sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Escolha de cursos universitários e profissões exige muita seriedade

 Francisco Fato, vice-governador da província do Huambo para a esfera económica e produtiva

A escolha de qualquer curso que se pretende seguir na universidade, assim como da profissão, deve ser feita com muita seriedade para que o candidato possa dar passos seguros para o sucesso na vida activa e profissional. 

O argumento é do vice-governador da província do Huambo para a esfera económica e produtiva, Francisco Fato, discursando, hoje, sexta-feira, na abertura da 3ª feira sobre “Orientação vocacional e profissional”, promovida pela reitoria da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES).

O responsável realçou que o dialoga e a interacção com profissionais especializados em matérias de orientação, tanto vocacional como profissional, deve ser privilegiado antes de se tomar uma decisão sobre o curso e a profissão a seguir.

Pelo facto de a sociedade actual ser dinâmica e cada vez mais competitiva, Francisco Fato considera que as decisões vocacionais e profissionais acabam tendo muito impacto na vida dos cidadãos.

Informou que o processo de decisão reverte-se de alguma complexidade e pressupõe que os adolescentes e jovens tenham conhecimentos de si próprios, das suas maturidades e estejam munidos de informações escolares e profissionais que possam sustentar as suas deliberações.

Infelizmente, disse o vice-governador do Huambo, nos dias de hoje é frequente encontrar-se estudantes que levam muito tempo para concluir um curso de licenciatura, uma situação anormal já que em muitos casos fazem o dobro do tempo previsto.

Admitiu existirem muitos factores que concorrem para tal insucesso, embora não os tenha revelado, salientando apenas que a má escolha do curso é relevante para este fim.

Nesta senda, Francisco Fato destacou a importância da realização da feira sobre “Orientação vocacional e profissional” que, na sua visão, ajudará os estudantes e candidatos ao ensino universitário a perceberem melhor o processo de selecção e efectuarem correntemente a escolha dos cursos.

O evento tem por objectivo fornecer informações dos diferentes cursos ministrados pelas Faculdades e Institutos Superiores, incluindo programas de estudo, perfil e saídas para o mercado de trabalho.

Visa igualmente fornecer metodologia para os estudantes escolherem conscientemente uma profissão e a carreira universitária, bem como despertar o interesse no estudo das ciências exactas.

Palestras sobre o tema “Como estudar para um exame” e “A escolha vocacional e profissional”, bem como uma exposição dos cursos ministrados na 5ª região académica do país, que abrange as províncias do Huambo, Bié e Moxico e um intercâmbio entre professores do ensino superior e futuros estudantes ou candidatos às distintas instituições de ensino superior estão a marcar a feira.

in ANGOP de 29.11.2013

Programas de sensibilização contra o VIH/Sida devem ser expandidos


Os programas de sensibilização das pessoas acerca das formas de prevenção contra o VIH/Sida devem ser expandidos em todas as localidades do país, visando combater esta epidemia, cuja cura tarda em ser descoberta pelos cientistas. 

 A preocupação foi manifestada pelo coordenador do projecto proactivo da organização não-governamental angolana Associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social das Populações Vulneráveis (Adespov), Duarte de Alberto Wandalica, que reconhece, no Huambo, haver, no país, muitas pessoas desinformadas sobre o assunto.
 
Afirmou que as acções de sensibilização sobre as formas de contágio do VIH/Sida e métodos de prevenção devem ser desenvolvidas, essencialmente, por organizações da sociedade civil e autoridades sanitárias para reduzir a propagação da doença.
 
É uma epidemia cuja erradicação depende de todos, através da disseminação de informações sobre o risco que a mesma representa para a sociedade”, mencionou.
 
Duarte Wandalica realçou que a Adespov, no seu programa de luta contra o VIH/Sida, prevê, para hoje, realizar palestras sobre “pessoas vivendo com a doença” e um debate radiofónico.
 
Lembrou que ao longo deste mês a Associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social das Populações Vulneráveis sensibilizou, na província do Huambo, 267 indivíduos de ambos sexos.

in ANGOP de 29.11.2013

Queda de um raio mata uma pessoa


Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas depois de terem sido atingidas por um raio, no município da Cáala, província do Huambo, onde se têm registado fortes trovoadas, na sequência de chuvas torrenciais.

O porta-voz local do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros disse, à Anglo, que os feridos estão internados no Hospital Municipal da Caála.

Francisco Muepa também referiu que foram registados quatros incêndios, que afectaram quatro moradias nos bairros São João, Vila Graça e Calilongue. Na origem dos incêndios estiveram curto-circuito, negligência e fogo posto, este último por elementos ainda não identificados.


O comando dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros interveio ainda noutras situações, como o desencarceramento de vítimas de acidentes de viação, resgate e remoção de cadáveres, nos municípios do Huambo e Caála, e transferência de pacientes para hospitais.


Os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros têm relatado, com alguma frequência no período chuvoso, a morte de cidadãos vítimas de raios provocados pela ocorrência de trovoadas. 


in Jornal de Angola de 29.11.2013 

Mediateca Huambo


A Mediateca do Huambo vai entrar em funcionamento em Dezembro. Neste momento, a unidade moderna está a ser apetrechada com meios sofisticados. 

Localizada na zona académica da cidade, a sua construção é da responsabilidade do Executivo e visa proporcionar serviços de tecnologias de informação aos estudantes e demais interessados, de forma gratuita. 

A Mediateca dispõe de áreas de lazer, recreação e serviços de apoio aos utentes, auditório equipado com sistemas para realização de vídeo-conferências e serviços de tradução de idiomas, com capacidade para acolher 200 pessoas.

Kalunga Kissanga referiu que está ainda em curso a execução de vários outros projectos de âmbito central, cuja conclusão está agendada para o próximo ano. 

Esse é o caso do futuro centro cultural, na cidade do Huambo, que está em fase de acabamento. As obras do edifício, que tem salas para teatro e cinema, artes plásticas, música e dança, bibliotecas e demais manifestações artísticas, começaram em 2011 e terminam no segundo semestre do próximo ano.

O centro comporta três salas de teatro, com 500, 150 e 100 lugares, outras duas de conferências, para albergar 100 e 50 pessoas, além de um restaurante.


in Jornal de Angola de 29.11.2013

Ligações domiciliares chegam aos bairros


Mais de 19 mil habitações em bairros da cidade do Huambo passaram a dispor, nos últimos meses, de água potável, assegurou na terça-feira o vice-governador provincial para os serviços técnicos e infra-estruturas.

Kalunga Kissanga referiu que estas ligações foram feitas no âmbito do programa “Água para Todos”, destinado a expandir a rede de distribuição, e acrescentou que a província está a espera que sejam aprovadas, pelo Ministério da Construção, as propostas para a reabilitação das vias de acesso a dois ou três bairros periféricos. 

Também a construção de habitações segue a bom ritmo, com uma boa parte delas em fase conclusiva, das mais de 12 mil casas que estão a ser erguidas nos municípios do Huambo, Bailundo e Caála.

Estamos à espera da decisão quanto aos preços para serem disponibilizadas aos interessados. Neste momento, falta ligar a energia e água, que vão ser abastecidas através da central hidroeléctrica do Ngove”, disse o vice-governador.

Recentemente, foram distribuídas 189 casas sociais à juventude, construídas pelo Ministério da Juventude e Desportos nas localidades do Lossambo, e no Bailundo, Ecunha e Caála, no âmbito do Programa Angola Jovem.


O desafio que se impõe agora, salientou Kalunga Kissanga, prende-se com o abastecimento de energia e água, e os acessos, sobretudo no Lossambo, uma vez que nos municípios do Bailundo e Caála a situação está minimamente resolvida. A par disso, existe igualmente o projecto de construção de 500 casas, pelo Ministério da Construção.


in Jornal de Angola de 29.11.2013

Associações de camponeses recebem meios de trabalho


Um grupo de 18 cooperativas de camponeses do município de Menongue, Kuando-Kubango, recebeu inputs com vista a desenvolver a actividade agrícola e aumentar a produção na presente campanha. 

Entre os meios entregues, constam 90 enxada, 88 sacos de adubo composto, 25 charruas de tracção animal com as respectivas correntes, 18 sacos de amónio. Do lote fazem ainda parte oito caixas de sementes de melancia, tomate, cebola, repolho, cenoura e alface.

