sexta-feira, 30 de novembro de 2012

José Armando Sayovo


Atleta angolano paralímpico, campeão africano, mundial e olímpico em atletismo.

Sociólogo aconselha sociedade a reflectir sobre papel da media


O sociólogo Ângelo Carlos da Conceição Kapwatcha aconselhou hoje, quinta-feira, a sociedade angolana no sentido de reflectir sobre o papel da media no desenvolvimento das comunidades.

Segundo o especialista, na sua dissertação sobre a rádio como promotora do desenvolvimento comunitário, durante uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação social, a media por si só é um instrumento viável no desenvolvimento das comunidades, bem como na moralização da sociedade na mudança de comportamento.

Carlos Kapwatcha sublinhou que a sociedade angolana deve reflectir sobre o contexto ou estado da comunicação social no país como a pertinência de uma comunicação comunitária que possa desencadear o almejado desenvolvimento das comunidades rurais.

A comunicação social constitui um instrumento de produção e difusão de consumo, informações, opiniões e expressões, numa perspectiva societária para se alcançar os interesses dos membros da própria comunidade".

O Fórum de Mulheres Jornalistas e Igualdade no Género, em parceria com a BBC Media Action, promoveu uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação social, mormente a rádio, pela sua abrangência no desenvolvimento das comunidades.

Participaram do encontro representantes de organizações da sociedade civil e jornalistas de diferentes órgãos públicos e privados das províncias de Benguela, Bié e Huambo, respectivamente.
in ANGOP de 30.11.2012

Faculdade de Ciências Agrárias abriu o mestrado em Agronomia


A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos, em colaboração com a Universidade Técnica de Lisboa, abriu o curso de Mestrado em Agronomia e Recursos Naturais, no Huambo.

O curso de mestrado tem a duração de 18 meses e conta com 30 estudantes licenciados em Agronomia oriundos de diversas províncias. A secretária de Estado para a Inovação, Maria da Silva Martins, incentivou à realização de pós-graduações no ensino superior em Angola, para o crescimento do país.


Maria da Silva destacou como uma das principais prioridades do Executivo o investimento na qualidade da formação, a todas os níveis, num acto conjugado entre os ministérios do Ensino Superior, Educação, MAPESS e do Ministério da Ciência e Tecnologia.Nos últimos anos todas as regiões académicas têm beneficiado regularmente de formação pós-graduada, com mestrados e existem também programas de doutoramento em execução.


 O vice-governador do Huambo para a área económica, Francisco Fato, disse que a permanente superação dos quadros em geral e do corpo docente em particular, assume um relevante papel, visto que além de influir na elevação dos conhecimentos científicos, proporciona a diferenciação do quadro docentes.
in Jornal de Angola de 30.11.2012

Parcerias sólidas geram empregos


A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, considerou, no Huambo, que as parcerias público-privadas podem contribuir para a criação de novos postos de emprego e, consequentemente, reduzir os índices da pobreza e melhorar as condições de vida da população.


Rosa Pacavira, que falava à imprensa no final da sua visita de trabalho à província, disse que a melhoria da qualidade de vida de famílias e as acções de combate à pobreza passam necessariamente pelo empenho, união de toda a sociedade e, sobretudo, pela constituição das parceiras público-privadas.


A ministra do Comércio referiu que o Ministério do Comércio tem a responsabilidade de contribuir para a dinamização da produção agrícola no país, realçando que, com a mobilização de parcerias público-privadas, a melhoria será significativa e de qualidade.

No encontro que manteve com a classe empresarial, comerciantes e administradores municipais do Huambo, a ministra garantiu que o Executivo vai continuar a financiar iniciativas público-privadas, no quadro do programa Angola Investeem curso no país. 


A ministra anunciou que a partir de Janeiro de 2013, o Executivo vai implementar, em fase de testes, o novo alvará comercial, para facilitar a abertura de novas lojas e acabar com as irregularidades que existem no processo de legalização dos estabelecimentos comerciais.


A primeira tarefa que devemos fazer em conjunto é o ‘levantamento’ de todas as lojas existentes, para posteriormente serem retiradas dos centros das cidades para as zonas específicas”, disse a ministra.


Rosa Pacavira referiu que o Ministério do Comércio prevê a construção, em todo o território nacional, de 11 mil “lojas de campo ou de proximidade”, nos próximos cinco anos, para permitir o escoamento dos produtos agrícolas.


O desafio faz parte do programa traçado pelo Executivo que consiste na dinamização da produção agrícola no país.
in Jornal de Angola de 30.11.2012

Oficiais da polícia no Huambo capacitados em matéria de combate ao crime

Especialista da direcção provincial de investigação criminal, da ordem pública, comandantes municipais e outros oficiais do Comando Provincial do Huambo, estão agora mais capacitados em matérias de combate ao crime.



Os oficiais da Polícia Nacional naquela província participaram num seminário realizado no âmbito da cooperação entre Portugal e Angola, neste domínio.


Entre os vários temas, foram analisadas questões ligadas à inspecção judiciária de crimes homicídio, gestão e preservação do local do crime, assaltos à residência, instituições bancárias e públicas.in Rádio N'Gola Yetu de 30.11.2012

Projecto ELISA encerra em Março de 2013


O projecto de gestão sustentável de terras, vulgarmente conhecido por ELISA, encerra em Março do próximo ano, uma vez ter cumprido com os objectivos que motivaram a sua implementação em Agosto de 2008 nesta província.
 
O anúncio foi feito no Huambo pelo coordenador deste projecto, Amílcar Salumbo, tendo considerado positivo o balanço das actividades até ao momento 
desenvolvidas.
 
Referiu, durante a sessão de apresentação das principais realizações desenvolvidas, que o ELISA realizou várias formações sobre o uso adequado das terras, com objectivo de fornecer aos principais actores da utilização deste recurso as ferramentas necessárias para uma melhor abordagem desta temática.
 
Disse terem realizado também estudos e projectos do contexto da gestão sustentável de terras na província, formação e monitoria da actividade de seus parceiros, formação em pequenos negócios, contexto legal da gestão sustentável de terras, boas práticas de gestão sustentável de terras, plano de pesquisa, estruturas curriculares integrando a gestão sustentável de terras, entre outros.
 
Amílcar Salumbo deu a conhecer que o ELISA apoiou também o plano nacional de acção de combate contra a desertificação, requalificou o vale da Santa Iria, arredores da cidade 
do Huambo, desenvolveu projectos de formação ambiental, “candengue ecológico”, de gestão sustentável das florestas, das pastagens, da erosão e degradação das terras e acerca do fenómeno de aquecimento global.
 
A julgar pelo “volume” de actividades desenvolvidas desde Agosto de 2008 até ao momento, o coordenador do projecto considerou positivo o grau de cumprimento dos objectivos inicialmente propostos.
 
Disse estarem criadas as bases necessárias para que a problemática da gestão sustentável de terras, incluindo a preservação e conservação do meio ambiente, seja encarada com mais responsabilidade pela sociedade civil desta província.
in ANGOP de 30.11.2012

Associação de medicina natural faz cadastramento local

A direcção da Associação de Medicina Natural na província do Huambo começa hoje, sexta-feira 30/11, uma digressão pelo interior da província, com vista ao cadastramento de todos terapeutas que curam com plantas.
 
