quarta-feira, 31 de julho de 2013

FÈRIAS 2013


A Tabanka do Huambo vai de férias de 01 a 15 de agosto. Não vamos para a Gorongosa, Moçambique (foto), infelizmente, nem para África. Mas estamos com o que de bom tem a vida. Poderemos fazer postagens breves caso seja possível. A todos os nossos leitores umas boas férias e até breve.

Ekunha terá novo grupo gerador de energia eléctrica


Um novo grupo gerador, com a capacidade de mil kaviares (KVA), será instalado entre os meses de Setembro e Outubro, no município da Ekunha, província do Huambo, para beneficiar aproximadamente 240 consumidores.
 
A informação foi prestada pelo administrador municipal do Ekunha, Calixto Casario Tchissaluquila.
 
Informou que actualmente o município é abastecido por um grupo gerador com capacidade instalada de 500 KVA, que abastece energia eléctrica a 120 consumidores das 18 às 23 horas, fornecimento considerado débil.
 
Manifestou-se convicto que com a instalação do novo equipamento, já adquirido, poder-se-á aumentar o horário de fornecimento de energia eléctrica, para responder positivamente às exigências dos consumidores da região.

in ANGOP de 31.07.2013


Reunião metodológica de recursos humanos recomenda adequação das normas jurídicas


Os participantes à II reunião metodológica de recursos humanos da administração local, realizada na cidade do Huambo, constataram várias dificuldades que afligem o sector, decorrentes da inadequação de normas jurídicas e procedimentos administrativos.
 
Em acta lida no final da reunião, os participantes apontaram obstáculos na inserção de alguns subsídios do sistema integrado de gestão financeira do Estado a nível dos órgãos da administração local nos diferentes sectores.
 
Os participantes mencionaram ainda dificuldades na inclusão do pessoal afecto ao quadro privativo nos cargos de direcção e chefia a nível dos ministérios e dos municípios.
 
A inserção de prémios de exame dos docentes, transição de categoria no sector da Saúde, diferença salarial entre médico interno em relação ao enfermeiro licenciado e falta de escolas técnicas de enfermagem e de quadros especializados a nível dos municípios figuram igualmente na lista de dificuldades.
 
Com vista a inverter o quadro, os participantes recomendaram ao ministro da Administração do Território(MAT), Bornito de Sousa, a promover um encontro com os responsáveis dos departamentos ministeriais afins para a adequação das normas jurídicas e de procedimentos administrativos.
 
Sublinharam que o aludido encontro deve abarcar os titulares das pastas das Finanças, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da Educação, da Saúde e os governadores provinciais.
 
Os participantes apelaram à direcção de recursos humanos da Administração Local do Estado no sentido de continuar a efectuar visitas de ajuda e controlo para constatar as situações que ainda criam constrangimentos de salários.
 
Os secretários e chefes de departamento dos recursos humanos dos governos provinciais exortaram o Ministério das Finanças no sentido de flexibilizar as funcionalidades do sistema integrado de gestão financeira do Estado.
 
A sessão de encerramento do encontro foi presidida pelo vice-governador para a área política e social, Guilherme Tuluka, que sublinhou a necessidade da implementação das acções recomendadas, visando uma administração local actuante.

in ANGOP de 31.07.2013

Sector da Educação quer transformar província no "berço da intelectualidade"


O sector da Educação da província do Huambo pretende trabalhar para transformar esta região “no berço da intelectualidade”, através da aplicação das novas tecnologias de informação e comunicação, garantiu o responsável local da área.
 
O desejo foi manifestado pelo director da Educação da província do Huambo, Manuel Sampaio do Amaral, durante o acto de apresentação oficial da base de dados deste órgão, fundamentando que a intenção visa devolver a mística da região, enquanto capital académica de Angola.
 
Prova disso, temos a destacar a grande preocupação do governo provincial em assuntos ligados ao sector da Educação, bem como a vontade e o desempenho dos profissionais em continuarem a trabalhar para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem”, salientou.
 
Segundo o responsável, a apresentação da base de dados significa crescimento do sector da Educação, tendo em atenção as prioridades do Governo assentes na formação do homem.
 
O acto contou com a presença do vice-governador local para o sector político e social, Guilherme Tuluca, do director nacional dos recursos humanos do Ministério da Educação, Ramires José João, directores provinciais da educação das 18 províncias, chefes de repartições, entre outros convidados.

in ANGOP de 31.07.2013



Aldeia de Yime terá escola do I ciclo


A aldeia de Yime, povoação do Lossole, município do Chinjenje (Huambo), contará, dentro de 30 dias, com uma escola de três salas para acomodar 278 alunos do I ciclo, que actualmente estudam em estabelecimentos cedidos por instituições religiosas.

A informação foi prestada pelo representante da administração na povoação do Lossole, Daniel Pacheco Tacula.
 
O responsável informou que as obras decorrem a bom ritmo, estando já garantida, pela Administração Municipal do Chinjenje, a disponibilização do material para os acabamentos do imóvel.
 
Já o soba da aldeia, Justo Mateus Tchilala, elogiou a iniciativa do Governo local em promover a criação de condições para o processo de ensino e aprendizagem.
 
A autoridade tradicional afirmou que, desta forma, os alunos terão melhores condições de acomodação e deixarão também de percorrer longas distâncias para aprenderem a ler e escrever.

in ANGOP de 31.07.2013

Apresentada base de dados para gestão dos recursos humanos do sector da Educação


A direcção da Educação da província do Huambo apresentou uma base de dados com programas para a gestão financeira e de recursos humanos, com vista a facilitar o funcionamento administrativo da instituição, assim como tornar mais célere o despacho de documentos.
 
O sistema, cujo acto de apresentação foi testemunhado pelo vice-governador da província do Huambo para o sector político e social, Guilherme Tuluca, e pelo director nacional dos recursos humanos do Ministério da Educação, Ramires José João, possui um processador para o tratamento de relatórios, certificados de habilitações, declarações de serviço e cadastramento de funcionários.
 
Intervindo no acto, o vice-governador elogiou a iniciativa da direcção da Educação em apresentar a base de dados através da instalação de um software, traduzindo-se num óptimo aproveitamento das novas tecnológicas de comunicação para os sectores públicos.
 
Temos de continuar a apostar nas novas tecnologias de comunicação para melhorar a eficiência do trabalho. A base de dados vai diminuir a burocracia existente no tratamento de documentos académicos", considerou.
 
Assistiram a actividade directores da Educação das 18 províncias do país, chefes de repartições municipais do sector, de recursos humanos e professores do II ciclo do ensino secundário.

in ANGOP de 31.07.2013

Juventude aponta caminhos para o crescimento do município do Ekunha


A juventude do município do Ekunha, província do Huambo, instou na o Governo a implementar programas que promovam a melhoria das condições socioeconómicas desta camada da população, tendo em conta o seu papel determinante no crescimento do país.
 