O administrador de Menongue, Antunes Huambo, que fez a entrega dos bens, disse que com os meios postos à disposição, os camponeses estão em melhores condições de obter uma boa colheita no final da campanha agrícola e dar resposta ao programa do Executivo de combate à pobreza.


Antunes Huambo solicitou um trabalho conjunto, de modo a impulsionar o sector da Agricultura no Kuando-Kubango e, em particular, no município de Menongue, para que a província deixe de depender dos produtos agrícolas provenientes das províncias do Huambo, Bié e Huíla.


É necessário que se conjuguem esforços e se aproveite o potencial que a província dispõe em termos de recursos hídricos, além de ser uma terra arável para a prática de uma agricultura em grande escala”, argumentou.

A Administração Municipal de Menongue envidou esforços de modo a potenciar as associações de camponeses para produzirem para o seu auto-sustento. 


Paulo Cambinda Fernando, um dos beneficiários e responsável da cooperativa de camponeses Santa Helena, composta por 30 elementos, agradeceu o gesto da Administração.


Estamos motivados a aumentar diariamente a produção agrícola, para que possa corresponder às necessidades da província e não apenas a subsistência”, concluiu.

in Jornal de Angola de 29.11.2013

Camponeses do Huambo estão a receber apoios do governo


Já está garantido o aumento da produção agrícola na província do Huambo, o governo disponibilizou meios, e está agora a treinar os camponeses com novas técnicas de produção do milho, feijão, batata e outros produtos.

Estão também garantidos gado de tração animal para agricultores dos municípios de Luindimbali, Mungo e Bailundo. Existem mais de 150 associações de camponeses que acabam de beneficiar do apoio do executivo no quadro do projecto “agricultura familiar”.

Este apoio inserido no projecto de agricultura familiar orientado para o mercado adstrito ao instituto de desenvolvimento agrário, que visam incrementar o desenvolvimento agrícola, através da produção agrícola, estão avaliados em mais de 34 milhões de Kwanzas.

Neste momento, e no quadro do projecto, os beneficiários do município do Mungo estão a ser capacitados em matéria de técnicas de produção do milho, feijão mandioca e batata rena.


in Rádio Nacional de Angola - Canal A de 29.11.2013

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Descarga eléctrica volta a causar morte em Longonjo


Um adolescente de 14 anos de idade morreu, na vila comunal da Catabola, município do Longonjo, 96 quilómetros a sudeste da cidade do Huambo, depois de ter sido atingido por uma descarga eléctrica, enquanto chuvia, informou o administrador comunal, Paulino José Barbos. 


O incidente, de acordo com a fonte, aconteceu quando a vítima regressava do local onde ia pastar o gado.
A morte do adolescente é a 2ª que se regista este mês no Longonjo, por descarga eléctrica. 

No dia 12 uma cidadã, de 40 anos de idade, que residia na vila comunal da Chilata, 126 quilómetros da cidade do Huambo, foi mortalmente atingida por este fenómeno atmosférico.

O serviço de Protecção Civil e Bombeiros considera o Longonjo como uma localidade de elevado risco, em termos de ocorrências de descargas eléctricas (trovoadas).

in ANGOP de 28.11.2013

Uhayele apresenta resultados do projecto "Saúde na Aldeia”


A participação do “Uhayele” na recente edição do projecto “Saúde na Aldeia”, realizada no fim-de-semana, na localidade de Sakatu, município do Chinjenje, 126 quilómetros da cidade do Huambo, foi considerada positiva, a julgar pelas acções desenvolvidas durante o evento. 


Ao apresentar os resultados, a coordenadora técnica assistencial do projecto “Uhayele”, Priscila Borba, informou terem sido realizadas 19 palestras sobre temáticas diversas, com propósito de educar a população acerca dos cuidados primários de saúde que devem ser observados, para prevenirem-se de doenças.

Afirmou que os cidadãos de Sakatu, que compareceram na actividade, receberam da equipa do “Uhayele” informações sobre “Saneamento Básico”, “Necessidade e importância de escavação de aterros sanitários”, “construção, localização e uso adequados de latrinas”, “prevenção da malária”, “uso correcto de mosquiteiro” e “importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade”.

Também foram realizadas, segundo Priscila Borba, cinco oficinas práticas sobre preparação de soro de reidratação oral caseiro, essencial para combater desidratação decorrente de vómitos ou diarreias.

Admitiu que as actividades desenvolvidas pelo projecto “Uhayele” em Sakatu são de extrema importância para prevenir doenças e promover o crescimento e desenvolvimento saudável infantil naquela comunidade.

Participaram de todas as palestras e oficinas 325 pessoas, aproximadamente. 

O projecto esteve representado com dois supervisores de campo, quatro agentes comunitários de saúde, dois gestores do cuidado e a coordenadora técnica assistencial.

A equipa do “Uhayele”, projecto da Direcção Provincial da Saúde e executado pela empresa privada em gestão de saúde (Amosmid), tem como foco sensibilizar a população quanto aos cuidados primários em saúde, proporcionar a promoção da saúde nas comunidades rurais e prevenir doenças.

in ANGOP de 28.11.2013

Hospital Municipal do Bailundo carece de Sangue


O Hospital Municipal do Bailundo, a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, está, há um mês, com falta de sangue, facto que está a preocupar a direcção da unidade sanitária, a julgar pelo número de doentes que diariamente necessitam deste indispensável liquido. 


O administrador do hospital, Henriques Lusitano Caunda, informou que tal situação está a criar alguns constrangimentos ao funcionamento do bloco operatório, onde todos os dias são realizadas quatro cirurgias que exigem transfusão sanguínea.

"
O banco de sangue regista insuficiência desde Outubro, aquando da inauguração do bloco operatório, apelamos a sociedade no sentido de realizarem campanhas de doação”, referiu.

Disse que além do bloco operatório, o banco de sangue do hospital municipal abastece ainda o centro materno infantil, o hospital do Chilume e os centros de saúde comunais.

Henriques Caunda frisou que tem havido, neste município, poucas campanhas de doação de sangue, o que, de certo modo, reflecte a pouca importância que os cidadãos atribuem a este acto solidário que visa salvar vidas.

in ANGOP de 28.11.2013

Edição de livros teve no Huambo ligeiro aumento

 João Lara, responsável da Brigada Jovem de Literatura no Huambo

Um total de seis livros de autores do Huambo foi publicado este ano na província, mais dois do que no ano anterior, o que revela um ligeiro aumento da produção literária nesta região.

O responsável da Brigada Jovem de Literatura no Huambo, João Lara, disse que, além destas novas obras novas, foram reeditados, ao longo do ano, dois livros de escritores locais.

Balduíno Fio, Atanagildo Paulo, Gregório Utingolua, Isaac José, Filipe Olímpio e Abílio Jamba foram os escritores que novos livros, ao passo que Jucas dos Santos e Augusto Sapengo reeditaram os seus trabalhos.


João Lara garantiu que a província do Huambo pretende recuperar o prestígio literário granjeado noutros tempos e felicitou, por isso, o trabalho dos escritores locais que, do seu ponto de vista, demonstram preocupação com a qualidade das obras e profundidade na abordagem dos assuntos que retratam.


Este é um ano positivo para a literatura na província do Huambo, uma vez que houve um ligeiro aumento de obras publicadas. Os escritores locais estão a investigar e isso reflecte-se na qualidade do produto final”, considerou responsável da BJLA no Huambo.

João Lara pediu mais apoios financeiros, para que no próximo ano a produção literária continue a aumentar.


in Jornal de Angola de 28.11.2013

Relação na sociedade


O Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) tem realizado um trabalho de advocacia às comunidades nas relações entre estas e os governos provinciais, no âmbito do seu programa de “Boa governação e monitorização social”.

A informação foi dada pela secretária-geral do CICA, Deolinda Dorcas Teca, quando falava sobre as actividades desenvolvidas pela instituição durante o ano em curso. 


Com o referido programa, o CICA tomou conhecimento dos problemas que mais afligem determinadas comunidades, mediante um trabalho de avaliação participativa, acrescentou.

De acordo com Deolinda Teca, o CICA elaborou um relatório posteriormente partilhado com membros do Executivo, da sociedade civil e outras instituições nacionais e internacionais. 


Entre as principais dificuldades detectadas nas comunidades, destacou a insuficiência, e em alguns casos a falta, de zonas de lazer, hospitais, escolas e água potável. 

Há aldeias em que as populações percorrem grandes distâncias em busca de água e de serviços hospitalares”, lamentou. 

