quinta-feira, 28 de março de 2013

PÁSCOA


Vamos de mini férias. Regressamos a 01 de abril. Boa Páscoa a todos.

Administrador do Longonjo destaca importância do funcionamento da fábrica de fertilizantes



O administrador municipal do Longonjo, a cerca de 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, António Caviendi, considerou importante a entrada em funcionamento da fábrica de adubos orgânicos, porque vai contribuir para o desenvolvimento económico e social da região.
 
Segundo o administrador municipal do Longonjo, com a comercialização dos fertilizantes produzidos na fábrica o solos estarão fortificados, incentivando a população a incrementar a produção agrícola.
 
Segundo o director de produção da fábrica, Julino Edgar Chicapa Kapamba, sem precisar a data de inauguração, adiantou que a fábrica prevê produzir oitenta toneladas de fertilizantes orgânicos por turno, podendo duplicar a produção em dois turnos de trabalho diário que terá como matéria-prima o capim, cevada e excremento de gado bovino.
 
A fábrica, cujas obras de edificação e montagem de equipamentos arrancaram há cerca de dois anos, já se encontra a funcionar em regime experimental.
 
A unidade fabril poderá criar 30 postos de trabalho para a juventude, técnicos, estivadores e auxiliares de limpeza.
in ANGOP de 28.03.2013

Segurança alimentar debatida em seminário



A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos promoveu, na Chianga, Huambo, um seminário sobre a execução da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Angola.
No seminário, realizado em parceria com a Organização Não-Governamental britânica Food Agriculture And Natural Resources Plicy Analysis Network, também foi analisado o “fortalecimento da agricultura familiar”, a “estratégia e políticas de combate à fome e à pobreza”, “incentivo à agricultura através de programas vocacionados para este efeito”, “desenvolvimento sustentável da agricultura" e “recursos naturais”.
O vice-governador provincial re­alçou a importância do impacto do seminário na promoção de políticas adequadas para a redução da pobreza e para o desenvolvimento e aumento dos rendimentos das famílias camponesas. 

O combate para a redução da pobreza, referiu o vice-governador, é dos maiores desafios do Executivo para edificação de uma sociedade mais próspera e justa.
Francisco Fato declarou que o país tem dado sinais de reactivação da actividade agro-pecuária e regista alguns progressos na produção de cereais e tubérculos, sobretudo milho e mandioca.
O Governo Provincial, disse, tem desenvolvido programas de extensão e desenvolvimento rural, entre os quais o de apoio aos empresários agrícolas.
Execução de projectos agro-industriais em grande escala, construção de perímetros irrigados e de acções de repovoamento florestal, salientou, são esforços irrisórios face às enormes necessidades da população. 
A directora da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente, Maria Lassaste, referiu no seminário a importância dos programas básicos para a disponibilização de alimentos com qualidade e variedade adequada no combate à fome e pobreza.
A responsável do Gabinete Nacional de Segurança Alimentar, Eugénia Silva, afirmou que os programas integrados de combate à fome e à pobreza são um grande desafio para o Executivo.
No seminário participaram especialistas ligados ao ramo agro-alimentar, administradores municipais, organizações da sociedade civil, representantes do sector empresarial privado, académicos e estudantes da Universidade José Eduardo dos Santos.
in Jornal de Angola de 28.03.2013

Administração do Cachiungo empenhado na construção de mercados rurais



A administração do município de Cachiungo, cerca de 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo, está empenhado na construção de mercados rurais de referências, nas comunas de Chiumbo, Chinhama e nos sectores de maior concentração populacional, para proporcionar a compra e venda de produtos em melhores condições.

O administrador municipal de Cachiungo, Frederico Ucuetali, explicou que a iniciativa visa ordenar o comércio rural e facilitar a comercialização de produtos em melhores condições higiénicas, na sua área de jurisdição.

A administração de Cachiungo já construiu os mercados da aldeia de Lonundo e na comuna do Chiumbo, que está a contribuir para a melhoria da actividade comercial nestas circunscrições.

Nesta altura, informou, está em curso a construção do mercado rural de referência no sector do Alto Chiumbo e posteriormente na Chianga, comuna da Chimhama.
in ANGOP de 28.03.2013

Instituto Superior Sol Nascente abre ano académico com 750 estudantes


O Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN) abriu, na cidade do Huambo, o ano académico com 750 estudantes matriculados em 10 especialidades.

Trata-se dos cursos de direito, sociologia, história, ciências políticas e relações internacionais, economia, contabilidade, gestão de recursos humanos, informática e enfermagem.

Em declarações à imprensa, o decano do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, David Bóio, assegurou que a direcção da instituição vai manter a aposta no domínio da investigação científica dos docentes e discentes das províncias do Huambo e do Bié, regiões onde está implementada, por forma a melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem.
  
Na sua intervenção, David Bóio afirmou que este processo de preservação de conhecimento deve ser feito localmente e internamente através da investigação científica, razão pela qual a instituição vai manter-se empenhada na promoção da pesquisa e da investigação científica por parte de professores e estudantes.

A cerimónia contou com a presença do vice-reitor para os assuntos científicos da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), António Eduardo, membros de partidos políticos com assento no Parlamento, entidades eclesiásticas, decanos das diversas instituições do ensino público e privado, docentes e estudantes.

