sexta-feira, 28 de junho de 2013

Lançada brochura "receita da felicidade"


A direcção provincial da Família e Promoção da Mulher no Huambo procedeu hoje, quinta-feira, ao lançamento da brochura "Receita da Felicidade", um contributo para a sã convivência no seio familiar.
 
O acto aconteceu durante o workshop sobre promoção de competências que a instituição leva a cabo, no quadro do Programa de Valorização das Famílias.
 
O livro traz conselhos direccionados aos membros da família, visando a promoção de valores cívicos morais e culturais da angolanidade, entre outras bases que contribuem para o fortalecimento do núcleo familiar.
 
O mesmo será utilizado da sensibilização, através de palestras, da comunidade para a luta contra a violência doméstica e outros males que afectam o núcleo familiar.
 
O workshop sobre promoção e competências familiares visa incentivar a participação e o engajamento dos diferentes sectores na busca de soluções para a coesão e felicidade nos lares.
 
Durante o evento, que termina ainda hoje, os participantes estão analisar temas ligados às “competências familiares” e “o resgate dos valores morais, cívicos e culturais no seio das famílias e na sociedade”.
 
in ANGOP de 28.06.2013

Responsáveis de famílias devem tomar consciência das suas obrigações

Guilherme Tuluca, vice-governador para o sector político e social da província do Huambo

O vice-governador para o sector político e social da província do Huambo, Guilherme Tuluca, instou os responsáveis de famílias a terem consciência das suas obrigações na educação dos filhos, tendo em vista o resgate dos valores morais, cívicos e culturais e uma sociedade mais justa.
Discursando no acto de abertura do Workshop sobre promoção e competências familiares, organizado pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, disse ser necessário que os pais façam um exame de consciência sobre como estão perante as suas obrigações familiares.
Durante o seu discurso, Guilherme Tuluca apontou os actos de vandalismo praticados por muitos jovens, o uso das drogas, alcoolismo e a delinquência, como consequências da débil educação e acompanhamento dos filhos.
Criticou igualmente o excesso de liberalismo que se verifica em alguns lares, redundante na constante permanência dos filhos, mesmo os menores, fora de casa, incluindo no período nocturno.
Exortou os encarregados de educação a colaborarem com as instituições policiais no combate ao uso de drogas e à delinquência juvenil, visando uma sociedade tranquila, justa e harmoniosa.
O vice-governador enalteceu, por isso, a iniciativa da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher na realização do Workshop, "porque vai contribuir para a educação das famílias".
in ANGOP de 28.06.2013

Estado da modalidade preocupa ex-internacional angolano


O actual estado do futebol angolano, caracterizado por fraca aposta nas camadas de formação e pelos maus resultados das selecções nacionais em provas continentais, está a preocupar seriamente o ex-internacional Avelino Lopes, que defende uma “profunda”reflexão para sair da crise.
 
Entrevistado hoje, no Huambo, o melhor marcador do Girabola1999 considerou que o futebol angolano tem vindo a perder qualidade, nos últimos anos, além de não estar a formar exímios jogadores como acontecia no passado.
 
A culpa, apontou Avelino Lopes, prende-se com a ausência de uma política séria da Federação Angolana de Futebol (FAF), que oriente os clubes do país a apostarem forte nas camadas jovens e nos treinadores de base.
 
O ex-avançado do Al Alhy do Egipto, que entre 2000 a 2004 era um dos destaques dos Palancas Negras, afirmou que depois dos fracassos no CAN em Janeiro e o não apuramento ao mundial é chegado o momento dos dirigentes repensarem o futuro do futebol angolano.
 
Fico muito triste por ver a incapacidade dos dirigentes e futebolistas actuais em darem continuidade ao que de bom foi feito no passado e em condições muito mais difíceis. Todo o respeito granjeado no continente caiu por terra, a ponto de nos tornarmos em uma selecção abaixo da mediocridade”, desabafou.
 
Antes de rumar ao Al Alhy do Egipto, Avelino Lopes representou o Petro do Huambo e o de Luanda. Depois de regressar ao país, representou, além destes dois clubes, o 1º de Maio de Benguela e o Desportivo da Huíla.

in ANGOP de 28.06.2013




Ex-jogador antevê presença de Angola no pódio do mundial


O antigo jogador Sérgio Mourato, ex-hóquei de Paço de Arcos, Sintra, Oeiras e Santa-Clara, antevê presença da selecção angolana no pódio da 41ª edição do mundial de hóquei em patins, que o país vai albergar entre 20 e 28 de Setembro próximo.
 
A propósito do evento que pela 1ª vez acontece em África, mostrou-se confiante no potencial do conjunto nacional que, no seu entender, tem qualidade técnica e táctica suficiente para terminar entre os três primeiros.
 
Angola tem condições para fazer um bom mundial. A preparação está a ser bem-feita e isto permite prognosticar que vai lutar para atingir o pódio”, ressaltou.
 
Quanto ao grupo da selecção (C), ao lado de Portugal, África do Sul e Chile, o português e ex-companheiro dos internacionais angolanos Centeno e Kirro diz ser acessível.
 
Afirmou que o apoio incondicional do público pode ser determinante para o sucesso do “cinco” nacional durante a competição, tendo expressado o desejo de ver uma final entre Angola e Portugal, embora aponte a Espanha (campeão em titulo) como a principal favorita.
 
in ANGOP de 28.06.2013


Destacada importância do empreendedorismo nos países emergentes


A importância do empreendedorismo para o crescimento económico dos países emergentes, através da criação de pequenas e médias empresas foi destacado hoje, quinta-feira, no Huambo, pelo director do Centro Local do empreendedor e Serviço de Emprego (CLESE) na província do Benguela, Samuel Gomes.
Ao dissertar sobre o tema “ O empreendedorismo e o papel das instituições do ensino superior”, promovido pelo Instituto Superior Politécnico Lusíadas do Huambo, com objectivo de cultivar o espírito empreendedor nos estudantes da referida instituição de ensino, Samuel Gomes afirmou que o empreendedorismo é uma actividade de negócio que constitui o pilar fundamental para o crescimento de qualquer sociedade, sobretudo dos países emergentes, porquanto contribui para inserção de novos jovens no mercado de emprego.
É necessário que os jovens estudantes saibam que esta actividade tem grande importância para o crescimento económico de qualquer sociedade emergente, tendo em conta a sua intervenção na solução de vários problemas socioeconómico”, disse.
Participaram do evento, orientado pelo director-geral da instituição de ensino superior privado, Luís Manuel da Fonseca Antunes, docentes universitário, estudantes da instituição, empreendedores e convidados.
in ANGOP de 28.06.2013






Governo do Huambo dispensa pré-análise dos projectos culturais


O Governo Provincial do Huambo dispensou a pré-análise dos projectos culturais que foram concebidos no âmbito do Programa da União Nacional dos Artistas e Compositores (Unac) criado com base no decreto presidencial 320/11, que visa revitalizar a actividade artística no País e apoiar o plano estratégico do Estado de combate à pobreza, segundo anunciou hoje, sexta-feira, a instituição.
 
Em nota de imprensa, a Unac avança que, deste modo, cerca de meia dúzia de projectos orçados em mais de um milhão de dólares, destinados a construção e remodelação de centros culturais, estúdios de gravação e escolas de formação artística na Província do Huambo irão ser directamente analisados para posterior assinatura do contrato programa, como orienta o referido decreto presidencial.
 
