como tarefas estratégicas a campanha de preparação do partido para fazer face às eleições de 2012.

Afirmou que a reunião visa a análise de questões ligadas à estratégia eleitoral do partido, sobretudo a campanha e os candidatos ao futuro parlamento que, espera, seja capaz de discutir sem limitação os grandes problemas do povo angolano.

O dirigente político ainda descreveu que a 1ª reunião regional do Bloco Democrático decorre num momento crucial, daquilo a que chamou “da sobrevivência política do próprio BD, enquanto partido político”.

Avançou que os dirigentes do Bloco Democrático estão conscientes do que querem para o bem do país, às vésperas das eleições gerais, convocadas pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para o próximo dia 31 de Maio.

O encontro, que também contou com a presença de secretários municipais e responsáveis dos núcleos do partido, abordou, entre outros assuntos, a situação política na zona centro e sul do país, assim como as propostas de escolha dos candidatos a deputados do círculo provincial e nacional.

in ANGOP de 28.05.2012

Directora do Comércio visita obras do CLOD no município da Caála


A directora provincial do comércio, hotelaria e turismo no Huambo, Victória Eugénia Kamundongo, visitou esta sexta-feira as obras de construção do Centro de Logística e Distribuição (CLOD) localizado nos arredores da cidade da Caála, a 23 quilómetros da capital da província.

Apesar das referidas obras estarem paralisadas há quase um ano e meio, por razões não especificadas, Victória Eugénia Kamundongo, nomeada no cargo em Abril, informou à Angop que a sua visita teve por finalidade avaliar a actual situação do CLOD.

Explicou que o referido centro de logística e distribuição, afecto ao Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e de Distribuição de Produtos Essenciais (PRESILD) foi concebido para a prestação de serviços polivalentes, tendo como objectivo a promoção do desenvolvimento socioeconómico e criar condições de escoamento dos produtos de origem agropecuária.

Ainda no município da Caála, a directora do comércio, hotelaria e turismo visitou também a câmara frigorífica, erguida na comuna da Calenga (33 quilómetros da cidade do Huambo) com a capacidade para armazenar mil toneladas de produtos diversos, definido para apoiar as famílias camponesas e valorizar a produção agropecuária.

in ANGOP de 28.05.2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Hóquei em Patins: Selecções de Argentina e Portugal jogam no Huambo, em Agosto


As selecções de hóquei em patins de Portugal e da Argentina, duas das melhores do mundo, foram convidadas pela federação angolana da modalidade a participar na 11ª edição do torneio internacional José Eduardo dos Santos, a decorrer em Agosto, no Huambo.

Segundo o presidente da federação, Carlos Alberto Jaime “Calabeto”, foi direccionado igualmente convite a Moçambique, Brasil e Chile, estando ainda as cinco selecções por confirmar participação na prova. “Enviamos os convites para as cinco federações e aguardamos pela resposta destas, para que possamos dar mais um passo na nossa organização”, disse.

Nas edições anteriores participaram equipas, mas este ano a federação optou por trazer selecções. A ideia é dar maior rodagem competitiva ao conjunto nacional, tendo em vista o campeonato do mundo de 2013, que o país vai organizar.

in TPA de 25.05.2012

Lançada primeira firma individual do Balcão Único do Empreendedor no país


Uma primeira firma em nome individual de micro-empreendedor legalmente constituído no Balcão Único de Empreender "BUE" no país, foi lançado hoje, quinta-feira na cidade do Huambo, inserido no quadro do Programa de Apoio a Pequenos Negócios (PROAPEN).

No Balcão Único do Empreendedor da cidade do Huambo, foi lançada a primeira firma denominada "CAAS" afecta ao jovem Carlos Alberto Agria Samba, que lhe foi cedido um valor equivalente a sete mil dólares norte-americano e vai apostar na aquisição de uma aparelhagem de som, para prestação de serviços em varias actividades musico-cultural e casamentos.

Em declarações à imprensa, a funcionaria sénior do Ministério da Justiça, Edna Araújo Silva, explicou que o primeiro micro-empreendedor legalmente constituído no Balcão Único de Empreendedor no Huambo, marca o inicio da actividade do processo de constituição de pequenas, e medias empresas, no quadro do programa do governo de combate ao desemprego no seio da juventude.


"Para o cidadão ter acesso a esses serviços, primeiro é submetido a uma entrevista na administração municipal para dar o aval moral e depois encaminhado para o Balcão Único de Empreendedor com a sua factura proforma para exercer a sua actividade e as pessoas singulares são isentas de pagamento de quaisquer emolumentos", destacou.