A província do Huambo conta com o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), as Faculdades de Medicina, de Ciências Agrárias (FCA), de Direito, Economia, Medicina Veterinária e o Instituto Superior Politécnico (públicos) afecto a Universidade José Eduardo dos Santos, para além de três Institutos Superiores Politécnicos Privados.
in ANGOP de 28.03.2013

Água potável chega ao povoado da Chela em Londumbali



A população do povoado da Chela, adstrita ao município de Londuimbali, cerca de 92 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, conta desde hoje com um pequeno sistema de captação e distribuição de água, equipado com painéis solares.
 
O mesmo foi montado no quadro do programa "Água para Todos", levado em curso pelo Executivo provincial, naquela região.
 
A cerimónia de inauguração da infra-estrutura, que vai beneficiar mais de 600 famílias da aldeia da Chela, foi orientada pelo administrador adjunto do município de Londuimbali, Arnaldo de Oliveira Catanga, que apelou à população a contribuírem para a preservação daquele bem público.
 
O pequeno sistema de captação e distribuição de água comporta quatro lavandarias, uma bica interna e duas externas e um tanque com capacidade de armazenar mais de cinco mil litros de água. 

Orçou em seis milhões e 500 mil kwanzas, estando inserido no programa do governo de combate à pobreza.
 
Ao intervir no acto, o soba da aldeia da Chela, Mário Saconda, enalteceu a iniciativa do governo em construir o sistema de captação de água, o que vai melhorar a qualidade de vida das populações e diminuir o índice de doenças provocadas por consumo de água imprópria para o ser humano.
 
"As populações vão deixar de percorrer longas distâncias para terem acesso à água potável. Antes consumíamos água das nascentes, que não era tratada. Enaltecemos a iniciativa do governo em por à disposição dos habitantes desta povoação, o que vai contribuir na diminuição das doenças diarreicas nesta comunidade", destacou.
 
No município de Londuimbali existem três pequenos sistemas de água em funcionamento e cinco em execução, no quatro do programa de investimentos públicos, o que vai beneficiar mais de três mil famílias.
in ANGOP de 28.03.2013

Aumenta o policiamento em escolas da província



A Brigada de Segurança Escolar intensificou nos últimos meses as acções de patrulhamento e policiamento de proximidade em todos os estabelecimentos escolares do Huambo.
O comandante provincial da Brigada de Segurança Escolar, sub-inspector António Manuel Catuta, disse ontem ao Jornal de Angola que a nova estratégia visa impedir a proliferação da delinquência e garantir a segurança nos estabelecimentos de ensino.

António Catuta afirmou que a Brigada controla 1.146 escolas, sendo 51 privadas, 18 comparticipadas e 1.077 públicas, do ensino primário, secundário e superior, nos períodos diurno e nocturno. 
Catuta apontou que, apesar dos constrangimentos, os efectivos da Polícia Nacional têm feito um trabalho eficiente em colaboração com as populações, direcções, alunos e encarregados de educação, utilizando todos os meios disponíveis, incluindo viaturas equipadas com materiais de última geração e motorizadas.

Crimes registados

De 2012 até à data foram registados no Huambo 78 crimes, quatro dos quais encaminhados ao Tribunal Provincial, igual número de processos enviados para o Tribunal do Julgado de Menores e os outros para a sala de aconselhamento da Brigada de Segurança Escolar.

O comandante da brigada aconselha os alunos a recusarem boleias de pessoas desconhecidas, não alterarem o percurso de ida e volta da escola, evitarem ofertas de pessoas estranhas nos momentos do intervalo, manterem-se sempre no pátio escolar e não saírem da escola de forma isolada.

No mesmo sentido, aconselhou os encarregados de educação a participarem nas campanhas de sensibilização, conhecerem o horário escolar dos filhos, o percurso de ida e volta, conhecerem os nomes de colegas dos filhos, explicarem aos filhos o significado dos sinais luminosos em caso de atravessarem a estrada.

As acções da Brigada de Segurança Escolar tiveram início em 2003, após denúncias de casos de delinquência nos estabelecimentos escolares, fundamentalmente nas horas nocturnas, devido à falta de iluminação pública em algumas avenidas da cidade e de bairros. 
O comandante da Brigada de Segurança Escolar disse que o actos apurados tiveram lugar nas escolas Comandante Bula, São Francisco de Assis, Handanga, Missionária do Canhe e na Escola nº 34 do segundo ciclo.
in Jornal de Angola de 28.03.2013

quarta-feira, 27 de março de 2013

Reconhecida importância da poesia




O psicólogo Alberto Praia recordou, no Huambo, a importância que a poesia teve durante a luta de libertação nacional.
O psicólogo que fez a afirmação a propósito do Dia Mundial da Poesia, e disse que foi pela poesia que o fundador da Nação, Agostinho Neto, clamou ao mundo pela liberdade e paz.
Fruto dos poemas de Agostinho Neto, disse, “os angolanos tomaram consciência sobre a urgência da luta contra a opressão imposta pelo regime colonial português”.

Além de entreter, declarou, a poesia é um elemento fundamental que continua a exercer o papel de intermediário nas situações sociais. A poesia no Huambo, disse, tem vindo a afirmar-se principalmente entre os jovens, o que é comprovado pela quantidade de poetas e declamadores que despontam.  

Apesar disso, salientouo psicólogo, é necessário trabalhar muito mais para se aumentar o número de poetas na região, contribuir para desenvolvimento da literatura e ajudar a sociedade a compreender os fenómenos que vive e como enfrentá-los.
in Jornal de Angola de 27.03.2013


Garantidas condições técnicas e humanas para o arranque do censo piloto em Maio



A directora dos serviços do Instituto Nacional de Estatística (INE) na província do Huambo, Eurásia Demba, garantiu hoje, terça-feira, estarem criadas as condições técnicas e humanas para o arranque, no dia 16 de Maio, do censo piloto.
 
