terça-feira, 30 de abril de 2013

1º DE MAIO



TODOS AO 1º DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES

Insuficiência de magistrados provoca acumulação de processos


A província do Huambo possui 12 magistrados para 21 juízes, facto que tem originado a acumulação de alguns processos crimes, por não conseguirem atender a demanda.

O facto foi expresso pelo procurador provincial, Tito Miguel Cassule, em declarações à imprensa, no quadro do 34º aniversário deste órgão.

Apesar da insuficiência de magistrados, garantiu, a Procuradoria-Geral da República do Huambo “não regista há muito tempo”, casos de excesso de prisão preventiva, chegando mesmo a colocar alguns detidos em liberdade condicional.

O responsável lamentou ainda a falta de magistrados junto do Serviço de Migração Estrangeiro (SME), Polícia Económica, bem como em alguns municípios.

Ainda assim, Tito Miguel Cassule assegurou que, a nível do Huambo, a PGR vai empenhar-se para manter a legalidade, defender os interesses dos cidadãos e do Estado angolano.

Informou que durante o ano de 2012 foram feitos mais de mil interrogatórios a cidadãos envolvidos em práticas de crimes e um número aceitável de processos deram entradas nos tribunais.

Para saudar o 34º aniversário da Procuradoria Geral da República foram realizadas palestras e debates com vista a elevação da consciência jurídica dos cidadãos.

Temas como “o papel fiscalizador do Ministério Público, “a PGR à luz da nova lei orgânica” e a “violência doméstica, um mal social a combater”, foram abordados em palestras. 

in ANGOP de 30.01.2013  

Jura recomenda militantes a cultivarem espírito de unidade


O secretariado provincial da Jura no Huambo recomendou, no domingo, os militantes a cultivarem o espírito de unidade em prol da consolidação da paz, da democracia, reconciliação nacional e respeito aos direitos do homem.

O facto consta do comunicado final da reunião do comité provincial da Jura, tendo reafirmado a importância de manter-se sempre o diálogo.

Os membros da Jura solidarizam-se com as vítimas das calamidades naturais da Chicomba, província da Huíla.

Discursando no acto de encerramento, o secretário provincial da Unita do Huambo, Liberty Chiyaka, defendeu a necessidade de haver respeito pelos adversários, de forma a se dar novo rumo ao país.

Apelou a juventude a contribuir no combate à pobreza, bem como a apostar na formação académica visando a sua participação no desenvolvimento do país.

in ANGOP de 30.04.2013

Especialista reconhece haver fraca aposta na segurança e saúde dos trabalhadores



O especialista em prevenção de riscos laborais e qualidade do meio ambiente, Fernando Ferreira Vicente, reconheceu hoje, no Huambo, haver no país uma fraca aposta das entidades empregadoras (públicas e privadas) na segurança e saúde dos trabalhadores.
 
Em declarações, a propósito do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, assinalado domingo, sublinhou que a não observância das regras básicas de segurança e higiene nos locais de trabalho constitui a principal causa de improdutividade das empresas e do surgimento de doenças ocupacionais que afectam a mão-de-obra.
 
Disse que a segurança e saúde no trabalho requer da entidade empregadora uma visão preventiva que inclua a comunicação e educação para obter-se, da parte dos trabalhadores, atitudes positivas que diminuam o risco de acidentes e doenças.
 
Analisando bem as coisas, nota-se que as empresas preocupam-se muito pouco com a segurança e a saúde dos seus trabalhadores. Esquecem-se que os níveis de desenvolvimento que o país apresenta obrigam que os responsáveis de instituições laborais públicas e privadas induzam os seus trabalhadores sobre a problemática da segurança no trabalho, para que estes se integrem devidamente nas condições de trabalho”, realçou.
 
Para que haja aumento no nível de conhecimento sobre a importância da segurança e saúde nos locais de trabalho, Fernando Ferreira Vicente defendeu maior actuação do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e dos sindicatos no concernente à aplicação da legislação vigente (o decreto 31/05 de Agosto), que obriga as empresas com mais de 50 funcionários a criarem condições de segurança e higiene.
 
O especialista deu a conhecer que o risco de acidentes de trabalho, incidência de doenças ocupacionais, a improdutividade e o absentismo dos funcionários são algumas das manifestações da não observância da segurança e saúde nos locais de trabalho.
 
Apontou a obesidade, esterilidade, depressão, as lesões por esforço repetido e doenças osteomusculares como as doenças ocupacionais a que, frequentemente, os trabalhadores estão sujeitos a contraírem por falta de segurança e higiene.
 
Fernando Ferreira Vicente lamentou também o facto de muitos trabalhadores serem empregados sem que, no entanto, lhes seja exigido um comprovativo fiável sobre a sua sanidade, para, em função do estado de saúde, exercerem tarefas que se adaptem à condição dos mesmos.
 
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, com foco na prevenção, foi instituído em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), motivada por uma explosão que aconteceu em 1969, no referido dia, em uma mina no estado americano da Virginia, que matou 78 mineiros.
 
in ANGOP de 30.04.2013

Direcção da Cultura continua empenhada na preservação das danças tradicionais

A preservação e valorização das danças tradicionais, que reflectem os hábitos dos ancestrais da região do planalto central, continua a fazer parte das prioridades da Direcção Provincial da Cultura no Huambo, informou hoje o responsável deste sector, Pedro Nambongue Chissanga.

Em declarações por ocasião do Dia Mundial da Dança (29 de Abril), considerou satisfatório o estado actual da dança nesta província, embora tenha lamentado o facto de muitos grupos do estilo contemporâneo estarem a desaparecer, por falta de apoios financeiros.

Justificou a aposta na preservação e valorização das danças tradicionais para permitir que as mesmas sejam conhecidas pelas gerações actuais e vindouras, já que muitos cidadãos das zonas urbanas não se revêem nas danças folclóricas desta região, por desconhecerem-nas.

Na província do Huambo, segundo o director da Cultura, as danças tradicionais classificam-se em olundongo, onhatcho, okatita, ondjando, ongandjo e elissemba, consideradas de estandarte da cultura local no que a dança diz respeito, apesar de predominar também outros estilos transportados de culturas de outros países.

Disse que à excepção dos municípios de Mungo, Chicala-Cholohanga e Cahiungo, os oito restantes têm grupos de dança tradicional que, ao longo de todo o ano, realizam as suas actividades para promover e valorizar esta arte.

Criamos, inclusive, um festival provincial de dança tradicional, no qual participam todos os grupos desta província. Temos 10 grupos que são constantes, ao passo que os outros aparecem apenas em eventos como o Carnaval”, informou.

Pedro Chissanga deu ainda a conhecer que, no âmbito dos esforços de preservação, valorização e resgate das danças tradicionais, a direcção da cultura está a trabalhar para garantir autonomia funcional e financeira aos grupos que até ao momento conservam este património histórico e cultural imaterial.