Nesse momento mais de 50 projectos provenientes das Províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Kwanza Sul, Benguela, Huíla e Cunene estão a ser avaliados pela Comissão Directiva da Unac, para, nos próximos dias, passarem a fase de assinatura de contratos com os respectivos governos provinciais”, lê-se no documento.
 
Com o presente programa aberto às companhias de dança e teatro, centros culturais, agentes e empresários culturais, produtores, empresas de espectáculos e artistas empreendedores, a Unac pretende aumentar a oferta de trabalho artístico no País, e com isso conferir a dignidade e o respeito que merecem os criadores angolanos.
 
A União Nacional dos Artistas e Compositores é uma associação sócio-cultural e profissional, proclamada há 29 anos, com o objectivo de congregar autores, compositores, músicos, artistas de dança, teatro, circo e agentes de outras formas de expressão artística que se enquadram no seu objecto social.
 
A Unac foi criada com o objectivo de estabelecer e implementar estratégias e acções que concorram para a promoção, desenvolvimento e defesa dos interesses socioprofissionais dos artistas angolanos.
 
Como reconhecimento da sua importância social, o Estado angolano atribuiu-lhe a qualidade de Instituição de Utilidade Pública através da resolução nº5/04 de 8 de Abril, publicado no Diário da República I Série nº 29.
 
A organização tem por finalidade específica a dinamização da dança, teatro e música, assim como a luta pela inserção profissional e consequentemente a afirmação social dos seus associados.
 
A Unac controla quatro mil membros e tem delegações nas províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Kwanza Sul, Benguela, Huambo, Huíla e do Cunene, bem como comissões instaladoras no Uíge, Kuando Kubango, Namibe, Moxico e Lunda Sul.
 
in ANGOP de 28.06.2013


Organização do Mundial de Hockey em Patins é o reconhecimento do país


A organização por Angola do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins,   que se realiza em Setembro, é o reconhecimento do país na arena internacional da modalidade e do seu desenvolvimento desportivo e socioeconómico. 

A afirmação foi feita pelo chefe do departamento de administração e finanças da Direcção Provincial da Juventude e Desporto do Huambo. 

Alberto Gil A disse que Angola, com a realização do campeonato do mundo, mostra o crescimento da sua competência e desenvolvimento humano, principalmente no desporto após vários anos de guerra.

O Hóquei em Patins, declarou, é uma modalidade com níveis de competitividade aceitáveis e o mundial de Angola é uma forma de o elevar ainda mais e pode contribuir para ser praticado em todas as províncias.

A promoção da cultura e do turismo pela interacção entre vários povos do mundo, que visitam o país durante a competição, é outro benefício da realização da prova em Angola.

Além de ganhar infra-estruturas desportivas é uma oportunidade do país mostrar ao mundo as qualidades em termos organizativos que tem”, disse.

Alberto Maria augura uma boa participação da Selecção Nacional no campeonato, a julgar pela preparação iniciada com devida antecedência e os níveis da equipa evidenciados na conquista da última taça Zé Dú, realizada no Huambo, diante de potências mundiais da modalidade.

Por isso, o responsável acredita que a selecção nacional se posicione entre os quatros primeiros, mas não põe de parte a conquista do troféu.


in Jornal dos Desportos de 28.06.2013


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Investimento na Educação continua a ser prioridade


O vice-governador para a área económica e social do Huambo disse, na inauguração de 14 salas de aula da escola do II ciclo Joaquim Capango, que o Governo Provincial vai construir, reabilitar e equipar mais estabelecimentos de ensino.

Com a abertura destas salas, 1.500 alunos que frequentavam naquele estabelecimento as aulas à noite passaram a fazê-lo de dia.

A directora da escola, Domingas Bimbi, afirmou que a escola tem seis alunos da 10ª à 12ª classe nos cursos de Ciências Físicas Biológicas, de Ciências Humanas e de Ciências Económicas e Jurídicas e 256 professores.

Francisco Fato também inaugurou os laboratórios de Física, Biologia, Geografia e Química e duas salas de informática com ligação à Internet e antes, na escola missionária do bairro Canhe, arredores da cidade do Huambo, um anfiteatro com 260 lugares sentados.

in Jornal de Angola de 27.06.2013

Quadrigémios estão a precisar de muito apoio


O director do hospital municipal da Caála, província do Huambo, Fernando Ferreira Vicente, disse no sábado que é necessário mobilizar os empresários e pessoas de boa fé para apoiar a jovem Ana Maria de Fátima, que deu à luz, no dia 15 deste mês, quadrigémios.


A jovem, de 30 anos, teve três meninas e um menino, que se juntam a outros cinco irmãos, e está a atravessar dificuldades sociais para manter a família.

Não tenho condições para dar assistência aos meus filhos, por isso, apelo as pessoas de boa fè no sentido  de me ajudarem”, disse.

Ferreira Vicente referiu que o parto foi feito com êxito na unidade sanitária, mas, para outros cuidados posteriores da mãe e bebés, foram transferidos para o Hospital Central do Huambo.

O médico disse que Ana Maria, que já recebeu um enxoval oferecido pelo OMA, necessita, além de outros bens, de uma casa.

in Jornal de Angola de 27.06.2013

JGM do Huambo aposta em experientes para surpreender no grupo B


O Desportivo JGM do Huambo, estreante do torneio de apuramento à I divisão, conta no plantel com quatro futebolistas que já militaram no Girabola e em formações da II divisão, pois é objectivo surpreender os adversários mais fortes do grupo B.
 
Patrick Kódia, que em 2010 orientou na I divisão nacional o Recreativo da Caála e o Benfica do Lubango, é o técnico escolhido pela direcção do JGM  para treinar o conjunto na estreia.
 
Em declarações, o treinador informou ter o plantel preparado para competir e procurar lutar pelos lugares de topo da tabela, embora não seja objectivo subir de divisão.
 
Disse que a presença de jogadores experientes, como Nicho, Luís, Zico e Deco, reforça o desejo do conjunto em fazer uma boa campanha.
 
Estamos num grupo com muitas equipas fortes, mas temos um plantel capaz de causar surpresas a qualquer adversário”, afirmou.
 
O Desportivo JGM, que folga na jornada inaugural, está ao lado do Petro do Huambo, Evale do Cunene, Benfica do Lubango, Nacional de Benguela, Académica do Lobito e Jackson de Benguela. Apuram-se para a I divisão (Girabola) os três primeiros classificados de cada um dos grupos (A, B e C).
 
in ANGOP de 27.06.2013
 

Ex-jogadores do Benfica do Huambo reforçam Petro do Huambo na II divisão

O Petro do Huambo reforçou-se com seis futebolistas oriundos do rival Benfica, visando competir com os potenciais candidatos à subida de divisão no grupo B do torneio de apuramento.
 
Trata-se do guarda-redes Tchobo, o defesa Chax, o avançado Caxão e os médios Zinho, Sidje e Yuri, que, de acordo com o treinador dos “alvi-negros”, Nelito Constantino, vieram aumentar a concorrência no plantel e o leque de opções.
 
Informou que, além destes, o Petro do Huambo conta com o médio Joãozinho (ex-FC de Cabinda), o lateral Fita (ex-Evale do Cunene) e o defesa Rafa (ex-Académica do Soyo).
 
Nelito Constantino explicou que as aquisições foram feitas tendo em conta as carências no plantel que na última época teve má campanha no torneio.
 