Informou que em Fevereiro foram nomeados os grupos técnicos, estando neste momento a serem ajustadas as estratégias que permitirão realizar o censo piloto com sucesso, durante aproximadamente um mês, nas comunas do Hengue e Luvemba, no município do Bailundo.
 
Avançou que em Abril terá inicio o processo de formação dos grupos técnicos, bem como dos agentes que vão participar do processo censitário.
 
Eurásia Demba explicou que o censo piloto serve de antecâmara ao censo geral que acontece em 2014, considerando ser uma das maiores operações estatísticas que um país deve realizar de modo a obter dados sobre o número e o nível de vida das famílias.
 
Sublinhou que o censo serve para se dar uma informação crucial ao Executivo no sentido de planificar melhor as acções de desenvolvimento do país, além de atenuar as dificuldades de falta de dados estatísticos.
 
O censo piloto vai ocorrer nas províncias do Cunene, Kuando Kubango, Kwanza Norte, Huambo, Luanda, Uíge e Namibe.
 
O Executivo angolano está engajado na preparação do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2014), também designado por censo, uma operação completa de recolha, compilação, avaliação, análise e publicação de dados demográficos e socioeconómicos num período específico de todas as pessoas residentes e das habitações existentes no país.
 
A realização do censo será determinante para se saber exactamente a estrutura da população angolana e da força de trabalho, a sua distribuição geográfica e as áreas de investimento prioritários.
in ANGOP de 27.03.2013

População da aldeia Etunda esclarecida sobre tratamento da água de consumo



Mais de cinquenta cidadãos da aldeia de Etunda, adstrita a comuna do Lunje, município do Bailundo, foram esclarecidos, durante uma campanha de sensibilização, sobre a importância do tratamento da água de consumo, devido ao risco das doenças diarreicas nesta época chuvosa.
 
A actividade, promovida pela empresa privada de gestão de saúde, Amosmid, foi marcada igualmente com a realização de palestras relacionadas com a conservação de alimentos e saneamento nas comunidades rurais e urbanas, para melhorar a qualidade de vida com métodos fáceis.

Os cidadãos foram ainda esclarecidos sobre a importância do uso correcto do mosquiteiro impregnado com insecticida de longa duração, visando combater o índice de mortalidade materna infantil por malária.

Na ocasião, o gestor do projecto Uhayele no município do Bailundo, Severino Marcos, explicou que a campanha de sensibilização serviu igualmente para orientar a população sobre a colocação do lixo doméstico nos locais certos e de construção de latrinas, assim como de aterros sanitários para a deposição correcta do lixo.

O objectivo é fazer com que as populações tenham maior visão sobre os métodos de prevenção de doenças diarreicas agudas, malária e cólera, razão pela qual estamos a educar, informar e a sensibiliza-los sobre a importância de ferver água de consumo e do uso correcto do mosquiteiro impregnado com insecticida de longa duração”, disse.

O projecto Uhayele, que em língua nacional umbundo significa saúde, é um programa do governo da província do Huambo, através da direcção provincial da Saúde, o mesmo está a ser executado pela Amosmid (empresa privada de gestão em saúde).
in ANGOP de 27.03.2013

Cultura de soja no Huambo







O Instituto de Investigação Agronómica de Angola (IIA), em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Fundação espanhola CODESPA apresentaram na semana finda, na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos, na Chianga, um projecto de promoção da cultura da soja nas províncias do Huambo e Bié.
O projecto é financiado pelo PNUD e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (AECID) e tem por objectivo apoiar os camponeses no cultivo da soja, na produção de sementes de qualidade e nos meios armazenamento do grão. 
Na primeira fase, que vai de Outubro do ano passado a Julho deste, o projecto envolve seis cooperativas de camponeses, e um total de 600 famílias das comunas e aldeias dos municípios do Bailundo, comuna da Chipipa e Chicala Cholohanga, na província do Huambo, e Catabola, na província do Bié, para dentro de aproximadamente um ano se proceder ao lançamento da produção em grande escala.
O representante da CODESPA e apresentador do empreendimento, Borja Monreal, assegurou que, com o projecto em curso, Angola pode tornar-se, nos próximos anos, num grande produtor de soja para o consumo humano e animal, melhorar a dieta alimentar das populações, proporcionar mais postos de trabalho e aprimorar os conhecimentos no cultivo da soja. O chefe da Estação Experimental Agrícola na Chianga, Eduardo Gomes, afirmou que o objectivo do projecto é fortalecer a capacidade de produção da soja. 
Neste momento estão em fase experimental três variedades de soja, importadas de vários países, para se seleccionar as que mais se adaptam às condições angolanas e depois se lançar a produção em grande escala nas províncias do Huambo e Bié.

in Jornal de Angola de 27.03.2013

Inaugurado sistema de capitação e distribuição de água na comuna do Hengue



Um sistema de captação e distribuição de água potável foi inaugurado na comuna do Hengue, município do Bailundo, em cerimónia orientada pela administradora municipal adjunta da circunscrição, Dolina Nassocópia Miguel.
Para a execução da infra-estrutura inserido no programa do governo de “água para todos”, cujas obras tiveram a duração de quatro meses, foram empregues, pela direcção de Energia e Águas da província do Huambo, cinco milhões e 75 mil kwanzas. O sistema vai beneficiar mais de 500 famílias, que compreende três chafarizes e uma lavandaria comunitária.