A inquietação foi apresentada durante o encontro municipal de auscultação juvenil, promovido pelo Governo, orientado pelo administrador do município do Ekunha, Calixto Casario Tchissaluquila, que juntou 200 jovens daquela região.
 
Na ocasião, os participantes solicitaram o alargamento do programa de iluminação pública, o reforço do combate à delinquência , a criação de unidades bancárias, de escolas nas comunas, entre outras.
 
Outras questões recorrentemente levantadas na sala têm a ver com a definição de novos critérios para os concursos públicos, favorecendo o enquadramento da juventude local, bem como a criação de núcleos universitários.
 
A reabilitação das vias terciárias, o combate ao alcoolismo, o resgate dos valores morais, o reforço do ensino das línguas nativas nas escolas, a necessidade de investimento no desporto e fomento do programa habitacional para os jovens foram também debatidos no encontro.
 
Albino Luvela, estudante, pediu para que se pudesse definir novos critérios para o ingresso na função pública através de métodos que favoreçam os jovens locais, para se evitar a desistência e outros atropelos à legislação laboral.
 
Geraldo Jamba solicitou o alastramento das unidades escolares do ensino primário para que maior por parte da população tenha acesso ao ensino obrigatório com melhor acomodação, para garantir o sucesso académico noutros níveis.
 
O jovem Valeriano Lobito manifestou a necessidade de se aumentar o preço das bebidas alcoólicas para combater o alcoolismo nas comunidades, bem como envolver as autoridades policiais neste processo.
 
João Baptista Kulivela advogou a reabilitação das vias terciárias para possibilitar a circulação de pessoas e bens, promovendo o desenvolvimento socioeconómico da região, tal como Luís Graças de Rosário.
 
A necessidade da massificação do desporto, de modo a preencher os tempos livres da juventude, foi apresentada pelo jovem político Manuel Kapanguila.
 
Ao responder as inquietações dos participantes, o administrador do município da Ekunha, Calixto Casario Thissaluquila, satisfeito com a participação da juventude, disse que poderá estudar “ponto a ponto” cada intenção apresentada para serem submetidas ao Fórum Nacional, de modo que o Executivo seleccione as prioritárias.
 
Aqueles que são do domínio da administração local serão já resolvidas para influenciar o desenvolvimento socioeconómico”, garantiu.

in ANGOP de 31.07.2013

terça-feira, 30 de julho de 2013

Associação do Huambo vai expandir modalidade


A associação de jiu-jitsu na província do Huambo pretende, a partir de Agosto, criar núcleos em mais oito dos 11 municípios desta região, no âmbito da execução do programa de massificação.
 
A informação foi prestada pelo presidente da associação, Mário António Bundo, tendo frisado que a iniciativa visa aumentar o número de praticantes de jiu-jitsu e tornar a modalidade mais conhecida pela população.
 
Referiu que o número actual de academias existentes no Huambo (quatro) e de atletas (30) é insuficiente.
 
Mário Bundo afirmou que os municípios do Huambo, Bailundo e Cachiungo são, entre os 11 da província, os únicos onde esta disciplina desportiva é praticada.

in ANGOP de 30.07.2013

Caála prevê colher mil toneladas de produtos agrícolas diversos


Os camponeses do município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, preveêm colher no mês de Setembro mil toneladas de produtos agrícolas diversos, sendo que parte da colheita destina-se a comercialização.

A chefe da repartição municipal da agricultura, desenvolvimento rural e pescas, Maria de Fátima André, disse que a quantidade de produtos a serem colhidos é razoável.

Explicou que a irregularidade da chuva ao longo do ano provocou alguns prejuízos nas culturas, razão pela qual nota-se uma ligeira diminuição na produção.

Informou que entre os produtos mais cultivados, neste município, que em tempos idos era tido como o celeiro do milho em Angola, constam hortaliças, feijão, batata-rena e milho.

Estima-se que na municipalidade existem 50 mil famílias camponesas, cuja actividade é exercida em aproximadamente 171 mil hectares de terras aráveis.

in ANGOP de 30.07.2013

Debate sobre gestão dos recursos humanos poderá ajudar a resolver os problemas do sector

Secretário do governo provincial do Namibe, Domingos Diogo

O debate a volta dos problemas que se verificam na administração local, mormente na gestão do capital humano, vai ajudar a perceber algumas matérias que poderão ser incorporadas nas actividades dos órgãos locais da administração do Estado.
 
Este ponto de vista foi manifestado pelo secretário do governo provincial do Namibe, Domingos Diogo, em declarações, à margem da II reunião metodológica dos recursos humanos da Administração Local do Estado, aberta hoje, na cidade do Huambo.
 
Este encontro é de suma importância, porque visa abordar questões relacionadas com os recursos humanos, e poderá contribuir para sanar alguns constrangimentos que o sector vive actualmente”, enfatizou Domingos Diogo.
 
O interlocutor lembrou que a administração é um instrumento para a realização das decisões contidas nas normas que, a luz da Constituição angolana, podem ser exaradas pela Assembleia Nacional, Poder Executivo, ou pelos Órgãos Locais da Administração do Estado.
 
Neste sentido, Domingos Diogo salientou que alguns embaraços no sector advêm da inobservância da legislação vigente, que pode ser accionada a qualquer momento quando o interesse do agente da função, pública protegido pela lei, esteja beliscado.
 
O responsável referiu que começa a ser constrangedor a prossecução dos fins do Estado quando são chamadas pessoas sem a devida capacidade técnica, para exercer cargos de direcção ou de chefia nos órgãos da administração local.
 
Participam no encontro, que encerra terça-feira, os secretários e chefes de departamento de recursos humanos dos governos provinciais, directores da Saúde, Educação, administradores municipais, assim como representantes dos ministérios das Finanças, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, e do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).

in ANGOP de 30.07.2013

Vistoria em estabelecimentos comerciais do município da Caála


Os estabelecimentos comerciais do município da Caála, 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, foram vistoriados por técnicos do Ministério do Comércio, no âmbito do processo de renovação dos alvarás comerciais.

O chefe de secção de geologia e minas da administração local, Isidro Kapetia, disse que a vistoria consistiu na medição dos empreendimentos, avaliação dos actuais documentos legais e as condições de higiene e de acomodação.

Referiu que além dos técnicos do Ministério do Comércio, a vistoria contou com efectivos da Polícia de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas, corpo de bombeiros, agentes sanitários e técnicos do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor.

Garantiu que o processo vai prosseguir, mas sob a responsabilidade da Administração do município, para a identificação das condições reais dos estabelecimentos comerciais tendo em conta o seu enquadramento no novo sistema de trabalho do ministério do comércio.

in ANGOP de 30.07.2013


Autoridades tradicionais do Longonjo incentivadas a aderir ao crédito bancário


As autoridades tradicionais do município do Longonjo foram incentivadas no final de semana, pelo assessor do governador provincial do Huambo para as questões tradicionais e religiosas, João Baptista Tombo, a aderir ao crédito para melhorarem as suas condições sociais.