 
Segundo o seu representante, Amões Mateus, este registo vai permitir ter o número concreto de médicos tradicionais na província, dados que serão enviados à direcção central da instituição.

Vamos fazer o levantamento de todos os terapeutas à nível dos 11 municípios do Huambo, para o estado conhecer quantos terapeutas tradicionais”, esclareceu.

Amões Mateus adiantou que o número que até agora está registado a nível nacional é de 4000 terapeutas tradicionais, mas querem fazer o levantamento na província por não saberem o número exacto naquela localidade.in Rádio N'Gola Yetu de 30.11.2012

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

LUANDA 1886

Foto de Cunha Morais

Funcionários aprimoram conhecimentos sobre técnicas administrativas


Trinta e cinco quadros da Administração Municipal do Londuimbali, província do Huambo, participam desde hoje, quinta-feira, num seminário de refrescamento sobre técnicas administrativas.

Com a duração de cinco dias, a acção formativa está a ser ministrada pelo técnico do Instituto de Formação Local (IFAL), Francisco Cata, que vai falar sobre organização, funcionamento e princípios gerais da administração pública angolana.

A evolução do pensamento administrativo, serviços públicos de burocracia e desburocratização de aspectos de uma administração pública para o desenvolvimento, relacionada entre o cidadão e aspectos de uma administração pública, são outros temas do seminário.

Na sua intervenção, no acto de abertura do seminário, o formador Francisco Cata, destacou que o seminário visa capacitar os técnicos da administração local para uma prática administrativa eficiente, principalmente na elaboração, redacção, expedição e arquivo documentos.

O município do Londuimbali, dista 92 quilómetros a norte da cidade do Huambo, tem uma população estimada em 93 mil habitantes.
in ANGOP de 29.11.2012

População estudantil aumenta 52,7 porcento nos últimos três anos


A população estudantil na província do Huambo aumentou 52,7 porcento nos últimos três anos, passando de 468.854 alunos matriculados em 2008, da iniciação ao II ciclo do ensino secundário, para 618.895 em 2011.
 
De acordo com o documento da Direcção Provincial da Educação, que a Angop teve hoje, quinta-feira, acesso, o crescimento médio anual entre 2008 a 2011 foi de 13,1 porcento, sendo que o ensino primário (da iniciação até a 6ª classe) continua ser o subsistema que mais absorve alunos.
 
Em 2011, por exemplo, foram matriculados no ensino primário 549.683 alunos, contra 39.723 do I ciclo (da 7ª a 9ª classe) e 29.489 do II ciclo (10ª a 12ª).
 
Na nota da direcção provincial da educação lê-se também que neste mesmo período (2008 a 2011) houve um crescimento de professores na ordem dos 35,8 porcento. Em 2008 eram controlados 14.361 contra os 22.396 de 2011.
 
No que tange a infra-estruturas escolares, houve igualmente um incremento de 14, 6 porcento ao longo do período em balanço, sendo que em 2011 a província possuía 1.297 escolas (2.967 salas de aula), quando em 2008 havia 1.227 escolas (2.259 salas de aula).
in ANGOLA de 29.11.2012

Cantora gospel lança DVD

“Irmã Bela”, cantora gospel


A cantora gospel “Irmã Bela” vai apresentar o seu primeiro DVD intitulado “Paz em Angola”, na província do Huambo, em Dezembro.


Em entrevista à imprensa, Irmã Bela disse que o DVD tem imagens de vários espectáculos realizados em Cabinda, com destaque para o do dia 31 de Dezembro do ano passado.

Produzido em Cabinda, o DVD tem sete vídeos das músicasAbraço o seu coração”, “ Nada temerei”, “Jeová”, “Adoração”, “Mateus 7.7”, “O mundo passaráe Paz em Angola”, que dá título ao projecto.

Os fiéis conhecem a minha música, mas não conhecem a autora de alguns temas que tocam nas actividades religiosas e rádios”, realçou a Irmã Bela.
in Rádio FM Stéreo 96,5 de 29.11.2012

Crianças impressionadas com funcionamento do Centro de Produção da TPA


Vinte e oito crianças filiadas na Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA) manifestaram-se satisfeitas com o funcionamento do Centro de Produção da Televisão Pública de AngolaTPA”, após uma visita inserida nas actividades do 49º aniversário, a assinalar-se no dia 01 de Dezembro.
 
O primeiro secretário da OPA do Huambo, José Albano, afirmou que os pioneiros inteiraram-se do funcionamento do centro de produção, tendo ainda recebido informações sobre o processo de recolha e transmissão de informações sobre o dia-a-dia da província.
 
José Albano enalteceu os profissionais da Televisão Pública de Angola no Huambo pelo empenho e dedicação demonstrada no seu trabalho quotidiano.
 
A província do Huambo vai acolher o acto central a nível nacional do 49º aniversário, a assinalar-se no próximo sábado, 01 de Dezembro.
in ANGOP de 29.11.2012

Huambo: Polícia de ordem pública em seminário

O segundo comandante para a ordem pública do comando provincial da polícia no Huambo, defendeu a necessidade da formação permanente dos efectivos para combater a criminalidade no país.
 
 
O subcomissário, Assis Neto, fez estas declarações no acto de abertura de um seminário de capacitação sobre o combate ao crime, onde participam especialistas de investigação criminal, comandantes municipais e de esquadras inserido no âmbito da cooperação entre Angola e Portugal neste domínio.

O comando geral da polícia nacional, programou a realização de cursos, seminários, conferências e não só, com o objectivo de dotar os efectivos da polícia nacional com conhecimentos científicos, através do qual permitam servir com profissionalismo os destinatários dos nossos serviços, quando confrontados com práticas que indiciam o crime”, disse.in Rádio N'Gola Yetu de 29.11.2012

Ministra do Comércio destaca importância da parceria público-privada na redução da pobreza


A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, realçou, na cidade do Huambo que, as parcerias público-privadas contribuem na criação de novos postos de  emprego e consequentemente na redução dos índices da pobreza e na melhoria das condições de vida da população.

A governante destacou que a melhoria da qualidade de vida das famílias angolanas e acções de combate à pobreza passam, necessariamente, pelo empenho e união de toda a sociedade, sobretudo pela constituição das parceiras público-privadas.

Rosa Pacavira referiu  que o ministério tem a responsabilidade de contribuir na  dinamização da produção agrícola no país, realçando que  as parcerias público-privadas contribuem na melhoria, de modo significativo, da qualidade de vida das famílias angolanas.

A titular do Comércio fez estes pronunciamentos à imprensa, no final da sua visita de trabalho à província, depois de manter um encontro com a classe empresarial, comerciantes e administradores municipais, onde assegurou que o executivo vai continuar a financiar o sector público-privado no quadro do programa Angola Investe”  em curso no país.  

A primeira tarefa que devemos fazer em conjunto será o cadastramento de todas as lojas existentes, posteriormente, serem retiradas dos centros das cidades para as zonas específicas. A partir de Janeiro de 2013 vamos implementar, em teste, o novo alvará que vai facilitar a abertura de novas lojas e acabar com todo tipo de gasosa que existe neste processo”, enfatizou.