A secretária-geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola informou que, neste momento, o programa de “Boa governação e monitorização social” está a beneficiar as províncias de Benguela, Kwanza-Sul, Uíge e Zaire.

 Lançado em 2010, destina-se a fazer um acompanhamento dos trabalhos dos administradores, proporcionando mais diálogo entre os governantes e os governados, e a ajudar na identificação dos alvos prioritários a serem trabalhados.


in Jornal de Angola de 28.11.2013

Políticos devem defender a paz e estabilidade social

D. José de Queirós Alves, arcebispo do Huambo

Os líderes religiosos do Huambo pediram aos responsáveis dos partidos políticos que sejam exemplos de defensores da paz, “evitem instituir a violência” e trabalhem juntos para garantir a estabilidade.

O arcebispo do Huambo, D. José de Queirós Alves, disse que no ambiente no qual o país se desenvolve, as famílias devem sentir-se realizadas com os ganhos da paz e a reconciliação nacional.  

D. José Queirós Alves pediu a todos os angolanos que sejam responsáveis e aos dirigentes dos partidos políticos que se respeitem uns aos outros. 

O arcebispo afirmou que cada angolano deve ter consciência que contribuir para conservação da paz não é somente ajudar os outros, mas também a ele próprio.

O presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Huambo pediu aos responsáveis dos partidos que “trabalhem com sabedoria” para a pacificação e o bem-estar social do povo angolano.
    
Somos todos irmãos e nesta altura o grande atributo é a reconciliação que deve reinar entre os angolanos e não a discórdia,” declarou Manuel Filipe Pacheco.  Cada cidadão, referiu, deve olhar a paz como uma oferta de Deus para os angolanos.

in Jornal de Angola de 28.11.2013

Polícia Nacional desmantela grupos de delinquentes


Polícia Nacional desmantelou, na cidade do Huambo, quatro grupos de alegados marginais que actuavam nos bairros urbanos e suburbanos da cidade.

A detenção ocorreu no decurso de uma operação desenvolvida com a finalidade de desencorajar a delinquência e criar condições de maior segurança nas populações.


O inspector-chefe António Carlos disse que os grupos são indiciados nos crimes de posse ilegal de armas de fogo, assaltos à mão-armada, roubos em residências e em vias públicas, e posse, uso e venda de liamba.
A Polícia do Huambo tomou conta igualmente de casos de homicídio voluntário, afogamento e falsificação de moeda.


Durante a operação foram apreendidas seis armas de fogo de tipo AKM com os respectivos carregadores e munições, três pistolas com dois carregadores, sete munições, dois pares de fardamento, 136 sacos de liamba e 17 motorizadas.


Por a maior partes dos crimes terem sido alegadamente praticados por jovens entre 15 e 25 anos, o inspector-chefe António Carlos apelou aos pais e encarregados de educação para prestarem maior atenção aos filhos.


in Jornal de Angola de 28.11.2013

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

BUE forma mais de 100 jovens empreendedores no município do Ucuma


Cento e 20 jovens empreendedores residentes no município do Ucuma, cuja vila localiza-se a 97 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, concluíram, segunda-feira, uma acção formativa promovida pelo Balcão Único do Empreendedor (BUE). 

Com duração de cinco dias, o curso visou dotar os participantes de conhecimentos básicos sobre administração de negócios, para terem sucesso nas suas actividades.

Durante o encerramento da actividade, o formador Manuel de Almeida considerou positiva a dedicação dos jovens empreendedores, aos quais augurou prosperidade nos seus negócios, caso coloquem em prática o que aprenderam nesta formação.

Disse terem sido abordados temas como “ Distribuição dos cardápios,  Estratégias de operação e marketing, Estratégia e implementação básica restrita para a distribuição, Estratégia de reforço e factores críticos de sucesso, Processo produtivo e operacional, Análise económica financeira, Investimentos em máquinas e equipamentos e Reserva para reposição de bens e reformas”.

Manuel de Almeida realçou que terminada a formação os jovens empreendedores do Ucuma, que aguardam por financiamento do Balcão Único do Empreendedor, estão prontos para progredirem.

in ANGOP de 27.11.2013

Falta de verbas atrasa conclusão do Instituto Médio Politécnico da IECA


A conclusão dos trabalhos de construção do Instituto Médio Politécnico da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) no município da Caála, província do Huambo, está atrasada por falta de verbas.

De acordo com o pastor do sínodo local, Martinho Sonjamba José Diogo, a denominação religiosa necessita de 10 milhões de kwanzas para concluir a infra-estrutura, cuja construção decorre desde o ano passado.

Considerou que a previsão inicial era de inaugurar o estabelecimento de ensino antes do final deste ano, mas garantiu que no decurso dos primeiros seis meses de 2014 o empreendimento poderá ser entregue à comunidade estudantil deste município, caso surjam os devidos apoios financeiros.

O líder do sínodo da IECA no município da Caála, que abrange também o vizinho município do Ecunha, informou que o Instituto Médio Politécnico possui 16 salas de aulas para albergar em três períodos (manhã, tarde e noite) aproximadamente 2150 alunos.

No mesmo serão ministrados cursos de Economia e Gestão, Ciências da Educação e Enfermagem, visando contribuir na formação académica da população local, permitindo que esta esteja apta para ajudar a desenvolver o município.

Enquanto se aguarda pela conclusão do Instituto Médio Politécnico, o sínodo da IECA na Caála tem vindo a sensibilizar os agentes comunitários para construírem escolas nas aldeias para impedir que as crianças continuem a percorrem longas distâncias para terem acesso ao ensino.

O pastor Martinho Diogo deu a conhecer que, fruto desta acção, foram construídas este ano, nos municípios da Caála e Ecunha, quatro escolas comunitárias, cada uma com três salas, faltando apenas a cobertura das mesmas.

in ANGOP de 27.11.2013

Famílias do município do Bailundo encorajadas a cultivarem espírito de diálogo


As famílias do município do Bailundo, cuja vila localiza-se a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, foram encorajadas pela administradora em exercício, Dolina Nassocópia Miguel, a cultivarem o espírito de diálogo, para evitarem actos de violência doméstica.

 Discursando na abertura da jornada dos 16 dias de activismo contra a violência no género, a responsável disse que o diálogo, fundamental para promover a concórdia, deve assentar na compreensão, confiança, respeito e amor mútuo.

Hoje uma simples situação dá origem à agressões físicas e verbais, que criam danos físicos e psicológicos nas vítimas. As crianças e as mulheres, lamentavelmente, são as que mais têm sofrido actos de violência doméstica”, referiu.

Aos jovens casais, a administradora em exercício do Bailundo apelou a absterem-se do consumo de bebidas alcoólicas, por considerar como um dos factores de excitação de violência doméstica no seio familiar.

Dolina Nassocópia Miguel manifestou-se, na ocasião, preocupada com o uso de vestes indecentes, por parte de muitas jovens, facto que deve ser combatido a partir da família.

Lembrou ser objectivo da campanha dos 16 dias de activismo denunciar e combater a violência contra as mulheres e promover a defesa dos direitos humanos, assim como informar, orientar e estimular a participação da sociedade nos debates sobre o tema.

A campanha, referiu, trata-se de uma mobilização educativa e de massas que luta pela erradicação da violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.

Actividades idênticas acontecem em 159 países, com inicio a 25 de Novembro (Dia internacional da não violência contra as mulheres) e término marcado para o dia 10 de Dezembro, data internacionalmente dedicada aos direitos humanos.

in ANGOP de 27.11.2013

Camponeses do Longonjo vão adquirir fertilizantes a crédito


Os camponeses do município do Longonjo, 64 quilómetros a nordeste da cidade do Huambo, vão adquirir, a partir do próximo mês de Dezembro, fertilizantes por via de crédito, que serão disponibilizados pela fábrica “Soyadubos”. 

O anúncio foi feito hoje, na vila do Longonjo, pelo presidente do conselho de Administração da unidade fabril, Sousa Domingos, tendo justificado que a medida visa facilitar os camponeses a ter acesso fácil ao adubo, para aumentar as suas colheitas agrícolas.

Tendo em conta que nem sempre os agricultores têm valores suficientes para comprar adubos, nós vamos ajudá-los para que encontrem facilidades na aquisição de fertilizantes para terem sucesso na sua actividade”, frisou.