Ao falar à imprensa, no termo da visita de dois dias que efectou nesta municipalidade, João Baptista Tombo informou que o governo criou mecanismos próprios que facilitam os sobas, seculos e regedores a ter acesso, caso queiram, ao crédito bancário.

Informou que este ano deram entrada ao gabinete do governador do Huambo 54 processos de autoridades tradicionais, apenas do município do Bailundo, solicitando ajuda para obterem um crédito bancário.

O município do Longonjo, com uma população estimada em 65 mil habitantes, possuiu 220 autoridades tradicionais, entre sobas grandes, sobas, seculos, ajudantes de sobas grandes e de sobas.

Esta é a primeira visita de trabalho que o assessor do governador para as questões tradicionais e religiosas realiza a esta municipalidade.

in ANGOP de 30.07.2013

Administrador do Ucuma perspectiva melhoria no trabalho da PGR

Administrador municipal do Ucuma, Fernando Lucas de Carvalho

O administrador do município do Ucuma, Fernando Lucas de Carvalho, perspectivou, nesta vila municipal, melhorias das condições de trabalho dos funcionários locais da Procuradoria-Geral da República (PGR), com a instalação, em breve, de um tribunal municipal.

O administrar, que falava durante o encontro que manteve com o Procurador-Geral adjunto da República e, consequentemente, acompanhante da PGR à província do Huambo, Adão Adriano António, informou que o Ministério Público no Ucuma passa por muitas dificuldades, por falta de recursos humanos e meios materiais para o seu normal funcionamento.

Disse que a PGR local atende igualmente casos dos municípios vizinhos do Longonjo e Chinjenje (todos no corredor oeste da província), motivo pelo qual se augura para breve a criação de melhores condições de trabalho para os funcionários.

Afirmou que os membros da administração municipal em parceria com os membros da sociedade civil continuam a redobrar esforços para a prevenção da criminalidade, com a realização de palestras nas escolas, igrejas e centros de maior aglomeração juvenil. 


Por sua vez, o Procurador-Geral adjunto da República, Adão Adriano António, apelou à conjugação de sinergias para a implantação, em breve, do Tribunal Municipal do Ucuma, visando resolver com maior brevidade os processos crimes da municipalidade e dos  municípios fronteiriços.

in ANGOP de 30.07.2013

Educação jurídica dos cidadãos constitui desafio da PGR para combater criminalidade


A educação jurídica dos cidadãos, através da realização de palestras e programas radiofónicos sobre a prevenção criminal, constitui um dos principais desafios da Procuradoria-Geral da República tendo em conta a necessidade de se combater a criminalidade no país.

A pretensão foi manifestada à imprensa, pelo Procurador-Geral adjunto da República, Adão Adriano António, que se encontra desde domingo em visita de trabalho ao Huambo, com objectivo de se inteirar do funcionamento dos órgãos de justiça local.

O magistrado do Ministério Público disse que a PGR vai, além de reforçar os programas de sensibilização sobre a educação jurídica e prevenção criminal, ajudar as autoridades governamentais no sentido de haver uma atenção especial, mormente aos casos de criminalidade no país, sem descurar dos outros sectores da vida pública.

O também acompanhante da PGR à província do Huambo apontou a falta de oportunidades de emprego para a juventude como um dos factores que fazem com que a juventude enverede em práticas criminosas.

O Procurador-Geral adjunto da República esteve nos municípios da Caála e Ucuma, localizados no corredor oeste da província do Huambo, onde manteve encontros com os membros das administrações locais.

Adão Adriano António desloca-se, com o mesmo propósito, aos municípios do Bailundo (norte) e do Cachiungo (leste), tendo agendado para o período da tarde do mesmo dia visitas às instalações da comarca do Huambo, da Investigação Criminal e Serviços de Migração Estrangeiros. O regressa para Luanda (capital do país) está previsto para quinta-feira.

in ANGOP de 30.09.2013

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Agentes formados para melhor acção


O Ministério do Interior vai prestar atenção especial à formação dos seus quadros nos próximos anos, para melhorar as condições de trabalho, garantiu  o delegado provincial, comissário Elias Dumbo Livulo.

O oficial, que discursava na abertura do 36º Conselho Consultivo Alargado Provincial do Huambo, disse que os quadros da instituição merecem todo o apoio, tendo em conta as suas responsabilidades perante o país.

Depois de reconhecer que as condições de trabalho do sector na província ainda não são as melhores, garantiu dias melhores, tendo em conta os esforços do Governo Provincial na requalificação das instalações da Delegação do Interior. 


O Conselho Consultivo Alargado, que encerrou ainda na sexta-feira, traçou mecanismos para facilitar o combate à criminalidade e imigração ilegal. 


Participaram na reunião do Conselho Consultivo Alargado Provincial membros da delegação provincial do Ministério do Interior, entre directores provinciais e comandantes municipais. O encontro fez o balanço das acções desenvolvidas durante o primeiro trimestre do ano em curso e perspectivou outras, para os próximos seis meses.


O Ministério do Interior definiu, como uma das suas prioridades para este ano,a formação técnica dos seus quadros para que possam desempenhar cabalmente as suas tarefas e garantir segurança à população e aos seus bens.


in Jornal de Angola de 29.07.2013

Ministério do Comércio vistoria estabelecimentos comerciais


O Ministério do Comércio está a fazer, na província do Huambo, a vistoria aos estabelecimentos comerciais retalhistas e de grandes superfícies, para verificar o cumprimento de requisitos legais necessários ao exercício da actividade mercantil.  
 
A vistoria conjunta com a Direcção Nacional do Comércio e entidades locais da Polícia de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas, da corporação de bombeiros, da Saúde e do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) visa ainda participar aos agentes comerciais sobre o novo Sistema Integrado de Licenciamento da Actividade Comercial (SILAC) e o programa de emissão do novo Alvará Comercial.
 
O inspector chefe do Ministério do Comércio, Francisco Lopes, informou que a iniciativa consta do cumprimento da lei nº 1/07/ de 14 de Maio (Leis da Actividade Comercial), que visa a actualização dos alvarás comerciais que não se realiza desde 2000 no país.
 
Sublinhou que esta actividade decorre em todo o país e tem a ver com a necessidade de implementação do novo Alvará Comercial que entrará em vigor ainda este ano em Angola, em função do Sistema Integrado de Licenciamento da Actividade Comercial, com início de visitas aos estabelecimentos comerciais da cidade do Huambo, onde existe maior número de infra-estruturas na província.

Para a elaboração do novo alvará há pressupostos primários que são as vistorias, a localização dos estabelecimentos comerciais em função dessa lei, no casco urbano devem ser apenas licenciadas empresas de pequena e grandes dimensões, os operadores do comércio a grosso não serão licenciados nas zonas urbanas, mas sim na periferia para evitar constrangimentos”, esclareceu.
 