Rosa Pacavira referiu que o Ministério do Comércio prevê a construção, em todo território nacional, de 11 mil lojas de campo ou de proximidade, durante os próximos cinco anos (2012/2017), para permitir o escoamento dos produtos agrícolas por parte dos camponeses, no quadro do programa traçado pelo Executivo assente na dinamização da produção agrícola no país.

A ministra do Comércio referiu que a construção de 11  lojas de proximidade, em todos os municípios que compõem administrativamente a província do Huambo, vai contar com a colaboração dos empresários e empreiteiros locais, para levaram a bom porto as obras em construção.

Por via das diversas modalidades de parcerias público-privadas, salientou,  foram deixadas várias orientações ao governo da província do Huambo no sentido de identificar os locais onde serão construídos os novos mercados municipais, que a princípio devem merecer uma gestão privada para o seu bom funcionamento.

Ainda dentro do plano do comércio rural e empreendedorismo está  planificada a construção de quatro armazéns de reserva do Estado nas províncias do Huambo, Malanje, Bié e Huíla para o armazenamento de produtos”, disse.

Durante a sua estada de algumas horas na província, a ministra do Comércio, visitou o Entreposto Frigorifico e o armazém comunitário das cooperativas agrícolas da comuna da Calenga, Centro Logístico de Distribuição da Caála, mercado municipal da Quissala, Supermercado Nosso Super, a lojas pedagógica (Poupalá) e as instalações da delegação.

Nesta deslocação, Rosa Pacavira se fez acompanhar do vice-governador para área Técnica e Infra-estruturas do Huambo, Kalunga Francisco Zagi Quissanga e  manteve igualmente um encontro de balanço com o governador em exercício da província, Francisco Fato.
in ANGOP de 29.11.2012

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Polícia intensifica fiscalização rodoviária na Caála


O comando municipal da Polícia Nacional da Caála, província do Huambo, vai intensificar este mês a fiscalização rodoviária nesta cidade, para reduzir os índices de sinistralidade e a criminalidade naquela região.
 
Segundo um documento da corporação, o processo vai consistir no trabalho de giros e  patrulhamentos de alta e baixa visibilidade nas áreas com maior tráfico, para manter a segurança pública no município da Caála, durante a quadra festiva que se avizinha. 

A Polícia Nacional será implacável com os infractores que violarem o código de estrada, numa actividade que visa a focalização rodoviária e a segurança pública para o bem-estar da população, no município da Caála, com uma população estimada em cerca de 200 mil habitantes.
in ANGOP de 28.11.2012

OPA planta duzentas árvores em Santo António


Pelo menos duzentas árvores de várias espécies foram plantadas no bairro de Santo António, arredores da cidade do Huambo, pelos membros da Organização dos Pioneiros de Agostinho Neto (OPA). A iniciativa visa proteger as residências daquela circunscrição.
 
O acto de plantação das árvores insere-se no programa de actividades alusivas ao 49º aniversário da organização, a assinalar-se no próximo dia 1 de Dezembro, tendo contado com a participação de 50 crianças afectas àquela organização.
 
O primeiro secretário provincial da OPA no Huambo, José Albano, disse que o acto tem por objectivo melhorar e promover um ambiente saudável e contribuir na concorrência da província para a capital ecológica do país.
 
Quanto as calamidades naturais, referiu que estas árvores plantadas vão contribuir na redução das ravinas e na protecção contra as calamidades naturais.
 
Já a administradora do bairro do sector Nzagi, adstrito ao bairro São António, Tâmara Cassinda, agradeceu o acto protagonizado pela OPA e afirmou que vai ajudar na protecção das residências contras as calamidades naturais daquela localidade.
 
Fez saber que desde o início da época chuvosa, ainda não se registou nenhum caso de desabamento de residência, nem danos por descargas eléctricas.
 
Além deste acto, a OPA traçou várias actividades culturas e desportivas para saudar o 49º aniversário da organização, a assinalar-se no dia 1 de Dezembro, bem como visitas ao centro de produção da TPAS local, à barragem hidroeléctrica do Ngove, fábrica de gasosa SEFA e ao edifício do governo local.
in ANGOP de 28.11.2012

Responsável da OMA quer envolvimento de todos no combate à violência


A secretária executiva da Organização da Mulher Angolana (OMA), na província do Huambo, Bibiana Nandombua, pediu, na cidade do Huambo, maior envolvimento da sociedade nas acções que visam combater à violência, sobretudo a que ocorre no seio familiar cujas vítimas são mulheres e crianças.
 
Discursando na abertura dos 16 dias de activismo da campanha de luta contra a violência no género, que decorre sob o lemauma vida sem violência é um direito das mulheres”, a OMA salientou que a violência, por ser um fenómeno social, deve ser combatida não apenas pelo Governo, mas também por organizações da sociedade civil, com realce para as igrejas.
 
Admitiu que a violência contra mulheres constitui um problema social no país, cujos efeitos negativos atingem proporções alarmantes na sociedade.
 
 Bibiana Nandombua informou que as mulheres sofrem vários tipos de violência, tendo apontado as de natureza física, psicológica, laboral, económica e sexual como as mais frequentes.
 
 A secretária executiva da OMA no Huambo mostrou-se, entretanto, satisfeita com o facto de actualmente estar a registar-se uma tendência das pessoas abdicarem da prática de actos de violência contra as mulheres, fruto das acções de sensibilização que têm sido realizadas pela direcção da família e promoção da mulher e por esta organização feminina que dirige. 
 
Enalteceu também os esforços que o Executivo angolano, com apoio da sociedade civil, tem estado a desenvolver para reduzir significativamente este fenómeno na sociedade, tendo, contudo, exortado às famílias angolanas a serem mais tolerantes e a primarem pelo diálogo a fim de evitarem qualquer desavença que redunde em acto de violência.
 
Em tempos de paz, em que o país tem pela frente inúmeros desafios, sobretudo o da consolidação da democracia e do alcance do desenvolvimento social e económico, é importante que as pessoas vivam em harmonia e respeitando-se mutuamente”, enfatizou.
in ANGOP de 28.11.2012

ADRA promove encontro de troca de experiência


A organização Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) iniciou hoje um encontro de troca de experiências social e económica entre os municípios de Cacula, Caluquembe (Huila), Caála e Bailundo (Huambo).

A iniciativa visa a recolha de referências positivas do bem-estar das populações daquelas duas províncias.

Este processo de dinamização de troca de experiência termina a 28 deste mês e visa igualmente analisar o funcionamento do Conselho de Auscultação e Concertação Social (CACS) na sua dimensão prática, o grau de implementação do programa de desenvolvimento rural e combate à pobreza, bem como o papel das organizações da sociedade civil na promoção do desenvolvimento local.

O coordenador do projecto de concentração da ADRA na província da Huíla, Wilson José, referiu que a iniciativa consiste num intercâmbio entre os quadros das administrações municipais de Cacula e Caluquembe e as do Bailundo e Caála, para buscar pontos positivos de desenvolvimento socioeconómico e a definição de novas estratégias das comunidades.

Os quatro municípios das províncias da Huíla e Huambo realizam periodicamente encontros de Conselho de Auscultação e Concertação Social (CACS), em que são discutidos problemas de carácter socioeconómico e definidas acções concretas com a participação directa das autoridades tradicionais, religiosas, quadros da administração e a sociedade civil no geral.