Este ano queremos ser mais ambiciosos, por isso reforçarmos a equipa e nota-se que temos um plantel com mais opções e de qualidade capaz de lutar de igual para igual com os potenciais candidatos do grupo”, sublinhou.
 
O Petro do Huambo estreia-se diante do Evale do Cunene, no dia 13. Fazem ainda parte do grupo B o JGM do Huambo, Benfica do Lubango, Nacional de Benguela, Académica do Lobito e Jackson de Benguela. Apuram-se para a I divisão (Girabola) os três primeiros classificados de cada um dos grupos (A, B e C).
 
in ANGOP de 27.06.2013

Administração aposta na construção de novos mercados


A Administração Municipal do Huambo, província com o mesmo nome, vai apostar na construção de novos mercados para acabar com a venda de bens diversos na via pública, prática recorrente ultimamente nesta urbe.
 
O facto foi avançado à Imprensa, pelo chefe da Repartição para os Assuntos Sociais da Administração Municipal do Huambo, Domingos Bonifácio, no final de uma jornada de campo destinada a identificar os mercados informais existentes na cidade do Huambo.
 
Considerou preocupante o número de mercados informais existentes nas avenidas da capital do planalto central, por interditarem algumas vias rodoviárias, assim como estão a tirar a estética arquitectónica dos espaços de lazer, entre outros constrangimentos que provocam em lugares públicos.
 
Segundo Domingos Bonifácio, a desobediência de muitos munícipes, apesar dos vários apelos que têm sido feitos pela administração no sentido de não venderem nos passeios, rotundas e praças públicas, bem como o crescimento demográfico estão na base desta situação que tem provocado “muita” desordem social na cidade do Huambo.
 
Por isso, afirmou, a administração vai continuar com o seu projecto no sentido de descobrir mais mercados informais e criar condições para juntar os vendedores, nestas condições, em locais apropriados para o comércio.
 
Alertou, por outro lado, aos vendedores no sentido de estarem vigilantes pelo facto de existirem indivíduos que cobram, irregularmente, taxas de fiscalização em nome da administração.
 
Durante a actividade de campo mereceu igualmente atenção do responsável às construções anárquicas e ilegais e os aterros sanitários criados em locais impróprios, tendo o chefe da Repartição para os Assuntos Sociais da Administração Municipal do Huambo garantido que este é um mal a ser combatido com veemência.
 
Foram descobertos focos de mercados informais localizados defronte ao Hospital Geral, entrada do Aeroporto, arredores do Banco Sol, Praça Doutor António Agostinho Neto, Jardim da Cultura, Angola Telecom e no bairro de São João, assim como duas construções de obras anárquicas e um aterro sanitário, situado em local inapropriado no bairro do São João.
 
in ANGOP de 27.06.2013

População instada a denunciar tráfico de drogas nas comunidades


A população da província do Huambo foi instada, na vila municipal Cachiungo, pelo comandante provincial em exercício da Polícia Nacional, subcomissário Joaquim Manuel Pereira, a cooperar com às forças da ordem na denúncia de casos de tráfico de drogas e outras práticas ilícitas que têm causado instabilidade nas comunidades.
 
De acordo com o subcomissário, que falava no acto comemorativo ao Dia Mundial de Luta Contra às Drogas, este produto é uma substância que provoca muitas consequências nefastas à sociedade, pelo que é necessário a conjugação esforço entre os cidadãos e a Polícia Nacional no combate ao narcotráfico na província e no país.
 
Neste sentido, exortou a sociedade no sentido de participar das acções de combate às drogas e outras substâncias nocivas a saúde humana, para que o país possa caminhar de forma segura e saudável rumo ao desenvolvimento.
 
“O consumo de drogas ilegais afectam, em grande parte, o desenvolvimento económico, político e social de um país, além de ser bastante prejudicial para saúde humana”, referiu.
 
Apontou, na mesma esteira, a juventude como a principal vítima deste mal.
 
Segundo Joaquim Manuel Pereira, de Janeiro até a presente data, a polícia local apreendeu diversas quantidades de estupefaciente (liamba) no município do Cachiungo, bem como foram detidos vários cidadãos envolvidos no cultivo desta planta.
 
Dentre as várias tarefas da Polícia Nacional, recordou, consta o combate ao narcotráfico, cuja acção deve merecer atenção, colaboração e consciência da população.
 
in ANGOP de 27.06.2013

Polícia Nacional destrói mais de seis toneladas de estupefaciente


Cerca de seis toneladas de estupefacientes (vulgo liamba) foram destruídas na vila municipal do Cachiungo, província do Huambo, pelo Comando da Polícia Nacional, na região, no sentido de desencorajar o tráfico e consumo de drogas ilegais na circunscrição.
 
A actividade, orientada pelo comandante provincial em exercício da Polícia Nacional, subcomissário João Manuel Pereira, enquadrou-se nas acções em torno do Dia Mundial de Luta Contra às Drogas, assinalado hoje.
 
Em declarações, no final da actividade, o chefe do Departamento de Combate ao Narcotráfico da Direcção Provincial de Investigação Criminal (DPIC) no Huambo, superintende Mário Cangongo, referiu que essa destruição de plantas da liamba resulta de operações realizadas pelo efectivo da polícia em diversas áreas de cultivo a nível da região.
 
O produto queimado é resultado de um trabalho realizado na aldeia de Jamba-Tchinheny, no municio do Cachiungo, e na comuna da Catata, município da Caála”, pontualizou.
 
Segundo o oficial, em relação ao idêntico período em 2012, houve um aumento na ordem dos 75 porcento, altura em que foi apreendido 550 quilos de estupefacientes.
 
Participaram do acto de destruição o director provincial de Investigação Criminal no Huambo, superintende-chefe Augusto Rodrigues Coelho, o administrador municipal em exercício do Cachiungo, Francisco Carlos Martins, entidades religiosas, tradicionais e a população da região.
 
in ANGOP de 27.06.2013

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mais de 400 medalhas conquistadas em sete anos


O presidente da associação de desportos para pessoas com deficiência na província do Huambo, José Guilherme, considerou, nesta cidade, positivos os primeiros sete anos de existência desta organização, a julgar pelas conquistas dos seus atletas em provas nacionais e internacionais.
 
Ao analisar as actividades desde 2006 ao presente ano, mostrou-se satisfeito pelo facto de atletas locais serem responsáveis pela conquista de 416 medalhas (entre ouro, prata e bronze).
 
Destas medalhas, constam 31 ao serviço da selecção nacional em eventos como Jogos Paralímpicos de Beijing 2008 e de Londres 2012, campeonatos africanos, pan-africanos, jogos da lusofonia e meetings internacionais.
 
Referiu terem os desportistas adaptados do Huambo durante este período como ponto mais alto a presença nos jogos Paralímpicos de Beijing, na China, onde conquistaram três medalhas de prata e uma de bronze.
 
Quanto à participação dos mesmos em provas nacionais, José Guilherme disse terem conquistado 386 medalhas, sendo 155 de ouro, 115 de prata e 116 de bronze.
 
Disse que o atletismo é das oito modalidades a que mais medalhas tem conquistado (415 no total), o que torna a província do Huambo na maior forcenedora de atletas paralimpicos para as selecções nacionais da modalidade.
 
Realçou que nesta região existem 218 atletas com deficiência física (entre masculinos e femininos) inscritos em atletismo, basquetebol em cadeira de roda, boccia, futebol com muletas, futebol salão para surdos, goaball, natação e voleibol sentado.
 