Alertando para a importância dos comerciantes terem acesso às novas cédulas de alvarás, o responsável explica que, no fim de cada vistoria, um certificado sob a égide da Direcção Nacional do Comércio é entregue ao proprietário do estabelecimento, mediante o estado funcional, as condições higiénico-sanitárias, de segurança pública e a área de exposição de venda.
 
As equipas de vistoria aos estabelecimentos comerciais vão desdobrar-se nesta segunda-feira para os municípios do Huambo, Caála e Bailundo por serem zonas com maior número de estabelecimentos comerciais nesta região.

in ANGOP de 29.07.2013

Serviços de saúde no Huambo mais próximo da população


O director provincial da saúde no Huambo, Frederico Juliana, regozijou-se com o facto de a população local beneficiar dos serviços de saúde humanizados, fruto da construção de novas unidades sanitárias.

Frederico Juliana, destacou a criação de blocos operatórios nos mais variados hospitais municipais, a entrada em funcionamento do centro de hemodiálises, exame de TAC, aparelhos de bioquímica, raio x, dentre outros serviços.

A província do Huambo está pouco a pouco a equipar os seus serviços de saúde com novas tecnologias, construção e apetrechamento dos blocos operatórios a nível periféricos. Temos blocos operatórios no Cambiote, Huambo, Caála e no Bailundo. Anteriormente as cirurgias eram todas feitas no hospital Central do Huambo e hoje já temos blocos operatórios que estão a fazer cirurgias a nível dos municípios, isto é uma mais-valia que os populares estão a beneficiar próximo das localidades”, revelou.


in Rádio N'Gola Yetu, de 29.07.2013

Decano da Faculdade de Direito da UJES morre vítima de doença


O decano da Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Albino Sinjecumbi, morreu na madrugada de sábado, em Portugal, vítima de doença, soube-se de fonte familiar.

António Paulo Sinjecumbi, sobrinho do malogrado, informou que Albino Sinjecumbi, de 56 anos de idade, deslocou-se à Portugal no início deste mês a fim de ser curado de uma infecção pulmonar.

A família, segundo a fonte, ainda não definiu a data do enterro, já que aguardam pela transladação do corpo.

Além de decano da Faculdade de Direito do Huambo, cargo que ocupou quase dez anos, Albino Chinjecumbi, um dos primeiros advogados residentes nesta província, exerceu igualmente a função de presidente do concelho provincial da Ordem dos Advogados,
director do Centro de Formação Fadário Muteka (do Ministério da Indústria) e docente universitário.

Natural do município do Cachiungo, 64 quilómetros a este da cidade do Huambo, deixa viúva e filhos.

in ANGOP de 29.07.2013


Benfica do Lubango / Petro do Huambo


O Benfica do Lubango venceu sábado o Petro do Huambo, por 2-0, no estádio 11  de Novembro, em partida da segunda jornada (grupo B) do zonal de apuramento ao nacional de  futebol da primeira divisão “Girabola”.
 
Estádio: 11 de Novembro 
 
Árbitro: João Bastos
 
Auxiliares: Odear Armando e Judith Mestre 
 
Resultado final: 2-0
 
Marcha do marcador: Nanayo (72 minutos) e Beto (90+4)
 
 
Benfica do Lubango: Mayala, Paz, Dino,  Nanayo, Bruno, Cassindula, Pick (Madjer 15 minutos),  Paulito, Chiminha (Cadima 62), Calemba (Chuma 52) e Beto. 
 
Suplentes não utilizados:  Manucho; Devigor, Agó, Capessa
 
Treinador: Jorge Nito
 
Petro do Huambo: Bito, Yozi, Nunda, Didi, Lobato, Gildo (Zinho 76 minutos), Joãozinho, Nelito,  Gudi, Fita e Deco (Jeovanny 79).
 
Suplentes não utilizados: Cangila, Sambambi, Cavita, Caixão 
 
Treinador: Nelito Constantino
 
Acção disciplinares: cartão Vermelho para Lobato e amarelo à Fita
 
Assistência: Mais de três mil espectadores.

in ANGOP de 29.07.2013

Caála não vence há oito jogos no Girabola2013


O Recreativo da Caála completou neste domingo, diante do Sagrada Esperança, oito jogos consecutivos sem vencer no Girabola2013, ao empatar a uma bola com o Sagrada Esperança, em desafio da 18ª jornada, disputado no estádio Kurikutelas, no Huambo.

Determinados em vencer, os “caalenses” até entraram bem com golo madrugador aos 6 minutos, por Vovó, mas depois, contrariamente ao que se esperava, a equipa demonstrou fragilidades.

A defesa esteve razoável, o meio campo não funcionou e o ataque voltou a falhar. Faltou, acima  de tudo, mentalidade competitiva à equipa anfitriã, que acabou por ter a sorte do seu lado ao marcar no início da contenda.

Em desvantagem no marcador, num golo mais consentido, o Sagrada Esperança teve sempre o  controlo do jogo, fruto da maior qualidade individual dos seus futebolistas, sempre virados ao ataque, ante um adversário que demonstrava pouca objectividade.

O resultado ao intervalo (1-0) foi injusto porquanto foi o Sagrada Esperança que mais atacou e  que mais vezes chegou com perigo à baliza contrária, embora não tivesse criado situações de golo eminente ao longo dos 45 minutos.

Na etapa complementar, os “diamantíferos” entraram destemidos e a procura de golos. Aos 62 minutos, Natael, dentro da área, rematou à figura do guarda-redes Capessa, e aos 70 Kalobo rematou  forte para defesa apertada do guarda-redes anfitrião.

O Caála só chegou com perigo ao reduto contrário com lances de bola parada (cantos e livres  directos), mas o guarda-redes forasteiro esteve sempre atento agarrando todas as bolas, excepção feita ao lance do golo.

O empate para o Sagrada Esperança acabou por surgir por intermédio de Patrick II, de cabeça, depois de um cruzamento milimétrico de Mufuku, aos 75 minutos.

in ANGOP de 29.07.2013

Reunião metodológica de Recursos Humanos da administração local inicia hoje


As condições para a realização da II reunião metodológica da direcção nacional de Recursos Humanos da Administração Local estão criadas para o seu início na manhã de hoje, segunda-feira, na cidade do Huambo, para a análise de questões inerentes ao bom funcionamento dos órgãos locais do Estado.
 
A coordenadora da actividade, Sara Domingos, disse que já se encontram na cidade do Huambo, desde domingo, o secretário de Estado para os Assuntos Institucionais, Adão de Almeida, que presidirá ao acto de abertura do evento, assim como os secretários-gerais e chefes de departamento de Recursos Humanos dos governos provinciais.
 