A também acessora da Ministra da Justiça, Edna Araújo Silva, realçou que, doravante, todos os cidadãos que queiram exercer uma actividade e formalizar a sua empresa podem dirigir-se a este Balcão Único de Empreendedor (BUE), por formas a concretizar o seu sonho que há muito auguravam ter para melhorar o seu nível de vida.

Por seu turno, o delegado províncial da Justiça do Huambo, Ernesto Estêvão Pedro, enalteceu a iniciativa desta região ser a primeira a ter o Balcão Único de Empreendedor (BUE) e acolher o acto da constituição da 1ª firma em nome individual, numa iniciativa do governo que visa satisfazer as necessidades dos pequenos empreendedores.


"A iniciativa do Executivo angolano visa tirar grande parte dos cidadãos do mercado informal, principalmente a juventude que tendo o seu pequeno negocio pretende desenvolver a sua actividade e que encontrava muitos entraves na constituição da sua empresa", realçou.

O jovem beneficiário, Carlos Alberto Agria Samba, enalteceu a iniciativa do Executivo, uma acção que vai contribuir na criação de condições de vida para a juventude e, consequentemente, contribuír no desenvolvimento do país, em vários domínios.

O ministério da Justiça prevê, ainda este ano, lançar mais Balcões Únicos do Empreendedor (BUE), sendo dois na cidade de Benguela e um no Lobito. Já funcionam nas sedes das províncias do Huambo, Moxico, Huila e dos municípios de Belas, Cazenga, Cacuaco e Quilometro 30, estes últimos em Luanda.

in ANGOP de 25.05.2012

Mais de duas mil inscrições para 84 vagas no sector da educação no Longonjo


Dois mil e 236 cidadãos inscreveram-se para participarem no concurso público de ingresso ao sector da educação no município do Longonjo, 62 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, onde existem para preenchimento, mediante a realização de provas de selecção, 84 vagas.

Em declarações o chefe da repartição local da educação, Valentino Muquinda, informou que 16 vagas são para candidatos que pretendem dar aulas no ensino primário, nove para o II ciclo do ensino secundário e 16 para professores do I ciclo.

As restantes vagas são para a carreira administrativa, sendo 12 para auxiliar de limpeza, sete para escriturários dactilógrafos e oito para operários qualificados de segunda classe. Valentino Muquinda considera insuficiente o número de professores a serem admitidos neste concurso público, já que pretendiam recrutar 200 docentes. Disse que no presente ano lectivo estão matriculados da iniciação ao II ciclo 30 mil alunos.

in ANGOP de 25.05.2012

Reabilitação de estradas facilita circulação de mercadorias no Huambo


A reabilitação das vias terciárias e secundárias, na província do Huambo está a facilitar a circulação de pessoas e mercadorias do campo para a cidade e vice-versa.

O projecto do governo que visa proporcionar melhores condicões de transitabilidade de pessoas e mercadorias, na capital da província do Huambo, está orçado em vinte e três milhões e novecentos e sessenta mil Kwanzas.

O programa do executivo do Huambo, permitiu reabilitar mais de quarenta quilómetros de estrada, no troço que liga a comuna da Calima a Ganda Vila, de acordo com o director provincial das obras públicas, Adolfo Murguer.


Temos por reabilitar dois mil setecentos e dois quilómetros, isto é , está calculado quilómetro de estrada cerca de dez mil dólares, e este dois mil e setecentos e tal quilómetros prevệ-se um valor de vinte três milhões e novecentos e sessenta mil Kwanzas. Dentro desse programa já se reabilitou a cima de quarenta quilómetros no troço Calima a Ganda Vila”, disse.
in RÁDIO N'GOLA YETU de 25.05.2012

Direcção da saúde analisa casos suspeitos de sarampo no Mungo


Uma equipa de técnicos da direcção provincial da saúde e da representação local da organização mundial da saúde trabalhou esta quarta-feira no município do Mungo, 150 quilómetros a norte da cidade do Huambo, para confirmar as suspeitas do alegado surto de sarampo.

Após observarem os doentes, o supervisor provincial de vigilância epidemiológica, Isaac Cassenje, que chefiou a equipa dos técnicos sanitários, disse, em declarações à Angop, ser ainda prematuro afirmar que os 27 casos diagnosticados são realmente de sarampo.