Com estes encontros, as administrações municipais da Cacula, Caluquembe (Huíla), Caála e Bailundo (Huambo) têm encontrado soluções de problemas de ordem socioeconómica e promovido o progresso com a recolha de contribuições dos agentes comunitários.

A administradora adjunta para os assuntos económicos do município da Caála, Umbelina Maria, disse que fruto da realização dos CACS, o seu pelouro tem encontrado êxito nos sectores da educação, agricultura e da saúde.
in ANGOP de 28.11.2012




Técnicos de saúde aprimoram conhecimentos sobre malnutrição aguda


Vinte e um especialistas de saúde participam desde hoje, terça-feira, na vila municipal do Longonjo, cerca de 64 quilómetros da cidade do Huambo, numa acção formativa para aprimorarem conhecimentos sobre gestão de manuseamento da malnutrição aguda e severa (GMMAS), promovida pelo hospital municipal.

A acção formativa visa capacitar os técnicos e auxiliares de enfermagem para os grandes desafios da gestão e manuseamento da malnutrição, por formas a melhorar a prestação de serviço e contribuir para a saúde e bem-estar das crianças.

Durante quatro dias sob orientação dos especialistas Almeida Chitungo e Rosa de Carvalho, director do hospital municipal e supervisora provincial de nutrição, o encontro junta chefes das unidades hospitalares ao nível do município, comunas e sectores.

Os participantes vão aprimorar conhecimentos sobre despistagem e triagem, procedimentos de internamento, critérios de admissão e avaliação da mal-nutrição aguda severa e a gestão de pacientes externos e ambulatórios.
in ANGOP de 28.11.2012

Huambo terá dois centros de formação profissional em 2013

 
A província do Huambo vai ter no próximo ano, dois centros de formação profissional de referência.
 
 
O facto foi anunciado pelo director provincial da administração pública emprego e segurança social, Agostinho Amândio, no município da Chicala Choloanga, à margem do encerramento do ciclo de formação de nove meses, do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional.

O executivo provincial tem previsto no seu programa de investimentos públicos para o ano 2013, a construção e apetrechamento de dois centros de formação profissional de referência, entre os quais o Cinfotec, procurando assim a melhoria das condições de formação dos nossos jovens”, disse.

Setecentos jovens concluíram com êxito o ciclo de formação profissional, nas especialidades de serralharia, carpintaria, alvenaria, mecânica, informática, pastelaria, corte e costura, decoração, electricidade auto e electricidade de baixa tensão.
in Rádio N'Gola Yetu de 28.11.2012

Ministra do Comércio inicia visita de trabalho

Ministra do Comércio, Rosa Pedro Pacavira de Matos


A ministra angolana do Comércio, Rosa Pacavira de Matos, trabalha desde hoje, terça-feira, na província do Huambo, para inteirar-se do funcionamento do sector.

A titular do sector do Comércio foi recebida pelo vice-governador para área Técnica e Infraestruturas do Huambo, Kalunga Francisco Zagi Quissanga.    

Rosa Pacavira deslocou-se hoje ao município da Caála, cerca de 23 quilómetros, a oeste da cidade do Huambo, onde visitará o entreposto frigorífico da comuna da Calenga e os armazéns das cooperativas de agricultores da mesma circunscrição.

No município do Huambo, vai manter encontro de balanço com os funcionários do sector do Comércio, onde vai inteirar-se do actual funcionamento, o que marcará o fim da sua visita a província.
in ANGOP de 28.11.2012

 




terça-feira, 27 de novembro de 2012

Matias e Pinotes no Mundial de pista curta

João Matias e Pedro Pinotes

Pedro Pinotes e João Matias serão as cabeças de cartaz da Seleção angolana de natação que vai disputar o Mundial de pista curta (25 metros), em Instambul, Turquia, de 12 a 18 de dezembro.

A participação angolana foi confirmada pelo selecionador César Ribeiro, faltando revelar quem serão os outros dois nadadores a ser convocados.

Angola será um dos 90 países em competição, tentando fazer melhor do que no último Mundial, no qual não passou da fase preleminar.
in A Bola Angola de 27.11.2012

Huambo apura representante ao nacional da taça palanquinha


A província do Huambo será representada na fase nacional do torneio infantil de futebol, denominado Palanquinha Super Cuia, pelo FC MDF, vencedor da 9ª eliminatória local.
 
Para atingir a fase nacional, a decorrer em Luanda, em Dezembro, o FC MDF derrotou, domingo último, no Huambo, o Atlético Juventude Electrónica, por 3-0, e garantiu um estágio na escola do Sporting de Portugal.
 
O jogador Firmino Kangongue, da equipa vencedora, foi considerado revelação do torneio.
in ANGOP de 27.11.2012

Hospital da Caála melhorou serviços


O Hospital Municipal da Caála, na província do Huambo, oferece hoje melhor assistência médica e medicamentosa à população depois de ter sido reabilitado e ampliado, contando actualmente com 200 camas, o dobro de antes, para internamento.


Todos os dias, a unidade sanitária atende nos serviços de pediatria, medicina, maternidade, cirurgia e ortopedia, 140 pacientes provenientes dos municípios da Caála, Ekunha, Longonjo, Ukuma e Tchindjendje, província do Huambo, Chipindo, na Huíla, e Cubal, em Benguela.


Cerca de 203 trabalhadores, entre pessoal administrativo, técnicos, enfermeiros e médicos garantem o funcionamento do hospital. O quadro médico é constituído por oito especialistas, dos quais quatro de nacionalidade vietnamita, dois haitianos e dois cubanos, especialistas em obstetrícia, cirurgia geral, pediatria e medicina geral integral.


A população tem agora uma vida mais tranquila por já não ser necessário viajar para o Huambo para realizar qualquer tipo de consulta.


Ana Tchilonga disse sentir-se muito satisfeita, por não ter de gastar dinheiro com deslocações sempre que necessita de tratamento.Antes, por qualquer coisa, era preciso ir ao Huambo, onde tínhamos de enfrentar muitas enchentes para sermos atendidos”, afirmou.


Manuel Fortes defende que estes serviços devem ser estendidos às demais localidades da província e evidenciou a sua satisfação por agora ter muito próximo da sua casa um hospital ampliado, apetrechado com equipamentos novos e com mais médicos.


Por seu turno, o director do hospital, Fernando Vicente, disse que a reabilitação da unidade sanitária surge na sequência do aumento da oferta dos serviços de saúde na província e, hoje, em termos de especialidade, é o segundo de referência depois do Hospital Regional do Huambo.
in Jornal de Angola de 27.11.2012

Parteiras tradicionais são formadas na Caála


Cerca de 200 parteiras tradicionais dos municípios da Caála, Ekunha, Longonjo, na província do Huambo, e de Chipindo, na Huíla, concluíram sexta-feira uma formação técnica. 


A formação foi promovida pela repartição municipal da Saúde da Caála, no âmbito das acções para garantir partos seguros nas comunidades e serviu também para uniformizar as técnicas e modo de tratamento de parturientes.


