quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

FÉRIAS



O BLOG vai de férias até 15 de dezembro. Até lá boas leituras.

Cooperação preciosa


A cooperação entre Angola e Cuba conhece um desenvolvimento impressionante e diversificado em muitas áreas. Isto contribui de forma inequívoca para o desenvolvimento económico e social dos dois países e seus povos, muito graças ao clima de paz e harmonia que existe em Angola.

As relações diplomáticas entre Angola e Cuba datam de 15 de Novembro de 1975, uns dias após a independência de Angola e desde então conheceram bons momentos. Nos últimos anos as relações entre os dois povos irmãos aprofundam-se, existindo uma vontade política dos dois lados para se elevar o nível de cooperação.

A visita de Bruno Parrilla, ministro das Relações Exteriores de Cuba é um forte exemplo do bom momento nas relações bilaterais. Os encontros mantidos com altas figuras do Estado angolano devem ser encarados com o devido relevo. Assuntos ligados às novas áreas de cooperação e ao reforço das já existentes são com certeza abordados.


O sector da saúde em Angola é, sem demérito para os outros sectores, o que melhor tem sentido o impulso dessas relações. Angola, no campo da saúde, embora com os avanços já conseguidos, necessita de melhorar os serviços prestados às populações. 


É importante ver que trabalham no nosso país mais de mil especialistas cubanos e técnicos superiores de saúde em todas as províncias. Só no programa do Executivo de combate à malária trabalham mais de 100 especialistas cubanos, ajudando a diminuir os efeitos nefastos que esta doença ainda tem sobre os angolanos. 


Uma outra vertente importante desta colaboração cubana prende-se com a formação e a melhoria da qualidade dos técnicos e especialistas angolanos. As novas faculdades de ciências médicas que se têm consolidado por todo o país contam com centenas de professores cubanos. 
 
Nas províncias do Huambo, Cunene e Moxico formaram-se muitos profissionais angolanos no ramo da saúde, em diversas especialidades, com a preciosa colaboração cubana. São também formados em Cuba muitos técnicos angolanos de diversas áreas que aumentam a sua qualidade técnica e o seu contributo em prol do desenvolvimento de Angola.

O nosso país tem uma população estimada em mais de 16 milhões de habitantes, sendo primordial melhorar de forma significativa os serviços de saúde. 


Os serviços de saúde ainda não conseguem dar resposta eficaz às necessidades e o Executivo de Angola tem esta consciência. Nota-se uma vontade evidente de aprofundar as relações com Cuba, país da América Latina conhecido como um dos mais avançados em termos de cuidados de saúde.


in Jornal de Angola de 05.12.2013

Araújo Abílio divulga obra


O escritor Araújo Abílio Ismael Jamba lançou na biblioteca Constantino Kamõli, na cidade do Huambo, o seu novo livro intitulado “Conflito de Gerações”.

Na obra, o escritor faz uma profunda reflexão sobre os passos a seguir para mitigar os conflitos geracionais. É uma obra de carácter social e ao mesmo tempo educativa, ao ilustrar também os pormenores inerentes à convivência entre diferentes gerações.

Com 32 páginas, distribuídas em 12 capítulos, o livro é vendido a dois mil kwanzas.  


Para a sessão de autógrafos e venda, o autor levou 1.500 exemplares, que se esgotaram em pouco tempo.
Depois da cidade do Huambo, o livro vai ser vendido nas províncias de Luanda, Benguela e Huíla.


Sinceramente, não contava com tanta gente, é sinónimo de que as pessoas estão a ganhar, aos poucos, hábitos de leitura e acredito que estamos no caminho certo”, reconheceu.

É muito importante estar aqui hoje e ter a oportunidade de vender e autografar este livro, e entregar os meus pensamentos a todos aqueles que gostam de ler e aprender”, referiu. 

in Jornal de Angola de 05.12.2013

Surto de cólera preocupa autoridades sanitárias


Um surto de cólera no bairro Benfica Frederico, arredores da cidade do Huambo, colocou em estado de alerta as autoridades sanitárias da província, que mostram-se preocupadas com os números registados.

Segundo o porta-voz da Direcção Provincial da Saúde, Isaac Cassenje, no espaço de uma semana foram observados quarenta e seis casos de cólera, que resultaram na morte de seis pessoas.

Realmente é preocupante a situação porque os casos tendem aumentar cada dia que passa. Segundo os resultados laboratoriais, estamos diante de um surto de cólera”, confirmou.


in Rádio N'Gola Yetu de 05.12.2013

Membros da ANDA terminam formação


Um total de 248 pessoas com deficiência termina hoje, em Luanda, no Centro de Formação Profissional, os cursos de carpintaria, alvenaria e informática, no âmbito do projecto “Vem Comigo”, inserido no Programa Nacional de Reintegração da Pessoa com Deficiência.

A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo presidente da Associação Nacional dos Deficientes de Angola (ANDA), Silva Lopes Etiambulo, no quadro do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que hoje se assinala. 