Sousa Domingos informou que cada camponês poderá solicitar 200 quilogramas de adubo, sendo que parte do valor da compra deverá ser paga depois da colheita agrícola.

 A fábrica “Soyadubos”, inaugurada este ano, produz diariamente 80 toneladas de fertilizantes orgânicos. No município do Longonjo existem, pelo menos, 13 mil famílias camponesas, cuja actividade é feita numa área de 21 mil hectares.

in ANGOP de 27.11.2013

Hospital Geral carece de sangue


O Hospital Central do Huambo, maior unidade sanitária da província, continua a debater-se, desde a semana passada, com falta de sangue para atender os pacientes que diariamente se deslocam ao mesmo com necessidade de fazerem transfusão. 


 A preocupação foi manifestada pelo responsável do Banco de Urgência, Luís Carlos Andrade, apelando as organizações da sociedade civil a realizarem campanhas de doação, para minimizar a carência deste tecido conjuntivo liquido que circula pelo sistema vascular.

O banco de sangue da hemoterapia está vazio e pedimos os bons feitos daqueles que sempre participam em acções sociais, para fazerem doações, uma vez que nos aproximamos ao final do ano, onde o número de acidentes de viação é maior, aumentando igualmente os casos de transfusões”, considerou.

Luís Andrade apelou as associações juvenis e membros de igrejas a solidarizarem-se com o hospital, doando sangue.

in ANGOP de 27.11.2013

Hospital do Bongo realiza consultas de estomatologia


Quinze consultas de estomatologia são realizadas, diariamente, no Hospital da Missão Adventista do 7º Dia na povoação do Bongo, município do Longonjo, a 52 quilómetros da cidade do Huambo. 

A directora desta unidade sanitária, Victória dos Santos, considerou satisfatória a adesão dos pacientes a este novo serviço médico, inaugurado no início deste mês para evitar que os populares percorram longas distâncias para tratamento dentário.

Informou que a secção de estomatologia do Hospital do Bongo presta serviços de limpeza de dentes, extracções e obstruções de dentes estragados.

Victória dos Santos anunciou que tendo em conta a procura, a direcção pretende duplicar o atendimento, passando de uma para duas vezes por semana.

Afirmou ser também pretensão fazer tratamentos do nervo do dente e produção de placas, estando neste momento a aguardar pela chegada de equipamentos adquiridos no exterior do país, para o efeito.

O Hospital da Missão Adventista do 7º Dia no Bongo, reaberto o ano passado, foi, antes da Independência Nacional, o melhor da região centro e sul de Angola. Presta assistência médica e medicamentosa nas especialidades de pediatria, medicina geral e estomatologia.

in ANGOP de 27.11.2013

INE continua a criar condições para êxito do Censo


O Instituto Nacional de Estatística (INE), na província do Huambo, continua a criar as condições técnicas e humanas necessárias para o êxito da realização, com início em Maio de 2014, do Censo Geral da População e Habitação. 

A responsável provincial do INE, Eurásia Demba, informou estar em curso, neste momento, o processo de recrutamento dos assistentes técnicos, bem como a preparação de postos de distribuição e arrecadação para a actividade censitária.

Temos que saber que meios devem ser alocados junto desses sectores para apoiar a actividade do Censo, o asseguramento da Polícia Nacional, das Forças Armadas Angolanas, o papel a ser desempenhado pelas autoridades tradicionais, igrejas e administrações municipais e comunais e que condições devem ser criadas nesta fase”, mencionou.

Eurasia Demba deu a conhecer que a primeira fase do recrutamento e selecção dos assistentes técnicos provinciais, que serão os responsáveis pela formação de equipas de trabalho, já terminou.

Os mesmos, explicou, vão acompanhar e supervisionar as acções de formação e irão elaborar relatórios periódicos de execução, além de terem a responsabilidade de analisar os constrangimentos e propor soluções.

A responsável referiu que a instituição que dirige tem realizado, também, acções de esclarecimento à população sobre a importância de como cada sector vai participar da actividade censitária.

O Censo Piloto Pulacional e Habitacional na Província do Huambo decorreu, este ano, nas comunas de Luvemba e Hengue, município do Bailundo.

O Censo Geral da População e Habitação tem como finalidade obter indicadores essenciais que permitam a contagem e caracterização da população residente, assim como o levantamento do parque habitacional e a tipificação das condições de habitabilidade.

Em Angola, o último Censo Geral da População e Habitação realizou-se em 1970, ainda no tempo colonial, acto que permitiu aos colonialistas saber o número daqueles que tinham que pagar o imposto geral mínimo em cada aldeia, bairro ou povoação.

in ANGOP de 27.11.2013

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Centro de Baciloscopia diagnostica primeiros casos de tuberculose

O Centro da Baciloscopia, do município da Caála (Huambo), inaugurado em Outubro, diagnosticou , este mês, vinte pacientes suspeitos de tuberculose, dos quais cinco foram positivos. 

O facto foi dado a conhecer hoje pelo responsável do centro, Manuel Bengui, a propósito do primeiro mês de funcionamento da instituição.

Detalhou que os pacientes diagnosticados são provenientes da comuna da Calenga, município da Caála, bem como do município do Huambo, tendo já começado o seu tratamento.

Garantiu que o centro tem equipamentos modernos e material gastável suficiente para o trabalho diário, lamentando, no entanto, a falta de dois técnicos, que deverão juntar-se a outros dois existentes.

Manuel Bengui sublinhou a necessidade dos referidos profissionais, para que o Centro de Baciloscopia funcione integralmente, de modo a fazer face às exigências de diagnóstico e tratamento da doença.

O responsável prometeu maior desempenho da sua instituição no sentido de se combater a tuberculose, evitando a sua proliferação na circunscrição.

Para o efeito, informou que estão agendadas campanhas de sensibilização sobre a importância da análise laboratorial para que a população tenha o hábito de fazer diagnósticos, bem como influenciar para que optem em métodos preventivos simples.

Explicou que a intenção é combater a tuberculose nas comunidades, seguindo instruções básicas, lembrando que a doença tem uma propagação fácil quando não tratada atempadamente.

in ANGOP de 26.11.2013

Produção literária regista ligeiro aumento no Huambo


Seis livros de autores locais foram publicados este ano, na província do Huambo, contra quatro do ano anterior, facto que demonstra o ligeiro aumento da produção literária nesta região. 

O responsável da Brigada Jovem de Literatura no Huambo, João Lara, informou que, além destas obras novas, foram igualmente reeditados, ao longo do ano, dois livros de escritores locais.

Balduíno Fio, Atanagildo Paulo, Gregório Utingolua, Isaack José, Filipe Olímpio e Abílio Jamba foram os que apresentaram produtos literários novos, ao passo que Jucas dos Santos e Augusto Sapengo reeditaram os seus trabalhos.

João Lara deu a conhecer que a província do Huambo pretende recuperar o prestígio literário granjeado em tempo idos.

Felicitou, por este motivo, o trabalho dos escritores locais que, segundo observou, demonstram preocupação com a qualidade das suas obras e profundidade na abordagem dos assuntos que retratam.

Este é um ano positivo para a literatura na província do Huambo, uma vez que houve um ligeiro aumento de obras publicadas. Os escritores locais estão a investigar e isto se reflecte na qualidade do produto final”, considerou.

Contudo, João Lara pediu mais apoios financeiros, para que no próximo ano a produção literária continue a registar acréscimo.

in ANGOP de 26.11.2013

Educação no Longonjo necessita de mais salas de aulas


Cento e 50 novas salas de aulas serão necessárias em 2014 no município do Longonjo, cuja vila localiza-se a 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, para inserir no sistema normal de ensino 6.250 crianças que ficaram sem estudar, no presente ano lectivo, por falta de escolas nas suas aldeias. 

O facto foi dado a conhecer pelo chefe da repartição da educação neste município, Valentim Muquinda, tendo considerado insuficientes as actuais 910 salas, muitas das quais de carácter provisório.

Tendo em conta algumas limitações financeiras para a construção de tais salas de aulas, o responsável apelou, por este motivo, a população a erguer escolas comunitárias, tal como tem vindo a acontecer.

A construção de escolas comunitárias, onde a administração municipal tem apenas a responsabilidade de fornecer chapas para a cobertura das mesmas, pode ser uma solução para o défice de estabelecimentos de ensino no nosso município”, enfatizou.

Valentim Muquinda realçou que o sector da educação no Longonjo também necessita de um reforço de 450 professores, sobretudo do ensino primário.