Em declarações, a chefe de departamento das Águas da direcção de Energia e Água na província do Huambo, Beatriz Filipe, disse que a infra-estrutura construída no âmbito da desconcentração do programa “Água para Todos” deve merecer cuidados e atenção de cada membro da comunidade.
A par deste sistema de distribuição, tratamento e abastecimento de água, temos outros que vão entrar em funcionamento nos próximos dias. Os sistemas foram construídos no âmbito do programa de investimentos públicos de 2012”, disse.
in ANGOP de 27.03.2013

Obras de construção do futuro edifício do INE decorrem com normalidade



A construção do futuro edifício dos serviços do Instituto Nacional de Estatística (INE) na província do Huambo, iniciada em Janeiro, decorre dentro da normalidade, sendo provável que sejam concluídas nos próximos nove meses.

A informação foi dada a conhecer terça-feira, nesta cidade, pelo representante da empresa fiscalizadora, Luís Santos, durante a apresentação do projecto executivo da empreitada aos membros da equipa técnica do governo local.

Na ocasião, Luís Santos reiterou o compromisso de, na qualidade de representante da obra, tudo fazer para que a construção da infra-estrutura seja de acordo aos padrões de qualidade exigidos.

"(...) como fiscalizadores, faremos tudo para que os prazos acordados no acto da consignação da obra sejam respeitados e que a construção seja a de máxima qualidade possível", manifestou.
Referiu que as constantes chuvas que têm caído nesta região estão a criar algum constrangimento no andamento normal das obras, mas, ainda assim, mostra-se optimista na conclusão da empreitada em Janeiro de 2014.
 
O futuro edifício dos serviços províncias do INE vai ocupar uma área de 680.50 metros quadrados e terá dois andares. A construção do mesmo está avaliada em 460 milhões, 130 mil e 819 kwanzas.
in ANGOP de 27.03.2013

Governador em exercício insatisfeito com atitude da construtora Soares da Costa

Governador em exercício da província do Huambo, Francisco Fato.

O governador em exercício da província do Huambo, Francisco Fato, mostrou-se quarta-feira insatisfeito com a ausência da construtora portuguesa Soares da Costa na sessão de apresentação do projecto da obra do futuro edifício dos serviços de estatística.

Considerou que a indisponibilidade desta empresa demonstra, em parte, falta de seriedade, tendo salientado que, apesar de a obra ser de âmbito central, o governo provincial tem a obrigação institucional de a fiscalizar, razão pela qual convocou a construtora para prestar esclarecimentos.

"Estamos insatisfeitos com este procedimento, pois o sucesso desta sessão depende, principalmente, da presença da construtora", disse Francisco Fato, que criticou também a ausência da empresa Triade, projectista da obra.

O responsável exigiu que a infra-estrutura, cujas obras arrancaram em Janeiro deste ano, tenham a qualidade necessária e que justifique o montante financeiro disponibilizado pelo Executivo angolano para o efeito (460 milhões 130 mil e 819 kwanzas).

"Deve ser uma infra-estrutura durável, evitando que um ano depois da sua inauguração a mesma seja reabilitada", asseverou.

Na ausência da empresa construtora e da projectista, coube a empresa fiscalizadora apresentar aos membros da equipa técnica do governo do Huambo o projecto executivo das obras.

Durante a apresentação, considerada pelos presentes de esforçada, foi sugerido ao empreiteiro que proceda alterações no destino das águas pluviais, que crie zonas verdes na evolvente do edifício e parque de estacionamento maior, além de construir uma estação de tratamento de águas residuais.
in ANGOP de 27.03.2013

terça-feira, 26 de março de 2013

Novo hospital em construção




Um novo hospital com 200 camas está em construção no município da Ekunha, província do Huambo.



O director provincial da Saúde, Frederico Juliana, disse que a unidade hospitalar está orçada em mais  de 300 milhões de Kwanzas e vai melhorar o atendimento médico às populações da região. 



Frederico Juliana disse que o hospital em construção vai oferecer serviços integrados como bloco operatório, banco de urgência, pediatria, maternidade, farmácia, laboratórios clínicos, cirurgia, puericultura, medicina, estomatologia, odontologia e ortopedia.



O responsável da saúde no Huambo afirmou que a Direcção Provincial já está a estudar mecanismos para a colocação de quadros que vão trabalhar no futuro hospital,  com o propósito de reforçar e cobrir o quadro do pessoal da saúde na Ekunha.



A província do Huambo está de parabéns, especialmente a população do município da Ekunha, porque o hospital vai resolver muitos problemas que o sector enfrenta, especialmente na melhoria da assistência dos cuidados primários de saúde”, afirmou. 



Frederico Juliana, anunciou o arranque em breve da escola do ensino médio para formação de técnicos de saúde, com 26 salas, e construção no Bairro Comandante Vilinga, nas imediações do campo do Ferrovia. A nova infra-estrutura custou aos cofres do Governo Provincial mais de 300 milhões de kwanzas.

in Jornal de Angola de 26.03.2013

Ravinas preocupam autoridades da Ekunha



A administração municipal da Ekunha, província do Huambo, mostra-se preocupada com as ravinas existentes, em consequência das chuvas que se faz sentir nos últimos tempos naquela localidade.

O administrador local, Calisto Cesário Tchissaluquila, disse que a administração trabalha no seu levantamento, e num programa de arborização para conter as ravinas.

