quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mulheres instruídas para maior capacidade de cuidar dos filhos

Carlos Alberto Masseca, secretário de Estado para Saúde

O secretário de Estado para Saúde, Carlos Alberto Masseca, afirmou hoje, no Huambo, que, tendo em atenção os casos de má nutrição registados em inúmeras crianças, há necessidade das mães serem devidamente instruídas para que os menores sejam melhor cuidados.
 
De acordo com o responsável, que falava à imprensa à margem do VI Fórum Nacional da Criança, a problemática da má nutrição não se baseia apenas na falta de alimentos, mas também no pouco conhecimento em relação à confecção de determinados alimentos.
 
No combate à má nutrição é fundamental a educação das mulheres”, acentuou.
 
Quanto aos índices de má nutrição em Angola, Carlos Alberto Masseca informou que nos últimos anos foram reduzidos substancialmente.
 
Avançou que durante o conflito armado os centros de nutrição apresentavam uma taxa de ocupação que ultrapassava os cem porcento.
 
Hoje, estes mesmos centros têm uma taxa de ocupação de apenas vinte porcento”, disse.
 
De acordo com o responsável, pretende-se que os centros de nutrição sirvam para ajudar a melhorar as condições de dieta das pessoas e não apenas para tratamento.
 
Segundo uma exposição do UNICEF, os danos causados pela má nutrição crónica ao corpo e ao cérebro de uma criança são irreversíveis. Reduzem o desempenho escolar e os futuros rendimentos.
 
Em Angola, a taxa de má nutrição crónica nas crianças com menos de 5 anos é de 29.2 porcento (IBEP 2008/9). Em 2012, a má nutrição infantil foi agravada devido à seca que assolou dez províncias do país, das quais Bié, Huambo, Kwanza Sul e do Zaire foram as mais afectadas.
 
in ANGOP de 29.05.2013
 
 

Cuba é o principal parceiro social de Angola

Gisela Beatriz Garcia Rivera, embaixadora de Cuba acreditada em Angola

A embaixadora de Cuba acreditada em Angola, Gisela Beatriz Garcia Rivera, considerou hoje, terça-feira, na cidade do Huambo, que o seu país é o principal parceiro social de Angola, cujas relações bilaterais são bastante excelentes.
 
A diplomata cubana teceu estas considerações em entrevista à imprensa local, à saída do encontro que manteve com o governador da província, Fernando Faustino Muteka, de quem recebeu informações sobre o desenvolvimento económico-social da província.
 
Posso mesmo considerar que Cuba é o principal parceiro social de Angola, uma vez que as relações bilaterais são bastante  excelentes”, sustentou a representante do Governo cubano no país, reafirmando a vontade de estreitar relações sobre a migração dos seus compatriotas que estão a colaborar em projectos bilaterais na província do Huambo.
 
Assegurou que as relações entre os dois países abrangem vários domínios e são muito “fortes” politicamente, cujo objectivo principal passa, necessariamente, no incremento e no fortalecimento da parceria no sector comercial, e com a província do Huambo, em particular.
 
A diplomata Gisela Beatriz Garcia Rivera, que se encontra em visita de trabalho de três dias a esta região planáltica de Angola, informou que apresentou ao governador Fernando Faustino Muteka projectos de impacto social, com destaque para os sectores da Educação e da Saúde, entre outros que contribuem directamente para o desenvolvimento da província do Huambo.
 
Existem na província do Huambo 266 cidadãos cubanos, entre especialistas do ramo da saúde e docentes das diversas instituições de ensino superior afectas à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), que abrange as províncias do Huambo, Bié e do Moxico.

in ANGOP de 29.05.2013

Ministra do Ambiente constata execução de projectos

Ministra do Ambiente, Fátima Jardim

A ministra do Ambiente, Maria Fátima Jardim, trabalhou, hoje, na província do Huambo, para constatar o grau de execução dos projectos do sector e proceder à abertura do ciclo de palestras sobre a divulgação da legislação ambiental.

Após a sua chegada, a governante foi recebida pelo governador provincial, Fernando Faustino Muteka, com quem abordou assuntos diversos, entre os quais os ligados à educação ambiental da população, tendo em conta o desafio assumido pelas autoridades locais em tornarem a cidade do Huambo na 1ª capital ecológica do país.

Depois de sair do Palácio do governador, a ministra deslocou-se ao Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas, onde abriu o ciclo nacional de palestras sobre a legislação ambiental.

Informou, na ocasião, que a legislação do sector procura definir um regime jurídico assente na política de desenvolvimento sustentável, tendo presente, por um lado, as necessidades de protecção e conservação do ambiente, estabelecendo um quadro legal que previna e combata os danos sérios e irreversíveis ao ambiente.

A legislação ambiental, explicou Fátima Jardim, abarca a lei de base do ambiente, decretos sobre a avaliação de impacte ambiental, sobre licenciamento ambiental, além de decretos presidenciais que aprovam o regulamento sobre responsabilidade por danos ambientais, a qualidade da água, a gestão de resíduos, o controlo da poluição das águas.

A ministra do Ambiente terminou a sua visita de trabalho na aldeia da Betânia, comuna da Chipipa, 30 quilómetros da cidade do Huambo, onde está a ser erguido o centro piloto de demonstração das novas técnicas agrícolas.

No termo da sua visita de trabalho, Maria Fátima Jardim mostrou-se satisfeita com o andamento dos projectos do seu sector, tendo felicitado a Direcção Provincial do Urbanismo e Ambiente por ter apresentado o estudo de avaliação de impacte ambiental na localidade onde está a ser erguido o aterro sanitário.

in ANGOP de 29.05.2013

Destacado contributo dos cidadãos cubanos no desenvolvimento da província


O contributo dos cidadãos cubanos no desenvolvimento da província do Huambo, através da sua participação nos domínios da construção civil, saúde e educação foi destacado hoje, nesta cidade, pelo vice-governador para o sector Económico, Francisco Fato.
 
Falando aos órgãos de comunicação social, à margem da visita de trabalho à província do Huambo da embaixadora de Cuba acreditada em Angola, Gisela Beatriz Garcia Rivera, o responsável afirmou que os cidadãos cubanos estão a contribuir bastante para o êxito do processo de desenvolvimento económico-social desta região.
 
O vice-governador lembrou que depois do alcance da independência (11 de Novembro de 1975), sobretudo na década de 1980, foram os cubanos que mantiveram o ensino médio e superior no país.
 
A visita da embaixadora de Cuba em Angola é bastante significativa, quer para população do Huambo, quer para comunidade cubana, porquanto servirá para reforçar os laços históricos de cooperação”, frisou.
 
Nesta conformidade, considerou a visita da embaixadora Gisela Beatriz Garcia Rivera, enquanto represente oficial do Governo Cubano em Angola, como uma mais-valia no estreitamento das relações bilaterais e no estabelecimento dos laços comerciais e de empreendedorismo.
 
Na província do Huambo existem 266 cidadãos cubanos, entre especialistas do ramo da saúde e docentes das diversas instituições de ensino superior afectas à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), que abrange às províncias do Huambo, Bié e Moxico.
 
in ANGOP de 29.05.2013

Lamentada ausência do avançado Guedes na convocatória da selecção nacional


O chefe do departamento de futebol do Benfica do Huambo, Pedro João Kaquinda, lamentou hoje, nesta cidade, a ausência do avançado Guedes, do Sagrada Esperança, na convocatória da selecção nacional para o jogo do próximo dia 8.
 
O encontro, pontuável para a 4ª jornada do grupo J de apuramento ao Mundial de 2014, no Brasil, será disputado no estádio nacional 11 de Novembro, na capital angolana (Luanda).
 