O Dia Mundial da Dança, comemorado desde 1982, visa, entre outros objectivos, aumentar a atenção pela importância da dança entre o público, assim como incentivar os governos de todo o mundo a fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino primário ao superior.  

in ANGOP de 30.04.2013

Huambo terá centro regional de distribuição de cimento


Um centro regional de armazenamento e distribuição de cimento, com capacidade para 30 mil toneladas, será construído este ano na província do Huambo, no sentido de impulsionar as acções de reconstrução, construção e do desenvolvimento económico-social da região centro do país.
 
A infra-estrutura a ser erguida no bairro de São Pedro, arredores da cidade do Huambo, é da iniciativa do conselho de administração da Fábrica de Cimento da Comunidade do Cuacra, município do Sumbe, província do Kwanza Sul, cujo projecto foi apresentado hoje aos membros do governo local e empresários do ramo da construção civil.
 
Em declarações à imprensa a saída do encontro, o governador em exercício da província do Huambo, Francisco Fato, enalteceu a iniciativa, afirmando que o cimento a ser produzido no Kwanza Sul vai proporcionar maior “durabilidade” às obras em curso na região.
 
Os principais beneficiários deste projecto serão os empresários do ramo de construção civil com a redução dos custos de transportação desde produto (a partir de Benguela e Luanda), enquanto a população local terá maior facilidade de aquisição e ver suas obras concluídas a curto prazo”, enfatizou.
 
Por seu turno, o director comercial da unidade fabril, Mário Cumandala, frisou que a construção do empreendimento na província do Huambo enquadra-se na estratégia de distribuição do cimento a ser produzido no kwanza Sul para a região centro país.
 
Vamos construir esse centro aqui no Huambo pelo facto de ser uma das grandes praças comerciais do território angolano”, afirmou, tendo sublinhando que o objectivo é solucionar os problemas relacionados com a falta deste material.
 
A fábrica de cimento do Kwanza Sul (FCKS), cuja conclusão das obras está prevista para este ano, terá uma capacidade de produção de quatro mil e 500 toneladas dia.
 
O produto a ser comercializado terá como nome “cimento yetu”  e apresentar-se em embalagens de 50 quilogramas.
 
in ANGOP de 30.04.2013

Motocross: Vuti batido no Huambo


O motoqueiro do Huambo, Dinho Maquina, mostrou domingo o seu bom momento de forma desportiva, superando o rival Hélder Coelho ”Vuti”, com o tempo de 19 minutos, 22 segundos, contra 19 minutos e 36 segundos, na segunda prova da classe Open 600 cúbicos que ditou a conquista do Grande Prémio Juventude, disputado no Autódromo de Luanda.

O atleta da província do planalto central iniciou a prova atrás de Vuti, que liderava a corrida, foi mais eficiente ao tomar o comando do percurso após o corte da primeira volta e conservar a vantagem até ao final das 11 voltas que envolveu 14 participantes.

Na primeira "manga" da competição, que registou dez voltas, Dinho Maquina que passou desde muito cedo a frente dos opositores, esteve perto de vencer a mesma, mas por desatenção foi ultrapassado por Vuti, quando ambos haviam cortado a sexta volta e terminou vitorioso cronometrando 17 minutos, 43 segundos contra 17 minutos e 44 segundos.

Este percurso foi marcado com uma paragem que levou cerca de 20 minutos para o recomeço. A pausa deveu-se ao choque que Gerson teve com o motoqueiro Dimas Cowboy, na segunda curva da pista.

Os dois tiveram fracturas, mas Gerson Inácio foi o que mais sofreu ao contrair graves lesões na mão e na perna esquerda. O mesmo está fora do perigo, segundo a bombeira Augusta Miguel, mas foi levado numa das clínicas da capital do país para outros cuidados médicos.

Víctor Barros quedou-se na terceira posição desta categoria, ao passo que Carlos da Cruz arrebatou o troféu na classe de AGP 600 Cúbicos, com 45 pontos, os mesmos que o segundo Joel Galiano. Pedro Pina ficou no terceiro posto com 32.

Em automobilismo, o circuito teve 12 voltas, Luís de Oliveira foi o grande vencedor ao somar 53 pontos em GT. Na classe A, o topo do pódio foi obtido por Guedes Francisco, com 33 pontos.

O Grande Prémio Juventude em automobilismo e motociclismo visa saudar a data assinalada a 14 do corrente.

in TPA de 30.04.2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Destacado contributo de Angola na resolução dos conflitos nos Grandes Lagos



O contributo de Angola na busca de soluções para o conflito na região dos Grandes Lagos foi sublinhando hoje, sábado, pelo director do Centro de Estudos e Investigação Cientifica da Universidade Lusíadas, António Luvualu de Carvalho.
 
O facto foi expresso durante uma mesa redonda sobre tema “Angola no século XXI, desafios e oportunidades”, promovida pelo Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN), no Huambo.
 
Na sua intervenção, o professor afirmou que a falta de vontade política no respeito dos acordos firmados entre as partes constitui a principal causa dos conflitos que grassam, na região, principalmente na República Democrática do Congo (RDC).
 
António Luvualu de Carvalho, que se dirigia a mais de uma centena de pessoas entre os quais estudantes, dirigentes políticos, religiosos e membros do governo, apontou ainda a influência negativa das economias das antigas colónias, como estando na base dos desentendimentos, que iniciaram em 1960.
 
Referiu-se ainda ao genocídio no Ruanda, de 1994, quando os extremistas Hútus massacraram mais de um milhão de Tutsis.
 
Perante o quadro, António Luvualu de Carvalho destacou a primeira intervenção positiva de Angola, ao enviar mais de dois mil homens que garantiram a segurança e a inviolabilidade das suas fronteiras, na primeira guerra da RDC.
 
Por seu turno, o director geral do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente no Huambo, David Bóio, assegurou que o evento serviu para munir de conhecimentos sobre a importância de Angola no contexto africano e mundial.
 
in ANGOP de 29.04.2013

Apresentado livro "As mulheres valem mais do que imaginam"

O livro intitulado “As mulheres valem mais do que imaginam”, da autoria do escritor angolano Balduíno Fio, foi apresentado sexta-feira, na cidade do Huambo, aosamantes da literatura.
 
Com 81 páginas divididas em seis capítulos, o autor, no seu livro de estreia, narra questões essencialmente relacionadas com o amor e a fidelidade conjugal que diz estarem a ser banalizados na sociedade actual.
 
Depois da sessão de venda e autógrafos, Balduíno Fio salientou que a obra é igualmente um contributo para que as mulheres possam olhar para si mesmas e perceberem que são mais valiosas do que aquilo que elas imaginam.
 
Frisou que os leitores se conseguirem absorver parte dos conselhos e reflexões constantes no livro poderão estabelecer a harmonia nos lares e dar mais importância ao amor, em detrimento de qualquer outra coisa.
 
O amor não se resume a uma simples palavra, vai além dos limites, é sensacional e agradável. Este meu 1º livro reflecte temas sobre o amor das mulheres e o amor pelas mulheres e é um contributo para valorizar as relações amorosas”, sublinhou.
 