Esse problema de ravina constitui uma ameaça que avança em todas às direcções do nosso município”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 26.03.2013


Empresas envolvidas em obras deverão apresentar projecto de impacto ambiental



A direcção do Ordenamento do Território Urbanismo e Ambiente no Huambo, garante que não vai dar tréguas a todos aqueles que atentarem com o meio ambiente.

Segundo Ana Paula de Carvalho, neste ano de 2013, todas as empresas que estiverem envolvidas em obras do governo, e outras particulares, deverão apresentar um projecto de impacto ambiental.

Temos um programa que estamos a inserir, que, é o estudo de impacto ambiental de projectos de execução de natureza pública”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 26.03.2013

Acidentes de viação provocam 11 mortes na Caála



Onze pessoas morreram e 32 ficaram gravemente feridas em consequência de 34 acidentes de viação registados de Dezembro de 2012 a Março deste ano, no município da Caála (Huambo).
 
Segundo informa o Comando Municipal da Polícia Nacional, os acidentes foram registados nos troços rodoviários Caála/Ekunha, Cuima/Catata, Ngove/Desvio do Tchimpindo, bairros do Calilongue, Compão, nas ruas Norton de Matos, 28 de Maio, na Nova centralidade da Caála e na estrada nacional número “120”.
A Polícia Nacional aponta o excesso de velocidade, falta de precaução, condução sob efeito do álcool, ultrapassagem irregulares e não cedência de prioridades de passagem na via como as principais causas dos acidentes.
Na lista consta choque entre veículos automóveis e motociclos, entre veículos e obstáculos fixos, colisão, capotamento, despistes e atropelamentos.
in ANGOP de 26.03.2013

Chicala-Cholohanga e Mungo com altas taxas de incidência da malária



Os municípios da Chicala-Cholohanga e do Mungo, a 42 e a 135 quilómetros da cidade do Huambo registam altas taxas de incidência da malária, por serem atravessados por diversos rios, facto que favorece a disseminação do vector desta doença.

O coordenador do programa de luta e controlo da malária, Amândio Natito, explicou hoje, que outro factor que faz com que estes dois municípios apresentem muitos casos novos da doença prende-se com a sua proximidade com localidades de províncias vizinhas que também apresentam grande incidência da malária.

Apesar de não ter apresentado dados estatísticos, Amândio Natito informou que maior parte dos casos de malária são nos municípios do Mungo e Chicala-Cholohanga.

Brevemente executar o programa de distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticida de longa duração, para reduzirmos a incidência da malária nestes dois municípios que, em média diária, registam entre cinco a dez novos casos”, frisou.

A seguir aos municípios da Chicala-Cholohanga e do Mungo, acrescentou, estão o Bailundo e Londuimbali, ao passo que a Caála, Ucuma, Longonjo e Chinjenje são os que apresentam menor incidência da doença causada pela picada do mosquito.
in ANGOP de 26.03.2013

IMAG perspectiva superação contínua dos quadros



O director-geral do Instituto Médio de Administração e Gestão (IMAG) no Huambo, Isaac Kulecalala, anunciou que a instituição perspectiva a superação e capacitação dos seus quadros, por forma a elevar os níveis técnico-científico e académico dos docentes.
 
O responsável disse que a acção formativa dos docentes vai ser coordenada com o Ministério da Educação, para programação dos manuais e disciplinas constantes no programa curricular dos cursos a serem ministrados nos próximos anos, tendo em conta as reais necessidades de quadros que a província enfrenta e país, de forma geral.
 
Precisou que a acção de capacitação e superação dos docentes da instituição vai incidir em diversas disciplinas temáticas gizadas pelo Ministério da Educação a nível nacional.
 
No quadro da investigação científica, Isaac Cinco Reis adiantou, por outro lado, que a instituição tem cinco laboratórios de informática básica, avançada e multimédia, além de duas bibliotecas, sendo uma física e outra virtual, equipadas com sistema informático.
 
Para incentivar o hábito pela leitura, o IMAG recebeu mais de 300 livros diversos, cassetes e discos, que estarão brevemente à disposição dos docentes e discentes. Temos ainda um espaço para venda de manuais oferecidos pela empresa portuguesa Sistef que trabalha em colaboração com o Ministério da Educação”, disse.
 
Segundo o director, mais de 151 alunos finalizaram durante o ano lectivo 2012 os cursos médios e básicos nas áreas de operador de informática, assistente de secretariado, auxiliar de contabilidade, contabilidade, estatística e planeamento, gestão empresarial e secretariado.
 
Para o presente ano lectivo foram matriculados 914 alunos, cujas aulas estão a ser asseguradas por 56 professores. Possui 17 salas de aula, quadra polidesportiva, ginásio, entre outros compartimentos indispensáveis para o seu normal funcionamento.
in ANGOP de 26.03.2013

Livraria escolar expõe mais de cinco mil obras diversas



Cinco mil e 700 livros diversos estão expostos na feira do livro aberta no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), promovida pela livraria escolar editora.
 
A intenção é facilitar o acesso dos cidadãos, sobretudo estudantes e professores, aos livros.
 
O responsável pelo evento, Miguel Augusto, disse estarem expostos, o evento que encerra em meados de Abril, obras de diferentes autores e que abordam temas variados, na sua maioria académicos.
 
Deu a conhecer que os livros foram seleccionados de acordo as necessidades da população estudantil da província do Huambo, uma vez que em 2012 a livraria escolar realizou no ISCED local dois eventos do género.
 