As autoridade tradicionais locais denunciaram a existência, no sector de Chango, de um surto de sarampo. Achamos que não é verdade, uma vez que para se chegar a esta conclusão precisa-se de uma confirmação laboratorial dos resultados”, informou.

Isaac Cassenje disse terem recolhido amostras, em cada um dos doentes, que serão submetidas ao laboratório para determinar o tipo de doença, mas garantiu não haver, por enquanto, motivos para alarmar os habitantes do sector de Chango.

Realçou que enquanto se aguarda pelos resultados, as autoridades sanitárias do município continuarão a prestar a assistência médica e medicamentosa aos doentes com suspeita de sarampo para que o estado de saúde destas não piore.

in ANGOP de 25.05.2012

Reafirmada estratégia para inclusão social da pessoa idosa

Directora provincial da Assistência e Reinserção Social, Maria Lucília

A directora provincial da assistência e reinserção social no Huambo, Maria Lucília, reafirmou hoje, quinta-feira, as estratégias da instituição no concernente à inclusão social da pessoa idosa, com vista a promover a sua dignidade humana.

Tais estratégias, segundo a responsável, em entrevista à Angop, consistem na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da integridade social dos idosos, para impedir que estes continuem a ser vítimas de desprezo familiar, acusações de feitiçaria e outros maus tratos.

Apontou serem estes alguns dos motivos que têm feito com que alguns idosos optem por viver em lares da 3ª idade, ao invés de continuarem no convívio familiar ao lado dos filhos e netos.

Maria Lucília sublinhou que a direcção provincial da assistência e reinserção social vai também continuar a postar na distribuição de bens de primeira necessidade (alimentação, vestuários, cuidados de saúde, entre outros), para os mais de 347 idosos que se encontram nos lares de acolhimento.

Informou que nesta província estão controlados três lares de idosos, um dos quais sob tutela da Igreja Católica. Nestes lares os abrigados exercem trabalhos diversos de terapia ocupacional, com maior ênfase para artesanato, horticultura, além de participaram de forma activa na higiene dos lares.

Quanto aos lares infantis, a responsável provincial da assistência e reinserção social deu a conhecer que a instituição controla nove lares, que albergam 864 crianças órfãs e abandonadas pelos progenitores.

Explicou que os lares, tanto os de crianças como para pessoas idosas, existem apenas nos municípios do Huambo e da Caála, por razões que não esclareceu.


Para além deste lares infantis controlamos ainda 10 centros privados, com um total de mil e 21 crianças dos três meses ao cinco anos de idade, isto em coordenação com os pais e encarregados de educação”, frisou.
in Angop de 25.05.2012

Hospital regista diminuição de doentes com tuberculose


O hospital sanatório do Huambo registou nos primeiros três meses deste ano 184 novos casos de tuberculose, quando em idêntico período do ano anterior tinha diagnosticado 219.

Os dados foram divulgados pelo director da unidade hospitalar, Pedro Herculano, tendo explicado que entre os doentes constam alguns provenientes das províncias limítrofes do Bié, Kwanza Sul, Benguela e Huíla.

Embora desconheça as razões que estão na base desta tendência de diminuição de doentes com tuberculose, o director do hospital sanatório lamentou o facto de ao longo do período em balanço terem registado 33 mortes, menos uma que as ocorridas entre Janeiro e Março de 2011.

Deu a conhecer que estes 184 novos casos resultam de 414 exames efectuados aos pacientes que recorreram ao banco de urgência da unidade hospitalar apresentado sintomas da doença.

Pedro Herculano realçou que maior parte dos casos diagnosticados são de natureza pulmonar e associadas ao Vih/Sida.

Informou que diariamente são atendidos, no banco de urgência do hospital sanatório, entre 20 a 40 pacientes, estando actualmente internados 125 doentes.

O hospital sanatório, considerada maior unidade sanitária nesta província vocacionada ao tratamento da tuberculose, possui 200 camas e o seu normal funcionamento é assegurado por 192 trabalhadores, seis dos quais médicos, 92 enfermeiros e os restantes administrativos e auxiliares de limpeza.

in ANGOP de 25.05.2012

Presidente da CNE visita municípios do interior


O presidente da CNE no Huambo, Adriano Jacinto está a visitar os municípios do interior, para a criação de condições das assembleias de voto.

Adriano Jacinto vai ainda constatar o nível de formação do pessoal que estará envolvido no escrutínio de 2012.