Balduíno Fio, nascido em 1987 no Huambo, informou que nos seis capítulos do livro os leitores vão aprender a conhecer as mulheres, o sofrimento das mesmas pelo amor, o que um homem deve fazer quando a relação estiver a desmoronar, a mulher e o amor, além de outros temas cruciais.
 
O livro "As mulheres valem mais do que imaginam" foi apresentado oficialmente ao público no mês de Março, em Luanda.

in ANGOP de 29.04.2013

Candidatos ao Julgamento simulado internacional prometem dignificar UJES



Os dois candidatos apurados para representar a Faculdade de Direito do Huambo, afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), no concurso internacional de julgamento simulado, a acontecer a na África do Sul, em Setembro, prometeram neste sábado dignificar o nome da maior instituição de ensino superior da V região académica do país.

Os candidatos mostraram-se conscientes das dificuldades que têm pela frente, sobretudo no enquadramento ao concurso, uma vez que é a primeira experiência do género.

Ainda assim, prometeram preparar-se para elevar o seu nível de conhecimentos e, consequentemente, o nome da Universidade José Eduardo dos Santos, no maior encontro das instituições de ensino superior dos países africanos.

Henriques Kossengue, primeiro candidato, estudante do 4º ano de direito, disse que representar a uma instituição de ensino, como a Universidade José Eduardo dos Santos, numa actividade onde participam os melhores estudantes das instituições de ensino superior do continente africano é uma tarefa difícil.

Já Manasses Chimucu, segundo candidato e estudante do 5º ano apontou o idioma inglês, como uma das dificuldades a encontrar no maior concurso internacional do julgamento simulado, organizado pela Universidade Western Cape, em colaboração com o Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Pretória.

Vamos nos dedicar e preparar mais para superar aquilo que não conseguimos mostrar no concurso provincial e ganhar mais experiencia no concurso nacional, que vai acontecer no próximo mês de Agosto, em Luanda”, afirmou.

in ANGOP de 29.04.2013

Defesa das crianças desfavorecidas entre as prioridades da Miss Garota 2013


A defesa dos direitos das crianças desfavorecidas, bem como o reforço das campanhas de sensibilização sobre as consequências do consumo de bebidas alcoólicas na adolescência constituem as prioridades da Miss Garota Juventude edição 2013, Paulina Núria Fonseca. 
 
Perspectivando o seu mandato (2012/2013) à imprensa, após a sua eleição, a estudante do Centro do Curso Pré-Universitário Católico (CPUC), de 16 anos de idade, afirmou que esta acção visa unir os pais e encarregados de educação na resolução dos problemas das crianças desfavorecidas e desencorajar o uso de bebidas alcoólicas por parte dos adolescentes.
 
Paulina Núria Fonseca, que substitui Laura Bernabel, recebeu como prémio uma motorizada, bolsa para frequentar escola de condução e dois mil dólares norte-americano.  
 
A gala foi animada pelos músicos Kelly Silva, Edna Mateia, Pato, Gisela Silva, Ndi One Campos e os grupos Bue de Toques, Tribais do Pânico, 101 Toques, The Phable, entre outros.
 
in ANGOP de 29.04.2013

Assembleia anual recomendam espírito de inter ajuda nas comunidades cristãs


Os participantes a VI assembleia anual da pastoral paroquial da Igreja da Sé Catedral do Huambo, com o tema central “Família, fé e cultura”, recomendaram hoje, domingo, aos religiosos a trabalharem para que haja nas comunidades cristãs o espírito de inter ajuda, sobretudo em relação às famílias mais desfavorecidas. 
 
A recomendação consta do comunicado final do encontro, no qual defendem o aprofundamento dos aspectos positivos por parte das famílias na sua vivência, tendo sempre em conta o amor, a abertura à vida, o valor da família alargada e a hospitalidade, para se efectivar a caridade e a solidariedade para com os mais carecidos. 
 
Os participantes auguram que o tema abordado na VI assembleia ajude os cristãos a terem consciência dos males que afectam a vida das famílias angolanas.
 
De acordo com o documento, a igreja é chamada a uma contínua renovação da vida dos crentes, professando publicamente a fé em Jesus Cristo e transmitindo-a as gerações futuras.
 
Os participantes recomendaram ainda o incentivo do estudo profundo do catecismo da Igreja Católica e a formação bíblica permanente que corresponda às inquietações das comunidades, que renove e fortaleça a fé pessoal e comunitária das famílias.
 
A VI assembleia anual da pastoral paroquial iniciada sábado congregou cerca de 181 participantes, entre sacerdotes, catequistas, membros de associações e movimentos de apostolados, entre outros convidados.
 
in ANGOP de 29.04.2013

Diagnosticados mais 32 doentes de chistosomíase

Trinta e dois novos casos de chistosomíase (doença do caracol) foram identificados no município da Caála, província do Huambo, durante a última semana, elevando para 90 o número total de pessoas vivendo com o problema.
 
Estes dados foram avançados pelo chefe da Repartição de Saúde da Caála, Albino Ernesto, em declarações à Angop, detalhando que os casos foram notificados de um total de 188 pessoas testadas.
 
Informou que os novos doentes foram detectados nas comunas da Sacalina e Catata, numa actividade levada a cabo por 12 técnicos, entre médicos e enfermeiros.
 
Albino Ernesto deu a conhecer que existem dois lagos e um rio, de onde a população tira água para o consumo, contaminado pelo vírus da doença, de origem no caracol.
 
Face aos novos casos, a fonte garantiu que o trabalho de diagnóstico e tratamento da doença será redobrado, sendo que as buscas médicas vão prosseguir em toda extensão do município da Caála, foco da enfermidade.
 
A Chistosomiáse, também conhecida como bilharziose ou febre do caracol, é uma doença parasitária que atinge essencialmente o sistema urinário dos homens.
 
Embora tenha uma baixa taxa de mortalidade, pode ser uma doença crónica que pode danificar os órgãos internos e, em crianças, prejudicar o crescimento e o desenvolvimento cognitivo.
 
Para fazer face ao mal, a Administração Municipal da Caála vai abrir, a partir do próximo mês, furos de água potável nas comunas de Cuima e Catata.
 
in ANGOP de 29.04.2013

Dinho Maquina supera Vuti e vence Grande Prémio da Juventude


O motoqueiro do Huambo Dinho Maquina mostrou neste domingo o seu bom momento de forma desportiva, superando o rival Hélder Coelho ”Vuti”, com o tempo de 19 minutos, 22 segundos, contra 19 minutos e 36 segundos, na segunda prova da classe Open 600 cúbicos que ditou a conquista do Grande Prémio Juventude, disputado no Autódromo de Luanda.
 
O atleta da província do planalto central iniciou a prova atrás de Vuti, que liderava a corrida, foi mais eficiente ao tomar o comando do percurso após o corte da primeira volta e conservar a vantagem até ao final das 11 voltas que envolveu 14 participantes.
 
Na primeira "manga" da competição, que registou dez voltas, Dinho Maquina que passou desde muito cedo a frente dos opositores, esteve perto de vencer a mesma, mas por desatenção foi ultrapassado por Vuti, quando ambos haviam cortado a sexta volta e terminou vitorioso cronometrando 17 minutos, 43 segundos contra 17 minutos e 44 segundos.
 