Fazem parte do acervo bibliográfico disponível, de acordo com Miguel Augusto, livros de direito, economia, gestão, informática, ciências da natureza, medicina, ciências sociais, gramáticas portuguesas e dicionários, além de literatura infantil.
 
 Lembrou que o evento é também uma oportunidade da livraria escolar divulgar os seus serviços, assim como suprir o défice bibliográfico nesta região do país.
in ANGOP de 26.03.2013

segunda-feira, 25 de março de 2013

Conclusão do troço Cuima/Cusse orçado em mais de 100 milhões Usd



A conclusão da reabilitação e asfaltagem do troço Cuima (Huambo) e Cusse (Huíla) numa extensão de 65 quilómetros de estrada, está orçado em mais de 100 milhões norte americanos, segundo informou hoje, sábado, o director provincial do INEA, Inácio Satambwe.
 
O director provincial do INEA no Huambo sublinhou que os valores em destaque contempla a reabilitação de três pontes sobre os rios Kusse, Luvulu e quando, alguns pontecos, drenagem de valas e outros serviços que contribuirão para num melhor trafico rodoviário.
 
O director provincial do Instituto de Estrada de Angola (INEA), Inácio Satambwe assegurou que nesta altura está em curso os procedimentos administrativos para o reajustamento financeiro, para possibilitar a empreiteira Odebrescht retomar com os trabalhos dentro de alguns dias.
 
"Os trabalhos ficaram suspensos face a prioridade que se deu ao troço Caála/Ngove devido a necessidade da reabilitação da barragem".
 
Inácio Satambwe ressaltou que a Odebrecht concluiu com êxitos os troços Caála/ Ekunha, Caála/Ganda (Huambo), Caála/Ngove e a barragem do Ngove que já se encontra em pleno funcionamento, oferecendo melhor tráfico aos automobilistas.
in ANGOP de 25.03.2013

População reconhece esforços do governo na melhoria de condições sociais



As populações dos bairros de Casseque I e Belém do Huambo, reconheceram, nesta cidade, os esforços do governo ligado à melhoria das condições de vida dos cidadãos em vários domínios, principalmente as ligadas a distribuição de água potável, inserido no programa "Água para Todos" na província.
 
Em declarações à Angop, a propósito do Dia Mundial da Água, assinalado sábado, as populações foram unânimes em reconhecer os esforços do governo na construção e reabilitação dos sistemas de captação e distribuição de água as comunidades, numa iniciativa que está a contribuir no combate as doenças nas comunidades.
 
O soba do Belém do Huambo, Feliciano Chimbundi, enalteceu a iniciativa do governo instalar o sistema de captação e distribuição de água, porque as populações vão deixar de percorrer distâncias e consumir líquidos tirado das nascentes impróprios para o ser humano, na sua área de jurisdição.
 
"A instalação de postos de abastecimento de água potável em todas as regiões do país demonstra claramente o trabalho do Executivo na melhoria da qualidade de vida das populações e apelamos as populações no sentido de cuidar as infra-estruturas posto hoje a disposição da comunidade, evitando a sua degradação prematura", disse.
 
Por seu turno, o cidadão Joaquina Ngueve, da mesma comunidade, destacou que a construção e reabilitação das infra-estruturas constitui um dos principais desafios do governo, que visa melhorar a qualidade de vida das populações angolanas e da província do Huambo em particular.
 
Já para o coordenador da comissão de moradores da localidade do Casseque, Constantino Kalessule, enalteceu a inauguração do novo sistema de abastecimento de água com uma capacidade de beneficiar mais de 500 famílias, além de instituições sociais, como igrejas, escolas e postos de saúde.
 
"A falta de água potável tem sido um dos principais problemas da população, agora foram ultrapassadas as doenças como a diarreia e a cólera", reconheceu.
 
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aos 22 de Março de 1992, com o objectivo de chamar a atenção da sociedade para a questão da escassez desse importante bem natural e, consequentemente, buscar soluções para o problema.
in ANGOP de 25.03.2013

ONG IMVF incentiva plantação de eucaliptos para conter progressão da ravina no Ekunha



A administração municipal do Ekunha, 45 quilómetros a noroeste da cidade do Huambo, recebeu esta sexta-feira 500 árvores de eucalipto para serem plantadas ao longo da ravina que está a progredir em direcção ao cemitério local.

Tais eucaliptos foram oferecidos pela organização não-governamental Instituto Marquês Vale Flor (IMVF), cuja coordenadora municipal, Eunice Fernandes Delina, informou hoje (domingo) à Angop que a plantação de árvores, principalmente da espécie de eucaliptos, ajuda a conter a progressão de ravinas.

Lembrou que nos últimos anos esse município tem sido muito vulnerável ao surgimento de ravinas, algumas das quais têm ameaçado a circulação de pessoas e bens entre aldeias, facto que obrigou o IMVF a incentivar os munícipes a plantarem árvores.
in ANGOP de 25.03.2013

Arborização da cidade será feita em cinco fases distintas



A arborização da cidade do Huambo, cujo plano foi apresentado, será feita em cinco fases distintas, a primeira das quais, que já está concluída, consubstanciou-se no levantamento e diagnóstico dos elementos arbóreos.

A directora técnica e comercial da empresa privada Ecovisão, Susana Palminha, explicou à Angop, durante a apresentação do plano, que a implementação das quatro fases subsequentes aguarda pela aprovação do governo provincial.

Deu a conhecer, porém, que o processo de reflorestamento de arruamentos vai obedecer a três etapas e que a 1ª faz parte da segunda fase do cronograma de acções e será feita em simultâneo com o início da estratégia de comunicação.