Reagindo à lista dos 25 futebolistas escolhidos segunda-feira pelo uruguaio Gustavo Ferrin, o responsável do clube “encarnado” diz não entender as razões da não convocatória do avançado Guedes, segundo melhor marcador do Girabola2013 com sete golos, menos um que o camaronês Meyong.
 
Pedro Kaquinda lamentou também a não inclusão dos médios Totó, do FC Bravos do Maquis e Karanga, do Recreativo da Caála, que, na sua visão, têm estado em evidência nas suas equipas, a contrário de alguns convocados, referindo-se aos médios Adawa (Kabuscorp do Palanca) e Mano (Petro de Luanda).
 
Felicitou o regresso do médio Job, do Petro de Luanda, cuja qualidade técnica poderá dar outra dinâmica no jogo ofensivo dos Palancas Negras.
 
De uma forma geral penso que o seleccionador convocou os que lhe dão garantias, mas reprovo as chamadas dos médios Adawa e Mano, assim como o avançado Mabululo em prejuízo de Totó e Karanga (médios) e Guedes (avançado)”, manifestou.
 
O Senegal lidera com cinco pontos, mais dois que Angola na 3ª posição. O encontro da primeira volta terminou em 1-1.
 
in ANGOP de 29.01.2013


Angola vai ter quatro centros de experimentação agrícola


Angola vai ter quatro centros de demonstração de novas técnicas agrícolas, que assentam no reaproveitamento dos produtos colhidos e a cultura de solos sem danos no meio ambiente.

O anúncio foi feito hoje no Huambo, planalto central de Angola, pela ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, na visita que efetuou ao primeiro daqueles centros.

Além deste centro, que está a ser construído em Betânia, comuna da Chipipa, 30 quilómetros a norte da cidade do Huambo, os restantes serão instalados nas províncias de Cabinda, Namibe e Cuando Cubango.

A inauguração do centro piloto, em Betânia, está previsto para setembro deste ano e os restantes começam a ser construídos em 2014.

Também designados por projetos de apoio ao setor do ambiente, pretende-se com os quatro centros garantir maior aproveitamento dos solos, sementes e folhas secas, e ajudar os agricultores a produzirem adubos a partir dos produtos agropecuários, explicou a ministra.

in LUSA de 29.05.2013

Projecto Sorriso mantém aposta na formação de professores


O Projecto Sorriso, vocacionado à saúde bucal, mantém a sua aposta na formação de professores do ensino primário e técnicos de estomatologia das unidades sanitárias da província do Huambo, garantiu hoje, nesta cidade, a coordenadora-geral do projecto, Sarah Leandro.
 
Em declarações, informou que há uma semana foram realizadas duas acções formativas, uma para professores e outra para técnicos estomatologistas, como prova do compromisso do projecto em promover a saúde bucal nesta região.
 
Explicou que os 42 professores, seleccionados das escolas primárias onde o projecto realizou acções no primeiro trimestre, foram instruídos para darem continuidade à promoção de saúde bucal com os alunos, de maneira rotineira nas salas de aulas, através de sessões preparadas nas diversas disciplinas, com temas referentes ao assunto.
 
A outra acção formativa, que contou com a participação de seis técnicos estomatologistas de unidades sanitárias dos municípios do Huambo e Cachiungo, e da comuna do Alto-Hama (município do Londuimbali) debateu acções práticas e teóricas sobre saúde bucal.
 
O Projecto Sorriso é um programa do governo do Huambo, executado pela Direcção Provincial de Saúde. É executado pela Amosmid, empresa privada de gestão em saúde.
 
in ANGOP de 29.05.2013

terça-feira, 28 de maio de 2013

Técnicos abordam implementação do programa de distribuição de mosquiteiros


Técnicos de saúde abordam a partir de hoje, na cidade do Huambo, em seminário de capacitação, a implementação do programa de distribuição de mosquiteiros nas províncias do centro do país.
 
Com duração de três dias, o evento visa traçar estratégias que concorrem para o sucesso do programa de distribuição de mosquiteiros às populações das províncias do Huambo, Bié, Kuando Kubango e Kwanza Sul.
 
Discursando na abertura da formação, o director da saúde do Huambo, Frederico João Carlos Juliana, pediu aos participantes a assimilarem no máximo os conteúdos agendados, visto que deles dependerá o sucesso da implementação do programa de distribuição de mosquiteiros.
 
Salientou que durante o seminário serão analisados o plano de acção da campanha, monitoria e avaliação, finanças e logística, assim como estratégias de comunicação.
 
Os participantes ao evento, de acordo com Frederico Juliana, vão ainda tomar contacto com a realidade de alguns países que conseguiram, através da distribuição de redes mosquiteiras, combater a morbi-mortalidade por malária.

in ANGOP de 28.05.2013

Calenga regista mais de mil casos de doenças respiratórias agudas


Mil e 476 casos de doenças respiratórias agudas foram registados este mês na comuna da Calenga, situado a 33 quilómetros ao oeste da cidade do Huambo, revela um documento do centro de saúde daquela região.
 
Para combater estes casos de doenças que atingem maioritariamente crianças menores de cinco anos de idade, a empresa de saúde Amosmid está a intensificar programas de sensibilização sobre cuidados primários nas comunidades para o reforço das práticas preventivas sanitárias com métodos simples relacionados higienização e tratamento do lixo.
 
As doenças respiratórias agudas aparecem no topo como principal preocupação das autoridades sanitárias da comuna da Calenga.
 
Ainda no decurso deste mês, as autoridades sanitárias registaram 581 casos de doenças diarreicas agudas, 66 de malária e 18 casos de sarampo na comuna da Calenga.
 
in ANGOP de 28.05.2013


Alunos e professores comparecem no 1º dia de aulas do II trimestre


O início das aulas referentes ao II trimestre foi marcado, em muitas escolas da província do Huambo, pela presença massiva de alunos e professores, contrariando o absentismo comum no recomeço do ano lectivo.
 
Em algumas instituições escolares o dia foi dedicado a correcção das provas do trimestre anterior, ao passo que em outras os professores deram continuidade ao tratamento de conteúdos das respectivas disciplinas.
 
Na escola do I ciclo do ensino secundário São Francisco de Assis, por exemplo, professores e alunos chegaram antes do toque de entrada para o 1º tempo, que começa às 7h30.
 
O director da escola, Modesto Chitué, elogiou a pontualidade dos alunos, tendo se mostrado algo surpreso pois em anos anteriores o recomeço das aulas era marcado por um elevado absentismo.
 
Outra escola que também registou presença massiva de alunos e professores momentos antes das 07h30 é a 34 do ensino primário.
 
O seu director, Valdemar Chipeio, informou que tal facto se deve as recomendações feitas antes do período de férias.
 
in ANGOP de 28.05.2013


Huambo Inventores apurados para a feira nacional


Três inventores da província do Huambo foram apurados para apresentarem as suas criações na feira nacional do inventor a decorrer de 11 a 15 de Setembro, em Luanda, numa iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia.
 
Trata-se de José Chiumbo Paiva, 1º classificado da feira inter-provincial de inventores, autor de 21 teoremas que facilitam a resolução de operações matemáticas partindo da análise logarítmica, Marcolino Chissende Cajango (2º), criador de um fogão multifuncional que possue chama magnética própria, e Octávio dos Santos (3º) que apresentou peças artesanais esculpidas retratando o desenvolvimento socioecónomico desta região.
 