O desporto adaptado é praticado nos 11 municípios da província do Huambo.
 
in ANGOP de 26.06.2013


IDF apoia programa de reflorestamento no Kuando Kubango


A brigada do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) da província do Huambo forneceu à sua congénere do Kuando Kubango, entre Novembro de 2012 a Março deste ano, 58 mil 750 eucaliptos para apoiar o programa de emergência de repovoamento florestal daquela região, a sudeste do país.
 
O facto foi dado a conhecer, no Huambo, pelo responsável local do IDF, Andrade Moreira Bahu, tendo anunciado que, na próxima campanha de plantação, mais árvores serão enviadas àquela província.
 
Informou que a instituição que dirige possui actualmente 22 mil e 50 plantas em viveiros e de espécies diferentes, metade das quais poderão ser enviadas ao Kuando Kubango, caso as autoridades locais solicitem.
 
Disse também que entre Novembro de 2012 a Março do ano em curso a brigada provincial do IDF forneceu dois mil 850 árvores aos fazendeiros locais e 21 mil 250 aos municípios do Ecunha e Londuimbali, cujas administrações estão a desenvolver um programa de repovoamento florestal.
 
in ANGOP de 26.06.2013


Directores de escolas capacitados sobre metodologias de ensino


Trezentos e três directores de escolas do ensino primário dos municípios da Caála e Ecunha, na província do Huambo, participaram num seminário de capacitação sobre metodologias de ensino para o reforço do actual sistema pedagógico nas instituições escolares.
 
Promovida pela direcção provincial da educação, a acção formativa teve lugar na cidade da Caála e visou promover o desenvolvimento do ensino primário e aumentar a qualidade do processo pedagógico.
 
O chefe da repartição da educação do município da Caála, Mateus Tchimbamba, considerou que o evento permitiu também munir os directores de escolas de matérias atinentes à avaliação do desempenho dos professores e alunos ao longo do primeiro trimestre deste ano académico.
 
Informou que apesar de existir um bom desempenho neste trimestre a qualidade do processo de ensino e aprendizagem em muitas escolas primárias do Ecunha e Caála ficou aquém das expectativas.
 
in ANGOP de 26.06.2013

Programa de governação do MPLA deve ser acompanhado pelos militantes


O membro da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central do MPLA, Domingos Bernardo, defendeu, na cidade do Huambo, à necessidade dos militantes do partido acompanharem o programa de governação do partido, para o êxito da sua materialização.
 
Discursando no final da reunião metodológica dos membros da Comissão de Disciplina e Auditoria, realizada hoje, Domingos Bernardo advogou que os militantes do partido devem estar inseridos no seio das populações, para identificar os seus problemas e lutar para a sua resolução junto do governo.
 
O político disse ainda que a organização do MPLA é hoje implementada a nível dos locais de residências, demonstrando que a luta dos militantes deve centrar-se na identificação e resolução dos problemas de carácter social.
 
As Comissões de Disciplina e Auditoria não têm só a missão de fiscalização e controlar as actividades partidária, mas também governativa. Temos como missão alertar a todos os níveis a materialização daquelas tarefas que eventualmente estão programadas e não estão a ser cumpridas na íntegra”, sublinhou.
 
Afirmou ser também tarefa principal das Comissões de Auditoria e Disciplina a revitalização das organizações de base e comités de acção do partido.
 
A reunião metodológica analisou temas ligados ao papel das comissões de disciplina e auditoria na defesa e consolidação da unidade no seio do partido, bem com o regulamento de organização e funcionamento das comissões de disciplina e auditoria do partido e sua importância.
 
O certame estudou também a problemática do abate e a gestão do património do partido.
 
O encontro visou elevar o conhecimento dos participantes para corresponderem as exigências de uma sociedade em pleno desenvolvimento.
 
in ANGOP de 26.06.2013

Associação do Grupo Dar vida à Vida leva bens de primeira necessidade à população do Caili


Cerca de 600 pessoas residentes no sector do Caili, distrito da comuna da Calima, município do Huambo, província com o mesmo nome, beneficiaram de bens de primeira necessidade, um gesto de solidariedade da Associação do Grupo Dar Vida à Vida.

Os munícipes receberam produtos alimentares, roupa e calçados, no sentido de minimizarem as suas necessidades.

Foram ainda entregues bicicletas e rádios aos sobas e anciãos do sector, que possui quadro aldeias, bem como equipamentos desportivo, incluindo bolas, as duas principais equipas de futebol na região, visando a massificação do desporto e ocupação dos tempos livres dos jovens.

Na ocasião, o soba grande do sector, Marcelino Tchamale, agradeceu, em nome da população da sua jurisdição, o gesto protagonizado pela Associação do Grupo Dar Vida à Vida, que segundo afirmou, vai minimizar as principais dificuldades que a população vivia.

"Agradecemos o gesto solidário dos Jovens, por terem olhado para os nossos problemas. Esperamos que continuem nesta senda", sublinhou.

Por seu turno, o vice-presidente da Associação do Grupo Dar Vida à Vida, Amílcar Chaculimba Lucas, garantiu que a sua organização vai continuar esta acção, apoiando pequenos empreendedores e às famílias carentes nas comunidades rurais e urbanas, no quadro do combate à fome e a pobreza no país.

A associação, que tem como objectivo o incentivo à criação de pequenos negócios e empreendedores informais, já apoiou, até ao momento, projectos nos municípios do Mungo, Londuimbali, Chinjenje, Longonjo e Ukuma. O município sede do Huambo será contemplado a partir do mês de Julho.

in ANGOP de 26.06.2013

Educação apoia com material didáctico mais de 60 mil alunos


Sessenta e três mil alunos do ensino primário das comunidades rurais do município da Caála, província do Huambo, foram apoiados com material didáctico este mês, para aumentarem o seu desempenho académico.

O facto foi dado a conhecer pelo chefe de repartição da educação do município da Caála, Mateus Tchimbamba.

O responsável justificou o gesto pelo facto de nas comunidades rurais ainda existirem famílias com dificuldade financeiras para atenderem as necessidades académicas dos filhos.

O processo de distribuição de matéria didáctico, disse, é um esforço da Direcção Provincial da Educação do Huambo, no quadro do programa de promoção do sucesso académico.

in ANGOP de 26.06.2013

Responsável advoga reforço da formação científica dos terapeutas tradicionais


A necessidade do reforço da formação científica dos terapeutas tradicionais e de medicina natural, tendo em vista a sua inserção no sistema nacional de saúde pública foi advogada hoje, terça-feira, na cidade do Huambo, pelo presidente do Fórum de Medicina Tradicional (Fometra), Kitoco Mayavangua.

Segundo o responsável, no quadro da visita que iniciou hoje ao Huambo para se inteirar da organização do sector, a medida enquadra-se na integração das práticas de medicina tradicional no sistema de saúde pública, de modo a prestar tratamento eficaz, seguro e com qualidade para toda população.

"É imprescindível o reforço da investigação científica por parte dos terapeutas, docentes e estudantes universitários para melhor conservarem as plantas medicinais",salientou.

Para si, a medicina tradicional, como parte do programa de desenvolvimento sanitário do país, deve merecer atenção de toda sociedade, através do melhoramento dos trabalhos de investigação sobre a sua importância no bem-estar físico e emocional das famílias.