Referiu que ao longo da execução do plano de arborização será construído um viveiro de plantas, visando reduzir os custos decorrentes da importação de árvores e serão ainda realizadas acções formativas voltadas à educação ambiental.

Informou que depois de cumpridas as cinco fases de execução deste mesmo plano, a cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome, poderá transformar-se numa vanguarda sustentável.

Disse que a elaboração do plano de arborização teve como objectivo caracterizar o espaço urbano da cidade, bem como o elenco arbóreo ornamental existente, estabelecer directrizes para o correcto manuseamento e manutenção das árvores, relacionar a árvore com outros elementos urbanos, estabelecer usos adequados para o elenco arbóreo, estabelecer programas formativos no âmbito da educação ambiental e, ainda, definir directrizes para a construção de um viveiro municipal.
in ANGOP de 25.03.2013

Reconhecida importância da poesia na luta de libertação nacional



O psicólogo Alberto Praia reconheceu no Huambo a importância que a poesia teve durante a luta de libertação nacional, que culminou com o alcance da independência a 11 de Novembro de 1975.
 
Falando a propósito do Dia Mundial da Poesia, Alberto Praia lembrou ter sido por meio desta arte literária que o fundador da Nação, António Agostinho Neto, clamou ao mundo pela liberdade e paz.
 
Fruto dos poemas de Agostinho Neto, explicou o psicólogo, "os angolanos tomaram consciência sobre a urgência de lutarem contra a opressão imposta pelo regime colonial português".
 
Na visão de Alberto Praia, a poesia é um elemento fundamental que continua a exercer o seu papel de intermediário nas situações sociais, além de entreter os cidadãos.
 
Reconheceu que no Huambo esta arte tem vindo a afirmar-se cada vez mais, principalmente no seio da juventude, a julgar pelo número de poetas e declamadores que têm vindo a despontar.
 
Ainda assim, referiu, é necessário que se trabalhe muito mais no sentido de aumentar o número de poetas nesta região, para darem o seu contributo no desenvolvimento da literatura e ajudarem a sociedade a compreender quais são os fenómenos que estão a viver e como enfrentá-los.
in ANGOP de 25.03.2013

Atletas do Huambo triunfam no Namibe


A equipa da província do Huambo foi a grande vencedora do Campeonato Nacional de Corta-Mato para atletas portadores de deficiência, realizado ontem no Namibe.

Os atletas do Planalto Central arrebatarem duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze, em masculinos, enquanto em femininos somaram uma de ouro e duas de prata. Na segunda posição ficou a equipa de Malange, ao conquistar duas medalhas de ouro e uma de prata, em masculinos, e duas de ouro, em femininos. A delegação do Bié ocupou o terceiro lugar, com a conquista de uma medalha de ouro e duas de prata, em masculinos, e duas de ouro e uma de prata, em femininos.


A prova, que decorreu nas imediações da Academia de Pescas, teve como nota dominante a boa organização, prontamente sublinhada pelo secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano, António da Luz.


Foi mais uma competição em que participaram cerca de 130 atletas, em representação de 13 províncias do país. Cumprimos o que estava programado. O importante é que todos os atletas conseguiram cumprir aquilo que se pretendia. Isso permite-nos compreender que existe uma boa organização interna”, realçou António da Luz.

As províncias do Namibe, Huíla, Kwanza-Sul, Malange e Huambo são as prioridades do Comité Paralímpico, de acordo com António da Luz. O presidente da Associação Provincial do Namibe, Edgar Gabriel, disse que esta realização vai permitir uma maior adesão dos portadores de deficiência na província.
in Jornal de Angola de 25.03.2013

Mascote do mundial de hóquei chama-se Kaissarinha


Kaissarinha é o nome da mascote do mundial de hóquei em patins que se disputa em setembro em Angola.

O nome, em homenagem ao antigo jogador de hóquei Kaissara, conseguiu 323 votos, contra o Charra Charra (255 votos), nome de um tipo de patins usado no início da modalidade em Angola, e Cassendinha (115), em alusão ao bairro Cassenda, que tem vários praticantes da modalidade.

Entretanto, o comité organizador do mundial já lançou o website do evento (mundialhoqueiangola2013.com).

O mundial realiza-se entre 20 e 28 de setembro em Luanda e no Namibe.
in A BOLA ANGOLA de 25.03.2013

sexta-feira, 22 de março de 2013

Projecto Sorriso chega a mais de três mil crianças



Três mil e 200 alunos do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário da escola nº 164 do barro da Chivela, arredores da cidade do Huambo, beneficiaram hoje, quinta-feira, de consultas gratuitas de estomatologia e de kits de higiene bucal, numa iniciativa que visa combater a cárie dentária.
 
O coordenador de campo do Projecto Sorriso, Rafael Knobeauch, adiantou que a sua execução nas escolas visa ainda informar, educar e sensibilizar a população sobre os riscos da cárie dentária.
 
O objectivo é levar informação e educação aos alunos sobre a higiene bucal e efectuar o pronto atendimento de estomatologia após palestra de sensibilização”, informou.
 
Rafael Knobeauch referiu que serão ainda distribuídos, no âmbito do Projecto Sorriso, 60 mil kits de saúde bucal, composto por escova dental, creme dental e uma cartilha de orientação de higiene bucal em todas as escolas do ensino primário dos 11 municípios.
 
Por sua vez, a directora da escola, Maria José Lussati, realçou que a realização de consultas estomatologias em escolas constitui uma mais-valia na redução da proliferação da cárie dentária no seio dos alunos.
 