O chefe da repartição municipal de Saúde, Albino Dumbi Ernesto, afirmou que as parteiras tradicionais são essenciais nas comunidades rurais para evitar que as parturientes percorram grandes distâncias a fim de serem assistidas no parto.Albino Ernesto defende que as parteiras tradicionais devem continuar a melhorar as técnicas que garantam partos seguros nas comunidades rurais.


No município da Caála, o número de partos assistidos por parteiras tradicionais reduziu de forma significativa nos últimos tempos, por as mulheres recorrerem mais aos serviços das maternidades.


Esta situação é resultado das acções de sensibilização e educação sobre a necessidade das mulheres grávidas terem um acompanhamento por especialistas.  Apesar da redução dos serviços das parteiras tradicionais, o responsável garante que as autoridades vão continuar a apoiar com kits necessários para a realização de partos seguros.


Durante a formação, que decorreu no município da Caála, as parteiras abordaram questões como o valor da integração na busca da qualidade de vida, a preparação técnica das parteiras e parturientes para um parto seguro e a triagem e evolução para a identificação do risco, segundo Albino Ernesto.


Os vícios e hábitos que interferem na gravidez e no parto seguro, dados referentes à mortalidade materno-infantil e a necessidade urgente de acções que garantam um parto seguro foram outros assuntos discutidos durante a acção formativa.
in Jornal de Angola de 27.11.2012

Reitor da UJES anuncia abertura de curso de mestrado na Faculdade de Economia

  Cristóvão Simões, reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES)

O reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Cristóvão Simões, anunciou, na cidade do Huambo, a abertura no próximo mês de Dezembro dos cursos de mestrado em Ciências Económicas e Gestão, na Faculdade de Economia do Huambo.

O anúncio foi feito no acto de abertura oficial do curso de mestrado em Ciências Agrónomas e Recursos Naturais, da Faculdade de Ciências Agrárias da referida universidade, com sede na província do Huambo.

Segundo o reitor, a UJES conta com os cursos de mestrados em Direito, na Faculdade com o mesmo nome, Produção e Tecnologia Alimentar, bem como de Agronomia e Recursos Naturais, na Faculdade de Ciências Agrárias.

"Espero que com a realização deste mestrado em Agronomia e Recursos Naturais possamos perspectivar um trabalho de cooperação com as demais universidades de referência e autoridades competentes do país, de modo a melhorar as realizações e a afirmação da universidade no país e na sub-região do Continente Africano", augurou.

A UJES foi criada em 2009, no quadro do decreto 7/09, de 12 de Maio, do Conselho de Ministros, que estabelece a reorganização da rede de instituições de ensino superior público, a criação de novas instituições de ensino superior e o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, até então a única universidade pública em funcionamento no país.

Afecta à 5ª região académica do país, a mesma abrange as províncias do Bié e Moxico, bem como do Huambo, que controla as Faculdades de Medicina Humana, Ciências Agrárias (cursos de engenharia florestal e engenharia agronómica), Medicina Veterinária, Economia, Direito, Instituto Superior Politécnico (cursos de electrónica, informática, arquitectura, construção civil, electromedicina, enfermagem e análises clínicas).

Nas províncias do Bié e Moxico estão em funcionamento a Escola Superior Politécnica, foram matriculados na presente época escolar sete mil estudantes nos distintos cursos de licenciatura.
in ANGOP de 27.11.2012

 

Secretária de Estado prossegue visita ao Huambo


A secretária de Estado para Inovação do Ministério do Ensino Superior, Maria Augusta da silva Martins, orientou o acto de abertura oficial dos cursos de mestrado em Agronomia e Recursos Naturais, no prosseguimento da sua missão de trabalho ao Huambo.

A cerimónia de abertura do curso de mestrado em Agronomia e Recursos Naturais vai ter lugar na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

O programa de abertura dos cursos de mestrado, a ter lugar na Faculdade de Ciências Agrárias, consta intervenções da secretária de Estado para Inovação, dos reitores da UJES e da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal).  
in ANGOP de 27.11.2012

Sociedade civil do Huambo confiante na formação de quadros locais

 
A sociedade civil do Huambo, está confiante quanto a aposta na formação de quadros locais com capacidades notáveis para a concretização dos objectivos do processo de reconstrução nacional.
 

A especialista em medicina, Aldina Adelaide, defendeu a necessidade de garantir a auto suficência educacional através da formação de formadores locais.

A importância maior é a formação com o intuito de que possa haver pessoas capacitadas para ser formadores dentro do nosso país, terem a capacidade de colher experiências de países mais avançados e desenvolvidos no que se refere a administração pública e a partir dai fazer uma simbiose entre a experiência do nosso país e a formação que vão receber fora”, disse.

O docente universitário, Abel Cassule, defende a prioridade na questão ligada a formação com qualidade e não quantidade.

A formação é o factor sine qua non de qualquer sociedade, se tivermos a intenção de formarmos quadros no ponto de vista da qualidade do pessoal a luz dos problemas da nossa sociedade, acredito que termos vários resultados”, disse.in Rádio N'Gola Yetu de 27.11.2012

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

RICARDO TEIXEIRA


Angolanos na alta roda mundial do desporto automóvel. Ricardo Teixeira, piloto de testes da equipa Lotus, em Barcelona, 2012

Munícipes ganham novo empreendimento comercial


A população do município do Huambo conta, desde sexta-feira, com um novo restaurante e pastelaria afecto ao grupo empresarial António Mosquito, numa iniciativa que visa dar responder às necessidades básicas dos citadinos e dos turistas.
 
O empreendimento comercial, que permitiu a inserção no mercado de emprego de 22 jovens, foi inaugurado pelo arcebispo do Huambo, dom José de Queirós Alves, e testemunhado pelo delegado provincial do Ministério do Interior e comandante da Polícia Nacional no Huambo, Elias Dumbo Livulu.
 
Na ocasião, a gerente do empreendimento, Margarett Rocha, agradeceu a iniciativa do grupo empresarial António Mosquito na abertura do restaurante/pastelaria e assegurou que o empreendimento vai ajudar no combate ao desemprego, principalmente no seio da juventude.
 
“Os nossos funcionários tiveram formação na área de higiene e segurança Alimentar. É um método pouco utilizado nas cozinhas angolanas, mas nós prometemos tudo fazer para prestar um serviço de qualidade e responsabilidade”, sublinhou.
 
Margarett Rocha informou que, para satisfação das necessidades alimentares dos clientes, o restaurante/pastelaria tem a disposição três tipos de culinária (cozinha angolana, portuguesa e francesa-italiana).
in ANGOP de 26.11.2012

Responsável valoriza formação profissional dos jovens


O director provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social no Huambo, Agostinho dos Reis Amândio, reconheceu, na vila da Chicala-Cholohanga, que a formação dos jovens vai contribuir no desenvolvimento do país e na erradicação da pobreza.
 
Segundo o responsável, que falava durante o acto que marcou o encerramento do curso profissional que lançou para o mercado de emprego 597 jovens de ambos os sexos, formados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), o desenvolvimento da província, em particular, e do país, em geral, só é possível quando o homem estiver munido de capacidades técnicas e profissionais em vários domínios.
 
O director realçou que, para se conseguir esta importante meta, o Executivo angolano traçou um programa de formação profissional dos jovens, através do qual têm estado a profissionalizar-se vários cidadãos em diversos domínios das artes, dos ofícios e domínios de competências técnicas, habilidades e hábitos necessários para o exercício das profissões.