Salientou que no presente ano lectivo foram matriculados da iniciação até ao II ciclo do ensino secundário 33.797 alunos, distribuídos em 75 escolas do ensino primário, sete do I ciclo do ensino secundário e uma do II ciclo do ensino secundário, cujas aulas foram asseguradas por 1040 professores.

in ANGOP de 26.11.2013

Jovens aprimoram conhecimentos sobre empreendedorismo


Quatrocentos jovens do município do Bailundo, a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, participam, nesta vila, numa acção formativa sobre “como iniciar a sua empresa e desenvolvimento do negócio”. 

Durante a acção formativa, da iniciativa do Balcão Único do Empreendedor (BUE), com a duração de cinco dias, os participantes vão igualmente aprimorar conhecimentos sobre financiamento bancário, investimento inicial, reserva para reposição, obrigações de financiamento, entre outros.

Na sua intervenção, no acto de abertura do seminário,  o coordenador municipal do Balcão Único do Empreender no Bailundo, Adão Domingos Bilhete, assegurou que com esta iniciativa os jovens, que deram entrada dos processos de pedido de financiamento, terão conhecimentos básicos sobre o empreendedorismo.

Pretendemos com esta iniciativa cultivar o espírito dos jovens que apostam no empreendedorismo, de modo a terem a responsabilidade da reposição do capital inicial, bem como para que a empresa tenha sucesso no futuro”, disse.

No município do Bailundo, mais de mil e 150 processos deram entrada para a solicitação de financiamento em nome individual, numa acção que vai contribuir para a criação de novos postos de trabalho.

in ANGOP de 26.11.2013

Inaugurada, no Huambo, aldeia modelo para saúde preventiva


Foi inaugurada no domingo na Caála, província do Huambo, a primeira aldeia modelo que tem como base a saúde preventiva nas comunidades.

Trata-se do projecto “Waiele Wimbo”, que significa saúde na aldeia, um projecto que visa proporcionar saneamento básico nas zonas rurais.

Foram colocados à disposição da população, serviços de medicina geral, estomatologia, pediatria, testes de malária, HIV-SIDA, entre outros, numa acção que contou com cem profissionais do ramo, entre médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico.


in Rádio Nacional de Angola - Canal A de 26.11.2013

O apelo à solidariedade das crianças da Aldeia SOS


A Aldeia de Crianças SOS, localizada na província do Huambo, com 120 internados, acaba de lançar uma campanha para juntar pelo menos mil amigos e apoiantes da sua acção de solidariedade social.

O objectivo dos promotores do projecto comunitário, que atravessa dificuldades, é melhorar a vida das crianças ali internadas. Localizada no sector do Cambiote, arredores da cidade do Huambo, a Aldeia tem120 crianças de vários pontos do país, com idades até aos 15 anos. 

Das crianças internadas, 59 são meninas. As 120 crianças estão distribuídas em 12 residências, com uma “mãe” responsável por cada casa. De acordo com o coordenador para o desenvolvimento infanto-juvenil da Aldeia de Crianças SOS, até ao momento estão registados 62 amigos, muitos dos quais funcionários da Aldeia. Mas são necessários muitos mais. 

Gente solidariza-se com as crianças da Aldeia SOS do Huambo, e já faz parte dos amigos. Faça também a sua parte.

in Jornal de Angola de 26.11.2013

Reforçada inspecção no período das festas


O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) vai intensificar durante a quadra festiva a fiscalização no Huambo dos produtos vendidos em lojas e mercados informais, disse o seu representante naquela província.

Domingos David anunciou que os consumidores vão ser aconselhados a não comprar nada sem primeiro observarem o rótulo e verificar a data de caducidade dos produtos.

A quadra festiva, referiu, é a época em que todos quererem vender tudo, até produtos inadequados a preços exorbitantes.Domingos David afirmou que o INADEC, além de falta de meios de transporte, tem apenas três trabalhadores na província do Huambo e que são precisos, no mínimo, mais 20, entre arquitectos, juristas, agrónomos, veterinários, economistas e um especialista em hotelaria, para poder responder às necessidades.


Apesar das dificuldades, garantiu, o INADEC continua a desenvolver iniciativas destinadas a desencorajar vendedores desonestos e a garantir o consumo de produtos de qualidade.  Entre aquelas iniciativas contam-se visitas a centros comerciais e palestras nas escolas.


Com a quadra festiva à porta, comerciantes de má fé enviam as mercadorias em mau estado de conservação para os municípios e localidades longe dos órgãos de inspecção para obter o lucro fácil”, acusou Domingos David.

O INADEC, devido à falta de quadros e meios, disse, criou estratégias para ser o próprio consumidor a fiscalizar e a denunciar situações de má conservação de produtos.


O INADEC realizou no primeiro semestre do ano 39 visitas a estabelecimentos industriais, hoteleiros e comerciais, promoveu sete palestras em escolas e mercados, recebeu 15 reclamações e fez 12 aconselhamentos.


in Jornal de Angola de 26.11.2013

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Educação no Chinjenje vai apostar na capacitação dos professores


A capacitação académica e profissional dos professores que dão aulas nas escolas do município do Chinjenje, cuja vila situa-se a 118 quilómetros da cidade do Huambo, vai ser priorizada, a partir do próximo ano, pela repartição local da educação.

A garantia foi expressa pelo responsável municipal da educação, Donato Saemanda, durante as celebrações do Dia Nacional do Educador, assinalado sexta-feira, tendo justificado que a medida visa elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Admitiu que muitos professores revelam, no exercício da actividade, algumas debilidades, que devem ser superadas através de formações contínuas.

Apesar disso, o chefe da repartição da educação no município do Chinjenje enalteceu a dedicação dos educadores e o contributo que têm prestado na formação dos cidadãos locais.

in ANGOP de 25.11.2013

Aldeia modelo em saúde vai ajudar a prevenir doenças


A aldeia modelo em saúde, inaugurada na localidade de Cahopa, município da Caála, 33 quilómetros da cidade do Huambo, vai ajudar a prevenir doenças nas comunidades rurais, assim como combater a mortalidade causada por enfermidades diversas.

A garantia é do vice-governador da província do Huambo para o sector técnico e de infra-estruturas, Calunga Francisco Zagi Quissanga, no acto inaugural, tendo destacado a importância do empreendimento, erguido pelo projecto Uhayele da empresa Amosmid, na promoção dos cuidados primários de saúde.

Disse tratar-se de uma iniciativa de extrema importância para o sector da saúde, tendo em conta os serviços que vai prestar para as populações.

A aldeia modelo, de acordo com Calunga Quissanda, vai proporcionar aos habitantes de Cahopa e das aldeias circunvizinhas orientações básicas sobre os cuidados a terem para manutenção da saúde, através da realização rotineira de campanhas de sensibilização, de controlo do calendário vacinal das crianças e mulheres gestantes, como também da saúde bucal da população.

O vice-governador provincial para os serviços técnicos e infra-estruturas considerou que este programa vai de encontro às orientações e acções do governo provincial, no concernente à promoção da saúde.

Apelou à comunidade de Cahopa no sentido de preservar bem o imóvel e a apoiar as acções a serem realizadas pelo projecto, bem como a cumprirem com as orientações passadas pelos agentes comunitários de saúde e por todas as equipas que vão ensinar e transmitir novos hábitos de saúde.

in ANGOP de 25.11.2013

Professores da província do Huambo exortados a ensinarem com qualidade e responsabilidade


Os professores da província do Huambo foram exortados pelo director da Educação, Ciência e Tecnologia, Manuel Sampaio do Amaral, a ensinarem com qualidade e responsabilidade, para melhorarem o processo de ensino e aprendizagem nesta região.

Manuel Sampaio do Amaral realçou que o profissional da educação deve prestar todo o seu talento para melhor exercer a sua tarefa de educar, formar e transformar o homem.

O responsável referiu ainda que um professor tem a oportunidade de ajudar a edificar uma sociedade em paz, harmonia e equilíbrio psicológico, através de lições educativas que ministra nas suas aulas.

 “Por vezes perdemos os nossos talentos e grandes oportunidades por meros caprichos e por moedas, cujo valor é insignificante, esquecendo-se, assim, da missão fundamental que é ensinar, educar e alfabetizar, para mudar a história do país”, exortou.

 Nesta senda, o director da Educação, Ciência e Tecnologia na província do Huambo solicitou o esforço de todos os professores para arquitectarem e responderem aos desafios do sector da educação, bem como atravessar as dificuldades que surgem no exercício da profissão.