Kitoco Mayavangua disse que a região centro e sul de Angola é bastante fértil em termos de plantas medicinais, pelo que é necessário continuar apostar na formação dos terapeutas tendo em atenção o seu desenvolvimento intelectual e exportação de medicamentos locais para o estrangeiro.

O Fórum de Medicina Tradicional (Fometra) controla, em todo país, cerca de 61 mil terapeutas.

in ANGOP de 26.06.2013

terça-feira, 25 de junho de 2013

Huambo: FAO vai criar escolas de campo

O Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação FAO vai implementar no Huambo, a criação de escolas de campo.

Segundo o coordenador do projecto “ Terra da Fao”, Francisco Canhanza, às escolas de campo serão criadas para melhorar às práticas de agricultura no seio das comunidades.

É um projecto em colaboração com a Lanca-Mundial, onde a FAO já realizou nas províncias do Bié e Huambo, uma experiência de escolas de campo com os camponeses, para melhora as práticas da agricultura”, disse.


in Rádio N'Gola Yetu de 25.06.2013

Encontro do PR com líderes juvenis representa um acto democrático


O arcebispo do Huambo, Dom José de Queiroz Alves, considerou, nesta cidade, o encontro realizado sexta-feira entre o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e os líderes das associações juvenis e estudantis, um acto democrático e digno de realce.
 
Durante a celebração da homilia na Missão Católica do Canhe, arredores desta cidade, por ocasião do domingo da fé da vigararia sede do Huambo, o prelado sublinhou que o encontro entre do Chefe da Nação angolana e os líderes juvenis é também uma demonstração da participação dos cidadãos na governação do país.
 
Foi bom ver os jovens de diversas forças políticas e não só dialogarem com o Presidente sobre o que pensam para o desenvolvimento do país", mencionou.
 
Dom José de Queiroz Alves disse tratar-se de um exemplo do carácter da política, como uma área humana e social onde os homens lutam com projectos diferentes, mas buscando sempre o bem comum e a evolução justa e fraterna entre os cidadãos num determinado país.
 
Na sua homilia, o responsável da arquidiocese católica do Huambo pediu aos políticos a saberem colocar o debate ao nível da confrontação das ideias e palavras num diálogo franco, sem passar para actos que desagradam a boa convivência entre os irmãos da mesma pátria.
 
"Os partidos políticos devem ser adversários, não inimigos. Não se devem odiar, devem competir por ideias diferentes e construtoras de um diálogo franco e de uma convivência harmoniosa entre os cidadãos, promotoras de um novo espírito na província, no país e no mundo em geral", aconselhou.
 
in ANGOP de 25.06.2013






Enaltecido empenho dos efectivos do Minint no aumento do nível académico


Inspector provincial da Polícia Nacional, superintende chefe Mário Martinho Júnior

O empenho demonstrado pelos efectivos da Delegação do Ministério do Interior no Huambo, em relação ao aumento do nível académico, técnico e profissional foi enaltecido, nesta cidade, pelo inspector provincial da Polícia Nacional, superintende chefe Mário Martinho Júnior.
 
Mário Martinho Júnior que falava à Angop, por ocasião do 34º aniversário do Ministério do Interior, realçou que fruto do engajamento dos efectivos, hoje o órgão tem mestres, licenciados, técnicos médios e básicos de diversas áreas, que ingressaram massivamente sem nenhuma formação.
 
Já tivemos grandes problemas ligados a débil profissionalismo na actuação, resultante da falta de formação da maioria dos nossos efectivos que massivamente ingressaram na corporação com baixo nível académico”, sublinhou.
 
O superintende -chefe assegurou que o aumento do nível académico e profissional dos efectivos da Polícia de Viação e Trânsito, Bombeiros e Protecção Civil, Serviço de Migração e Estrangeiros; Serviços Prisionais e os demais que englobam a Minint tem contribuído na melhoria das acções dos mesmos.
 
Em relação a disciplina dos efectivos da Delegação do Mistério do Interior no Huambo, a fonte fez saber que os órgãos de inspecção, educação moral e cívica, justiça e disciplina têm dado respostas através de insistentes acções de fiscalização, prelecções e instaurações de processo disciplinar, para inibir actos de indisciplina.
 
Ainda para disciplinar a polícia no planalto central, o superintende – chefe disse existir um serviço de atendimento ao público que funciona 24/24 horas, para receber e dar devido tratamento as denúncias efectuadas pela população em relação as más actuações dos efectivos, que são punidos de acordo com os actos.
 
O inspector disse também que o centro de saúde da Delegação do Minint no Huambo, recentemente inaugurado, depois de ser reabilitado e apetrechado garantirá melhores cuidados de saúde aos trabalhadores deste órgão.
 
A construção do edifício do Comando Provincial da Polícia Nacional, que neste momento está em curso, de acordo com Mário Martinho Júnior, ajudará a melhorar as condições de trabalho dos seus funcionários.
 
in ANGOP de 25.06.2013

 

Munícipes de Mungo terão mais água potável


A população do município de Mungo, cuja a vila dista a 145 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, terá a partir do próximo ano melhorias no fornecimento de água potável, com a implementação de um programa da administração local que visa a abertura de mais furos.
 
O programa prevê ainda a montagem de novas manivelas e construção de uma central de captação, tratamento e distribuição.
 
Segundo o chefe da repartição dos assuntos técnicos, Tito Satumba Tchissua, este ano estão a ser desenvolvidos estudos para identificar aldeias com maior carência de água potável.
 
Informou que o programa da administração do município sobre o reforço da capacidade de distribuição de água aos cidadãos começa a ser executado brevemente e, além de facilitar o acesso dos cidadãos ao produto, visa combater doenças frequentes nas comunidades, causadas pelo consumo de água imprópria.
 
Disse que actualmente apenas três mil cidadãos têm acesso à água potável, de um universo de aproximadamente 105 mil habitantes do município.
 
in ANGOP de 25.06.2013


Professores universitários frequentam curso de agregação pedagógica


Um curso de agregação pedagógica destinado aos professores de distintas instituições públicas de ensino superior da província do Huambo foi aberto hoje, com objectivo de permitir aos participantes desenvolver e aperfeiçoar as habilidades profissionais.
 
Uma nota do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), promotor desta acção formativa, refere que o evento está organizado em seis módulos curtos respondendo às necessidades da melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
 
Até ao dia 02 de Agosto, data da conclusão do curso, os professores universitários vão, segundo a nota, ser capacitados sobre “Novas tecnologias de informação e comunicação na educação”, “Metodologia de investigação científica e educativa”, “Problemas pedagógicos e didácticos no ensino superior”, “Teoria e prática curricular”, "Reflexões teóricas e práticas sobre educação para a saúde” e “Legislação laboral do subsistema do ensino superior”.
 
in ANGOP de 25.06.2013

ADRA capacita funcionário sobre desenvolvimento comunitário


Quarenta e seis funcionários da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente(ADRA) das províncias do Huambo e Benguela estão a ser, desde segunda-feira, capacitados sobre desenvolvimento comunitário, no âmbito da intervenção geral da instituição no alcance dos objectivos do Plano Estratégico 2012/2016.
 
Em declarações à imprensa, o director geral da ADRA, Belarmino Jelembi, disse que a acção formativa visa reforçar a capacidade técnica dos quadros na utilização dos métodos e ferramentas do trabalho da organização.
 
A actividade terá a duração de quatros dias e vai, de igual modo, permitir os participantes reflectirem sobre os conceitos e conteúdos do plano estratégico da ADRA, aprimorar os mecanismos para o alcance dos indicadores previstos.
 