Em Angola, o acto central da efeméride realiza-se na província de Malange. Silva Lopes Etiambulo referiu que para realização das acções em prol das pessoas com deficiência, a associação conta com o apoio dos Ministérios dos Antigos Combatentes, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e da Fundação Lwini, que tem doado cadeiras e triciclos às pessoas com deficiência. Silva Lopes Etiambulo anunciou novos cursos para pessoas com deficiência a partir de Fevereiro de 2014. Assegurou que a acção formativa  vai beneficiar pessoas de quatro províncias do país, nomeadamente Huambo, Bié, Huíla e Malange.  

Afirmou que  no âmbito da reintegração da pessoa com deficiência, o Ministério da Assistência e Reintegração Social entregou 90 casas na centralidade do Kilamba às associações que cuidam das pessoas com deficiência como a ANDA, AMMIGA e LARDEF. Dados oficiais indicam que em Angola existem 90 mil pessoas portadoras de deficiência.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma data internacional promovida pelas Nações Unidas  desde 1998, com o objectivo de promover maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência. 


O tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção a respeito das pessoas com deficiência, adoptado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1982.

in Jornal de Angola de 05.12.2013

Centenas de finalistas


Licenciaturas nos cursos de enfermagem, laboratório clínico e electromedicina foram completadas por 171 estudantes, este ano, na Universidade José Eduardo dos Santos, no Huambo. 

O decano da instituição, Bonifácio Vissetaka, mostrou-se feliz por serem cursos antes inexistentes no país e que vão dar um grande impulso ao desenvolvimento do sector da Saúde na província e no país em geral.

Os especialistas que este ano terminam a sua licenciatura vão ter a missão de apoiar os centros de saúde e hospitais”, realçou o docente.

 Os finalistas começaram a ­defender as suas monografias, a partir de ontem, nas diversas especialidades e parte deles estiveram no Brasil para troca de experiências com práticas em centros hospitalares de referência daquele país.

O decano informou que as aulas do próximo ano lectivo começam mais cedo, tendo em conta a realização do censo da população em Maio.

in Jornal de Angola de 05.12.2013

A Universidade José Eduardo dos Santos promoveu ontem, no Instituto Superior Politécnico do Huambo, a terceira edição da Feira de Orientação Vocacional e Profissional. O vice-governador do Huambo para o Sector Económico, Francisco Fato, presente no encontro, disse que o objectivo da feira é ajudar os jovens finalistas dos cursos médios na tomada de decisão na escolha profissional, mediante uma orientação especializada. Francisco Fato exortou os encarregados da educação a estarem sempre presentes na altura da escolha dos cursos dos seus educandos, por disso depender o seu futuro profissional com sucesso na sociedade. O vice-governador disse que os jovens devem estar munidos de informação escolar relevante para saberem fazer a escolha certa da profissão, interagindo com profissionais especializados. “Como estudar para um exame”, “A escolha vocacional e profissional para os alunos finalistas do ensino médio, um momento impar”, “Perceber melhor o serviço” foram alguns temas apresentados aos finalistas, que foram aconselhados a reunir maior conhecimento sobre a oferta das instituições superiores presentes e a estarem mais bem habilitados para um melhor desempenho na vida social e profissional. “Hoje ainda há estudantes que levam muito tempo a fazer os cursos, porque muitos não souberam escolher a opção certa, e por isso alguns encontram dificuldade de adaptação”, considerou o vice-governador.



A Universidade José Eduardo dos Santos promoveu ontem, no Instituto Superior Politécnico do Huambo, a terceira edição da Feira de Orientação Vocacional e Profissional.

O vice-governador do Huambo para o Sector Económico, Francisco Fato, presente no encontro, disse que o objectivo da feira é ajudar os jovens finalistas dos cursos médios na tomada de decisão na escolha profissional, mediante uma orientação especializada.

Francisco Fato exortou os encarregados da educação a estarem sempre presentes na altura da escolha dos cursos dos seus educandos, por disso depender o seu futuro profissional com sucesso na sociedade.


O vice-governador disse que os jovens devem estar munidos de informação escolar relevante para saberem fazer a escolha certa da profissão, interagindo com profissionais especializados.


 “Como estudar para um exame”, “A escolha vocacional e profissional para os alunos finalistas do ensino médio, um momento impar”, “Perceber melhor o serviço” foram alguns temas apresentados aos finalistas, que foram aconselhados a reunir maior conhecimento sobre a oferta das instituições superiores presentes e a estarem mais bem habilitados para um melhor desempenho na vida social e  profissional.

Hoje ainda há estudantes que levam muito tempo a fazer os cursos, porque muitos não souberam escolher a opção certa, e por isso alguns encontram dificuldade de adaptação”, considerou o vice-governador. 

in Jornal de Angola de 06.12.2013

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Combate à criminalidade exige participação dos cidadãos


O combate à criminalidade no país exige a participação activa dos cidadãos, através de denúncias pontuais de marginais que criam distúrbios nas comunidades.