Agostinho dos Reis explicou que este programa deve ser abraçado por todos (governantes, autoridades tradicionais, encarregados de educação e tantos outros) para que paulatinamente cada jovem esteja em condições de fazer algo para si e para a sua comunidade e ganhe recursos financeiros com os quais possa satisfazer as suas necessidades vitais quotidianas.
 
O director instou aos presentes que o espírito imediatista segundo o qual o que vale agora é o dinheiro deve ser posto de parte, arregaçando as mangas para que a intenção do Executivo na formação profissional da juventude beneficie cada vez mais cidadãos, a fim de no curto ou médio prazo hajam profissionais empreendedores capazes de garantir o crescimento da economia do país.
in ANGOP de 26.11.2012

Comerciantes apetrecham lojas com produtos diversos no Cachiungo


Os comerciantes do município de Cachiungo, a cerca de 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo, já estão a apetrechar as lojas comerciais com produtos diversos, por forma a atender a procura dos consumidores na quadra festiva que se avizinha.
 
O comerciante Fernando Pinho disse que já está a receber muitos produtos, que na quadra festiva são mais procurados por parte das populações, para assegurarem as festas das famílias e apelou à classe no sentido de não praticarem preços altos durante a quadra festiva.
 
Por seu turno, o comerciante Américo Augusto notou que está tudo pronto para satisfazer a procura dos produtos de primeira necessidade dos consumidores nesta quadra festiva, mas apela aos consumidores a cultivarem o espírito de poupança dos recursos financeiros.
 
O sector do comércio no Cachiungo controla 17 lojas, 37 lanchonetes, duas pensões, uma peixaria e dois talhos, para atender uma população estimada em 105 mil e 700 habitantes.
in ANGOP de 26.11.2012

Professores participam no projecto de reforço do ensino de Matemática e Ciência


Quarenta professores do ensino secundário da província do Huambo, que ministram aulas de Matemática, Física e Química, na cidade do Huambo, num encontro metodológico sobre os novos métodos de ensinos destas disciplinas.

Na sua intervenção, o director nacional de Formação de Quadros do Ministério da Educação, Justino Jerónimo, referiu que o projecto abrange também outras ciências exactas e tem como objectivo criar uma animação pedagógica e fazer com que os professores aprofundem conhecimentos  para que o ensino destas disciplinas se processe com qualidade.

O projecto já foi implementado em cinco províncias do país - Malange, Luanda, Cabinda, Huila e Huambo.  Na província do Huambo foram formados,  em duas fases,  80 professores nos bairros Xavier Samacau e 57, no município do Cachiungo, bem como foi distribuído material

Durante o encontro foram distribuídos mil livros de apoio a professores de Matemática, Física e Química.

O projecto teve início em 2008 com o envio ao Quénia do primeiro grupo de formadores da província da Huila, Huambo, Cabinda, Malange e de Luanda, terminou este ano com o financiamento do governo Japonês.
in ANGOP de 26.11.2012

Secretária de Estado para Inovação trabalha no Huambo


A secretária de Estado para Inovação do Ministério do Ensino Superior, Maria Augusta da Silva Martins, trabalha desde domingo, na cidade do Huambo, onde vai proceder, hoje segunda-feira, à abertura oficial do curso de mestrado em Agronomia e Recursos Naturais.

A secretária de Estado para Inovação recebeu cumprimentos de boas-vindas do director provincial da Educação, Manuel Sampaio do Amaral, e do Reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Cristóvão Simões.

Em breves declarações à imprensa, a secretária de Estado, Maria Augusta da Silva Martins, disse que a sua deslocação visa essencialmente, proceder a abertura oficial do curso de Agronomia e Recursos Naturais na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos.

Consta do programa de abertura dos cursos de mestrado, a ter lugar segunda-feira, na Faculdade de Ciências Agrárias, intervenções da secretária de Estado para Inovação, dos reitores da UJES e da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal).
 in ANGOP de 26.11.2012

Morreu Guilherme Espírito Santo


Guilherme Espírito Santo, antigo avançado do Benfica, morreu este domingo, com 93 anos

Em 12 temporadas ao serviço do clube da Luz, “a pérola negra”, como era conhecido, conquistou quatro campeonatos nacionais e três Taças de Portugal, tendo apontado 147 golos em 207 jogos com a camisola encarnada.

Guilherme Espírito Santo, que começou a carreira de futebolista no Benfica de Luanda, foi também atleta, recordista de salto em altura e campeão nacional de salto em comprimento e triplo-salto.

in A Bola Angola de 26.11.2012

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

GRANDE PRÉMIO KARTING 11 de NOVEMBRO

Chuvas retardam obras de construção do centro de formação do INAD


As constantes chuvas na província do Huambo, que se registam desde o mês passado, estão a retardar o curso normal das obras de construção do futuro centro de formação técnica do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), incluindo as oficinas de reparação de máquinas.

O director-geral do INAD, Leonardo Severino Sapalo, minimizou tal situação, tendo, porém, enaltecido o empenho da empresa encarregue pelas obras que, segundo ele, tudo está a fazer para honrar o compromisso.

Há uma gigantesca conjugação de esforços para que na data certa, apesar dos constrangimentos que a chuva está a causar, as obras sejam concluídas. Neste momento, segundo o que constatamos e o que nos disseram os empreiteiros, a média de execução física está avaliada em 60 porcento”, referiu.

Iniciadas em Dezembro de 2011, as obras de construção do centro de formação técnica e das oficinas de reparação de máquinas do INAD devem estar concluídas em Março, segundo previsão inicial.

Leonardo Sapalo considerou tratar-se de um centro de excelência que vai proporcionar formação técnica especial aos sapadores, no sentido destes fazerem uso correcto e racional dos meios e equipamentos de desminagem.

Informou que a partir deste centro, que está a ser erguido na localidade de Essaque, município da Chicala-Cholohanga, a quase 22 quilómetros da cidade do Huambo, serão feitas manobras operacionais de equipamentos e brigadas de desminagem para as províncias do Kuando Kubango, Benguela, Moxico, Kwanza Sul e das lundas Norte e Sul.

O responsável nacional do INAD explicou que a construção desta infra-estrutura, similar a que está em funcionamento em Luanda, insere-se na estratégia da instituição que dirige em apostar na formação dos recursos humanos.

Investir na formação visa, por um lado, evitar que ocorram acidentes motivados pelo uso incorrecto dos meios e, por outro lado, garantir a longevidade dos meios e equipamentos de desminagem”, referenciou.
in ANGOP de 23.11.2012

INEFOP lança no mercado de emprego mais de 500 jovens


Quinhentos e  97 jovens de ambos os sexos foram lançados hoje, quinta-feira, no mercado de emprego na província do Huambo, depois de terem terminado a formação profissional em várias especialidades em oito meses.
 
Durante a acção formativa, uma iniciativa do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP), em parceira com o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, os jovens frequentaram os cursos de alvenaria, carpintaria, serralharia, canalização, electricidade de baixa tensão, mecânica auto, electricidade auto, bate chapa, culinária e pastelaria, informática, corte, costura e decoração.
 