Participaram do evento 28 inventores que apresentaram 24 criações relacionadas com electricidade, electrónica, informática, matemática, artes e mecânica. A província do Huambo esteve representada por 21 criadores, sendo os restantes oriundos do Bié (4) e Moxico (três).

in ANGOP de 28.05.2013

Ministério da Ciência e Tecnologia vai promover feiras nas comunas



O Ministério da Ciência e Tecnologia vai, ainda este ano, realizar feiras de inventores (criadores) nas comunas do país com a finalidade de identificar, seleccionar e motivar talentos existentes em tais localidades.
 
A informação foi dada a conhecer, no Huambo, por Sebastião Tingão, técnico do Ministério da Ciência e Tecnologia, durante o encerramento da feira inter-provincial do criador aberta no dia 25, da qual participaram inventores do Huambo, Bié e Moxico.
 
Disse também que o ministério e os seus parceiros vai continuar a trabalhar no sentido de garantir apoio metodológico para a melhoria dos projectos que estão a ser desenvolvidos e apresentados por criadores nacionais, garantindo igualmente o direito da produção da propriedade intelectual, bem como a implementação outros de maior interesse.
 
Sebastião Tingão elogiou os 24 trabalhos expostos ao longo da feira e prometeu que o Ministério da Ciência e Tecnologia trabalhará com instituições nacionais parceiras do sistema da propriedade intelectual e o sector industrial para que os criadores sejam apoiados.
 
in ANGOP de 28.05.2013

Jovens cristãos doam sangue a hemoterapia do Hospital Geral do Huambo


Cinquenta e nove jovens membros da Associação de Beneficência Cristã (ABC) da Igreja Universal do Reino Unido de Deus doaram, no fim-de-semana, sangue à Hemoterapia do Hospital Geral do Huambo, com vista a reforçar o stock da unidade sanitária.
 
O responsável da Associação, Adolfo Zaqueu, disse que a igreja, como parceiro da saúde, sentiu-se na necessidade de doar sangue para reforçar o banco da Hemoterapia, em benefício dos doentes que precisarem do líquido.
 
"Este acto visa consciencializar a sociedade sobre a importância de se doar sangue de forma voluntária para salvar vidas e serve para os jovens manifestarem a sua solidariedade aos doentes, bem como demonstrar o amor ao próximo", afirmou.
 
O chefe da sala da hemoterapia do Hospital Geral do Huambo, Sabino Chimuco, sublinhou que a doação vai minimizar as dificuldades que a unidade enfrentava, sobretudo no atendimento aos pacientes que saem de áreas muito distantes e dão entrada no banco de urgência, no bloco operatório, maternidade, pediatria e cuidados intensivos.
 
in ANGOP de 28.05.2013

Integração de Girabolistas nos Palancas Negras enaltecida por treinador

 António Sayombo, técnico de futebol

O técnico de futebol António Sayombo enalteceu o facto de o seleccionador nacional ter incluído na convocatória publicada segunda-feira para o jogo com o Senegal jogadores que actuam na competição interna e que “têm feito grandes exibições”.
 
O treinador fez este pronunciamento quando reagia à divulgação dos escolhidos para a partida com o líder do grupo, dia 8 próximo no estádio 11 de Novembro em Luanda para a 4ª jornada do grupo J de apuramento ao campeonato do mundo em 2014.
 
António Sayombo minimizou a ausência, por razões não esclarecidas, do avançado Manucho Gonçalves, tendo salientado que a coesão no grupo é mais importante para suplantar os senegaleses.
 
 “É uma convocatória justa, foram chamados os melhores e há que ressaltar o facto de ter-se mantido a base da equipa que impôs uma igualdade ao Senegal na I volta”, manifestou.
 
O seleccionador nacional, Gustavo Ferrin, incluiu quatro jogadores que actuam no estrangeiro entre os 25 convocados, de onde se destaca a ausência do ponta-de-lança Manucho Gonçalves (Geraldo (Paraná do Brasil), Djalma Campos (Kasimpasa da Turquia), Mateus Galiano (Nacional da Madeira de Portugal), Guilherme Afonso (FC Vaduz de Lichestein).
 
O Senegal lidera com cinco pontos, mais dois que Angola na 3ª posição. No desafio da I volta as duas equipas empataram a um golo.

in ANGOP de 28.05.2013

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Responsável incentiva autoridades tradicionais aderirem aos créditos bancários



As autoridades tradicionais do município do Cachiungo, província do Huambo, foram aconselhadas a aderirem aos vários pacotes de créditos bancários de forma a melhorar as suas condições sociais e fomentar a actividade agrícola.

O incentivo foi feito pelo representante da Associação das Autoridades Tradicionais (ASSAT) no Huambo, Joao Baptista Tombo, durante um encontro que manteve com os sobas da referida região.

Assegurou que a iniciativa vai incentivar o aumento da produção agrícola e criar excedentes para o comercio, bem como eliminar a dependência  aos subsídios.

Tem que se aproveitar as oportunidades e facilidades que o governo cria para a sociedade, as autoridades tradicionais não devem olhar este facto como se fosse dirigido apenas para uma franja da população, devem tratar documentos e remeter as instituições bancárias para serem financiados”, realçou.

João Baptista Tombo assegurou que a ASSAT vai ajudar os interessados a encaminharem os processos as instituições bancarias.

in ANGOP de 27.05.2013

Responsável da educação pede presença de alunos e professores as escolas depois da pausa pedagógica


O director municipal da Educação no Cachiungo, 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo, Valério Hossy, pediu a aderência massiva de alunos e professores nos estabelecimentos escolares segunda-feira, 27, para o arranque do 2º trimestre da presente época escolar.
 
O responsável fez o apelo durante a reunião de balanço do primeiro trimestre que manteve com os directores das escolas, tendo exigido a tomada de medidas administrativas aos professores que faltarem no primeiro dia do arranque do trimestre, depois da pausa pedagógica.
 
Queremos nesta acção a colaboração dos pais e encarregados de educação no sentido de incentivarem as crianças a afluírem às escolas, para se evitar o absentismos dos alunos e se perspectivar um bom aproveitamento no fim da época escolar”, sublinhou.
 
O responsável da educação no Cachiungo exortou igualmente os professores a desempenharem activamente as suas funções, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento do sector da educação no município.
 
No presente ano lectivo foram matriculados no Cachiungo, em todos os subsistemas de ensino, 41 mil e 358 alunos distribuídos em 25 unidades escolares, cujas aulas são ministrados por mil e 180 professores.
 
in ANGOP de 27.05.2013

Criança morreu picada por abelhas


Um rapaz de oito anos de idade, da aldeia de Kambaungule no município do Longonjo, morreu minutos depois de ter sido picado por várias abelhas.

É o segundo caso de uma criança fatalmente ferrada por abelhas em menos de duas semanas. No passado dia 11 morreu uma criança de quatro anos de idade nas mesmas circunstâncias.

A criança foi atacada por um enxame, perto de casa, que tinha ninho numa árvore. Segundo o administrador comunal adjunto da Chilata, Cipriano Mussungo, o rapaz agitou os animais.

Mussungo apela «
aos pais e encarregados de educação a aconselharem as crianças a terem mais cuidado quando se depararem com abelhas e outros insetos, tendo em conta o perigo que podem significar».

in A Bola Angola de 27.05.2013

Município do Huambo lidera índice de criminalidade nos últimos sete dias


O  município do Huambo, sede da capital da província com o mesmo nome, com 38 crimes, dos 54 casos registados nos últimos sete dias, lidera a lista das ocorrências, indica o informe semanal do Comando da Polícia Nacional nesta região.
 
A fonte adianta que os demais crimes ocorreram nos municípios da Caála, com quatro casos, Londuimbali, com três e Ecunha, com dois casos, acrescentando que em relação à semana anterior a corporação registou o aumento de mais 20 delitos.
 