A formação representa o XIV modulo que a ADRA realiza todos os anos com os parceiros, faz parte do principio “acção reflexão acção com vista a analise do contexto das áreas de intervenção, sua ligação com a província e as implicações da acção da instituição”, disse.
 
Durante o evento, os participantes vão tomar conhecimento de matérias sobre desenvolvimento rural sustentável, segurança alimentar e nutricional, poder local e autarquias, descentralização e dinâmicas de articulação entre as administrações locais e a sociedade civil, programas de cidadania e educação, e advocacia, assim como monitoria das políticas públicas.
 
in ANGOP de 25.06.2013

População de Catabola ganha lavandaria no aniversário da comuna


A população da comuna de Catabola, 32 quilómetros a sul da vila municipal do Longonjo (Huambo), ganhou, domingo, uma lavandaria, construída no âmbito do Programa Municipal Integrado de Combate à Fome e Pobreza.

O empreendimento foi inaugurado pela administradora municipal em exercício do Longonjo, Isabel Afonso Jepele, no quadro das actividades comemorativas do 49º aniversário da comuna de Catabola.

Inserido no programa água para todos, do governo angolano, a lavandaria vai beneficiar mais de trezentas famílias da vila comunal.
 
Na ocasião, Isabel Jepele apelou aos munícipes a cuidarem deste bem público, para que sirva às várias gerações.

Este é um esforço do governo provincial e municipal que visa melhorar as vossas condições de vida, é necessário que cuidem do património para que os nossos filhos e netos também venham a beneficiar”, asseverou. 
Este é o terceiro investimento do género, em menos de dois anos, dentro do programa água para todos que a população de Catabola beneficia.

in ANGOP de 25.06.2013

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Inefop prevê aumentar número de formandos até ao final deste ano


O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional no Huambo (Inefop) prevê, até ao final deste ano, formar mil cidadãos em especialidades diversas, contra 571 do ano transacto, informou o responsável da instituição, José Luís Chuvila.
 
José Luís Chuvila sustentou que o aumento será possível pelo facto de a instituição ter ganho, recentemente, novas instalações, devidamente apetrechadas.
 
Detalhou que serão formados profissionais nas especialidades de alvenaria, carpintaria, electricidade, informática, canalização, mecânica, culinária e pastelaria, corte costura, decoração, entre outras.
 
Neste momento, de acordo com o responsável, 788 cidadãos com idades compreendidas entre 16 a 35 anos estão a ser formadas nas especialidades acima referidas.
 
Para além da capital da província, de acordo com a fonte, o Inefop funciona nos municípios da Chicala-Cholohanga, Mungo, Caála e Longonjo.
 
Lembrou que nos primeiros meses deste ano foram formados 38 cidadãos na especialidade de informática.
 
in ANGOP de 19,06.2013

Moradores do Bailundo actualizam conhecimentos sobre saúde preventiva


Os moradores dos bairros Espírito Santo e Vale Verde, município do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, foram aconselhados sobre à necessidade de manterem a higiene nas comunidades, para prevenirem-se de doenças.
 
A acção foi promovida pelo projecto Uhayele (saúde nas comunidades).
 
A coordenadora do Uhayele na província do Huambo, Giovana Barros, em declarações, disse que as informações sobre a importância do asseio foram passadas ao longo das campanhas de limpeza realizadas nestas localidades nos dias 4 e 5 do corrente mês.
 
As actividades de saneamento básico, explicou a fonte, tiveram como objectivo principal alertar os moradores acerca dos cuidados adequados com o lixo, através da escavação de aterros, assim como reforçar as orientações que são transmitidas pela equipa de agentes comunitários de saúde do projecto Uhayele nas visitas domiciliares.
 
Giovana Barros referiu também que além dos agentes comunitários de saúde, a limpeza ao bairro Espírito Santo e na aldeia Vale Verde contou com a presença de supervisores de campo e gestores do projecto.
 
Estes, de acordo com a responsável, realizaram limpeza junto das residências e palestras, orientando às famílias a respeito da quantidade de lixo à céu aberto encontrado e quais os prejuízos que causam à saúde dos moradores.
 
É sabido que o lixo à céu aberto atrai muitos vectores, como ratos, baratas e moscas, agentes transmissores de muitas doenças, sendo as parasitoses, diarreias, cólera e malária as maias frequentes”, mencionou.
 
A responsável acredita que actividades como estas são de extrema importância para levar a informação necessária sobre a promoção da saúde e prevenção de doenças nas diversas comunidades, além de mobilizar às pessoas para um comportamento de vida
mais saudável.
 
O Uhayele, vocacionado a formação de agentes comunitários de saúde e a promoção de saúde nas comunidades, é um projecto da direcção local da saúde, mas executado pela Amosmid, empresa privada de gestão de saúde.
 
in ANGOP de 19.06.2013



Activistas do programa de luta contra Sida recebem formação sobre marketing social

 
Quinze activista do Programa de Luta contra o VIH/Sida do município da Caála, província do Huambo, foram formados, em marketing social, para a venda de preservativos nos locais públicos, visando a redução do alastramento da doença.
 
A acção formativa foi promovida pela organização não governamental Serviço Internacional para a População (PSI) e dirigida aos activistas da associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social das Populações Vulneráveis (ADESPOV), no quadro do projecto denominado “Proactivo”.
 
O coordenador do projecto do “Proactivo”, Gomes Simão, informou estar orçado em 30 três milhões de kwanzas, tendo sido definido para sensibilizar os camionistas e trabalhadoras de sexo na província do Huambo.
 
Asseverou que se pretende criar estratégias conscientes de combate ao HIV/SIDA, através de métodos de precaução.
 
Foram ainda abordadas temáticas sobre a importância do teste, as formas de transmissão do VIH/Sida, a transmissão desta doença de grávidas para os filhos e a importância do uso do preservativo em relações sexuais ocasionais.
 
De 2012 até a presente data, a ADESPOV contribuiu na testagem voluntária de VIH/Sida de 450 indivíduos de ambos os sexos nos municípios da Caála e Huambo.
 
O programa "Proactivo", financiado pelo Serviço Internacional para a População (PSI), ong americana, termina em Julho deste ano.
 
in ANGOP de 19,06.2013

 

Agentes sanitários do município da Caála em seminário sobre combate à malária


Vinte e seis técnicos e responsáveis de unidades sanitárias localizadas na periferia da cidade da Caála, província do Huambo, participam desde hoje, terça-feira, num seminário sobre o combate à malária visando reduzir a taxa da mortalidade nas comunidades.
 
A formação, com três dias de duração, é promovida pela Direcção Provincial da Saúde do Huambo, em parceria com a organização não governamental “Mentor”, no quadro do reforço do combate a enfermidade.
 
Na aberta da actividade, o coordenador de luta contra a malária da província do Huambo, Amândio Natito Bernardo, chamou a atenção dos formandos para assimilarem a matéria a ser ministrada, com vista a uma aplicação prática eficiente.
 
Os participantes estão a discutir temas sobre epidemiologia, diagnósticos da doença e elaboração de dados estatísticos.
 
in ANGOP de 19.06.2013

Camponeses do Longonjo beneficiam de crédito em fertilizantes e sementes


Trinta e cinco pequenos camponeses da sede municipal do Longonjo, 64 quilómetros a sul da cidade do Huambo, beneficiaram hoje de crédito em fertilizantes e sementes hortícolas, visando o aumento da sua produção e o rendimento familiar.
 