Este percurso foi marcado com uma paragem que levou cerca de 20 minutos para o recomeço. A pausa deveu-se ao choque que Gerson teve com o motoqueiro Dimas Cowboy, na segunda curva da pista.
 
Os dois tiveram fracturas, mas Gerson Inácio foi o que mais sofreu ao contrair graves lesões na mão e na perna esquerda. O mesmo está fora do perigo, segundo a bombeira Augusta Miguel, mas foi levado numa das clínicas da capital do país para outros cuidados médicos.
 
Víctor Barros quedou-se na terceira posição desta categoria, ao passo que Carlos da Cruz arrebatou o troféu na classe de AGP 600 Cúbicos, com 45 pontos, os mesmos que o segundo Joel Galiano. Pedro Pina ficou no terceiro posto com 32.
 
Em automobilismo, o circuito teve 12 voltas, Luís de Oliveira foi o grande vencedor ao somar 53 pontos em GT. Na classe A, o topo do pódio foi obtido por Guedes Francisco, com 33 pontos.
 
O Grande Prémio Juventude em automobilismo e motociclismo visa saudar a data assinalada a 14 do corrente.
 
in ANGOP de 29.04.2013

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Estudantes analisam situação da malária


Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos participaram numa palestra sobre a situação epidemiológica da malária na província do Huambo, promovida pela direcção provincial da Saúde.
 O coordenador provincial da luta contra malária, Amândio Natito, afirmou que os casos de doença diminuíram. Em 2005 registaram-se 2.105 óbitos, ao passo que em 2012 verificaram-se 30.

 A redução, afirmou, foi conseguida graças à implementação de diversas medidas para o combate à doença, que resultaram na introdução de novos fármacos.

O prelector disse que esta redução tem impacto directo na taxa de mortalidade materno-infantil e deu a conhecer que as principais intervenções de controlo da malária no Huambo assentam no diagnóstico e tratamento, bem como nas medidas preventivas, sobretudo na distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticida.

 Os testes rápidos têm contribuído positivamente para a melhoria do diagnóstico em todos os municípios e a prescrição de medicamentos reduziu o aparecimento de casos graves. 

Amândio Natito informou que os serviços de saúde pública, em parceira com instituições não-governamentais, estão a desenvolver campanhas de pulverização de habitações com insecticida de efeito residual. 

A malária, referiu, é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito do género anophele fêmea.

in Jornal de Angola de 26.04.2013

Malária em queda no Lépi


O índice de malária na comuna do Lepi reduziu consideravelmente nos últimos tempos. De acordo com o administrador local, as diarreias agudas e as doenças respiratórias são as que mais afectam as pessoas que acorrem aos centros e postos de saúde.
  
Os serviços funcionam normalmente, temos um centro de saúde na sede da comuna, com um laboratório e uma ambulância, enquanto ao nível dos sectores cada um conta com um posto de saúde”, disse.

O número de técnicos de saúde é insuficiente para responder às necessidades dos 15.557 habitantes. Francisco Tchikete referiu que o centro de saúde do Lépi recebia uma vez por semana um médico para as consultas, mas nos últimos tempos já não tem aparecido e as consultas têm sido feitas pelos enfermeiros.
Na área de educação, a comuna possui escolas primárias do primeiro ciclo em funcionamento nas localidades, e uma extensão da escola do segundo ciclo na localidade do Bongo, mas faltam professores para as escolas que funcionam nas aldeias.

Uma dos problemas com que nos deparamos é a falta de professores, pois os que aqui trabalham são poucos para dar resposta às exigências no processo de ensino. Há localidades distantes com crianças em idade escolar, por isso queremos colocar escolas mais próximas delas”, disse.
Água e luz No âmbito do Programa Água para Todos” estão previstos para este ano a construção de fontanários e alguns furos de água, na sede da comuna e na aldeia do Fendy no sector de Sandombo.
Francisco Tchikete, disse que uma equipa das Organizações Não Governamentais, Worl Vision e Adespov, prevêem a colocação de furos de água em todas as localidades da comuna.


O Lépi conta igualmente com uma fábrica de enchimento de água mineral, denominada Águas do Lépi. Em termos de energia, a comuna é abastecida por três geradores eléctricos que fornecem luz eléctrica diariamente, das 18h00 às 22h00 horas. Mas existe o problema da aquisição de combustíveis. A energia é apenas distribuída na sede da comuna, pois não existem condições para abastecer as outras localidades.

in Jornal de Angola de 26.04.2013

Estradas do Lépi precisam de intervenção urgente


O administrador comunal, Francisco Tchikete, disse  que a grande preocupação é a ruína de alguns pontões e as vias que ligam os sectores de Bongo, Ndumbu, Calenga Njdolo, Sandombo, zonas consideradas de grande produção de alimentos.

A produção existe, mas o grande problema é o escoamento de produtos para os mercados, pois temos muitas vias intransitáveis e os pontões totalmente degradados, o que impossibilita a chegada de meios de transporte, sobretudo no tempo da chuva”, disse Francisco Chikete.

Os habitantes da comuna, a 45 quilómetros da cidade do Huambo, têm como base de sustento a agricultura, produzindo essencialmente a batata, milho, feijão e hortícolas. A localidade de Ndumbu é a mais produtiva.

Para minimizar esta dificuldade, a administração comunal cedeu um espaço nos arredores da vila, denominado Mercado Rural, com mais de 30 bancadas, onde são comercializados os principais produtos do campo.

Laurinda Cassova tem uma lavra grande onde cultiva batata, repolho e cenoura e parte destes produtos é comercializada no Mercado Rural. O administrador disse que além dos solos serem favoráveis ao cultivo, o ano passado beneficiaram de algumas toneladas de fertilizantes com preços subvencionados pelo Estado e houve boa participação dos camponeses. As estradas secundárias e terciárias da comuna do Lépi estão degradadas.

O ano passado, o Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) trabalhou no troço que liga a sede da comuna ao sector do Ndumbu.  Francisco Chikete referiu que existem perspectivas de reabilitar a estrada que liga os sectores de Bongo e Sandombo, no quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIP) para facilitar a circulação de pessoas e bens.
A comuna do Lépi conta com uma estação dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) e o comboio é a única via para a expedição dos produtos, tanto para a cidade do Huambo como para Benguela.
Mas para transportar os produtos dos campos para a vila é preciso reabilitar as vias de acesso. António Catone, mototaxista, disse que tem transportado os seus passageiros da vila para outras localidades, mas diz que o mau estado das estradas por vezes impede a circulação de pessoas e bens.
in Jornal de Angola de 26.04.2013

Feira da Saúde marca Dia Mundial da Luta contra Malária


A feira da saúde, a decorrer na comuna Comandante Bandeira, no município do Huambo, marca as actividades em torno do Dia Mundial da luta contra a malária na província, sob o lema “investir no futuro: derrotar a malária”.
 