A corporação refere que durante o período em análise foram detidos 58 cidadãos supostamente envolvidos no cometimento dos 54 crimes, caracterizados por ofensas corporais voluntárias, com recurso a armas de fogo, homicídios voluntários, injuria, estupro e tentativa de violação.
 
Os implicados são ainda acusados da prática de crimes de roubo, furto, posse e uso de documentação falsa, de uniforme suspeito, de estupefaciente (vulgo liamba), introdução em casa alheia, além de duas infracções contra a saúde pública.
 
No período em referência, lê-se no informe, foram apreendidas 14 viaturas de marcas diversas, uma motoriza, igual número de arma de fogo, televisor, punhal, cinturão militar, aparelho som, rádio receptor, duas botijas de gás butano, quilogramas de estupefaciente, entre outros.
 
in ANGOP de 27.05.2013

Técnicos da EDA capacitados em matérias de desenvolvimento agrícola


Quarenta técnicos da Extensão de Desenvolvimento Agrário (EDA) dos 11 municípios da província do Huambo foram capacitados e treinados este mês em matérias sobre a promoção do desenvolvimento agrícola nas comunidades rurais, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).
 
A informação foi prestada pelo chefe de departamento da coordenação e supervisão geral do IDA, Augusto Pedro Nguimbi, após uma visita ao projecto de desenvolvimento agrícola da comuna da Calenga, município da Caála, com dez mil famílias camponesas inseridas no programa.
 
Pedro Nguimbi detalhou que os técnicos da EDA foram capacitados e treinados em técnicas de campos de demonstração, matéria de recursos humanos, estudo de mercado e estimação da área de produção nas comunidades.
 
Foram ainda ensaiadas técnicas de manuseamento pluviométrico para medir as quantidades de chuvas, de forma a definir as estratégias agrícolas para uma produção com êxito e evitar possíveis prejuízos. 
 
Deu a conhecer que projecto de desenvolvimento agrícola da comuna da Calenga é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Governo angolano, visando o aumento da produção agrícola, bem como a melhoria das condições sociais das famílias camponesas.
 
O projecto iniciado em 2007, referiu, incide principalmente na agricultura, reabilitação e ampliação de postos de saúde, residências para técnicos, assessoria técnico das famílias camponesas, abertura de canais para sistemas de abastecimento de água potável, barragens para a irrigação, terraplanagem das vias terciárias, aquisição de sementes e fertilizantes diversos.
 
A implementação do projecto permitiu a legalização de 48 cooperativas em cinco anos, que facilitou as mesmas terem acesso a créditos bancários e desenvolverem da melhor forma a sua actividade agrícola.
 
Este ano o projecto de desenvolvimento agrícola da Calenga foi renovado para ser executado de 2013 à 2014, tendo em vista o aumento dos níveis técnicos e inputs agrícolas.
 
Durante a sua estadia na província do Huambo, chefe de departamento da coordenação e supervisão geral do IDA, Augusto Pedro Nguimbi, fez uma digressão em alguns municípios para constar a situação real dos programas de desenvolvimento agrícola.
 
in ANGOP de 27.05.2013


EDA promete contribuir no êxito dos projectos agrícolas na Caála


A chefe de secção da Extensão de Desenvolvimento Agrário (EDA) do município da Caála, província do Huambo, Maria Saudade, prometeu, neste fim-de-semana, contribuir para o êxito dos projectos agrícolas, visando o combate à fome nas famílias.
 
Maria Saudade fez este pronunciamento no quadro da visita, este fim-de-semana, do chefe do departamento da coordenação e supervisão geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Augusto Pedro Nguimbi, à comuna da Calenga, município do Huambo, onde se inteirou do andamento do projecto de desenvolvimento agrícola, que beneficia dez mil famílias.
 
Sublinhou que com as sessões de capacitação e treinamento dos programas de promoção de desenvolvimento agrícola implementados pela IDA, poderão trabalhar afincadamente para contribuir no aumento da produção agrícola e reduzir os prejuízos.
 
O projecto de desenvolvimento agrícola na Calenga é apoiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pelo Governo angolano, visando a promoção do crescimento económico, bem como o melhoramento das condições sociais das famílias camponesas.
 
No município da Caála são controladas 38 mil famílias camponesas que desenvolvem culturas de milho, feijão, batata rena, batata-doce, soja, amendoim e hortícolas, numa extensão de 76 mil e hectares de terra.
 
in ANGOP de 27.05.2013

Vice-governador pede mais apoios para os inventores nacionais

 Vice-governador da província do Huambo para a área política e social, Guilherme Tuluka

O vice-governador da província do Huambo para a área política e social, Guilherme Tuluka, pediu, nesta cidade, ao Ministério da Ciência e Tecnologia que preste mais apoios aos inventores (criadores) nacionais, por considerar que jogam um papel decisivo no desenvolvimento de qualquer país.
 
Intervindo na abertura da feira do inventor, que reúne criadores das províncias do Huambo, Bié e Moxico, Guilherme Tuluka pediu que o Ministério da Ciência e Tecnologia crie em algumas províncias centros de captação dos inventores.
 
Defendeu também que haja maior cooperação com as escolas para que a cultura de inovação e criatividade seja assimilada nos primeiros anos de escolaridade.
 
Para Guilherme Tuluka, a realização de feiras inter-provinciais, que visam seleccionar os melhores criadores para participarem no evento nacional é um marco importante para o alcance do desenvolvimento que o país pretende atingir a médio prazo.
 
Precisamos ter em todas as províncias do país uma estrutura que represente a ciência e a tecnologia, para melhor aproveitarmos os recursos humanos existentes. A ciência e a tecnologia estão ao nosso alcance, falta-nos apenas mais apoios”, manifestou.
 
O vice-governador do Huambo encorajou os criadores angolanos a prosseguirem com as suas descobertas, mas aconselhou-os a aperfeiçoarem o seu talento e a aliarem-se com outros com maior capacidade que eles.
 
Estão a participar na feira 20 criadores, dos quais 12 do Huambo, cinco da província do Bié e três do Moxico.
 
Durante o evento, que termina na segunda-feira, estão previstas palestras sobre  empreendedorismo, direitos e protecção da propriedade industrial, o papel da associação angolana dos inventores e inovadores e segurança da informação.
 
Feiras do género foram já realizadas pelo Ministério das Ciência e Tecnologia em outras províncias com o mesmo propósito de desenvolver uma cultura local assente na base da criatividade e inovação que fomente o desenvolvimento da tecnologia em Angola e seleccionar os melhores trabalhos para serem apresentados em Setembro, em Luanda, durante a feira nacional.
 
in ANGOP de 27 de maio de 2013 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Igrejas contestam mau clima político no Huambo



Várias congregações religiosas na província do Huambo pediram ao Governo e à UNITA para que apliquem os princípios da reconciliação nacional defendidos nos acordos de paz.


Este apelo foi transmitido pelos responsáveis de várias igrejas sedeadas naquela província. Igrejas, como a Católica, a Evangélica Sudoeste de Angola (IESA), o Bom Deus, a Nova Apostólica e a Pentecostal, esperam que os actos que ceifam vidas humanas não voltem a acontecer.

A guerra ceifou milhares de vidas e destruiu a totalidade das infraestruturas. Neste momento, os angolanos devem continuar num processo de reconstrução e não de destruição”, apelam as igrejas.

Entretanto, o clima de tensão subiu no Huambo, na sequência do assassinato, no passado dia 11 de Maio, no sector da Kuketa, comuna sede do Município do Londuimbali, do secretário para a Administração e Finanças do Secretariado do Comité Comunal da UNITA no Londuimbali, Francisco Epalanga.