Garantiu, na sua intervenção, que o governo provincial está consciente das dificuldades que os educadores enfrentam e tudo está a fazer para as ultrapassar.

in ANGOP de 25.11.2013

Inaugurado templo central da IECA no município da Caála


O templo central da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) no município da Caála, província do Huambo, foi inaugurado no domingo, pelo secretário-geral desta denominação religiosa, reverendo Augusto Tchipesse. 

Erguida durante dois anos, a infra-estrutura, com capacidade para acomodar dois mil fiéis, custou cem milhões de kwanzas e foi construída no mesmo local onde há 38 anos os primeiros membros da IECA queriam erguer o templo.

Ao consagrar o templo, o líder nacional da Igreja Evangélica Congregacional em Angola pediu aos presentes que se dediquem no amor ao próximo e à pátria, assim como na transformação dos corações através da renovação das mentes, visando a promoção da tranquilidade e a reconciliação de todos os angolanos.

Dedicamos este templo para que seja uma grande bênção nesta província, fazendo-o um lugar integrante da grande família da IECA”, disse.

Por sua vez, o secretário desta mesma igreja na província do Huambo, Tarcísio Tchocombongue, disse que a construção deste templo é um impulso para a evangelização e promoção da paz no município da Caála.

Informou que a IECA vai continuar a divulgar a palavra de Deus para o bem-estar das comunidades e promover acções sociais em benefício das populações, entre as quais a formação profissional da população.

Disse estar em curso, neste município, obras para a construção de um Instituto Médio Politécnico, com 16 salas de aulas, além de formações profissionais nas áreas de culinária e decoração.

Testemunharam o acto inaugural do templo central da IECA no município da Caála os secretários provinciais do Bié, Huambo, Benguela, Luanda, Malanje, Cunene, Kuando-Kubango, Kwanza-Sul e membros do colégio nacional de pastores.

in ANGOP de 25.11.2013

Três mortos e várias residências destruídas no Bailundo


As chuvas que se abatem um pouco por toda a província do Huambo, já causaram a morte de três pessoas, e a destruição de quarenta e oito residências no município do Bailundo.

A informação foi prestada pelo responsável dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros do Bailundo, Bernardino Lucas.

De acordo com o responsável, os números foram registados no período compreendido entre Setembro e Novembro de 2013.

Destas residências, constam uma casa social e uma Igreja da Fé Apostólica, no sector do Monte Belo. Quanto às vítimas mortais, temos a destacar a perda de três vidas causadas por descargas eléctricas”, esclareceu.


in Rádio Nacional de Angola - Canal A de 25.11.2013

Viúvas contra Samakuva



Mais de duas centenas de viúvas de guerra da província do Huambo exigiram da  UNITA e de Isaías Samakuva “prudência e cuidado” na forma como pretendem “atingir os seus desígnios políticos”, usando a “via da calúnia” contra os dirigentes do país e a “desordem institucional”.

As Mulheres Viúvas de Guerra da Província do Huambo e do Bié, num comunicado emitido pela líder da organização, Rosa Chitula, dizem que “não entendem como a UNITA, um partido que sempre defendeu a arrogância e a falta de cultura pelo diálogo, carregando às costas uma série de atrocidades contra o povo angolano, em particular contra as gentes do Planalto Central, quer fazer aproveitamento político de um momento triste para a nação”, procurando obter “um protagonismo que o povo não lhe confere”.

As Viúvas de Guerra do Huambo e Bié dizem no comunicado que “condenam veementemente as intenções” da UNITA – que classificam como “organização sem escrúpulos para apontar o dedo a quem quer que seja em Angola” por fazer “aproveitamento político de um caso que está entregue às autoridades judiciais”.

As Viúvas de Guerra  dizem também que “não entendem como uma organização que sempre primou pela via do conflito armado, pela arrogância dos seus dirigentes e pela constante falta de cultura de diálogo e entendimento político com as instituições do Estado”, quer agora “colocar em causa tudo o que em 12 anos de paz” foi alcançado pelo povo angolano, “por via dos seus legítimos líderes eleitos pelo povo, com particular realce para o Presidente da República, José Eduardo dos Santos”.

A UNITA é um partido que sempre procurou conquistar espaço político à margem da lei. Falam abertamente do caso Camulingue e Cassule, mas se esqueceram de muitas atrocidades praticadas aqui no Huambo, entre elas o massacre da Canhala, na Ekunha, em que mataram mais de 200 angolanos. Se fossemos agora todos a desenterrar o passado, o que seria de Angola?”, perguntam. 

As mulheres exigem da UNITA uma “posição politicamente correcta e coerente”, porque consideram que “manifestações fora de contexto e sem interesse para o povo, podem colocar em perigo a paz e o rumo certo que o país segue desde 2002 sob a liderança do Presidente José Eduardo dos Santos”.

O comportamento da UNITA”, dizem, “não é o mais correcto”. 

O comunicado adverte: “se pretenderem seguir a via da contestação sem sentido, as mulheres viúvas de guerra do planalto central vão reflectir seriamente sobre a organização de uma marcha em direcção a Luanda, para exigirmos ao senhor Isaías Samakuva que nos entregue de volta os nossos maridos, filhos, irmãos e amigos que foram enterrados vivos e outros atirados aos jacarés nos rios da Galanga e cacimbas do Bailundo, Catchiungo e outros males que nos causaram, porque nos obrigam a rebuscar tão doloroso passado”, diz o comunicado da organização de mulheres.

in Jornal de Angola de 25.11.2013

Mais hoteleiros para o Huambo


Pelo menos 200 jovens foram formados este ano na província do Huambo, nas especialidades de recepção, restaurante e bar.

De acordo com o director para a formação hoteleira do restaurante Kikafé, João Helder, a formação abrangeu pessoas entre os 18 e os 45 anos. 

O objectivo é traduzir em acções concretas e práticas os esforços do Executivo para criar postos de trabalho e aumentar a qualidade dos serviços hoteleiros.  
 
O programa vai dar prioridade aos jovens, para terem acesso ao primeiro emprego e aumentar a qualidade dos serviços hoteleiros na província do Huambo, e prevê formar todos os anos mais pessoas nas especialidades de recepção, hoteleira, restaurante e bar, governanta de hotéis, gestor de stock hoteleiro, camareira, culinária e pastelaria.


João Helder aconselhou os produtores do sector a apostar nos jovens formados, para que haja melhoria na qualidade dos serviços hoteleiros. A acção de formação ocorreu numa parceria entre a direcção hoteleira do Restaurante Kicafé e o Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP).


in Jornal de Angola de 25.11.2013

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Bailundo quer melhoria de condições na confecção do pão


A melhoria das condições de higiene na confecção do pão, de forma a se preservar a saúde pública no município do Bailundo (Huambo) foi exigido pela administradora em exercício da circunscrição, Dolina Miguel Nassocopia. 

A administradora expressou o facto em declarações à imprensa, no final de uma visita efectuada a três panificadoras locais, tendo-se manifestado preocupada com as condições actuais em que se confecciona este alimento.

Não gostei a forma e as condições em que se trabalha para a preparação do pão para o consumo dos munícipes. Por isso, estabelecemos um período de 15 dias para os proprietários mudarem as condições, principalmente de higiene, porque a ser assim é um atentado a saúde pública”, notou.

Dolina Miguel Nassocopia referiu que as panificadoras não podem ver apenas os lucros, mas também as condições para assegurar a saúde pública dos munícipes, devendo trabalhar com base nas leis vigentes no país.

Recomendou que o não cumprimento da orientação implicará medidas severas aos infractores.
Administradora lembrou que a boa saúde inicia pelos alimentos que se consome e o pão por fazer parte da dieta diária das famílias, com maior incidência para as crianças, deve ser confeccionado em boas condições de higiene.

Para inverter o quadro, referiu que o sector da fiscalização da administração local vai passar a efectuar visitas permanentes a estas unidades de produção.

in ANGOP de 22.11.2013

Ecunha regista menos casos de malária


O município do Ecunha, cuja vila está a 45 quilómetros a noroeste da cidade do Huambo, é o que menos casos de malária apresenta no país, fruto das acções que têm sido desenvolvidas pelas autoridades sanitárias locais, visando combater esta doença no seio da população.