Durante a feira foram distribuídos mosqueteiros tratados com insecticida de longa duração, teste de malária, glicemia, Vih-Sida, hipertensão arterial, consulta de obstetrícia, estomatologia, palestras de educação comunitária sobre o saneamento básico, entre outras.
 
Ao proceder abertura do certame, o director provincial da Saúde, Frederico Juliana, disse que a data constitui uma oportunidade para se investir, continuamente, na prevenção e controle da doença, com vista a sua erradicação.
 
Salientou que a feira enquadra-se no cumprimento do programa do governo angolano em levar a saúde junto das comunidades.
 
A mesma conta com a participação dos parceiros do governo na luta contra a malária, na província do Huambo.
 
A comuna comandante Bandeira tem uma superfície de 75 quilómetros quadrados, 36 bairros, seis ombalas
pequenas e três grandes e uma população estimada em 640 habitantes.
 
O Dia Mundial de Luta contra a Malária foi instituído a 25 de Abril de 2007 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
in ANGOP de 26.04.2013

Realizados 453 testes de malária na feira da saúde


Quatrocentas e 53 pessoas realizaram quinta-feira testes de malária, durante uma feira da saúde promovida pela ONG “Força Saúde” , no quadro do Dia Mundial da Malária.
 
O director de projecto da “Força Saúde”, Jhony Juarez, disse que apenas dois casos foram considerados positivos.
 
Manifestou-se satisfeito pela adesão massiva e voluntária dos cidadãos, que realizaram exames médicos para saberem o seu estado de saúde.
 
Informou que, além dos testes de malária, foram também realizados 168 exames de glicemia, com 11 casos positivos, 248 de Vih-Sida (com três positivos), ao passo que 414 pessoas mediram a sua pressão arterial.
 
Durante a feira foram distribuídos folhetos sobre a saúde preventiva e exibidas peças de teatro para sensibilizar os cidadãos quanto a necessidade de observarem os cuidados primários.
 
in ANGOP de 26.04.2013

Apresentados grupos de marginais


Dois grupos de marginais que cometiam assaltos à mão armada, além da venda e uso de estupefaciente (liamba), foram desmantelados quarta-feira pela Polícia Nacional, na cidade do Huambo, tendo sido apresentados quinta-feira à imprensa.
 
O porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, superintendente chefe Fernando Mação, informou, na ocasião, que os dois grupos, sendo um de quatro integrantes do sexo feminino e outro de 12 do sexo masculino, realizavam as suas acções criminosas nos bairros Benfica, Rua do Comércio, Calilongue, Calute, Candimba e São Pedro, nos arredores da cidade do Huambo.
 
Além destes grupos, Fernando Mação informou terem sido detidos, também na quarta-feira, dois indivíduos (um sexo feminino e outro masculino) indiciadas de terem cometido homicídio voluntário no bairro Bomba Baixa.
 
O porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional disse que durante a operação realizada esta semana foi apreendida uma arma de fogo do tipo AKM, com o respectivo carregador com dez munições, e cinco motorizadas roubadas.
 
in ANGOP de 26.04.2013

PGR realiza palestras no Cachiungo

Procurador Geral da República, João Maria de Sousa

A Procuradoria-Geral da República (PGR) no município do Cachiungo, cuja vila dista a 62 quilómetros a este da cidade do Huambo, realizou quarta-feira diversas palestras inseridas na semana da legalidade.
 
Dirigida aos efectivos da Polícia Nacional, sociedade civil, autoridades tradicionais e religiosas, as mesmas tiveram por finalidade elevar a consciência jurídica dos munícipes do Cachiungo.
 
A violência doméstica, o papel fiscalizador do Ministério Público e da Procuradoria-Geral da República, a luz da nova lei orgânica, foram os temas abordados nas palestras, cujo orador foi o procurador municipal Carlos André.
 
O magistrado disse que este município tem registado poucos casos delituosos, mas apelou os munícipes a absterem-se do consumo desregrado de álcool, por muitas vezes ser a fonte dos conflitos.
 
in ANGOP de 26.04.2013

quarta-feira, 24 de abril de 2013

ABRIL DE ABRIL


(R)evolução entre irmãos. Abril de Abril, sem amarras nem prisões. Em Liberdade e Paz.

MPLA na Catabola reforça coesão entre os militantes

O comité do MPLA na comuna da Catabola, município do Longonjo, a 94 quilómetros da cidade do Huambo, vai durante este ano apostar na coesão dos seus militantes, para que estes possam cumprir da melhor forma as diversas actividades programadas.
 
A intenção foi manifestada, nesta comuna, pelo secretário local do partido, Paulino José Barbosa, durante a abertura da 8ª sessão plenária ordinária.
 
Segundo ele, a coesão no seio dos militantes é a condição primária para que o MPLA na Catabola aumente a sua capacidade de mobilização e, concomitantemente, amplie o número de membros.
 
Apelou, na sua intervenção, aos militantes para serem mais unidos e a envolverem-se activamente em todas as actividades agendadas pelo comité. 

A 8ª sessão plenária ordinária do comité do MPLA na comuna da Catabola, que encerra ainda hoje, está a analisar o grau de cumprimento das recomendações saídas da sessão anterior, apreciar, discutir e aprovar o relatório de balanço das actividades realizadas durante o I trimestre e elaborar o plano de acções para o II trimestre.
 
Participam da reunião 25 membros em representação dos 44 comités de acção existentes nesta comuna.
 
in ANGOP de 24.04.2013

Agentes de saúde sensibilizam cidadãos

A equipa de agentes comunitários de saúde do projecto Uhayele, expressão da língua nacional umbumdu que em português significa saúde, participou, no Huambo, numa campanha de distribuição de panfletos com informações preventivas da malária.
 
Promovida pelo Fórum Provincial de Luta Contra a Malária, em saudação ao 25 de Abril (Dia Mundial da Malária), o projecto mobilizou agentes comunitários de saúde, supervisores de campo e gestores do projecto.
 
A coordenadora geral interina do Uhayele, Priscila Motta Americano, considerou, no final da campanha, positiva a participação dos integrantes do projecto, tendo ainda reiterado a disposição deste mesmo projecto em colaborar com as distintas organizações sanitárias locais no concernente à materialização de acções que visam a promoção da saúde preventiva.
 
Informou que a participação do Uhayele na campanha de hoje não se resumiu à distribuição de panfletos aos transeuntes, mas também na realização de palestras educativas para a comunidade, tanto nas casas ao redor das ruas onde decorreu a actividade, tanto no Centro de Saúde Amílcar Cabral, onde foram orientadas as pessoas que aguardavam por atendimento e também trabalhadores da saúde.
 
Disse acreditar que a realização desse tipo de actividades fortalecem o vínculo entre o projecto Uhayele e os parceiros, pois demonstra que trabalhando-se em conjunto todos têm a ganhar, apesar de considerar a população a maior e principal beneficiada.
 
in ANGOP de 24.04.2013

Burocracia no Hospital Geral indigna dirigente


O vice-governador da província do Huambo para a área política e social, Guilherme Tuluka, criticou a direcção e o colectivo de trabalhadores do Hospital Geral, pela burocracia apresentada no tratamento dos pacientes.
 