O gesto veio da ong angolana Associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social das Populações Vulneráveis (ADESPOV), em parceria com a ONG internacional Visão Mundial.
 
O chefe de projectos da Adespov, Armindo Kufumana, fez saber que o projecto visa reforçar a organização comunitária e a redução da pobreza.
 
Deu a conhecer que o apoio vai abranger a camponeses nas comunas Catabola e Chilata.
 
Cada beneficiário recebeu, como inputs agrícolas, cinquenta quilogramas de adubo composto e sementes hortícolas de tomate, cebola, pimenta, couve e repolho numa quantidade de 100 gramas cada.
 
in ANGOP de 19.06.2013



Reinauguração do edifício SME vai reforçar desempenho dos efectivos


A reinauguração do edifício dos Serviços de Migração Estrangeiro (SME) na província do Huambo, constitui uma mais-valia para a população, porquanto vai reforçar o desempenho dos efectivos no tratamento de actos migratórios.
 
 A afirmação foi feita pelo director dos Serviços de Migração Estrangeiro na província do Huambo, Alberto João Dassala, em declarações à imprensa, após a reinauguração do imóvel pelo ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares.
 
A modernização da infraestrutura representa uma mais-valia, não só para os efectivos, como também para população, uma vez que vai trazer maior dinamismo no tratamento de actos migratórios dos cidadãos nacionais e estrangeiros”, sublinhou o responsável.
 
Alberto Dassala disse que a entrada em funcionamento vai ainda permitir o melhoramento das medidas de controlo do movimento migratório dos cidadãos.
 
Segundo Aberto João Dassala, “tendo em conta que tem aumentado o interesse dos cidadãos se deslocarem para o estrangeiro, o SME reafirma o seu dinamismo na organização de processo e emissão de passaportes”.
 
O director fez saber que a instituição regista em média semanal 200 a 300 processos de pedidos de passaportes e vistos.
 
O SME é um serviço integrado no Ministério do Interior, ao qual compete-lhe executar as políticas e medidas legislativas e regulamentares relacionadas com a entrada, trânsito, permanência, residência e saída de cidadãos nacionais e estrangeiros.
 
Na província do Huambo, o órgão controla 2.744 estrangeiros, além de 671 refugiados e requerentes de asilo.
 
in ANGOP de 19.06.2013

GP do Interior adiado sine die


O Grande Prémio Ministério do Interior, previsto para os dias 21, 22 e 23 do corrente, no campo de tiro do Regimento de Defesa Anti-aérea, em Luanda, foi adiado sine die, em virtude dos crimes bárbaros que culminaram com o massacre hediondo dos três agentes da Polícia Nacional no município do Cacuaco. A informação foi avançada pelo vice-presidente da Federação Angolana de Tiro, Paulo Silva, que se mostrou solidário com as autoridades nacionais na busca de mecanismos para garantir melhor segurança aos cidadãos.

Pontuável para a quinta Jornada do campeonato nacional de fosso olímpico, o evento era aguardado com grande expectativa pelos atiradores do 1º de Agosto, Interclube, Força Aérea Nacional, Grupo Socolil, Clube de Caçadores da Cela, Clube de Tiro e Caça do Lubango, Clube de Tiro Caça e Pescas de Benguela, Clube de Tiro da Gabela, entre outros. Paulo Silva, que conquistou a medalha de ouro dos jogos Panafricanos em 2007, disputado em Argel, informou que os demais clubes interessados na realização de actividades para preencher o vazio deixado pela anulação do certame estão autorizados a fazê-lo, desde que cumpram com os devidos trâmites.

O responsável deu a conhecer que a Federação Angolana de Tiro está empenhada na implementação de fossos olímpicos noutras localidades do território nacional, com as prioridades para os municípios da Chipipa, província do Huambo, e de Calulo, no Kwanza-Sul. Na Chipipa, avança Paulo Silva, “
vai ser construído um campo, ao passo que, em Calulo, vai fazer-se a reabilitação da infra-estrutura, de modo que passa a albergar provas de grande vulto”, disse.

in Jornal dos Desportos de 19,06.2013

terça-feira, 18 de junho de 2013

OMA realiza VI sessão plenária ordinária


O comité da OMA na província do Huambo realiza, nesta cidade, a sua VI sessão plenária ordinária que entre outros assuntos, vai analisar o grau de cumprimento das decisões do encontro anterior, soube hoje, segunda-feira, a Angop.
 
A apresentação e aprovação do relatório de actividades desenvolvidas pelo secretariado executivo provincial da OMA durante os primeiros quatro meses deste ano, assim das acções realizadas pela comissão de disciplina e auditoria fazem igualmente parte da agenda de trabalho da VI sessão.
 
As participantes ao evento vão também apresentar e aprovar o plano de actividades para os próximos quatro meses e serão informadas sobre a IV sessão plenária ordinária do comité nacional da OMA, o processo de balanço e renovação de mandatos nas organizações de base, processo de balanço dos organismos intermédios e o programa de saúde da mulher nas comunidades.
 
in ANGOP de 18.06.2013

Quatro jardins da cidade serão reabilitados este ano


Quatro jardins localizados na cidade do Huambo começam a ser reabilitados, em Julho desse ano, na sequência de um concurso público realizado recentemente pelo Governo Provincial do Huambo, com vista a tornar esses espaços mais atractivos e bonitos.
 
O facto foi anunciado pelo administrador adjunto do município do Huambo, João Manuel Figueiredo, tendo referido que as obras vão durar 90 dias e incluem a montagem de sistemas sustentáveis de irrigação, plantio de nova vegetação e colocação de mobiliário urbano.
 
Referiu que os jardins serão reabilitados e requalificados de forma faseada, por insuficiência de recursos.
 
Segundo a fonte, o projecto será complementado com a elaboração, por parte das autoridades administrativas, de um programa de gestão e preservação dos espaços verdes.
 
Os jardins que vão beneficiar das obras de reabilitação estão situados defronte ao Banco Nacional de Angola (BNA), arcebispado, Largo do Ambiente (bairro São Pedro Urbano) e entrada do bairro São João Urbano, respectivamente”, indicou.
 
O responsável, que manifestou o seu descontentamento devido o comportamento impróprio de alguns cidadãos cujas acções estão a acelerar a degradação das áreas verdes da cidade, apelou aos munícipes no sentido de preservarem esses locais.
 
A cidade do Huambo possuí 50 jardins que ocupam uma superfície de 238 mil metros quadrados, muitos dos quais a carecerem de obras de requalificação e reabilitação.
 
in ANGOP de 18.06.2013






Autoridades tradicionais do Longonjo instadas a mobilizarem jovens para o serviço militar


As autoridades tradicionais do município do Longonjo, 64 quilómetros da cidade capital do Huambo, foram instadas a engajarem-se na mobilização de jovens para a incorporação nas Forças Armadas Angolanas (FAA), enquanto dever de cidadania.
 
A solicitação foi feita pelo chefe de repartição dos registos da administração municipal do Longonjo, Pedro Afonso, durante um encontro com as autoridades tradicionais, para este efeito.
 
Apelamos as nossas autoridades tradicionais no sentido de sensibilizarem a juventude a terem noção do cumprimento do dever sagrado da defesa do território”, frisou.
 