O facto foi dado a conhecer pelo coordenador provincial do Programa de Luta e Controlo da Malária, Amândio Natito, tendo informado que mensalmente é diagnosticado, naquela localidade, um caso.

Estamos satisfeitos com o impacto dos programas de prevenção que estão a ser implantados no Ecunha. A menor taxa de prevalência da malária no país está neste município”, manifestou.

Amândio Natito assegurou que os municípios do Mungo, Bailundo e Londuimbali (Huambo) ainda são considerados endémicos, por fazerem fronteira com a província do Kwanza-Sul, que apresenta maiores taxas de malária no país.

Deu a conhecer que os brigadistas do Programa de Luta e Controlo da Malária realizam diariamente o tratamento dos charcos aonde se disseminam os mosquitos, facto que coloca esta província entre as que menor incidência da doença registam.

Disse estarem em funcionamento, nesta região, 42 laboratórios para diagnóstico da malária ao passo que os técnicos de todas as unidades sanitárias foram capacitados para combaterem a doença.

in ANGOP de 22.11.2013

Livro que aborda conflitos geracionais é lançado na sexta-feira


Um livro que aborda os conflitos geracionais, da autoria do escritor Abílio Esmael Jamba, vai ser apresentado na sexta-feira, na cidade do Huambo, durante uma sessão de venda e autógrafos da obra.

Com 132 páginas, distribuídas em 16 capítulos, o livro, de acordo com o seu autor, contêm premissas para mitigar o conflito geracional, que diz ser bastante evidente e com contornos alarmantes na actualidade.

Disse tratar-se de uma obra com carácter sócio-educativo e de auto-ajuda, que aborda, pormenorizadamente, aspectos de convivência entre adultos e jovens no quotidiano.

Nesta sua primeira publicação, Abílio Jamba aponta as causas dos conflitos entre gerações, mas escusa-se apontar culpados de tais fricções, cuja solução, diz ele, passa pelo diálogo, confiança, paciência, respeito e sinceridade.

O adulto crê, com toda razão, conhecer mais da vida, pela experiência adquirida e impõe, assim, um padrão de vida à juventude. Os jovens, conscientes, enveredam muitas vezes por outros padrões, diversos dos que lhes foram traçados pelos adultos, gerando, assim, conflitos”, sublinhou.

O autor da obra “ O conflito de gerações” considera a vida como uma epopeia, na qual se regista uma constante mudança de um estádio para outro.

O conflito de gerações na visão de um jovem”, “Causas do conflito”, “O fenómeno religioso como parte do conflito”, “O adulto como modelo certo do jovem”, “O poder da compreensão”, “O respeito entre os seres humanos” e “O convívio profissional” são alguns dos temas que este livro traz.

Abílio Esmael Epalanga, licenciado em ensino da Geografia pelo Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Huambo, nasceu em Setembro de 1988 e é professor de uma das escolas locais do II ciclo do ensino secundário.

in ANGOP de 22.11.2013

Paz é uma oportunidade para a afirmação do património histórico


A paz alcançada a 4 de Abril de 2002 constitui uma oportunidade sublime para a afirmação do património histórico-cultural de Angola, por permitir a convivência dos cidadãos de acordo aos hábitos e costumes vividos pelos antepassados. 

A afirmação é do ancião Ângelo Sebastião Sassonde, de 83 anos de idade, em declarações à imprensa, depois de uma visita efectuada por alguns membros da direcção da Cultura na província do Huambo ao local sagrado e espiritual do Casseque II, fundando, em 1966.

Salientou, também, que a paz permite que os cidadãos vivam de acordo as leis impostas pela própria sociedade e respeitem a cultura.

Segundo o ancião, a juventude angolana deve pautar por acções que visam o resgate e a valorização da identidade nacional, com vista a preservação e divulgação dos hábitos e costumes do povo, bem como do modelo de vida dos antepassados.

Assegurou que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de outras substâncias (drogas) tem motivado a juventude a praticar actos indecorosas, principalmente o desrespeito aos valores cívicos, morais e culturais.

Queremos uma Angola de paz, sem rancor e ódio, com jovens voltados na unidade e em hábitos e costumes que identificam os angolanos em todos os locais onde estiverem, sendo que a construção do país faz-se com pessoas sérias, responsáveis, estudiosas, cumpridoras da lei e da palavra de Deus”, sentenciou o idoso de 83 anos.

Questionado sobre o local espiritual e sagrado, Ângelo Sebastião Sassonde informou que o mesmo, de 12 hectares de terra, apresenta características diferentes aos demais da província.

As plantas que ali se encontram, segundo ele, são típicas de cemitérios e apresentam caules cinzentos e brancos.

Existe ainda no local rochas com desenhos do mapa do continente africano.

O chefe do departamento do património cultural da direcção da Cultura na província do Huambo, João Afonso, considerou que o local reúne condições para ser considerado património histórico e cultura.

A direcção da Cultura na província do Huambo controla 122 monumentos e sítios, divididos em monumentos de arquitectura civil, arquitectura religiosa e funerária, militar, sítios arqueológicos, históricos, zonas paisagísticas, símbolos do poder tradicional e estátuas.

in ANGOP de 22.11.2013

Duzentos jovens na província do Huambo vão ser formados em Hotelaria


Duzentos jovens, na sua maioria desempregados, vão ser formados em Hotelaria, na província do Huambo, pela escola de Formação Hoteleira, para contribuír na elevação da qualidade dos serviços prestados nas unidades hoteleiras na região.

O responsável da escola, João Hélder, informou que a formação vai decorrer entre os meses de Dezembro e Fevereiro, tendo garantido que os melhores estudantes serão encaminhados para os hotéis, para trabalhar, no âmbito de uma parceria celebrada.

Disse estar previsto, ao longo da formação, aulas teóricas e práticas, assim como estágios, para permitir que os formandos estejam prontos para responder às exigências do ramo hoteleiro.

João Hélder admitiu que a falta de formação especializada ainda constitui um entrave para o desenvolvimento do sector hoteleiro na província.

in ANGOP de 22.11.2013

Rede Maiombe aposta na gestão do meio ambiente




A Rede Ambiental Maiombe deve formar 1.018 activistas ambientais em todo o país, até finais do próximo ano, no quadro do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos Urbanos do Ministério do Ambiente em que participa, adiantou o presidente da organização.

Januário Augusto disse que este ano a Rede Maiombe formou 107 activistas, na sua maioria jovens, nas províncias de Luanda e Huambo.

A formação, referiu, abarca temas  ligados  ao  estado do ambiente no país, desafios sobre as políticas públicas  ambientais, elaboração de projectos ambientais, metodologias de execução de  planos de desenvolvimento para educação, consciencialização ambiental e recolha selectiva de resíduos.


O plano é ambicioso e visa contribuir, através dos activistas ambientais, para uma Angola mais limpa e para a conservação da sua fauna e flora”, sublinhou Januário Augusto.

A Rede Ambiental Maiombe é um fórum de concertação das ONG ambientais, proclamada a 31 de Janeiro de 2001, que se dedica à preservação da qualidade de vida da população e recuperação dos ecossistemas.


Januário Augusto referiu que com estas acções pretendem apoiar os esforços do Executivo na melhoria da qualidade ambiental do país, com a promoção de campanhas de saneamento lideradas pelas próprias  comunidades.


A consciência ambiental em Angola começou a dar os seus passos logo no início dos anos 90, quando foi criada uma secretaria de Estado para o Ambiente, que promoveu, a nível nacional, a criação de várias organizações não governamentais de defesa do meio ambiente. 


in Jornal de Angola de 22.11.2013

Sociedade civil do Huambo lembra protocolo de Lusaka


Dezanove anos depois da assinatura do protocolo de Lusaka, entre o governo e a UNITA, a sociedade civil, no Huambo, afirma que a data abriu caminho para a paz efectiva em Angola.

Os membros da sociedade civil afirmam que, o 20 de Novembro de 1994, abriu caminho para paz efectiva no nosso país.

Para o estudante universitário, Wilson Domingos, actualmente o país vive um ambiente de paz justa e definitiva, momento, particularmente, importante da sua história que deve ser preservado a qualquer custo.

Tudo passa por um diálogo, é a partir do diálogo que se resolvem os problemas do país”, disse o estudante.

O cidadão, Adolfo Cameia, também destaca a importância da data e a participação da Organização das Nações Unidas para que a paz fosse efectiva, e apela aos angolanos a promover a tolerância e o respeito pela diferença de opiniões.