Na sua intervenção, no acto encerramento oficial do círculo formativo profissional, o chefe dos serviços do INEFOP no Huambo, José Luís Chuvila, informou que esta cifra faz parte das sete unidades de formação dos municípios do Huambo, Mungo, Chicala Choloanga, Caála, e as unidades móveis do Ucuma, Cambuengo e Chiaka.
 
José Chuvila informou que durante a presente época de formação de 2012 foram movimentados as unidades móveis para o município do Tchinjenje e Ucuma, onde estão a ser formados profissionalmente 94 jovens em várias especialidades, como culinária, pastelaria, costura e decoração.
 
Os jovens formados, por seu turno, enalteceram a iniciativa do executivo angolano por ter proporcionado a formação e as condições possíveis para a sua efectivação e prometeram cumprir com a palavra de ordem do mais alto dirigente da nação “ fazer da nação um verdadeiro canteiro de obra”.
 
Na mensagem lida por Gildeão Salvador Rodrigues, os jovens prometem contribuir com os conhecimentos adquiridos na reconstrução e desenvolvimento da província e do país, fazendo votos de que outros adiram ao projecto para abandonarem os actos de delinquência e outras acções nocivas a sociedade.
 
Durante o acto, foram entregues certificados e kits diversos aos formados que se destacaram durante ao curso.
in ANGOP de 23.11.2012 

Aposta da Caála no alargamento da rede escolar


O chefe de repartição da Educação do município da Caála, província do Huambo, anunciou ontem a necessidade de se empreender mais esforço na acção de melhoria do sistema de ensino.


Mateus Tchimbamba disse à Angop, por ocasião da abertura da jornada alusiva ao 22 de Novembro,  Dia do Educador, que a medida passa pela aplicação prática dos métodos pedagógicos e pelo cumprimento rigoroso da legislação relativa aos professores. 

   
O chefe de repartição da Educação do município da Caála, Mateus Tchimbamba, referiu que estão criadas todas as condições técnicas e mobilizados 2.300 professores, que vão participar no acto municipal, a ter lugar na comuna do Cuima, alusivo ao dia do educador.


Para esta jornada do 22 de Novembro, a repartição da educação está a desenvolver  várias actividades desportivas, palestras, concursos pedagógicos dirigidos aos alunos, com exames curriculares académicos e orações em diversas unidades religiosas em sufrago das almas dos professores falecidos.
in Jornal de Angola de 23.11.2012

Processo de desminagem será reforçado com novas brigadas em 2013


Nove brigadas de desminagem vão entrar em funcionamento em 2013 visando reforçar o processo de clarificação de zonas de minas no país, informou o director-geral do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Leonardo Severino Sapalo.
 
Disse que as novas brigadas vão funcionar numa fase inicial com equipamentos manuais de detenção de minas e posteriormente, caso as necessidades exigijam, poderão evoluir para brigadas mecanizadas, que utilizam máquinas sofisticadas para detectarem e removerem minas.
 
Leonardo Sapalo, que falava no quadro de uma visita efectuada pelos membros do grupo operativo da Comissão Executiva de Desminagemà província, informou ainda que actualmente o processo de detenção e remoção de minas no território nacional é assegurado por 56 brigadas, sendo 53 manuais, duas mecanizadas e uma canina (que utiliza cães).
 
Apesar de considerar insuficiente este número de brigadas, atendendo a extensão territorial do país (1.246.700 quilómetros quadrados), o responsável nacional do INAD deu a conhecer que o processo de desminagem em Angola tem sido complementado por brigadas das organizações não governamentais humanitárias.
 
Considerou positivo o trabalho que as brigadas de desminagem estão a desenvolver, uma vez que está a permitir aumentar consideravelmente a segurança do uso de terra para fins diversos, entre os quais agricultura, turismo e implantação de projectos socioeconómicos que estão a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações.
 
O director do INAD garantiu que actualmente o risco dos cidadãos accionarem minas é "extremamente" baixo no país, graças às acções que têm sido levadas acabo pelas brigadas de desminagem.
 
Não podemos assegurar que o país já esteja livre de minas, mas temos a certeza de que, gradualmente, temos vindo a aumentar consideravelmente o número de zonas livres, permitindo, deste modo, elevar a segurança dos cidadãos”, aclarou.
in ANGOP de 23.11.2012

Parteiras tradicionais aprimoram conhecimento sobre técnicas de assistir parto


Duzentas e 24 parteiras tradicionais dos municípios da Caála, Ekunha, Ukuma e do Chipindo (província da Huíla), participam, desde hoje, na cidade da Caála, num seminário de capacitação onde vão aprimorar conhecimentos sobre o valor de integração na busca da qualidade de vida e preparação de técnicas para assistir o parto.

O evento, uma iniciativa da Repartição Municipal da Saúde da Caála, vai decorrer de 22 a 23 do corrente mês. Visa contribuir a redução de taxas de mortalidade e proporcionar uma assistência de qualidade de partos nas comunidades.

Durante o seminário de refrescamento, as participantes vão igualmente aprimorar conhecimentos sobre o papel da parteira na comunidade, cuidados imediatos pós-parto, acções que garantem a vida da mãe e do filho.

A cerimónia de abertura foi orientada pelo chefe de Repartição Municipal da Saúde da Caála, Albino Dumbi Ernesto, que na ocasião apelou as participantes no sentido de acatarem bem os conhecimentos a serem transmitidos pelos especialistas, por formas a contribuir na acção do governo que visa diminuir as taxas de mortalidade nas comunidades.
in ANGOP de 23.11.2012

Instituto Politécnico de Enfermagem encerra ano lectivo com aproveitamento positivo


Os estudantes do Instituto Médio e Politécnico de Enfermagem "Twapandula", encerram o seu ano lectivo 2012 com um nível de aproveitamento escolar positivo.

Na ocasião, o director pedagógico da instituição, Domingos Malaquias, disse que durante o ano lectivo os alunos foram devidamente preparados, fruto da conjugação de esforços da direcção da escola, professores, pais e encarregados de educação.

Domingos Malaquias encorajou os estudantes no sentido de estudarem mais, com vista a conservarem o seu futuro e não pautarem pelas brincadeiras, delinquências, práticas que em nada dignifica a sociedade angolana.

A cerimónia de encerramento foi marcada com várias sessões de poesias, danças, teatros, danças e músicas, abrilhantas na sua maioria por estudantes da instituição escolar.

No presente ano lectivo, foram matriculados no Instituto Médio de Enfermagem e Politécnico "Twapandula", 622 alunos na 10ª e 11ª classe, distribuídos nos cursos de análises clínicas e enfermagem geral, cujas aulas são ministradas por 22 professores, na sua maioria licenciados e técnicos superiores, apoiados por 12 funcionários administrativos.
in ANGOP de 23.11.2012


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LUIS SÁ E SILVA


Angolanos na alta roda do desporto automóvel. O piloto Luis Sá e Silva no Grande Prémio de Macau 2012.

Calenga colhe mais de 100 mil toneladas de produtos agrícolas


Mais de cento e oitenta mil toneladas de produtos agrícolas foram colhidos de Janeiro a Novembro deste ano, na comuna da Calenga, província do Huambo, numa extensão de 12 mil hectares.
 