Ao intervir num encontro com os funcionários da maior unidade sanitária desta região, para tecer esclarecimentos sobre o processo de actualização de categorias, exigiu aos enfermeiros e médicos mais profissionalismo, afim de por fim, rapidamente, a tal burocracia.
 
Lembrou-lhes que no sector da saúde o primeiro pressuposto é a ética e deontologia profissional, bem como o profissionalismo e amor ao próximo, por tratar-se de uma profissão que lida com vidas humanas.
 
Quanto à actualização de categorias, Guilherme Tuluka informou que tal situação ultrapassa as competências do governo provincial, mas disse estar optimista que a mesma se resolva em breve.
 
Os funcionários do sector da saúde devem, sempre, fazer um exame de consciência e aceitarem a sua missão da qual depende muitas vidas. A remuneração salarial nunca deve ser vista como prioridade”, aconselhou.
 
in ANGOP de 24.04.2013
 

Hospital geral reforçado com meios técnicos


O Hospital Geral do Huambo, maior unidade sanitária desta província, recebeu diversos instrumentos de trabalho, que vão ajudar a melhorar alguns dos serviços médicos prestados à população.
 
Entre os meios entregues, pelo vice-governador para a área política e social do Huambo, Guilherme Tuluca, constam aparelhos para medir a pressão cardíaca, tesouras, pinças, broncoscópios, computadores, impressoras e retroprojectores.
 
Os meios, entregues para suprir a carência e melhorar a qualidade de serviços, destinam-se às secções de oftalmologia, otorrinolaringologia, estomatologia e bloco operatório.
 
Ao receber os meios, o director do Hospital Geral, Welema Cipriano da Fonseca, agradeceu o gesto e reconheceu que os mesmos são úteis para melhorar um serviço médico de qualidade aos doentes e pacientes.
 
Considerou que a oferta vem igualmente consolidar as boas relações existentes entre o governo da província e a direcção do hospital geral, tendo em vista a satisfação dos cidadãos que diariamente são assistidos na maior unidade sanitária desta região.
 
Com os meios recebidos, Welema da Fonseca anunciou que, doravante, passarão a ser realizadas operações cirúrgicas a pacientes com cataratas.
 
in ANGOP de 24.04.2013

Vice-governador pede maior dinamismo ao Conselho da Criança


Os membros do Conselho Provincial da Criança do Huambo foram instados a pautarem por um maior dinamismo e responsabilidade na execução das tarefas inerentes a promoção e valorização dos 11 compromisso dos petizes.
 
O desafio veio do vice-governador da província do Huambo para o sector político e social, Guilherme Tuluca, quando falava na reunião do referido órgão, que procedeu a análise das actividades em 2012.
 
Guilherme Tuluca, igualmente coordenador do conselho, disse que é necessário a realização de acções que contribuem para valorização e promoção dos 11 compromissos de protecção à criança.
 
Temos que criar um mecanismo de planificação com vista ao acompanhamento e controlo daquilo que o Executivo tem estado a fazer em prol das crianças”, afirmou, apelando os membros do conselho no sentido de serem mais proactivos na recolha de informações nas representações municipais.
 
Considerou imprescindível a criação de grupos temáticos no sentido de promoverem a revitalização dos conselhos municipais e definirem acções junto das direcções da saúde, educação, energia e águas, entre outras, que contribuem para valorização dos compromissos assumidos pelo governo angolano.
 
Por isso, solicitou os membros dos conselhos municipais para que apresentem o plano anual até ao próximo dia 10 de Maio, assim como o programa quadrimestral.
 
O Governo de Angola assumiu os 11 Compromissos de protecção à criança relacionados com, a segurança alimentar, registo de nascimento, educação de primeira infância, educação primária, justiça juvenil, prevenção e redução do impacto do vih/sida nas famílias e crianças, prevenção e mitigação da violência contra a criança, competências familiares, crianças e comunicação social e a criança no Orçamento Geral do Estado.
 
in ANGOP de 24.04.2013

Oficiais superiores das FAA aprimoram conhecimentos sobre liderança militar


Um grupo de 30 oficiais superiores que exercem cargos de comando e chefes aos distintos níveis de hierarquias das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional, participam numa acção formativa onde estão aprimorar conhecimentos sobre liderança militar.
 
O evento, com a duração de três dias, é uma iniciativa da direcção das Forças Armadas Angolanas, devendo os participantes estudarem questões sobre a essência da liderança, qualidades de liderança e tipos de lideres, bem como vão abordar matérias ligadas ao exercício do comando e chefia.
 
A cerimónia de abertura da acção formativa foi orientado pelo segundo comandante da região militar centro, tenente general João Serafim Kiteculo, tendo realçado que com esta formação eleva-se o nível de coesão dos efectivos de comando e Estado Maior da Região Militar, quanto a superação das insuficiência de liderança moderna no domínio da comunicação e autoconfiança.
 
Conhecer-se a si próprio e procurar aperfeiçoar-se sobre os seus pontos fortes e fracos, assim como fazer auto-regulação do comportamento sob os auspícios dos ditames e da honra militar constitui desiderato desta abordagem”, destacou.
 
Afirmou que os militares terão igualmente a oportunidade de aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre a organização administrativa, instrução e gestão militar.
 
O tenente general João Serafim Kiteculo referiu que constitui também matéria imprescindível colaborar nas acções de intercâmbio, diálogo e cooperação com as Forças Armadas de países aliados, de forma a intensificar o entendimento mútuo e prevenir conflitos, para a salvaguarda dos interesses comuns no espaço geográfico em que está inserida as FAA.
 
Augurou que, com esta acção formativa, esteja garantida a manutenção e aperfeiçoamento dos níveis exigidos de preparação profissional e militar dos oficiais, para cumprimento das missões de preparação operativa, combativa e educação patriótica.
 
in ANGOP de 24.04.2013

Progresso do país passa pela transferência do conhecimento científico ao sector produtivo

O progresso económico-social do país, assente na redução da fome e da pobreza, passa também pela transferência do conhecimento científico dos cidadãos ligados ao sector produtivo.
 
O facto foi expresso pelo o director nacional de desenvolvimento tecnológico e inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Gabriel Luís Miguel, à margem do acto de apresentação do programa de actividades que servem de antecâmaras da Feira do Inventor/Criador Angolano, a decorrer de 25 a 27 de Maio próximo.
 
Realçou que o desenvolvimento de qualquer país depende do conhecimento científico e tecnológico produzido pelos seus cidadãos e, consequentemente, na sua transferência para o sector industrial.
 
De acordo com o responsável, o Ministério da Ciência e Tecnologia tem desenhado uma série de acções por forma a permitir a inserção do conhecimento científico na estratégia de desenvolvimento de Angola, que passa por diversos programa relacionados com a real necessidade da população, para maximização do bem-estar social e económico das famílias.
 
Por outro lado, informou que as actividades, que antecedem a feira, serão realizadas nas sete regiões académicas do país, com objectivo de identificar talentos a nível das províncias para poderem desenvolver projectos científicos e tecnológicos de grande utilidade para o progresso do país.
 