È uma visita de ajuda e controlo nesta fase em que recebemos o mapeamento da assembleia geral de voto, estamos a procurar constar in loco, onde em que serão postas as assembleias de voto. Está a preparar-se um seminário para os formadores provinciais que vão formar os agentes de educação cívica eleitoral, depois a CNE vai trabalhar os cadernos de voto”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 25.05.2012

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jovens tocoistas inteiram-se do funcionamento da Rádio Huambo


Vinte e um jovens da Igreja Tocoista visitaram na manhã de hoje a Emissora Provincial da Rádio Nacional de Angola, com o objectivo de se inteirarem do seu funcionamento.

O guia dos jovens tocoistas, Abreu Domingos, disse que esta visita tem por finalidade demonstrar o apreço que esta denominação religiosa tem para com a Rádio Huambo.

Reconheceu também o crucial papel que este órgão desempenha no tocante à educação das populações para a mudança de comportamentos.

Considera que
"a Rádio Huambo é um órgão muito importante para informar e formar a população, pelo que afirma terem ficado bastante entusiasmados com a quantidade e qualidade de notícias que são publicadas, mas também com o rigor que os profissionais desta Rádio demonstram no tratamento dos factos de interesse público", frisou.
in ANGOP de 24.05.2012

Criadores de cães e gatos aderem a campanha de vacinação

Chefe do Departamento Provincial do Instituto dos Serviços de Veterinária, Berta Teresa

Os criadores de cães, gatos e macacos, na província do Huambo, estão a aderir massivamente a acompanha de vacinação contra raiva, aberta no dia 26 de Abril e com término previsto para o dia 10 de Junho.

A informação foi prestada pela chefe do Departamento Provincial do Instituto dos Serviços de Veterinária, Berta Teresa, tendo anunciado que até ao momento foram já imunizados contra a raiva 8.267 cães, 158 gatos e 11 macacos.

Referiu que a instituição que dirige tem disponíveis 35 mil doses anti-rábicas, equivalente ao total de animais que pretendem vacinar até ao final desta campanha.

A chefe de departamento do Instituto dos Serviços de Veterinária do Huambo informou estar a decorrer também, à margem da vacinação anti-rábica, uma campanha de imunização bovina.

A mesma, segundo ainda Berta Teresa, já contemplou 8.363 cabeças de gado bovino nos municípios do Huambo (capital da província), Caála e Ecunha.

A chefe do Departamento Provincial do Instituto dos serviços de veterinária apelou aos criadores de animais no sentido de os manterem no interior dos quintais, evitando que estes deambulem pelas ruas, colocando, deste modo, a vida dos utentes da via pública em risco.

in ANGOP de 24.05.2012

INE com dificuldades de actualização cartográfica

Responsável do INE do Huambo, Eurásia Demba

A falta de conhecimento e omissão das delimitações reais das áreas de jurisdição, por parte dos administradores de sectores e autoridades tradicionais, tem dificultado os trabalhos do serviço provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE), uma acção do governo que visa facilitar a realização do censo populacional neste região em 2013.

Em declarações a responsável do INE do Huambo, Eurásia Demba, revelou que os técnicos no terreno têm tido muitas dificuldades em obter dos administradores e autoridades tradicionais, as delimitações reais entre bairros, face a construção anárquica que se regista na periferia desta urbe.


Esta falta de conhecimento e omissão de dados reais das delimitações, tem contribuído no atraso do processo da actualização cartográfica e da habitação para referenciar todas as infra-estruturas físicas e a toponímia, numa altura que a instituição tem apenas sete meses para se atingir os 11 municípios que compõem a província”, realçou.

Eurásia Demba referiu que, o processo de actualização cartográfica e da habitação teve início em Abril deste ano no município do Huambo, e já se realizaram trabalhos de delimitações nas comunas Comandante Bandeira (bairro do Benfica, rua do Comércio, Canhe, Macolocolo, Santa Teresa e Funileiros), Joaquim Kapongo (bairro São Luis, Katoto, Rio de Janeiro).

A eesponsável acrescentou que, o processo de actualização cartográfica está em curso nas comunas comandante Xavier Samacau e Nzangi, e apelou as administrações municipais, comunais, autoridades tradicionais, igreja e a sociedade civil no sentido de colaborar para o êxito da realização do censo populacional no próximo ano.