Encontram-se igualmente os directores provinciais da Saúde e da Educação, que deverão apresentar informes sobre o desenvolvimento sanitário ao nível da administração local e a carreira de enfermagem, bem como sobre a actualização de categorias no sector de educação.
 
Participarão também no encontro, administradores municipais, assim como representantes dos Ministérios das Finanças, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, e do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).
 
Segundo Sara Domingos, que é também a directora nacional dos Recursos Humanos da Administração Local, o encontro vai debater o “Acesso à função pública local, concursos públicos e recrutamento de quadros: perspectiva”, bem como a “Mobilidade e transferência de quadros ao nível da administração local”.
 
A agenda alista ainda as “Promoções, nomeações, exonerações e pagamentos de salários em categorias impróprias”, “Retenção de quadros na administração pública”, e “Formação/capacitação de quadros da administração local à luz do Programa Nacional de Formação de Quadros e necessidade de formação especifica: o papel do IFAL”.
 

De acordo com o programa da reunião, a mesma termina na tarde de terça-feira com uma intervenção do governador da província do Huambo, Faustino Muteka.

in ANGOP de 29.07.2013

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Assessor do governador deplora perda de valores culturais


O assessor do governador do Huambo para as questões tradicionais e religiosas, João Baptista Tombo, lamentou hoje, quinta-feira, na vila municipal do Longonjo, a perda de valores culturais na sociedade angolana, com principal ênfase à profanação dos cemitérios.

Em declarações à imprensa, o responsável, que desde quarta-feira trabalha no município para constatar o nível de organização das autoridades tradicionais como representantes do poder local do Estado, advogou a necessidade de se criarem programas específicos para a transmissão dos valores culturais nas novas gerações.
 
É preciso trabalhar-se mais para que as novas gerações tenham consciência da identidade cultural e a valorizem”, frisou.
 
Disse que as autoridades tradicionais devem ser as principais impulsionadoras do resgate e preservação dos valores culturais que identificam o povo angolano.

in ANGOP de 26.07.2013





Defendida divulgação dos mecanismos de acesso ao mercado de trabalho


O director do Instituto Médio Agrário (IMA) do Huambo, Benedito Ornelas Coimbra, defendeu, nesta cidade, maior divulgação dos mecanismos de acesso ao mercado de trabalho para os técnicos agrários, com vista a darem o seu contributo no crescimento do país.
 
Ao falar na abertura da conferência sobre empreendedorismo e oportunidades de emprego para os cursos técnicos e profissionais da instituição que dirige, disse que a criação, pelo Executivo, de projectos agrários constitui um alívio para a inserção de centenas de jovens no mercado de trabalho.
 
Sublinhou que o sector da agricultura é, por si só, um dos ramos mais importantes para o crescimento macroeconómico e sustentável de Angola, razão pela qual é necessário divulgar os mecanismos de emprego para os jovens formandos nesta área de conhecimento.
 
Os participantes ao evento, que visa facilitar o contacto entre os estudantes com o sector empresarial e os programas do Governo, estão a debater cinco painéis, designadamente “a importância da formação técnica profissional no ramo da agricultura no contexto angolano”, “oportunidades de emprego para os técnicos médios agrários”, “criação de auto-emprego na área de agricultura e pecuária”, “oportunidades de negócios para os técnicos médios agrários” e “experiência de estudantes do Instituto Médio Agrário”.

in ANGOP de 26.07.2013

Associação de estudantes do ISCED promove excursão inter-provincial


A associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo promove a partir desta sexta-feira a 4 de Agosto uma excursão inter-provincial ao Uíge, Malange e Kwanza Norte, no âmbito das actividades académicas e científicas.

Segundo o coordenador do evento, Domingos Fortunato da Silva, em declaraçõesà imprensa, a actividade visa permitir que os participantes conciliem conhecimentos teóricos e acções práticas.
 
O responsável salientou que o evento, do qual participarão 100 excursionistas, incluindo 12 da província do Bié, assume um carácter sociocultural para a formação integral dos estudantes universitários.
 
Domingos Fortunato da Silva disse que ao longo da excursão espera-se desenvolver nos participantes, em representação de diversas instituições universitárias públicas da província, um olhar observador crítico, de forma a sentirem-se parte integrante das actividades docentes educativas.
 
A fonte afirmou que será valorizado, na excursão, o princípio didáctico da relação entre a teoria e a prática, promover aprendizagem através do trabalho de grupo e manter o intercâmbio entre estudantes de diversas províncias e instituições de ensino universitário.
 
Nesta quinta-feira os 100 excursionistas visitaram a centralidade que está a ser erguida na localidade de Lossambo, 12 quilómetros da cidade do Huambo, além de terem doado bens de primeira necessidade aos idosos que vivem no lar da 3ª idade.
 
Em 2012, na 1ª edição, foram visitadas as províncias de Benguela e Kwanza Sul.

in ANGOP de 26.07.2013

Detida jovem acusada de rapto de menor


Uma jovem de 20 anos de idade foi detida, quarta-feira, num dos bairros periféricos da vila municipal do Londuimbali, 92 quilómetros a norte da cidade do Huambo, acusada de ter raptado, no mês passado, uma criança de um ano de idade.
 
Em nota enviada à imprensa, a Polícia Nacional informa que a cidadã foi encontrada em posse da menor que, imediatamente, foi devolvida ao convívio familiar.
 
Ao ser interrogada, lê-se no documento policial, a mesma disse ter praticado tal crime consciente, motivada pelo desespero já que não consegue conceber. A mesma vai aguardar o seu julgamento em prisão preventiva.

Este é o primeiro caso do género registado este ano pela Polícia Nacional no município do Londuimbali.

in ANGOP de 26.07.2013

Huambo está entre as províncias que apresentam alta taxa de malnutrição infantil no país


A província do Huambo ocupa actualmente a quinta posição entre as que apresentam altas taxas de malnutrição infantil no país, facto que deixa preocupado as autoridades sanitárias locais que estimam existir nesta região aproximadamente 17 mil crianças desnutridas.
 
A informação foi avançada, nesta cidade, pelo director provincial da Saúde, Frederico Juliana, que aponta as zonas rurais como as que registam maiores casos de malnutrição infantil, muitos dos quais resultam em mortes.
 
Explicou que a desnutrição em crianças menores de cinco anos é provocada pela dieta alimentar sem qualidade que os pais têm dado aos filhos, sugerido, no entanto, aos responsáveis de famílias a variarem a alimentação.
 
Frederico Juliana realçou também o facto de o Huambo ser a província angolana com uma redução significativa de mortes por malária, já que desde 2010 até ao momento registou-se um decréscimo de 0,15 porcento para 0,03.
 