A organização mundial da propriedade intelectual diz que mais 60 porcento das tecnologias no mundo são produzidas pelos inventores, razão pela qual estamos a criar um espaço propício para que os criadores angolanos possam expor a suas ideias no sentido de saírem projectos de grande importância para o desenvolvimento das tecnológicas e inovação a nível nacional”, frisou.
 
in ANGOP de 24.04.2013

terça-feira, 23 de abril de 2013

Estudantes de medicina analisam situação da malária no Huambo


Os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos, reflectiram sobre a situação epidemiológica da malária na província do Huambo, no quadro do Dia Mundial da Doença, a assinalar-se a 25 deste mês.
 
A actividade foi marcada por uma palestra sobre o tema “situação epidemiológica da malária na província do Huambo”, promovida pela direcção provincial da saúde, com objectivo de cultivar nos estudantes de medicina a investigação cientifica, sobre a situação da malária na província.
 
A mesma serviu para desenvolver estudos visando a redução da doença e elaborar trabalhos de fim do curso, conciliando à teoria e a prática .
 
Na ocasião, o coordenador provincial da luta contra malária, Amândio Natito, afirmou que os casos de malária reduziram, sustentado que em 2005 registaram-se dois mil e 105 óbitos, ao passo que em 2012 verificaram-se 30 óbitos.
 
A redução, afirmou, foi conseguida graças a implementação de diversos planos para o combate à doença, que resultaram na introdução de novos fármacos, como o produto da formula "Duo-Cotecxin", que se caracteriza pela "ArteSunate" (AS) e "AmodiaQuine" (AQ).
 
O prelector disse que esta redução tem impacto directo na taxa de mortalidade materna-infantil.
 
Deu a conhecer que as principais intervenções de controlo da malária no Huambo assentam no diagnóstico e tratamento, bem como nas medidas preventivas, sobretudo na distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticida.
 
Referiu, ainda, que os testes rápidos têm contribuído para a melhoria do diagnóstico em todos os municípios e a prescrição de medicamentos tem reduzido o aparecimento de casos graves.
 
Amândio Natito informou que, o sector da saúde, em parceira com instituições não-governamentais, está a desenvolver campanhas de pulverização interna de habitações com insecticida de efeito residual.
 
A malária é uma doença infecciosa causada por protozoários parasita do género plamodium, transmitidos pela picada do mosquito do género anophele fêmea.

in ANGOP de 23.04.2013

Candidatas ao concurso Miss Garota visitam Angop


As 18 candidatas, que no próximo dia 27 vão participar, na cidade do Huambo, em mais uma edição do concurso Miss Garota Juventude, visitaram segunda-feira, a Delegação local da Agência Angola Press (Angop) para se inteirarem do funcionamento deste órgão de comunicação social.
 
Durante a visita guiada pelo delegado da Angop na província do Huambo, António Rafael Cassinda Tavares, as concorrentes, com idades entre os 16 e 20 anos, visitaram as dependências que conformam esta delegação e receberam os devidos esclarecimentos sobre o funcionamento da mesma.
 
No final da visita, o porta-voz do comité organizador do Miss garota Juventude, Gil Cordeiro Lupassa, disse ter ficado satisfeito com as condições de trabalho disponíveis na  Angop e encorajou os jornalistas a prosseguirem com o mesmo dinamismo e rigor de 
informar o público.
 
Antes da Angop, as candidatas visitaram, com o mesmo objectivo, a Rádio Huambo, o Centro de Produção da Televisão Pública de Angola, a Delegação das Edições Novembro e a Rádio Mais.
 
A adolescente Laura Bernabel, de 17 anos, é a detentora da coroa de Miss Garota Juventude, por ter vencido a edição passada. A apresentação oficial das candidatas acontece hoje, terça-feira, no anfiteatro da direcção da cultura na província do Huambo.
 
in ANGOP de 23.04.2013

Mais de 300 pacientes internados no Hospital Geral do Huambo


Trezentos e oitenta e um pacientes com patologias diferentes foram internados, durante o fim-de-semana nas diversas secções do Hospital Geral do Huambo, dos 1.524 atendidos nos bancos de urgência.
 
O supervisor do hospital, Pedro Miguel Chingualulu, informou que entre os cidadãos que ocorreram aos bancos de urgência constam 15 feridos por arma branca.
 
Lamentou, porém, os casos de ferimentos por agressões físicas (34) que aumentaram bastante em comparação ao final de semana passado.
 
Outros casos de ferimentos registados foram provocados por mordeduras de cães, queimaduras e acidentes de trabalho.
 
in ANGOP de 23.04.2013

Destacado dinamismo dos profissionais da Angop no tratamento de notícias


O dinamismo dos profissionais da Agência Angola Press (Angop) na recolha, tratamento e divulgação de matérias noticiosas foi destacado nesta segunda-feira, na cidade do Huambo.
 
O reconhecimento foi feito por algumas candidatas ao concurso Miss Garota Juventude, no final de uma visita de constatação sobre o funcionamento da delegação provincial da única Agência Noticiosa do país.
 
Unânimes, as concorrentes ao concurso de beleza feminina, que acontece no próximo dia 27, consideraram a Angop como um veículo de investigação académica e cultural, tendo em conta a sua dimensão nacional e internacional.
 
A candidata Paulina Nurica disse ter ficado muito impressionada com a forma como os profissionais recolhem, tratam e divulgam as matérias.
 
A partir de hoje fiquei a conhecer um pouco mais sobre a Angop, que é muito importante para a sensibilização e formação do homem novo”, frisou.
 
Para Faustina Cayombuca, a agência, através da dinâmica dos seus profissionais, está a acompanhar os passos de desenvolvimento que o país tem vindo a registar dia-a-dia, além de contribuir no processo de resgate dos valores culturais do povo angolano.
 
O trabalho desempenhado pelos jornalistas da Angop é bastante espectacular, uma vez que não tinha noção do seu verdadeiro papel na sociedade”, disse a candidata Arzaleth Lourenço.
 
Anilaine Jordão, outra das 18 candidatas, realçou que a Agência Angola Press joga um papel bastante importante para o desenvolvimento sócio-cultural e intelectual dos cidadãos, além de manter a população informada sobre os acontecimentos do país e do mundo constantemente.
 
Além da delegação da Angop, as candidatas visitaram a Rádio Huambo, o Centro de Produção da Televisão Pública de Angola, as Edições Novembros e Rádio Mais. A edição passada foi ganha pela jovem Laura Bernabel, de 17 anos.
 
in ANGOP de 23.04.2013

Religioso apela população a respeitar as autoridades policiais


O arcebispo emérito da arquidiocese do Huambo, dom Francisco Viti, apelou, no fim-de-semana, na vila municipal do Longonjo, a cerca de 64 quilómetros da cidade do Huambo, os cidadãos no sentido de respeitarem as autoridades policiais, por serem o garante da manutenção da ordem e tranquilidade públicas.
 
O apelo foi expresso no final da missa campal da pascoa juvenil da arquidiocese do Huambo, celebrada na igreja de Nossa Senhora do Rosário na vila municipal.
 