A morte deste responsável da UNITA foi alegadamente atribuída aos militantes do MPLA, mas o vice- governador para a área política e social, Guilherme Tuluca, negou tais acusações.

Depois da morte daquele militante da UNITA, a direcção do Galo Negro local apelou à realização de uma vigília em memória do malogrado.

A vigília foi rejeitada pelas autoridades governamentais locais, alegando que “tinham em posse informações de que a UNITA convocou os qeus ex-comandos para provocarem distúrbios durante uma vigília”.

Queremos apelar às autoridades da UNITA para ponderarem. Qualquer tipo de retaliação não vai corrigir o que já foi feito, pode agravar a situação”, disse o vice-governador, acrescentando que “o governo não vai cruzar os braços e usará todos os instrumentos que tem para impedir qualquer acontecimento”.

Não obstante o alerta do Executivo local, a UNITA insiste que vai mesmo organizar a vigília. A respeito da reacção do vice-governador, o secretário da UNITA no Huambo, Liberty Chiyaka, disse terça-feira, em conferência de imprensa, que “a atitude do vice-governador demonstra uma atrapalhação visível por parte do governo da província e uma tentativa pouco inteligente de inverter e escamotear a verdade dos factos”.

Na opinião do deputado à Assembleia Nacional, “isso revela a falta de capacidade do governo em resolver o problema que é fruto de directivas dos próprios governantes aos seus subordinados hierárquicos”.

Quem cria os problemas sociais, sejam eles quais forem, nunca tem capacidade para os analisar e resolvê-los. Na Província do Huambo, está mais do que demonstrado, que na base dos actos de intolerância política que têm resultado em morte dos militantes da UNITA estão os dirigentes incompetentes do MPLA que são os que, por enquanto, detêm, por meios fraudulentos, o poder político em Angola”, acrescentou.

Para o efeito, o Grupo Parlamentar da UNITA vai exigir da Assembleia Nacional o envio “urgente” de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para averiguar as circunstâncias do assassinato do Secretário Municipal das Finanças da UNITA, Francisco Epalanga.

A decisão foi tomada na reunião do Grupo Parlamentar da UNITA, realizada na manhã desta segunda--feira, 20 de Maio, para preparar a VII Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Nacional, prevista para dia 23 de Maio.

in Novo Jornal nº 279 de 17 maio de 2013

Censo piloto decorre a bom ritmo nas comunas de Luvemba e Hengue

Supervisor do censo na comuna de Luvemba e Hengue, Vasco Vatuva

As equipas dos agentes recenseadores do Censo Piloto, que decorre desde o passado dia 16 do corrente mês, nas comunas do Luvemba  e Hengue, província do Huambo, desdobram-se de forma positiva na recolha de informações, mediante o preenchimento dos questionário através do método de entrevista presencial nas comunidades.

O facto foi avançado pelo supervisor da comuna de Luvemba, Vasco Vatuva, tendo assegurado que o processo do Censo Piloto decorre de forma positiva ao atingir já 60 porcento, das 33 secções censitárias nesta circunscrição nos últimos sete dias.

Temos já resultados animadores do processo e temos uma positiva aceitação por parte das populações nas comunidades que estão a prestar informações precisas aos técnicos, resultantes a um bom trabalho de mobilização por parte das autoridades tradicionais e igrejas para o êxito do processo”, destacou.

O supervisor realçou que, para o preenchimento das fichas as principais perguntas estão a consistir em saber em condições o agregado vive, tipo de moradia, saneamento básico, número de agregado da família, o tratamento que dão a água antes de servir para consumo humano e outras questões pertinentes ao êxito do Censo.

Vasco Vatuva acrescentou que as questões estão a ser colocadas pelos recenseadores de forma clara o que está a facilitar o bom andamento do processo nas comunidades e manifestou-se optmista em terminar com o processo do Censo Piloto da população e habitação antes do prazo estabelecido nesta circunscrição.

O supervisor do processo do Censo Piloto na comuna de Luvemba manifestou-se apenas preocupado com as algumas residências que são encontradas fechadas na altura do censo, uma situação que vai exigir revisar uma determinada área censitária depois do regresso da respectiva família à aldeia.

Pensávamos que o Censo Piloto nos levaria os 15 dias estabelecidos, mas com habilidade dos recenseadores e com a disponibilidade do agregado, apesar de existir aglomerados rurais muito distanciados, a realidade mostrou outros indicadores, uma experiência que está a ser passado para os agentes das províncias do Bié e Moxico”, disse.

in ANGOP de 24.05.2013

Arcebispo do Huambo pede colaboração dos angolanos para o êxito do censo piloto

Arcebispo do Huambo, Dom José de Queiroz Alves


O Arcebispo do Huambo, Dom José de Queiroz Alves, solicitou aos angolanos a colaborarem para o êxito do censo piloto que decorre desde o passado dia 16 deste mês, nas províncias de Luanda, Huambo, Cunene, Namibe, Kwanza-Norte, Kuando-Kubango e Uíge.
Em declarações a propósito de censo piloto da população e habitação, Dom José de Queiroz Alves, considerou importante que esta fase corra com perfeição, para que em 2014 o censo geral da população seja um êxito.

De acordo com o prelado, com este processo cumprido na sua plenitude, será possível organizar e planificar os projectos socioeconómicos de forma exata.

Hoje nós trabalhamos sem número, e não nos entendemos, e por isso creio que é um trabalho muito importante para poder ajudar o processo do censo geral em 2014”, disse.

in Rádio N'Gola Yetu de 24.05.2013

Censo Piloto atinge 60 porcento das secções censitárias em sete dias no Bailundo


Coordenadora adjunta do Gabinete Central do Censo, Ana Paula Machado

O Censo Piloto que decorre nas comunas de Luvemba  e Hengue, adstritas ao município do Bailundo, província do Huambo, já atingiu 60 porcento das 75 secções censitárias em sete dias, uma situação considerada de positiva pela coordenadora adjunta do Gabinete Central do Censo, Ana Paula Machado.

A responsável do GCC adstrito ao Instituto Nacional de Estatística, destacou que o processo está a decorrer dentro da normalidade nas duas localidades selecionados no município do Bailundo e aponta as distâncias e acessos em algumas localidades como dificuldades no terreno.

Nestes sete dias, os agentes recenseadores já estão por dentro e ambientados com os documentos, o apoio das administrações e autoridades tradicionais estão a contribuir para o êxito do processo, porque as populações estão a dar informações necessárias aos técnicos e podemos terminar antes do prazo estipulado pela estrutura central”, destacou.

Ana Paula Machado manifestou-se optimista quanto ao processo que decorre nas comunas de Luvemba e Hebgue e disse que serão atingidos os objetivos preconizados nesta fase, com uma aderência positiva das populações e sem dificuldades logísticas por parte dos recenseadores.

Acredito que mais cinco dias o processo pode terminar e seguir-se-á a fase da revisão antes do prazo estabelecido superiormente e dar igualmente espaço da arrumação do material que será todo devolvido ao Instituto Nacional de Estatística, para o processamento de dados e estamos num bom caminho”, destacou 

O processo antecede ao Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) que em 2014 fará uma caracterização exaustiva da população e da habitação em Angola, para permitir a correcção das estatísticas geográficas, económicas e sociais, fundamentais para o processo de planeamento para o desenvolvimento.

in ANGOP de 24.05.2013





 

Mais de metade da população não possui registo de nascimento


Mais de metade da população na província do Huambo não possuem registo de nascimento nem bilhete de identidade por razões económicas.
 
O facto foi revelado pelo vice-governador da província para o sector social, Guilherme Tuluka, que defende para o efeito, a criação de medidas, para que às populações de baixa renda possam proceder ao registo nascimento e adquirir o bilhete de identidade.