Eurásia Dembo assegurou que, o processo de actualização cartografia e habitação depois do Huambo será a extensivo para o município do Bailundo, onde será realizado o censo piloto na comuna de Luvemba, uma actividade que conta com 43 técnicos especializados distribuídos em sete grupos de trabalho.

in ANGOP de 24.05.2012

IFAL capacita funcionários da administração do Ucuma


O Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) promove, desde hoje, quarta-feira, neste município, uma acção formativa dirigida aos funcionários da administração municipal do Ucuma, 100 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, visando dotá-los de conhecimentos que os permitam prestar um melhor serviço público.

Com término previsto para a próxima terça-feira, o evento visa igualmente capacitar os quadros desta administração em matérias de gestão, fiscalização de mercado e seu impacto na sociedade.

Os formandos vão analisar, ao longo desta acção de capacitação, temas como
gestão de mercados”, “mercados e suas implicações”, “fiscalização e suas técnicas”, “multas e obrigaçõesecompetências de um fiscal”.

Acção idêntica foi realizada a semana passada na vila municipal do Chinjenje, 118 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, por iniciativa do IFAL.
in ANGOP de 24.05.2012

Famílias camponesas beneficiam de apoio agroflorestal


Mais de quinhentas famílias, no Huambo estão a beneficiar do projecto de apoio ao repovoamento florestal.

O programa é uma iniciativa da ONG ADRA e está a ser desenvolvido por mais de doze meses, nas comunidades de Calua e Cabongue, no município da Caála.

Numa primeira fase foi criado um viveiro com cerca de oito mil plantas que vai contemplar dezasseis famílias camponesas.

O dado foi revelado pelo coordenador do projecto de apoio ao repovoamento florestal nas comunidades rurais, Hélio Tiago.


Elegemos a partir das associações em que a ADRA está a trabalhar , uma associação e criamos uma comissão para fazer o acompanhamento de viveiros. Durante o processo de instalação do modelo agro florestal contemplamos dezasseis famílias”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 24.05.2012

Sector do Bunju necessita de um posto médico


O sector do Bunju, 36 quilómetros da vila municipal do Cachiungo e 98 da cidade do Huambo, necessita de um posto médico para atender os seus nove mil habitantes que, por falta de uma unidade hospitalar, são obrigados a percorrerem longas distâncias.

Em declarações o soba geral do Bunju, Fernando Diquito, referiu que o único posto de saúde que havia na localidade foi destruído em 1975, por acção do conflito armado.

Sublinhou que em consequência da falta de uma unidade sanitária tem se registado, neste sector, muitas mortes que podiam ter sido evitadas com a intervenção de técnicos de enfermagem.


Muitos pacientes têm recorrido ao centro de saúde da comuna do Chiumbo, a pé, numa distância de 40 quilómetros no trajecto de ida e volta, o que agrava ainda mais o estado de saúde dos mesmos”, lamentou.

O soba do Bunju apontou a malária, as doenças diarreicas e respiratórias agudas como as patologias mais frequentes.

Mostrou-se também preocupado com o facto das grávidas não realizarem consultas pré-natais, por não haver na localidade um posto médico.

in ANGOP de 24.05.2012

Mais de dois mil candidatos concorrem para 148 vagas no Bailundo


Dois mil e 339 candidatos estão inscritos para o concurso público de ingresso a docência no município do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, onde existem, para preenchimento, 148 vagas.

Os dados foram anunciados pelo chefe da repartição local da educação, Ernesto Chissaluquila, tendo informado que o processo de recolha das candidaturas decorreu entre os dias 30 de Abril a 9 deste mês e sem constrangimento algum.

Explicou que do total de inscritos para o provimento das vagas disponíveis, 15 têm o grau de licenciatura, 41 o de bacharel e os restantes possuem formação média e básica.

Ernesto Chissaluquila fez saber que os candidatos com grau académico superior ao bacharelato, concorrem para leccionar aulas no II ciclo do ensino secundário, ao passo que os com nível académico inferior vão disputar as vagas existentes no I ciclo e ensino primário.

Actualmente, de acordo com ele, decorre a selecção dos processos individuais dos candidatos, na direcção provincial da educação, para posterior publicação dos admitidos ao teste de selecção, cuja data ainda não foi anunciada.

Apesar de serem ainda ínfimas as quotas atribuídas a este município, tendo em conta as suas necessidades, o administrador municipal do Bailundo, Ireneu Sacaála, admitiu que este concurso de admissão de novos professores vai minimizar a insuficiência de docentes que ainda se regista em algumas aldeias afastadas das vilas comunais e da sede do município.