Já o historiador, Venceslau Kassese, disse que, com a assinatura do protocolo de Lusaka, Angola deu um exemplo de coragem e determinação para África e o mundo.

É um acto de coragem que levaram acabo no sentido de aproximar as partes, ontem desavindas, para constituírem uma unidade à Nação”, disse.


in Rádio Nacional de Angola - Canal A de 22.11.2013


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Mais de 40 famílias desabrigadas na sequência da chuva no Bailundo


Quarenta e oito famílias do município do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, foram desalojadas pela chuva, desde finais de Outubro até a presente data, com o desabamento das suas residências, de construção precária.  

O facto foi dado a conhecer pelo comandante municipal dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Bernardino Lucas, tendo confirmado também a morte de três cidadãos atingidos por descargas eléctricas, durante o período em balanço.

Informou que além das 48 casas destruídas, a chuva, que têm caído neste município, causou o desabamento do centro de formação feminina e um templo da igreja Fé Apostólica.

O comandante dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros no Bailundo disse que a corporação tem estado a sensibilizar os munícipes para não erguerem suas residências em zonas de aparente risco, para impedir que as mesmas sejam destruídas com as chuvas.

Bernardino Lucas frisou que algumas famílias sinistradas já foram apoiadas pela Administração Municipal com chapas de zinco e outros bens de primeira necessidade para suprir a carência que vivem por terem perdido todos os meios.

in ANGOP de 21.11.2013

Empreendedores do Ucuma em formação


Cento e 20 jovens empreendedores residentes no município do Ucuma, cuja vila está a 97 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, estão a participar, desde terça-feira, numa acção formativa sobre gestão de negócios. 

A formação, com duração de cinco dias, é uma iniciativa do Balcão Único do Empreendedor que, no final deste ano, prevê conceder financiamentos aos empreendedores.

O formador Manuel de Almeida, em declarações à Angop, hoje, disse ser objectivo do evento capacitar os jovens empreendedores que solicitaram apoio ao BUE, para que os mesmos possam desenvolver e administrar os seus negócios correctamente.

 Reconheceu que a falta de formação tem sido o principal factor de fracasso de muitos empreendedores, sobretudo jovens, facto que motivou o Balcão Único do Empreendedor a promover este seminário.

Manuel Almeida disse estarem a ser abordadas questões básicas, cuja aplicação concorre para o sucesso da actividade de qualquer empreendedor.

in ANGOP de 21.11.2013

Longonjo conta com dois novos sistemas de captação e distribuição de água potável


Dois sistemas de captação e distribuição de água potável foram inaugurados, terça-feira, nas aldeias Mande e Benfica, município do Longonjo, 73 quilómetros a oeste da cidade do Huambo. 

Erguidos em 90 dias no âmbito do programa nacional “água para todos”,  os dois sistemas vão beneficiar, aproximadamente, 250 famílias, projectos orçados em  27 milhões de kwanzas.

Após a inauguração o vice-governador da província do Huambo para os serviços técnicos e infra-estruturas, Calunga Francisco Zagi Quissanga, aconselhou os beneficiários a cuidarem bem dos mesmos, para  o beneficio da população .

Afirmou que a construção dos mesmos consta do programa do Executivo em melhorar as condições de vida da população, assim como aproximar as pessoas aos serviços sociais básicos.

Cada um dos sistemas de captação e distribuição de água possui uma lavandaria, oito tanques para lavar roupa, sete chafarizes e duas bicas e transportam a água por gravidade numa extensão de cerca de dois mil metros. Possuem um caudal de 13 metros cúbicos por hora e tanques reservatórios de 40 e 32 metros quadrados.

A entrada em funcionamento dos mesmos elevou para 12 o total de sistemas em funcionamento neste município.

in ANGOP de 21.11.2013

Desempenho da sociedade civil do município da Caála reconhecido pela administradora adjunta


O desempenho da sociedade civil do município da Caála (província do Huambo) concernente à moralização das comunidades e a sua comparticipação nos programas de desenvolvimento socioeconómico foi reconhecido, terça-feira, pela administradora adjunta desta localidade, Umbelina Maria.

 Discursando na conferência municipal da sociedade civil, que abordou com maior realce a necessidade da criação das autarquias no país e programas públicos de apoio à juventude em Angola, a responsável informou que tal desempenho tem sido notório na educação cívica e na melhoria do saneamento básico.

A sociedade civil neste município tem desempenhado um papel preponderante, influenciando os cidadãos a comparticiparem nos programas de desenvolvimento socioeconómico”, reconheceu.

De acordo ainda com a administradora adjunta para área social, as organizações não-Governamentais implantadas no município da Caála têm contribuído na mudança de mentalidade dos cidadãos, assim como cultivar uma consciência de responsabilidade social que promove o bem-estar comunitário.

Foram ainda abordados, na conferência municipal da sociedade civil, temas sobre a sinistralidade rodoviária, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, energia, água, saneamento e higiene, preservação ambiental, envolvimento da sociedade civil no sistema de governação, acesso dos jovens ao emprego, habitação, desporto e formação, combate às drogas e fomento do empreendedorismo.

in ANGOP de 21.11.2013

Terceira fase da construção do aterro sanitário no Huambo inicia-se em finais deste mês


A terceira fase dos trabalhos de construção do aterro sanitário do Huambo, localizado em Catenguenha, município da Caala, 20 quilómetros da capital provincial, tem seu início marcado para finais deste mês.

A chefe do departamento de ambiente da Direcção Provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, Suzana Capitia, informou que será erguido, durante esta mesma fase, o primeiro alvéolo da lagoa de regularização de lixiviados e serão feitos ainda arranjos exteriores na zona dos edifícios.

Fez saber que, paralelamente a estes trabalhos, está também prevista a manutenção da lixeira controlada dentro do próprio perímetro, que consiste na abertura de uma célula onde são colocados os resíduos compactados e cobertos com terra a cada dois metros de altura e posteriormente selados e colocado num dreno de biogás.

Este processo, de acordo com a fonte, vai permitir estancar a proliferação do lixo e combater a degradação ambiental que ameaça a saúde pública.

Suzana Capitia salientou que terceira fase terá a duração de seis meses, contemplando, igualmente, a construção no mesmo espaço de uma incineradora para os resíduos hospitalares.

Lembrou que nas fases anteriores foram executados trabalhos de vedação de uma área total de 100 hectares e limpeza da zona de construção dos alvéolos e lagoas, assim como a abertura dos acessos.

Foram também desenvolvidos trabalhos de construção e apetrechamento do edifício administrativo, da postaria/báscula, da casa para a guarnição, o edifício para o posto de transformação e a construção do reservatório de água para serviços de incêndio.

O aterro sanitário, tem como objectivo melhorar a qualidade dos serviços prestados no âmbito da limpeza pública e gestão dos resíduos sólidos, bem como garantir às populações da Caala e do Huambo melhor qualidade de vida, está orçado em 16 biliões de kwanzas.

Uma vez concluída, a infra-estrutura, iniciada em 2011, contribuirá para a elevação da cidade do Huambo à categoria de capital ecológica de Angola.

in ANGOP de 21.11.2013

Concurso de dança de rua chega a outras províncias


O concurso de dança de rua denominado “Cuca Street Dance” tem este ano um novo formato de dimensão nacional, com a realização de castings nas províncias Benguela, Huambo e Huíla.

Nelson Adelino, porta-voz da iniciativa, disse que os castings da terceira edição da competição anual vão ser realizados nos bairros e municípios da capital, além de Benguela, Huambo e Huíla.

Sob o lema “Diga não à fuga à paternidade e à Violência Doméstica”, a produção do concurso aumentou o valor dos prémios para estimular os grupos a exibirem coreografias mais criativas do que nas edições anteriores.

O primeiro classificado do concurso recebe um milhão de kwanzas e uma viatura, e os lugares seguintes 700 e 400 mil kwanzas, cada. A ideia é encontrar novos talentos.


 “A dança faz parte da cultura de cada povo e também é uma fonte de rendimento, assim como é uma forma de estimular os jovens a apostarem em actividades para as quais têm aptidão”, realçou Nelson Adelino.

O Cuca Street Dance, uma iniciativa do grupo musical BDD em parceria com a cervejeira nacional Cuca BGI, consagrou o colectivo Hot Dance, de Viana, como vencedores da segunda edição (2012). Black Boys, do Golfe 1, venceu em 2011.


in Jornal de Angola de 21.11.2013