Este sucesso, segundo o responsável provincial da Saúde, foi alcançado fruto da realização de campanhas de sensibilização sobre o saneamento básico, distribuição gratuita de redes mosquiteiras tratadas com inseticida e a aproximação dos serviços de saúde junto das comunidades.

in ANGOP de 26.07.2013

Desenvolvimento da saúde depende da conjugação de esforços


O vice-governador do Huambo para a área politica e social, Guilherme Tuluca, disse, nesta cidade, que o desenvolvimento do sector da Saúde na província depende da conjugação de esforços dos seus técnicos e de todos os integrantes da sociedade.
 
 Discursando na II reunião de balanço da Direcção Provincial da Saúde, Guilherme Tuluca considerou fundamental a participação de todo o capital humano, para se ter um sistema de saúde forte em termos de infra-estruturas e de qualidade de serviços prestados à população.
 
 “Não basta criticar, é necessário participar para melhorar os serviços de saúde, reduzindo, deste modo, a morbi-mortalidade no seio das comunidades”, salientou.
 
O vice-governador do Huambo para o sector político e social enalteceu, contudo, o engajamento dos técnicos de saúde no combate às grandes endemias e na redução da mortalidade na região.
 
Referiu que tudo o que foi feito na área é resultado do esforço conjugado de todos os seus técnicos e parceiros.
 
A II reunião de balanço da Direcção Provincial da Saúde analisou as actividades realizadas de Janeiro a Junho deste ano, nas 228 unidades sanitárias (hospitais, centros de saúde e postos médicos) desta província.

in ANGOP de 26.07.2013

Comunidades do Bailundo ganham novos sistemas de água


Três novos sistemas de abastecimento de água potável às populações estão a serem instalados, este ano, pela Administração do Bailundo, província do Huambo, junto das comunidades daquela circunscrição, numa acção que visa melhorar a qualidade de vida das populações no quadro do Programa  “Água para Todos”, implementado pelo Governo.

O facto foi avançado  pelo administrador do Bailundo, Irineu Cândido Leonardo Sacaála, tendo assegurado que os novos sistemas equipados com painéis solares estão a ser instalados nas aldeias de Talaganla, comuna do Bimbe, Namba (Hengue) e Chicala (Lunje). Vão beneficiar mais de duas mil e 250 famílias e estão orçados em 27 milhões de kwanzas.

De acordo com a fonte, a administração local está igualmente a trabalhar este ano na reabilitação e manutenção de 10 pontos de água que já beneficiam mais de duas mil e 500 famílias, numa acção que visa diminuir o índice de doenças no seio das comunidades.

Irineu Sacaála feriu que o projecto de reabilitação e manutenção já abrangeu 25 pontos de água na sua área de jurisdição, a cargo da Empresa Municipal de Energia e Águas (EMEA), em parceria com a direcção local da saúde pública.

Nos últimos tempos, regista-se poucos casos de doenças provocadas por consumo de água não tratada nas comunidades, existe um acompanhamento de manutenção e abertura de novos pontos de tratamento e distribuição de água às populações nas cinco comunas que compõem o município”, destacou.

Na vila do Bailundo, 38 mil habitantes consomem água potável, onde nesta altura está em curso o processo de reposição de torneiras junto das comunidades.

in ANGOP de 26.07.2013

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Situação sanitária na província considerada estável


A situação sanitária na província do Huambo foi hoje considerada estável pelo director da saúde, Frederico Carlos Juliana, a julgar pela redução da morbilidade e mortalidade nas unidades hospitalares da região.
 
Em declarações, o responsável reconheceu também que o número de hospitais, centros de saúde e postos médicos em funcionamento na província, totalizando 226 unidades sanitárias, ainda não são suficientes para atender a demanda.
 
Anunciou que até 2017 serão erguidas novas infra-estruturas hospitalares, visando aproximar os serviços médicos e medicamentosos às populações.
 
Frederico Juliana recordou que nos últimos cinco anos a província ganhou 34 novas unidades hospitalares e 540 novos técnicos de saúde, entre enfermeiros e médicos, visando melhorar a assistência sanitária aos cidadãos.

in ANGOP de 25.07.2013

Quadros administrativos do Mungo em formação


Trinta e cinco quadros da administração do município do Mungo, 135 quilómetros a norte da cidade do Huambo, estão a participar, nesta vila, numa acção formativa sobre procedimentos administrativos, promovida pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).
 
Até sexta-feira, data do encerramento do evento, os quadros serão instruídos sobre diversos temas indispensáveis para o exercício correcto das suas funções.
 
Entre os participantes, constam funcionários dos sectores da Educação, Saúde e Agricultura, assim como efectivos do Comando da Polícia Nacional.

in ANGOP de 25.07.2013

Hospital da Caála realiza III Jornadas Científicas Pedagógicas


A Direcção do Hospital Municipal da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, realiza, entre os dias 25 e 26 deste mês, as suas terceiras Jornadas Científicas Pedagógicas, a decorrerem na comuna da Calenga.
 
Em declarações, o director do hospital, Fernando Ferreira Vicente, informou que vão participar no evento 250 profissionais de saúde em representação dos 11 municípios desta província.
 
Disse que serão debatidos assuntos relacionados, essencialmente, à promoção de saúde com a finalidade de combater a morbilidade e mortalidade nas comunidades.
 

 Com esta iniciativa, frisou, a Direcção do Hospital pretende contribuir na melhoria das condições de saúde das populações para a promoção do desenvolvimento socioeconómico das comunidades, através de um sistema sanitário organizado e estruturado em benefício dos cidadãos.

in ANGOP de 25.07.2013

Operadores económicos aguardam ansiosamente pelo novo alvará comercial


Alguns operadores económicos da província do Huambo mostraram-se ansiosos pela entrada em vigor, no país, ainda este ano, do novo alvará comercial, por reconhecerem as vantagens que o novo documento oferece para o exercício da actividade.
 
Os agentes felicitaram o Ministério do Comércio pela iniciativa, salientando que o novo alvará vai acabar com as dificuldades que os comerciantes e empresários enfrentam para obterem o documento.
 
Carlos Mateus, sub-gerente de um restaurante, acredita que o sector do comércio, incluindo o de prestação de serviços e restauração, vai conhecer um acelerado crescimento quando começar a vigorar o novo alvará.
 
Maria Domingas, proprietária de um estabelecimento comercial, disse estar bastante satisfeita com a simplificação do processo do tratamento do alvará comercial, facto que, no seu entender, prova o compromisso do ministério do Comércio com a melhoria e crescimento do sector.
 
O cidadão Ananias Ngoveia, empreendedor, que prevê abrir um estabelecimento comercial, encara a entrada em vigor do novo alvará comercial como uma oportunidade ímpar para a concretização do seu sonho.

in ANGOP de 25.07.2013

Capturadas toneladas de pescado


Mais de 140 toneladas de pescado foram capturadas no primeiro semestre deste ano em vários rios da província do Huambo por pescadores filiados em cooperativas e associações.