A autoridade religiosa reconheceu o papel que a polícia desempenha, para que as pessoas possam viver em tranquilidade e em harmonia uns com aos outros.
 
Esta polícia que vem do povo e para o povo deve ser respeitada, homens que dia e noite estão empenhados para que a nossa população esteja a vontade e tranquila, vamos respeita-la”, frisou.
 
Neste sentido, o prelado católico solicitou a população para colaborem com a corporação, de modo que o seu trabalho seja cada mais frutuoso e corresponda com os anseios dos cidadãos. 
 
in ANGOP de 23.04.2013

Soba do Cachiungo preocupado com fuga de jovens para serviços de venda ambulante


O soba grande do município de Cachiungo, David Cossengue, a 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo, manifestou-se segunda-feira, preocupado com o elevado número de jovens que abandonam as aldeias para o trabalho de vendedores ambulantes nos centros urbanos.
 
A autoridade tradicional disse verificar-se actualmente o elevado 
número de jovens e adolescentes a deambularem pelas ruas a venderem pequenos artigos, sem que no entanto acorram às escolas com vista a garantirem o nível académico e profissional que lhes permita, no futuro, terem um emprego em condições.
 
David Cossengue afirmou que o abandono das casas dos pais para as ruas, afim de dedicarem-se a actividade mercantil, expõe os jovens a vários riscos como o uso de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas, retirando-lhes o tempo de irem as escolas.
 
Lamentou a actual educação dos jovens, particularmente desta área, que se têm envolvidos em crimes de roubo de gado e agressões físicas, casos mais julgados na circunscrição, devido ao analfabetismo que dificulta a forma de abordarem as coisas, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
 
David Cossengue disse ser frustrante para os pais verem os filhos a deambularem pelas ruas depois de crescidos.
 
Por isso, aconselhou a camada juvenil a preocupar-se com os estudos para abrirem caminho ao sucesso, com a consciência e uma visão diferente de analisar a sociedade.
 
in ANGOP de 23.04.2013

Direcção da saúde traça estratégias para prevenção da Dengue no Huambo


A direcção provincial da saúde no Huambo já definiu a estratégia para prevenção e tratamento de eventuais casos de Dengue, garantiu segunda-feira o supervisor da luta contra a malária da direcção provincial da saúde no Huambo, Amândio Natito.
 
O responsável disse que o sector conta com um programa de segurança epidemiológica junto das entradas da província.
 
Segundo ele, trata-se de uma epidemia “mas neste momento é um surto na província de Luanda e as medidas devem ser asseguradas”.   
  
Alertou a população a estar atenta com qualquer caso de suspeita, devendo ser encaminhado ao posto de saúde mais próximo da sua localidade.
 
A doença é provocada por um flavírus, que se transmite através da picada dos mosquitos do género Aedes.
 
in ANGOP de 23.04.2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Paz considerada condição imprescindível para o progresso do país



O segundo-secretário nacional da JMPLA, Boaventura Chitapa, considerou sábado, na vila municipal do Cachiungo, a 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo, a paz como uma condição imprescindível para o alcance do progresso do país.

Essa afirmação foi feita durante o acto de abertura da conferência sobre “O contributo do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na conquista e preservação da paz”, realizada na vila municipal do Cachiungo, realçando que a paz promove justiça, igualdade de oportunidades e o respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos.

Reconheceu que Angola tem vindo a registar grandes avanços, desde o alcance da paz a 4 de Abril de 2002, um dos quais o aumento de escolas e centros de formação, incluindo universidades, para a formação académica e profissional da juventude.

Angola viveu durante quatro décadas um período de grande turbulência, momentos de guerra que se traduziram numa profunda destruição do país, onde o povo vivia sem esperança e sonhos de uma vida melhor, além da morte transformar-se num acontecimento constante. Pelo que é necessário continuarmos a preservar a paz por ser um factor de grande valor para o progresso”, salientou.

Segundo o político, a realização destas conferências, enquadradas nas festividades alusivas ao 14 de Abril (Dia Nacional da Juventude), visa exaltar os benefícios da paz efectiva, que se tem traduzido na estabilidade política, a livre circulação de pessoas e bens, crescimento e desenvolvimento económico e, consequentemente, a melhoria das condições de vida das populações.

Disse também ser objectivo das conferências enaltecer a figura do presidente José Eduardo dos Santos, como arquitecto da paz, na condução do processo de reconciliação dos angolanos e na preservação deste bem tão precioso para o povo que é a paz.

in ANGOP de 22.04.2013

Considerado notável papel dos jovens cristãos na preservação da paz



O contributo dos jovens cristãos no alcance e preservação da paz foi realçado hoje, domingo, pelo chefe da secção do planeamento, estatística e património da direcção da juventude e desporto na província do Huambo, Frederico Francisco Chissaluquila.

O responsável sublinhou o facto quando falava durante um culto ecuménico em saudação ao Dia da Paz (4 de Abril), realizado pela direcção provincial do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola.

Frederico Francisco reconheceu que os jovens cristãos têm sensibilizado outros, no sentido de adoptarem atitudes que promovam a paz, a concórdia e a unidade nacional.

Defendeu o engajamento de todos os angolanos na pacificação dos espíritos, assim como na promoção da harmonia social e no fortalecimento do papel da família.
 
Frederico Chissaluquila apelou, na ocasião, os presentes no culto ecuménico, a continuarem a trabalhar para a reconstrução nacional.

in ANGOP de 22.04.2013

Saúde vai intensificar acções para impedir surgimento de um surto de cólera



A direcção da saúde no Huambo vai intensificar as acções de prevenção, sobretudo nos municípios limitrofes com a vizinha província de Benguela, para impedir o surgimento de um surto de cólera.

A informação foi prestada sábado, na vila municipal do Chinjenje, a 118 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, pelo chefe do departamento de assistência médica da direcção provincial da saúde, Cesário Sapalo, tendo salientado que os casos de cólera registados recentemente em Benguela obrigam o redobrar de acções preventivas.

Disse estarem previstas, para o efeito, a realização de feiras de saúde, palestras e campanhas de sensibilização para que os populares estejam informados sobre as medidas de preveção da cólera.

Estamos a realizar a feira da saúde no município do Chinjenje, não somente para oferecer os serviços normais de saúde, mas também para sensibilizar os municipes acerca da cólera, por ser o município fronteiriço com a província de Benguela, com registos de surtos desta patologia nos últimos dias” disse.

O chefe do departamento de assistência médica da direcção provincial da saúde deu a conhecer que todas as unidades sanitáras da província do Huambo estão equipadas com meios de bio-segurança, medicamentos principais, entre os quais soro hidradante, para dar resposta a eventuais casos de cólera que possam surgir.

Quanto ao surto de Chistosomiase registado na povoação do Ngove, municipio da Caála, a 120 quilómetros a sul da cidade do Huambo, Cesário Sapalo informou que a direcção da saúde já dispõe de um programa ambiental de combate a esta epidemia.

in ANGOP de 22.04.2013