O que sabemos é que mais da metade da população não tem documentação que as identifique como cidadãos nacionais, e nós vamos fazer a nossa parte”, sublinhou.


in Rádio N'Gola Yetu de 24.05.2013

Formados 40 técnicos para planificação de orçamentos das unidades sanitárias



Quarenta técnicos da saúde dos municípios da Ekunha, Huambo e Caála concluíram a formação em programas de planificação anual de orçamentos para as unidades sanitárias, visando um bom funcionamento destas instituições.
 
A formação, que teve a duração de dez dias, decorreu no Hospital Municipal da Caála, situado a 23 quilómetros ao oeste da cidade do Huambo.  
 
Durante o certame, os profissionais aprenderam as técnicas de elaboração de propostas orçamentais relacionadas aos diversos projectos, sobretudo os relacionados com o combate a diversas doenças.

in ANGOP de 24.05.2013

Docente Universitário defende preservação da biodiversidade em Angola


O docente universitário André Jamba defendeu, na cidade do Huambo, a necessidade da preservação da biodiversidade, de forma a se evitar as alterações climáticas em Angola.
 
Em declarações, por ocasião do Dia Internacional da Biodiversidade, assinalado quarta-feira, o professor do curso de Engenharia Florestal na Faculdade de Ciência Agrária (FCA) da Universidade José Eduardo dos Santos manifestou-se preocupado com a devastação que se regista nos parques e reservas, com o regresso das populações em suas áreas de origem.
 
Muitos parques e reservas estão a ser utilizados para a prática da agricultura, produção de carvão, caça furtiva em grande escala, uma acção do homem que põe em perigo a biodiversidade em Angola, apesar de haver esforço de preservação da espécie animal e vegetal por parte do Governo”, destacou.
 
André Jamba assegurou que a Faculdade de Ciências Agrária tem criado várias acções de investigação viradas para este fenómeno, tendentes a apurar as principais causas de perdas da biodiversidade.
 
O Dia Internacional da Biodiversidade foi instituído pela Assembleia-geral das Nações Unidas a 20 de Dezembro de 2006, com o objectivo de promover o conhecimento sobre a biodiversidade e alerta para a problemática das alterações climáticas.
 
in ANGOP de 24.05.2013
 




Crianças visitam Aeroporto Internacional do Huambo


Crianças afectas à Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA) do município do Huambo visitaram o Aeroporto Internacional do Huambo, no âmbito do plano de férias.
 
Na ocasião, a secretária para as actividades da OPA, Clementina Cândido, informou que o plano de férias visa ocupar o tempo livre dos mesmos.
 
O aeroporto é umas das entradas e saídas de pessoas e bens, a visita a esta instituição vai aumentar o conhecimento geral dos petizes”, afirmou.
 
O menor Jorge Esperança disse ter gostado de visitar a torre de controlo, porque recebeu explicações sobre os procedimentos relativos aos passos dados para a aterragem de uma aeronave.
 
 Francisca Gaspar Teixeira mostrou-se satisfeita por ter recebido explicações de como funciona o Centro de Metrologia e a sua importância para a navegação aérea.  
   
Durante cinco dias do plano de férias, os menores participarão em palestras, actividades desportivas e recreativas, bem como efectuarão uma excursão ao município do Ekunha e visita à Escola de Soldados da Região Militar Centro.
 
in ANGOP de 24.05.2013


quinta-feira, 23 de maio de 2013

UNITA pretende realizar vigília em homenagem à militante morto



O secretário provincial de Luanda da UNITA, Liberty Chiaka, concedeu, terça-feira, 21/05/13, na capital do país, uma conferência de imprensa para reiterar a intenção do seu partido em realizar uma vigília.
 
A referida vigília seria para homenagear o militante morto, no município do Lunduimbali, província do Huambo, em circunstância, ainda, por esclarecer.

A vigília não foi autorizada, pelo governo provincial do Huambo, mas de acordo com Liberty Chiaka, a UNITA não vai desistir desta intenção, tendo, apenas, adiada a actividade marcada para o passado dia 18 de Maio.

Nós não vamos desistir de fazer a nossa actividade política, pois a vigília teria duas partes, uma primeira religiosa das 18 às 20 horas e, eu faria uma intervenção a exaltar os feitos do nosso companheiro”, disse.


in Canal A da Rádio Nacional de Angola de 23.05.2013


Moradores de Chimbungo Velho ganham fonte de distribuição de água


Os 270 moradores da aldeia de Chimbungo Velho, comuna do Lunge, município do Bailundo, a norte da cidade do Huambo, contam desde terça-feira com uma fonte de distribuição de água potável construída pelo projecto Uhayele, vocacionado a saúde preventiva.
 
A coordenadora técnica assistencial do Uhayele, Karina Timóteo, explicou, em declarações, que a construção deste empreendimento social, que contou com o envolvimento de 30 aldeões, visa erradicar do seio dos moradores doenças causadas pelo consumo de água imprópria.
 
Ressaltou a importante e efectiva participação da comunidade na execução dos trabalhos, bem como a participação da liderança tradicional da aldeia.
 
Segundo Karina Timóteo, iniciativas como estas demonstram a importância do envolvimento entre membros da equipa do projecto e população, não só para a execução, mas principalmente para a oferta de educação a comunidade, através de conhecimentos transmitidos.
 
Informou que as famílias beneficiadas irão ter a oportunidade de ensinar e dar continuidade a este tipo de actividade em outras áreas, ajudando assim outras famílias e com isso a melhoraria da qualidade de vida e condições de saúde de toda uma comunidade.
 
O Uhayele, expressão que na língua nacional Umbundo significa saúde, é um projecto da direcção provincial da saúde e executado pela Amosmid, empresa privada de gestão de saúde.
 
in ANGOP de 23.05.2013

Sorriso supera expectativas da organização do programa "Saúde da mulher nas comunidades"


A participação do projecto Sorriso, do programa “Saúde da mulher nas comunidades”, cuja primeira fase ocorreu entre 14 a 21 deste mês na vila comunal da Luvemba, município do Bailundo, 120 quilómetros da cidade do Huambo, superou as expectativas da organização do evento.
 
A confirmação é da coordenadora do programa, Alcina Sebastião, realçando que o projecto Sorriso deu outra dimensão aos serviços médicos prestados à população durante o programa.
 
Considerou positivo os resultados alcançados pelo projecto e encorajou os seus responsáveis a continuarem a desenvolver as acções de saúde bucal, principalmente nas comunidades rurais.
 
Ficamos muito satisfeitos com a inclusão do projecto Sorriso no nosso programa. A julgar pela importância dos seus serviços, aliado aos resultados que atingiu, queremos contar com a equipa do projecto na 2ª fase a decorrer na Luvemba dentro de 45 dias”, enfatizou.
 
O projecto Sorriso enviou para o programa de saúde da mulher nas comunidades, promovido pelo Secretariado Nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA, dois médicos estomatologistas, quatro técnicas promotoras de saúde bucal e uma técnica de estomatologia.
 
Estes, durante o programa, distribuíram gratuitamente 208 kits de saúde bucal, compostos por escovas e cremes dentais, realizaram palestras sobre higiene bucal, efectuaram 92 extracções dentais, duas restaurações de dentes (chumbar) e uma limpeza bucal.
 
A assistência aos pacientes foi feita na unidade móvel de atendimento estomatológico, que o governo provincial entregou em Fevereiro ao projecto.
 
Designada por clínica móvel, esta unidade de atendimento está instalada numa carrinha e equipada com meios sofisticados que permitem efectuar cirurgias de estomatologia, extracções dentárias e curativos a pacientes com patologias do fórum dentário.
 