A informação foi avançada aos jornalistas pelo chefe de departamento de Pescas do Huambo, Anás Vidro, que considerou significativa a quantidade capturada e adiantou que o Governo está a trabalhar na distribuição de mais embarcações às cooperativas e associações de pescadores.

A pesca continental na província está a conhecer melhorias, graças ao empenho das quatro cooperativas e 50 associações que trabalham neste processo com o Governo.


Desde 2004, a pesca continental está em desenvolvimento na província, com a criação de cooperativas e associações de pescadores. Antes, registávamos uma captura anual de apenas seis toneladas e hoje temos muito mais, graças à distribuição de embarcações modernas, que estão a incentivar a prática da pesca continental, principalmente nos rios Ngove, Queve e Cunene, assim como em outras áreas onde existem potencialidades piscatórias”, sublinhou o director provincial das Pescas.

A direcção provincial de Pesca do Huambo tem registadas cooperativas e associações de pescadores nas zonas piscícolas do Ngove, Queve, Cuando, Culenle, Cunene.


in Jornal de Angola de 25.07.2013

Soar da Lira


O grupo musical infantil da Missão Católica de Santa Cruz do Canhe “Soar da Lira” promoveu no fim-de-semana, no Anfiteatro da direcção Provincial da Cultura do Huambo, uma sessão de venda e assinatura de autógrafos do disco “A Verdade Liberta”. 

Cerca de duas mil cópias estiveram à venda a mil kwanzas.


Graciano Capiñgala, padre superior da Missão Católica de Santa Cruz do Canhe, considerou o lançamento desta obra um acto de fé e uma resposta a tudo o que Deus tem concedido aos seus fiéis.


O padre Vasco Justo, responsável do grupo, disse que o disco é fruto de muito trabalho e serve para mostrar alguma realidade ao povo de Deus e indicar caminho para que viva em verdade.


O álbum inclui 14 temas em português e umbundo e o grupo foi o vencedor do concurso de Música de Natal no Huambo, em 2010.

in Jornal de Angola de 25.07.2013

Criadores de gado discutem técnicas


Fazendeiros e estudantes universitários de agronomia das províncias da Huíla e do Huambo vão participar nas Quintas Jornadas de Bovinicultura de Carne, nos dias 8 e 9 de Agosto, no Lubango, no âmbito da X edição da Feira Agro-pecuária.

O director-geral da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), Álvaro Fernandes, disse que a actividade enquadra-se também na 27ª Edição das Festas da Nossa Senhora do Monte, que abrem no próximo dia 3 de Agosto.

Álvaro Fernandes referiu ser objectivo  das jornadas técnicas informar os fazendeiros sobre a introdução e benefícios de novas tecnologias na gestão de propriedades e manadas, assim como proporcionar a estudantes de agronomia oportunidades para aliar os conhecimentos teóricos à aplicação prática. 


Está calculada uma participação de mais de 100 fazendeiros e estudantes. A cooperativa de criadores convidou, além dos ganadeiros expositores na feira, estudantes da faculdade de Veterinária do Huambo, do Instituto Superior Politécnico da Huíla e do Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro, também da Huíla.

As Jornadas são orientadas por 12 oradores da África do Sul, Argentina, Cuba e de Angola, que abordam em palestras os temas “Como organizar uma fazenda” e “Importância do manejo reprodutivo de bovinos de corte”.

Em dois dias, os participantes vão falar sobre a planificação da exploração pecuária para a implantação de embriões, de indicadores da eficiência reprodutiva em bovinos e de viroses transmitidas por mosquitos e moscas, assim como de resistência no tratamento.


in Jornal de Angola de 25.07.2013

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Gestão dos recursos debatido no Huambo




O Ministério da Administração do Território realiza nos dias 29 e 30, no Huambo, a segunda Reunião Metodológica dos Recursos Humanos da Administração Local.

O encontro destina-se a melhorar os conhecimentos sobre gestão dos recursos humanos na administração local, tendo como suporte os diplomas legais e a prática quotidiana. 

A reunião, que tem por o lema “Recursos Humanos Capacitados: Administração Local Forte e Eficiente” e é presidida pelo secretário de Estado da Administração do Território para os Assuntos Institucionais, Adão de Almeida, tem a presença de representantes de todas as províncias.

Entre os vários temas analisados nas sessões de trabalho salientam-se “A Mobilidade e Transferência de Quadros na Administração Local” e “O Acesso à Função Pública Local e a Formação e Capacitação de Quadros da Administração Local”.

A reunião acontece numa altura em que o Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) está a ministrar seminários sobre liderança aos governadores provinciais. 

Inserida no projecto “Academia de liderança”, a acção formativa subdivide-se em módulos como “Controlo financeiro e prestação de contas”, “Papel das lideranças no processo de descentralização em Angola”, “Administração estratégica e liderança visionária, planeamento estratégico do desenvolvimento local”, “Orgânica e funcionamento da administração local em Angola: desconcentração e descentralização”. 

O “Papel do gestor e líder hoje”, “Inteligência emocional na gestão e liderança” e “ Comunicação e técnicas de apresentação” são outros temas abordados.

in Jornal de Angola de 24.07.2013

Unac quer incentivos para a produção discográfica infantil


O representante da União Nacional dos Artista e Compositores (Unac) no Huambo, Pascoal Pedro Nhanga, defendeu mais incentivos financeiros e material para a produção discográfica infantil no país.
 
O responsável reconheceu haver pouca produção de música infantil em Angola, por falta de incentivos aos artistas que compõem temas musicais com mensagens e ritmos apropriados para crianças.
 
No caso da província do Huambo, o representante da Unac disse que a situação é mais grave ainda, já que existem poucos cantores infantis.
 
Pascoal Pedro Nhanga considerou também necessário a criação de escolas musicais, permitindo que sejam as crianças a cantarem para elas, contrariamente ao que se verifica actualmente.

in ANGOP de 24.07.2013

Centro de hemodiálise arranca em Setembro




O primeiro Centro de Hemodiálise do Hospital Geral do Huambo começa a funcionar em Setembro, revelou ao Jornal de Angola o director provincial da Saúde, Frederico Juliana, que referiu estar actualmente a ser concluída a instalação de diversos equipamentos e aparelhos.

Frederico Juliana esclareceu que o arranque dos serviços de hemodiálise na cidade do Huambo vai permitir que os pacientes da região Centro e Sul, com insuficiência renal, façam o seu tratamento, e­conomizando recursos com as deslocações a Luanda ou o exterior do país. 

O novo serviço, acrescentou, será o segundo no país, depois de Luanda, e está equipado com oito rins artificiais. 

Vai assistir diariamente quarenta doentes e internar quarenta e dois.

in Jornal de Angola de 24.07.2013

Técnicos da Saúde com mais conhecimentos




Formadores do sector da Saúde, dos 11 municípios da província do Huambo, terminaram um seminário acelerado sobre novas vacinas para a imunização de bebés menores de um ano.