Participaram no encontro cerca de quarenta autoridades tradicionais, entre sobas grandes, sobas e séculos de ombalas, aldeias e bairros que constituem a sede municipal.
 
in ANGOP de 18.06.2013

Parlamentar satisfeito com a qualidade das obras do núcleo provincial da Assembleia Nacional


A qualidade das obras das futuras instalações do núcleo provincial da Assembleia Nacional foi realçada na cidade do Huambo, pelo presidente do conselho da administração da Assembleia Nacional, Ramos da Cruz.

Esta posição foi expressa no final da visita efetuada à futura instalações do núcleo provincial da assembleia nacional, afirmando que o empreendimento, a ser inaugurado nos próximos dias, vai dar melhor dignidade aos funcionários deste órgão.

O edifício vai proporcionar melhores condições de trabalho aos deputados do ciclo provincial e para os funcionários. A população vai ganhar uma grande infra-estrutrura porque os parlamentares estão ao serviço do povo”, destacou.

O presidente do conselho da administração da Assembleia Nacional, que chefia uma delegação parlamentar em visita à região centro e sul do país, assegurou que a infra-estrutrutura já esta executada na ordem dos 95 porcento, tendo orçado em mais de três milhões e 500 mil kwanzas. Nesta altura estão em curso alguns trabalhos de acabamentos, ao que se seguirá o seu apetrechamento, nos próximos dias.

O parlamentar assegurou que a iniciativa será extensiva para algumas províncias do país, numa acção que vai dar dignidade os trabalhos dos deputados eleitos pelo povo, de forma a resolver melhor os seus problemas.

No cumprimento da agenda da sua visita ao Huambo, os deputados mantiveram um encontro de cortesia com o vice-governador do Huambo para área social e política, Guilherme Tuluka, de quem receberam garantias do apoio do Governo a actividade dos parlamentares do círculo provincial, para melhor desempenhar as suas funções constitucionais.

A delegação chefiada pelo deputado Ramos da Cruz, da bancada parlamentar do MPLA, integra igualmente os parlamentares Manuel Saviemba da Unita, Benedito Daniel do PRS e Alexandre Sebastião da FNLA.

A comitiva deslocou-se no principio desta noite à província do Bié, onde vai desenvolver actividade idêntica.

in ANGOP de 18.06.2013

Jovens do Huambo chamados absterem das influências negativas

O pastor da Igreja da Assembleia de Deus Pentecostal, Ernesto Cassoma, apelou, na província do Huambo, os jovens desta urbe a absterem-se de influências negativas que, nos últimos tempos, tentam perigar a paz social.

Falando na sua pregação durante o culto que encerrou a “semana de avivamento espiritual”, no quadro do 35º aniversário da organização de jovens da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal,  o pastor afirmou que tem se verificado a aculturação da juventude, que nada tem a ver com a realidade angolana.
Por isso, disse, é necessário que os jovens evitem actos que vão contra os hábitos e costumes da sociedade angolana.

O Pastor apelou os jovens a ser testemunhas fiéis de Cristo, visando o alcance da felicidade, paz e bem-estar.
in ANGOP de 18.06.2013

Contratada empresa para higienização das unidades sanitárias na Caála


A repartição da saúde do município da Caála, província do Huambo, contratou este mês uma empresa de prestação de serviço para a higienização das unidades sanitárias existentes nesta circunscrição, visando garantir biossegurança dos agentes sanitários.
 

Em declarações, o chefe de repartição da saúde do município da Caála, Albino Ernesto, disse que pretende-se proteger os técnicos e os pacientes, bem como melhorar a eficiência no atendimento nos postos e centros de saúde.
A empresa de serviço local denominada “Carimeid Limitada”, está a desenvolver os seus trabalhos de higienização em 26 unidades sanitárias situadas nas comunas da Catata, Cuima e Calenga.

in ANGOP de 18.06.2013

Serviço de bombeiro no Huambo regista aumento de incêndios


Quatro incêndios de pequenas proporções foram registados pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros da província do Huambo, durante o fim-de-semana, mais três casos em comparação ao idêntico período anterior.
O porta-voz da corporação, Abel Kangombe, em declarações, disse que os incêndios afectaram três residências e uma área vegetal nos municípios do Huambo, Caála e Bailundo.
Na causa dos sinistros, referiu, esteve curto-circuito e fogo posto, informando que não se registou qualquer vítima humana.

Abel Kangombe acrescentou que, de sexta-feira a domingo, o órgão do Ministério do Interior realizou três actividades de asseguramento a eventos promovidos em alusão ao Dia da Criança Africana (16 de Junho) e um outro de evacuação de paciente para o Hospital Geral do Huambo.
 
in ANGOP de 18.06.2013

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vacinadas mais de 30 mil crianças no primeiro dia


Pelo menos 30 mil e 455 crianças do zero aos cinco anos de idade foram vacinadas contra a poliomielite pelas autoridades sanitárias do município do Huambo.
 
O supervisor do programa de vacinação, Albino Camatama, considerou positivo o primeiro dia de vacinação, em que foram administradas também 13 mil e 445 doses de vitamina A e 12 mil e 784 de albendazol.
 
Explicou que estes dados correspondem apenas a cinco das sete coordenações de vacinação, uma vez que duas não conseguiram enviar os respectivos relatórios no final de sexta-feira.
 
A repartição de saúde do município do Huambo, onde se estima haver o maior número de crianças da província, prevê vacinar 230 mil e 884 crianças.
 
in ANGOP de 17.06.2013

IDF com dificuldades para conter aumento da desflorestação

A brigada do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) na província do Huambo está com dificuldades de conter o aumento do abate indiscriminado de árvores nos perímetros florestais, por falta de fiscais.
 
O facto foi dado a conhecer pelo responsável da brigada, Andrade Moreira Bahu, tendo informado que os 19 fiscais que o IDF tem, 12 dos quais contratados, é “bastante” insignificante tendo em conta a quantidade de perímetros florestais existentes nesta região.
 
A nossa principal dificuldade é a insuficiência de fiscais. Os perímetros florestais da província estão a ser desmatados”, lamentou. 

Andrade Bahu informou que, para minimizar a falta de quadros, o IDF tem vindo a contar com o apoio de populares que denunciam os exploradores ilegais de recursos madeireiros.
 
in ANGOP de 17.06.2013



Arcebispo advoga famílias fortes para uma sociedade feliz

Arcebispo do Huambo, dom José de Queiroz Alves

O arcebispo do Huambo, dom José de Queiroz Alves, advogou na missão de Cambinda, localizada na comuna de Catabola, município do Longonjo, a necessidade de construção de famílias fortes para uma sociedade pacifica e feliz.
 
O prelado fez estas considerações durante a homilia da missa, tendo recomendado a educação dos filhos e das famílias para que vivam na fé para que sejam justos e honestos.
 
Uma sociedade onde a família é forte permanece em paz e coesa, cujos cidadãos são verdadeiramente justos e honestos”, frisou.
 
Dom José de Queirós Alves exortou os pais a ensinarem aos filhos os valores como o respeito ao aproximo, solidariedade e lealdade, bem como a incentivarem-nos a estudarem.
 
Durante a visita do arcebispo à missão católica de Santo António em Cambinda, 386 crianças, adolescentes e jovens receberam os sacramentos de baptismo, primeira comunhão e confirmação, enquanto foram realizados quarenta e três actos matrimoniais.
 
A missão católica de Santo António em Cambinda tem uma congregação de legionários composta por mil cristãos, dos quais 186 ingressaram neste fim-de-semana.
 
in ANGOP de 17.06.2013