O projecto Sorriso é um programa de saúde bucal do governo da província do Huambo e é executado pela Amosmid, empresa privada de gestão em saúde.
 
O programa de saúde da mulher nas comunidades levou para a Luvemba 15 médicos de várias especialidades e 30 enfermeiros que, durante sete dias, realizaram consultas grátis nas áreas de ginecologia, obstetrícia, pediatria, cardiologia, medicina interna, clínica geral e planeamento familiar, assim como desenvolver acções de saúde preventiva.
 
in ANGOP de 23.05.2013

Militares das FAA devem manter níveis de disciplina dentro das unidades


Os efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) foram instados hoje, quarta-feira, no Huambo, pelo 2º comandante da Região Militar Centro, tenente-general João Serafim Kiteculo, a manterem os altos níveis de disciplina nas respectivas unidades militares.
 
Discursando no encerramento do II curso preparatório de quadros para os centros de instrução de soldados das províncias do Huambo, Bengo e Moxico, o tenente-general apelou igualmente aos militares das FAA a demonstrarem amor pelo que fazem, espírito de corpo, de equipa e de ordem, tendo em vista os actuais desafios.
 
Quanto aos instrutores e monitores do Exército, o oficial general da FAA aconselhou os mesmos no sentido de elevarem os seus níveis técnico-pedagógicos, culturais e académicos para corresponderem, de forma eficiente, as exigências da actividade que exercem.
 
Afirmou que para o Exército alcançar com precisão, objectividade e protagonismo os seus objectivos no âmbito dos actuais desafios mundiais, não basta apenas um simples arsenal bélico, quantidade humana nem tão pouco confundir desejo e realidade, mas sim é necessário um militar preparado do ponto de vista pedagógico, patriótico, moral, ético e cultural.
 
Nesta conformidade, o 2º comandante da Região Militar, que abrange unidades das províncias do Huambo, Bié, Benguela e Kwanza Sul, acrescentou que este desafio, depende, em grande parte, da boa preparação do homem a partir dos centros de instrução para introdução de novas dinâmicas e inovação no processo laboral.
 
Participaram do certame, que decorreu no Centro de Instrução de Soldados “Heróis de Kangamba”, localizado a 18 quilómetros a leste da cidade do Huambo, 135 efectivos, entre comandantes dos centros de instrução, chefes de secções de planeamento, de grupos de instrutores, comandantes de batalhões, companhias, instrutores e monitores do Huambo, Bengo e Moxico.
 
O evento formativo, que durou aproximadamente sete dias, decorreu sob o lema “Escolas Preparatórias de Quadros conjugar e refrescar os docentes rumo à reedificação”.
 
in ANGOP de 23.05.2013

Rádio Mais vai efectuar alterações na sua grelha de programação


A Rádio Mais, emissora privada do grupo Média Nova, prevê efectuar, ao longo deste ano, alterações na sua grelha de programação, visando satisfazer as exigências do seu público ouvinte.
 
O anúncio foi feito durante as celebrações do 4º aniversário de existência deste órgão de comunicação social no Huambo pela directora da Rádio Mais, Ana Ruth Miguel.
 
Sem dar muitos detalhes, a responsável afirmou que uma das alterações assenta na criação de programas locais nocturnos, em substituição aos emitidos actualmente que são gravados a partir dos estúdios centrais (Luanda).
 
Prevemos ter locução nocturna, já que, por enquanto, a nossa programação local termina às 20horas e depois disto retransmitimos a programação gravada de Luanda”, mencionou.
 
Para saudar o seu 4º aniversário de implantação nesta província, a Rádio Mais realizou hoje um espectáculo musico-cultural com a participação de artistas da praça local, entre os quais Justino Handanga, Bessa Teixeira, Edna Mateia, Hernâni de Vasconcelos, Tio Hossi, Rei Fagulha, Obama e os grupos Tribais do Pânico, H.P, Califórnia do Kalundo.
 
A Rádio Mais no Huambo, que funciona 24 horas por dia, tem programas de entretenimento em português e umbundo. O seu funcionamento é assegurado por 10 trabalhadores.
 
in ANGOP de 23.05.2013

Recomendada melhoria dos campos de tiro do Exército


A melhoria, através da manutenção e ampliação dos campos de tiro e de infantaria dos centros de instrução das tropas do Exército, face ao aumento dos efectivos, foi recomendada na província do Huambo.
 
A recomendação foi feita pelos 135 efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), entre chefes de repartição da direcção de instrução do Exército, chefes de grupos de instrutores, comandantes de batalhões, companhias e dos centros de instrução de soldados das províncias do Huambo, Moxico e Bengo.
 
Os mesmos manifestaram tal preocupação no termo do II curso preparatório de quadros para os centros de instrução de soldado, que decorreu de 15 a 22 deste mês no Centro de Instrução de Soldados “Heróis de Kangamba”, localizado a 18 quilómetros a leste da cidade do Huambo.
 
Recomendaram também a reprodução de manuais para o melhoramento da base material de estudo menor e maior a nível dos centros de instrução.
 
Consideraram, na mensagem de fim de curso, imprescindível a selecção de sargentos e praças do corpo docente da direcção de instrução e ensino do Comando do Exército para frequentarem cursos de oficiais e sargentos com finalidade de se completar o quadro orgânico dos centros de instrução.
 
A criação de condições materiais e transporte do pessoal das escolas preparatórias de quadros, bem como o abastecimento de meios de transporte de carga para o êxito do funcionamento dos centros de instrução de soldados constam igualmente das recomendações saídas no comunicado final.
 
in ANGOP de 23.05.2013


UNITA pede comissão de inquérito


A UNITA anunciou que vai propor na Assembleia Nacional a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para se averiguar as circunstâncias e encontrar os culpados da morte do secretário municipal das finanças do partido no Londuimbale, província do Huambo, ocorrida no dia 11 deste mês.

O anúncio foi feito ontem em Luanda pelo secretário do partido no Huambo, Liberty Chiyaka, que se deslocou à capital do país para realizar uma conferência de imprensa sobre o assunto.

Durante o encontro com os jornalistas, Chiyaka apresentou a versão da UNITA dos acontecimentos e denunciou o que classifica de “silêncio” por parte das autoridades da província relativamente à morte de Francisco Epalanga quando se encontrava em missão de serviço partidário.

O responsável partidário provincial informou que o grupo parlamentar da UNITA vai exigir à Assembleia Nacional o envio de uma comissão parlamentar de inquérito ao Huambo.


Numa nota também lida por Liberty Chiyaka durante a conferência de imprensa, o grupo parlamentar da UNITA repudia as alegações segundo as quais os tumultos no Londuimbale se deram porque a população local rejeita a instalação das estruturas da UNITA na zona.
 
Durante a conferência de imprensa, Liberty Chiyaka disse que o comando da Polícia Nacional garantiu que vai fazer tudo para investigar, através dos seus órgãos competentes, e encontrar os culpados para serem levados a tribunal.