O administrador comunal da Calenga, Lutonadio Mamuel Ntima, informou que seis mil famílias camponesas participaram na produção e cultivaram em grande escala produtos como batata rena, milho, feijão, soja, cenoura, cebola, repolho, tomate, alho e couve.
 
De acordo o administrador, em média as famílias camponesas na comuna colhem 300 toneladas de produtos que são comercializados nos mercados informais locais, de Benguela, Luanda, Lunda Norte e Sul.
 
Lutonadio Samuel Ntima assegurou que a época agrícola foi positiva e houve um envolvimento massivo das famílias camponesas que foram capacitadas em técnicas agrárias básicas para o fomento e aumento da produtividade agrícola, numa acção implementada pelo projecto Bom Jesus/Calenga.
 
O administrador realçou que o projecto Bom Jesus/Calenga, para além de assessoria técnica, forneceu às famílias camponesas fertilizantes, instrumentos de trabalho, sementes e construiu um armazém para a conservação dos produtos agrícolas.
 
O administrador da Calenga, Lutonadio Samuel Ntima, disse que na próxima época agrícola 2013/2014 a produção de tremoço será em grande escala, porque a terra é potencial. A administração vai também apostar na criação de gado bovino para atracção animal, para o alargamento das áreas de cultivo.
 
Em 2011, as famílias camponesas colheram cerca de 70 mil toneladas de produtos agrícolas na comuna da Calenga.
in ANGOP de 22.11.2012

Tribunal municipal da Caála conta com mais um juiz


O Tribunal municipal da Caála, localizado a 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, conta com mais um juiz, Filipe Muinho Wessunga, apresentado em cerimónia presidida pelo Juiz Presidente da província do Huambo, Pedro Nazaré Pascoal.
 
Na sua intervenção, o juiz presidente da província do Huambo ressaltou que Filipe Muinho Wessunga vai coadjuvar a actual juíza do tribunal municipal da Caála, Maria Imaculada Lussinga, por formas a agilizar os processos e diminuir os casos de excesso de prisão preventiva dos reclusos.
 
Este reforço da iniciativa do Tribunal Provincial do Huambo, acrescenta, vai permitir agilizar a administração da justiça, por formas a que a população penal dos municípios da Caála e Ekunha, fiquem fora dos excesso de prisão preventiva.
 
O juiz presidente da província do Huambo pediu maior cooperação com a administração municipal da Caála, para o melhor exercício da justiça, visando defender os interesses da população e contribuir na formação da consciência jurídica.
in ANGOP de 22.11.2012

Serviço médico é reforçado


As populações da comuna do Chiumbo, município do Cachiungo, têm ainda este mês um posto de saúde, que vai melhorar a qualidade de assistência médica e medicamentosa.


O chefe da repartição municipal da Saúde do Cachiungo, António Malaquias, referiu à Angop que o posto, a ser entregue ainda este mês às populações, foi erguido no sector de Nbunju de modo a contribuir para diminuição das distâncias que as populações percorriam para terem acesso aos serviços de saúde. 


O posto de saúde está equipado com meios modernos para prestar assistência aos pacientes que procuram os serviços de saúde na unidade sanitária. António Malaquias disse que o programa municipalizado da saúde no Cachiungo está a permitir a melhoria das condições de atendimento aos doentes e reduzir as distâncias que percorriam.


 Na comuna do Chiumbo, a populações do sector de Alto Chiumbo ganhou no sábado  um posto de saúde. O município do Cachiungo tem actualmente 246 enfermeiros e dois médicos.
Conta com um hospital municipal, quatro centros e 15 postos de saúde.

in Jornal de Angola de 22.11.2012

Estradas alternativas reabilitadas


As estradas que ligam os bairros Calobringo e Casseque, à saída para o município da Caála, Sacahala e Cambiote, em direcção à província do Bié, estão em reabilitação, para reduzir os engarrafamentos de trânsito na cidade do Huambo. A via que liga Macolocolo ao Benfica, na entrada nacional para Luanda também está em obras.


Os congestionamentos de trânsito que se registam em algumas avenidas da cidade do Huambo são causados pelo aumento do parque automóvel, o que exigiu do Governo Provincial a reabilitação de vias alternativas que ligam o centro da cidade aos bairros periféricos.


O director provincial das Obras Públicas, Adolfo Morguier, disse que o principal objectivo da reabilitação das antigas vias é descongestionar as avenidas e ruas, no sentido de permitir a fluidez no trânsito.


Neste momento decorre a terraplanagem das vias. A colocação do tapete asfáltico só  feita em princípios do próximo ano. Os trabalhos realizados, até agorajá estão a reduzir os engarrafamentos nas principais saídas da cidade, mas o responsável do projecto anunciou, como tarefa urgente, a colocação da camada de inertes, para evitar a degradação rápida das estradas devido às chuvas.


O projecto prevê a reabilitação de dezenas de quilómetros de estradas, mas as construções anárquicas em alguns bairros e a falta de técnicos especializados em manutenção de equipamentos modernos podem dificultar os trabalhos.


Na empreitada, informou o director provincial das Obras Públicas, estão envolvidas brigadas, constituídas por jovens. Depois da reabilitação das principais vias alternativas, a próxima empreitada é a reabilitação das vias terciárias.


O director do Gabinete do Planeamento e Estatística do Governo Provincial do Huambo, Victor Chissingui, disse que no Programa de Investimentos Públicos de 2013, está prevista  a construção de um velório, uma capela e um parque de estacionamento, com capacidade para 600 viaturas, na zona envolvente ao cemitério municipal.
in Jornal de Angola de 22.11.2012

Primeira fase de requalificação do Jardim zoológico termina em 2013


A primeira fase de requalificação do jardim zoológico, localizado nos arredores da cidade do Huambo, com o propósito de albergar animais selvagens, estará pronta no princípio do ano de 2013, numa acção do governo que visa ocupar os tempos livres dos cidadãos, por formas a aliarem a teoria e a realidade do mundo animal.
 
A responsável pelo departamento do Ambiente da direcção provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo, Suzana Capitia, assegurou que o projecto de requalificação teve início com a vedação do parque e está em curso a construção do muro, seguindo-se, posteriormente, a actuação nos locais onde serão colocados os animais de várias espécies.
 
Suzana Capitia referiu que o programa de requalificação do jardim fará com que surja com novo padrão, de acordo com as regras ambientais, fazendo com os animais sejam melhor acomodados.
 
A responsável acrescentou que o jardim zoológico da cidade do Huambo vai albergar várias espécies de animais, mas na sua maioria as aves em espaço sem vedação, por formas a se respeitar as novas regras.
 
A requalificação do jardim zoológico do Huambo consta do programa de investimentos públicos do governo da província do Huambo de 2012, cujo valor não foi revelado.
in ANGOP de 22.11.2012

Taça Palanquinha Supercuia chega ao Huambo

A província do Huambo alberga neste sábado, 24/11, a Taça Palanquinha Supercuia em futebol 7, uma prova organizada pela Federação Angolana de Futebol “FAF”, em parceria com a Refriango.

A prova será disputada no Estádio dos Curicutelas, na cidade do Huambo e terá a participação de trinta e duas equipas.

A organização do torneio fará a inscrição das equipas participantes no evento até a próxima quinta-feira, 22/11.
in Rádio Cinco de 22.11.2012