Os pais e encarregados de educação devem incentivar as crianças a conservação e protecção dos kits recebidos”, considerou.
 
Maria José Lussati informou que no presente ano lectivo estão matriculados três mil e 387 alunos da iniciação a 9 classe, cujo processo de ensino é assegurado de 72 professores.
 
O Projecto Sorriso, implementado pela direcção da Saúde na Província do Huambo, conta com o apoio financeiro do governo e está a ser executado pela Empresa Privada de Gestão em Saúde AMOSMID.
in ANGOP de 22.03.2013

Implementação do plano de arborização da cidade aguarda aprovação do governo



O plano de arborização da cidade do Huambo foi apresentado a entidades da sociedade civil, com a finalidade de o enriquecerem com mais ideias, mas a sua implementação vai depender da aprovação dos membros do governo da província.
 
A directora do ordenamento do território, urbanismo e ambiente, Ana Paula de Carvalho, informou, durante o acto de apresentação, testemunhado pelo vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Kalunga Francisco Zage Kissanga, que este plano caracteriza e propõe soluções de florestação e reflorestação para o centro da cidade projectada e planeada.
 
Referiu que surge enquadrado na legislação angolana vigente, nomeadamente na lei de bases do ambiente, em que os princípios gerais aludem ao direito de viver num ambiente sadio e aos benefícios da utilização racional dos recursos naturais.
 
Para que este plano tenha êxito, a directora provincial do ordenamento do território, urbanismo e ambiente explicou que estão a ser criados os instrumentos de funcionamento que permitam a criação de condições institucionais favoráveis para que possa ter os apoios necessários na sua fase de implementação.
 
Realçou ainda que a preservação dos recursos naturais obriga que se conheçam, de forma redutora, as características da envolvente da cidade, facto que permitirá o espaço urbano se sobrepor a paisagem existente, procurando estabelecer relações de equilíbrio ecológico e minimizando os impactos negativos decorrentes das actividades humanas.
 
A apresentação do plano de arborização urbana, designado por Huambo: a vanguarda da sustentabilidade, inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial da árvore e das florestas.
in ANGOP de 22.03.2013

Escritora Isabel Ferreira autografa hoje novo livro


Isabel Ferreira promove hoje, a partir das 9h30, na Assembleia Nacional uma sessão de venda e assinatura de autógrafos do seu mais recente livro, "O Coelho Conselheiro Matreiro e outros contos que eu te conto..."

A sessão está integrada no projecto “Ler é ver com prazer...”, da autoria da escritora.

Além da Assembleia Nacional, Isabel Ferreira vai promover o seu livro no Colégio Semente do Saber, dia 1 de Abril, em Luanda, e na Biblioteca Nacional, a 2 de Abril, Dia Internacional da Literatura. A 5 de Abril, a escritora vai estar no Jardim da Cultura, no Huambo. 

Isabel Ferreira nasceu em Luanda. Envolvida nos ideais políticos, ingressou nas FAPLA, onde mais tarde fez parte do agrupamento musical FAPLA -Povo. Através de actividades ligadas às campanhas de colheita de café e algodão, Isabel Ferreira começou a participar na vida artística e pertenceu, então, ao Conselho Nacional da Cultura. 


Actualmente, colabora com as universidades da UNEB e USPI no Brasil, e com a University of Toronto.

É autora dos livros: “Laços de Amor” (poesia), Luanda, 1995, “Caminhos Ledos” (poesia), Lu­anda, 1996, “Nirvana” (poesia) 2004, “Fernando D Aqui”- (ficção), Lançado na Academia Brasileira de Letras- em 2005, “A Margem das palavras Nuas” (poesia) – 2006, “O Guardador de Memórias” (ficção) 2008, “O Coelho Conselheiro Matreiro e outros contos que eu te conto...” (2012). 

Isabel Ferreira consta em várias antologias nacionais e estrangeiras. Em 2012 participou na Antologia das Mulheres de África, Brasil e América Latina, organizada pela UESPI - Universidade Estadual do Piauí (Brasil).
in Jornal de Angola de 22.03.2013

Aberta campanha de pulverização extra-domiciliar



Uma campanha de pulverização extra-domiciliar destinada a eliminar os mosquitos causadores da malária foi lançada hoje, na cidade do Huambo, numa iniciativa da direcção provincial da saúde.
 
A campanha prevê beneficiar mais de um milhão e 239 mil habitantes da província em três meses.
 
O processo de combate à malária no seio das comunidades do município sede do Huambo vai consistir no envolvimento de equipas e aparelhos de fumigação, com o objectivo de acelerar a redução da morbi-mortalidade por malária.
 
Em declarações à imprensa, o supervisor de luta contra malária no município do Huambo, João de Cancio Sabino, informou de Janeiro a Fevereiro do presente ano foram registados dois mil 161 casos de malária, contra 23.590 do igual período anterior.
 
O responsável assegurou que haver uma redução da taxa de mortalidade por malária face ao empenho do governo e dos seus parceiros, consubstanciado na melhoria da qualidade de assistência médica e medicamentosa às populações.
 
Por seu turno, a administradora adjunta do Huambo, Deolinda Paulino Camarada, solicitou maior colaboração da população para com as equipas de pulverização Deolinda Paulino Camarada solicitou ainda os pais e encarregados de educação no sentido de sensibilizarem as crianças para que no momento da pulverização não brinquem no fumo por conter químicos nocivos à saúde humana.
in ANGOP de 22.03.2013