O director provincial da Saúde, Frederico Juliana, considerou positiva a formação de técnicos para intensificar o combate às doenças infantis na província do Huambo.

Frederico Juliana disse que os técnicos vão trabalhar na formação, nesta área, dos profissionais de saúde nos municípios, comunas e aldeias.

Haja assepsia na aplicação e cuidado com o material utilizado, intensificação da mobilização ­social, administrar todas as vacinas diariamente em todas as unidades sanitárias”, aconselhou o médico.

O responsável disse ser um dos objectivos da direcção provincial da Saúde trabalhar junto das comunidades, para identificar um número possível de crianças para receberem tratamentos ambulatórios.

Durante o seminário, os formandos abordaram temas relacionados com doenças preveníveis pela vacinação, cadeia de frio e gestão de vacinação, injecções seguras, comunicação e mobilização social, planificação e sessões de vacinação, além de sistemas de informação e de monitorização da vacinação de rotina. 

No mesmo âmbito, os técnicos dos 11 municípios receberam informações sobre o regulamento de biossegurança em saúde.

A biossegurança é o conjunto de medidas preventivas destinadas a manter o controlo de factores de risco laborais, procedentes de agentes biológicos, físicos ou químicos, que podem pôr em risco a segurança dos trabalhadores, pacientes, visitantes ou do meio ambiente.

in Jornal de Angola de 24.07.2013

Seleccionador chama ginastas


O seleccionador nacional de ginástica convocou,
no fim-de-semana, três ginastas da província Huambo,
das categorias de iniciados, júnior e sénior, para
integrarem a Selecção Nacional que prepara o Zonal da Namíbia.
Os ginastas seleccionados para integrarem a Selecção que vai representar o país no Campeonato da Zona 6, na Namíbia, são todos provenientes do Petro do Huambo, único clube que pratica a modalidade na província.
O presidente da Associação Provincial de Ginástica, José Albano, disse que o Huambo, mais concretamente o Petro, beneficiou de uma chamada de três atletas para estimular todos os envolvidos na prática da modalidade.
José Albano disse que, a nível local, as condições de trabalho para os pré-seleccionados estão criadas, uma vez que o objectivo é atingir os lugares cimeiros. 
A nossa preocupação, como associação, é fazer com que os nossos atletas tenham as condições mínimas, do ponto de vista técnico e material, para poderem realizar o seu trabalho sem constrangimentos”, disse.
Os convocados prometem tudo fazer para elevar o nível técnico e manterem-se na Selecção.
in Jornal de Angola de 24.07.2013

Funcionários da Administração do Chinjenje concluem formação


Trinta e cinco funcionários da Administração Municipal do Chinjenje, a 118 quilómetros da cidade do Huambo, concluíram, nesta circunscrição, uma formação sobre protocolo e relações públicas, promovida pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).
 
Durante o encerramento do evento, a formadora Benilde Simba considerou satisfatório o grau de assimilação dos participantes, facto que permitiu a concretização dos objectivos preconizados no início da formação.
 
Explicou que, ao longo dos cinco dias, os 35 funcionários administrativos aprenderam sobre etiqueta e comunicação, identificação da estrutura do processo de comunicação e clareza, bem como as relações inter-pessoais.
 
Disse que os temas abordados nesta formação vão permitir melhorar o desempenho laboral dos quadros da Administração do Chinjenje, prestando um atendimento público eficiente e célere de acordo com os interesses dos cidadãos.
 
Benilde Simba referiu ainda que a formação dotou os participantes de melhores competências, responsabilidade, atitude e outros valores indispensáveis para um profissional qualificado.

in ANGOP de 24.07.2013

Formador defende melhoria da sinalização rodoviária na cidade


O formador de condutores, Aurélio Kaiumbuca, defendeu, no Huambo, a necessidade de melhoramento da sinalização rodoviária nas principais vias da cidade, para tornar fácil a orientação dos utentes automobilistas e motociclistas.
 
O formador considerou deficiente a sinalização rodoviária, facto que diz concorrer para o aumento da sinistralidade, principalmente nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas.
 
Lamentou ainda o facto de em algumas vias os sinais estarem mal posicionados e em contradição uns dos outros, dificultando ainda mais a orientação dos utentes da via.
 
Aurélio Kaiumbuca disse ser necessário igualmente colocar-se sinais de trânsito em vias secundárias e terciárias localizadas nas zonas peri-urbanas, por registarem um grande movimento rodoviário.
 
A sinalização rodoviária por ser a linguagem dos condutores deve ser melhorada e estendida em mais vias”, defendeu.

in ANGOP de 24.07.2013

terça-feira, 23 de julho de 2013

Capturadas mais de 140 toneladas de pescado no Huambo


Mais de 140 toneladas de pescado foram capturadas no primeiro semestre deste ano, em vários rios da província do Huambo, pelos pescadores filiados em cooperativas e associações, controladas pelo departamento provincial de Pescas, do Ministério da Agricultura.

Ao avançar a informação, apesar de não apresentar dados comparativos em relação ao período homólogo de 2012, o chefe de departamento de pescas do Huambo, Anás Vidro, considerou ser significativa a quantidade capturada.

Pontualizou que o governo está a trabalhar na distribuição de mais embarcações às cooperativas e associações de pescadores.

De acordo com o responsável, a actividade de pesca continental na província está a conhecer melhorias, através do engajamento das quatro cooperativas e 50 associações que trabalham neste processo com o governo.

Desde 2004, a pesca continental está em desenvolvimento na província, com a criação de cooperativas e associações de pescadores. Antes registávamos uma captura anual de apenas seis toneladas e hoje temos 900 toneladas, com a distribuição de embarcações modernas o que está a incentivar a prática da pesca continental principalmente no Ngove, rios Keve e Cunene, assim como em outras áreas onde existem potencialidades piscatórias”, sublinhou.

A direcção provincial de Pesca controla cooperativas e associações de pescadores nas zonas piscícolas do Ngove, Keve, Kuando, Kulenle, Kunene (Chimbundi).

in ANGOP de 23.07.2013

Falta de assistência às crianças preocupante na Caála


O chefe de secção da assessoria jurídica da Administração do Município da Caála, Venâncio Mande, informou, nesta cidade, 23 quilómetros da capital provincial do Huambo, que muitos progenitores (pais e mães) estão a deixar de prestar assistência aos filhos, facto que preocupa seriamente as autoridades locais.

O responsável salientou que durante os primeiros seis meses, deste ano, a secção jurídica recebeu 40 queixas contra progenitores que, inclusive, não dão alimentação para os filhos, além de não os matricularem nas escolas.

Referiu que tal atitude mostra que os mesmos não valorizam a vida, além de violarem os direitos fundamentais das crianças.

Afirmou que, em comparação ao ano passado, os casos de falta de assistências às crianças tem vindo a aumentar consideravelmente neste município.

in ANGOP de 23.07.2013