No presente ano lectivo, aberto em Fevereiro, estão matriculados da iniciação ao II ciclo do ensino secundário 77 mil alunos.

in ANGOP de 24.03.2012

Polícia Fiscal arrecada mais de 1milhão de Kwanzas no Huambo


A Polícia Fiscal, na província do Huambo arrecadou para os cofres do estado mais de um milhão de Kwanzas, fruto das operações realizadas ao longo do trimestre de 2012.

A Polícia fiscal arrecadou um valor estimado em um milhão e quarenta e oito mil Kwanzas, o facto foi revelado por Vicente Francisco da secção de informação e análise, a margem do terceiro conselho consultivo alargado da unidade fiscal.

Na sessão de abertura do conselho consultivo alargado, o sub comissário, Assis Neto disse ser importante que as forças policiais estejam atentas ao fenómeno da imigração ilegal e ao comércio ilícito.


Hoje, assiste-se com bastante preocupação o comércio ilícito em todo território nacional, com particular incidência no Huambo”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 24.05.2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012

União dos Sindicatos encerra jornada do trabalhador


A inauguração da secretaria-geral da União dos Sindicatos do Huambo, localizada na parte alta da cidade capital da província, marcou hoje (terça-feira) o encerramento da jornada sindical do trabalhador, que decorreu entre os dias 1 de Março a 22 deste mês.

Durante o acto de inauguração, o secretário provincial da União dos Sindicatos, Adriano dos Santos, informou que a infra-estrutura vai permitir harmonizar o trabalho da instituição, assim como facilitar eventuais contactos de trabalho com outras forças sindicais.

Em relação a jornada sindical do trabalhador, o responsável considerou positiva, tendo em conta o cumprimento dos objectivos planificados, entre os quais a mobilização e participação de dez mil trabalhadores, devidamente organizados, no desfile provincial do 1º de Maio.

Referiu que durante a jornada do trabalhador a União dos Sindicatos realizou as assembleias de trabalhadores, além de debates sobre a vida económica e laboral dos mesmos.

O acto de encerramento da jornada sindical do trabalhador foi igualmente marcado com a entrega de prémios às equipas classificadas no 1º, 2º e 3º lugares dos torneios masculinos e femininos de futebol salão realizado para saudar o Dia Internacional do Trabalhador (1 de Maio).

in ANGOP de 23.05.2012

Reabilitação do troço Cuima/Ngove termina em Julho


A reabilitação dos troços Cuima/Ngove e Caála/Ekunha, num total de 65 quilómetros, termina no princípio do mês de Julho deste ano.

O restauro dos 43 quilómetros do troço Cuma/Ngove teve início no mês de Abril do ano em curso e encontra-se na fase de terraplenagem da sub-base e base, bem como abertura das bermas para evacuação das águas residuais.

O gerente de produção da empreiteira Odebrecht, Herodilno Coelho, assegurou que no troço Caála/Ecunha esta em curso as obras de arte da construção de três pontes sobre os rios Sete, Chandenda e Cunhongamua.

O vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, José Paulo Kai, manifestou-se satisfeito com o grau de execução das obras dos troços Cuima/Ngove e Caála/Ecunha.

Durante a sua visita de campo no último final de semana, o vice-governador constatou o término das obras das escolas de 26 salas de aulas dos municípios do Ukuma, Ecunha, bem como as estações dos Caminho-de-Ferro de Benguela da Caála, Longonjo e a execução das lojas da justiça das respectivas circunscrições.

in ANGOP de 23.05.2012

Mais de 900 candidatos concorrem a 80 vagas naeducação no Mungo


Novecentos e 25 candidatos estão inscritos para o concurso público de provimento das 80 vagas existentes no sector da educação no município do Mungo, 150 quilómetros a norte da cidade do Huambo.

Os dados foram divulgados pelo chefe da repartição local da educação, Domingos Pascoal Calei, tendo informado que os candidatos inscritos concorrem para o preenchimento de vagas nas categorias de professores auxiliares do 2º escalão, auxiliares de limpeza e professores do I e II ciclos do ensino secundário.

Disse que o número de vagas atribuídas aos professores (50) não é satisfatório, uma vez que o sector da educação neste município necessita de, pelo menos, 800 docentes, na sua maioria do ensino primário.

Sobre a data da realização das provas de admissão, Domingos Calei disse estar a depender da direcção provincial da educação, mas garantiu terem constituído já a comissão de júri que vai corrigir as provas escritas dos candidatos.

in ANGOP de 23.05.2012