O deputado disse que, além do cidadão falecido, estava presente no momento do crime o seu irmão, que se encontra ferido. Liberty Chiyaka adiantou que a UNITA decidiu organizar, na província do Huambo, uma vigília no dia 1 de Junho, em homenagem a Francisco Epalanga.

in Jornal de Angola de 23.05.2013

quarta-feira, 22 de maio de 2013

EUA despende USD 100 milhões na desminagem em Angola

Darren Manning, director do Programa para a Desminagem Humanitária do Departamento de Estado dos EUA para a região subsaariana de África

Quais são os objectivos da sua visita a Angola?
Como deve saber, os Estados Unidos da América são uma das grandes potências que se interessam pela desminagem em todo o mundo e Angola constitui um dos países onde temos programas relativamente a isso. Há mais de 20 anos que há uma relação entre os Estados Unidos e Angola e, portanto, vai haver uma efeméride que vai celebrar esta cooperação. Nós estamos interessados no campo da desminagem aqui em Angola. Temos uma enorme assistência para o programa de desminagem de mais de meio milhão. Estes programas de desminagem são realizados por várias organizações como a The Halo Trust, o Grupo de Aconselhadores de Desminagem e o NPZ (organização de ajuda norueguesa), é uma organização que realiza este programa de desminagem. O objectivo principal desta visita é ver o que está a ser feito e também a forma de como podemos ajudar o povo de Angola. E a nossa viagem foi marcada por uma visita a todos os lugares onde os programas se efectuam para sabermos o que foi feito no passado, o que está a ser feito no presente e o que será no futuro.

E o que constatou ao nível das províncias que visitou, qual é a situação?
Foram feitos progressos enormes, nos últimos cinco anos e, apesar de ainda faltar muito por se fazer, os parceiros da desminagem mostraram-nos que há ainda bastantes campos para serem desminados. Mas também estão a ser construídos bastantes edifícios, casas para as pessoas habitarem e já não há minas em muitos campos.

Os Estados Unidos conhecem a dimensão real do problema da desminagem em Angola?
 O país esteve quase 30 anos emguerra… Nós conhecemos, estamos familiarizados com os problemas de Angola, e por isso é que estamos aqui desde 1994. Nós estamos a apoiar desde o fim da guerra o programa de desminagem. E Angola constitui o terceiro maior programa dos Estados Unidos, relativamente à desminagem, comparado com a assistência que nós damos ao Afeganistão e ao Iraque.

E quanto é que os Estados Unidos já despenderam nestes programas desde 1994 até agora em termos de valor?
Mais ou menos acima dos  100 milhões de dólares.

E como é que estão a ser desenvolvidos os projectos, onde? A participação das autoridades angolanas satisfaz?
Nós temos alguns grupos que trabalham na província de Malange, Uíge, Zaire, Moxico, Kuando-Kubango, Bié, Huambo, Benguela e na Huíla.

Em qual destas províncias a situação é crítica ainda?
Todas estas províncias são críticas mas no Huambo vimos que o trabalho foi desenvolvido com bastante eficácia e Malange recebeu muita atenção. As duas piores províncias são o Moxico e o Kuando-Kubango por causa das minas que ainda existem lá. Estas duas províncias foram locais de muita guerra e também as pessoas passavam muito por lá. Isto também se passa porque o foco da desminagem era o Bié, Malange e Luanda e depois é que se ia para as outras províncias.

Estes projectos que vocês financiam vão continuar, incluem, por exemplo, a recuperação das vítimas?
Durante os primórdios dos anos 90 os EUA tinham um programa que apoiava as vítimas das minas. Estes programas eram programas que ajudavam as pessoas a ter próteses e também ajudavam na reintegração da vida destas pessoas. Nós agora estamos focados em remover as minas para que não haja mais acidentes e para que estas situações não venham a acontecer mais.

De que forma é que está a ser realizado este trabalho de remoção? Estão a utilizar novas tecnologias?
Ao fim ao cabo as pessoas têm que remover as minas. No princípio era assim, mas agora nós destruímos as minas já no local. Não existe uma solução milagrosa mas existe o detector de minas e, depois de ser detectada, ela é explodida e são os angolanos que estão a fazer este trabalho e estão a limpar, também ajudando as comunidades.

Daquilo que sabe da desminagem em Angola, quanto tempo ainda levará para que o país esteja livre das minas?
Está a ser melhor a cada dia que passa mas ainda serão precisos bastantes anos.
Perfil:
Darren Manning é o director do Programa para a Desminagem Humanitária do Departamento de Estado para a região subsaariana de África, que inclui os programas de desminagem humanitária em curso em Angola, República Democrática do Congo, Moçambique e Zimbabwe.

Darren Manning ocupa o actual cargo desde 2009 e realiza visitas de avaliação aos programas em Angola (esta é a quinta visita). É mestrado em assuntos internacionais pela Universidade de Texas A&M e tem uma licenciatura em Economia e Relações Internacionais da Universidade de Delaware.

in O País de 22.05.2013

Director da Comunicação Social reconhece importância da Rádio Mais


O director da Comunicação Social na província do Huambo, Luís dos Santos Caetano, enalteceu a importância da Rádio Mais (emissora privada do grupo Media Nova) na promoção da unidade nacional.
 
Na mensagem de felicitações por ocasião do 4º aniversário desta estação radiofónica, a assinalar-se na quarta-feira, o responsável realçou que a Rádio Mais, desde a sua fundação, tem prestado um serviço de radiodifusão de qualidade, direccionado para todos os segmentos da população angolana.
 
Por esta razão, lê-se na mensagem de felicitações, constitui um factor de aglutinação que vela pela promoção da unidade nacional.
 
A Rádio Mais no Huambo realça a nota tem contribuído para a promoção da angolanidade, respeitando sempre o princípio da unidade e diversidade, sendo que, ao longo destes quatro anos de existência, se tem dedicado a sua missão de informar, formar e entreter, contribuindo, desta forma, no desenvolvimento socioeconómico de Angola e do Huambo em particular.
 
Por ocasião da data, lê-se na mensagem de felicitações, o Executivo do Huambo compromete-se a continuar a apoiar a média local no sentido de fazer chegar a informação às regiões mais recônditas.
 
Luís Caetano considera ser imperioso que os profissionais locais da Rádio Mais mantenham o espírito de coragem e persistam na senda do trabalho abnegado, traduzido num jornalismo rigoroso, credível e isento.
 
in ANGOP de 22.05.2013

População com mais interesse pelo museu



O número de cidadãos que visitam o Museu do Huambo tem aumentado bastante de ano em ano, facto que comprova a importância que atribuem a esta instituição que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem.
 
A constatação é do director do museu, Venceslau Cassessa, tendo informado que todos os dias recebe, em média, 25 visitas, na sua maioria de estudantes e turistas estrangeiros.
 
Estes cidadãos, segundo Venceslau Cassessa, visitam o museu com o fim de obter informações sobre a história desta região, os usos e costumes dos ancestrais, além de outros assuntos de interesse cultural e histórico que sirva de complemento ao que já
sabem.
 
Deu a conhecer que a instituição dispõe de condições humanas e materiais suficientes para satisfazer a curiosidade dos visitantes, sobretudo quando se trata de crianças e estudantes.
 
Afirmou que o museu possui um acervo variado que compreende peças etnográficas, históricas, arqueológicas, fotografias sobre o passado e o presente da cidade, plantas medicinais, peças artesanais de caça, pesca, utensílios domésticos entre outros artefactos de reconhecido valor histórico e cultural.
 
Considerada primeira instituição do género na região centro sul de Angola, o Museu do Huambo conserva aproximadamente 900 peças diversas que retratam o passado dos povos ovimbundo, desde o modo de vida, lutas travadas contra opressão colonial, além
de objectos zoomórficos.
 
Foi criado em 1948 pela Câmara Municipal de Nova Lisboa, como era designada a cidade do Huambo antes da Independência Nacional (11 de Novembro de 1975), com o objectivo de recolher dados de carácter etno-museológico e conhecimentos de usos e costumes da região do planalto central, sendo que na época incluía no seu acervo peças das províncias do Bié e do Kuando Kubango, dado ao carácter regional que o mesmo tinha.
 
in ANGOP de 22.05.2013