O facto foi manifestado na cidade do Huambo pelo chefe adjunto do posto do comando central da Polícia Nacional, sub-comissário Caetano Manuel Quiara, quando dissertava o tema “a criminalidade em Angola, suas causas e consequências”.

Admitiu, entretanto, ser necessário encontrar-se outras soluções para combater este fenómeno, que tem vindo a atingir proporções alarmantes na sociedade angolana.

Revelou que entre os meses de Janeiro a Setembro do ano em curso ocorriam no país, em média, 110 crimes diversos todos os dias, facto que mostra claramente a gravidade de tal fenómeno.

Informou que os marginais insistem no cometimento de crimes em massa, caracterizada por ofensas corporais, delinquência juvenil, furtos, homicídios, roubo de gado bovino, recurso à armas de fogo, destruição das redes públicas, uso de drogas ilícitas, gerando insegurança nas comunidades.

Durante a palestra, que juntou membros do governo, autoridades religiosas, tradicionais, académicos, efectivos de distintos ramos da Polícia Nacional e das Forças Armadas Angolanas (FAA), foram abordados ainda temas ligados aos factores de criminalidade, sentimento de insegurança, criminalidade organizada e sinistralidade rodoviária.

in ANGOP de 04.12.2013

Empresas orientadas a empregarem deficientes físicos


As empresas privadas da província do Huambo, que se têm recusado a empregar cidadãos com deficiência física, foram orientadas, na cidade com o mesmo nome, a mudarem de comportamento, sob pena de serem severamente sancionadas.

A advertência é do vice-governador para o sector económico, Francisco Fato, quando presidia ao acto do Dia Internacional das Pessoas com deficiência física, que se assinala a 3 de Dezembro, salientando que a inserção sócio-económica desta franja da sociedade promove a dignidade e direitos iguais dos cidadãos.

Disse que Angola é um país em crescimento e que as instituições do Estado contam com os esforços de todos cidadãos, independentemente da sua condição física, para contribuírem no desenvolvimento harmonioso do país.

Francisco Fato considera imperioso que a sociedade civil, como parceira social do Executivo, se mobilize na sensibilização da inclusão, respeito e solidariedade das pessoas com deficiência física.

A condição de portador de deficiência, no entender do vice-governador da província do Huambo para o sector económico, não deve constituir factor de empecilho para que as empresas evitem recrutar e admitir angolanos, agindo, assim, de forma discriminatória, e violando a lei vigente no território nacional.

Destacou que o titular do poder Executivo, José Eduardo dos Santos, tem arquitectado estratégias conducentes à promoção da dignidade, asseguramento e permanência das pessoas com deficiência física no sector público e privado.

Lembrou ainda que a melhoria da condição de vida das pessoas com deficiência física é também uma das prioridades assumidas pelo Governo de Angola. 

in ANGOP de 04.12.2013  

Polícia Nacional intensifica medidas de protecção nas zonas fronteiriças do país


As medidas de protecção nas zonas fronteiriças do país continuam a ser reforçadas pela Polícia Nacional, visando manter o ambiente de paz no território angolano e reduzir o sentimento de insegurança pública nas comunidades. 

O facto foi dado a conhecer, na cidade do Huambo, pelo chefe adjunto do posto do comando central da Polícia Nacional, sub-comissário Caetano Manuel Quiara, quando abordava o tema “a criminalidade em Angola, suas causas e consequências”, durante uma palestra promovida pela delegação local do Ministério do Interior e a Procuradoria-Geral da República.

Apesar das medidas de protecção fronteiriça, o responsável admitiu haver ainda, um intenso movimento migratório ilegal nas zonas norte, nordeste e na costa marítima, realçando que a imigração ilegal também contribui no fomento da criminalidade no país e na criação de insegurança pública.

Informou que entre os meses de Janeiro a Setembro do ano em curso foram detidos, pela Polícia Nacional, 5.917 estrangeiros ilegais provenientes da República do Congo Democrático, Guiné Conacri, Mauritânia, Zâmbia e Senegal.
   
Destes detidos, esclareceu o sub-comissário Caetano Quiara, 4.327 são da República Democrática do Congo, 133 da Guiné-Conacri, 24 da Mauritânia, 25 da Zâmbia e 19 do Senegal, que pretendia instalar-se ilegalmente em território nacional.

Disse que as acções dos imigrantes ilegais perseguem objectivos que se prende com a estadia não autorizada no país, o contrabando de mercadorias, fuga ao fisco, garimpo e tráfico de diamantes, caça e pesca ilegal, contrabando de madeira, exportação de capitais, expansão de seitas religiosas e a falsificação de moedas.

O chefe adjunto do posto do comando central da Polícia Nacional informou que, devido a fiscalização das fronteiras terrestres, actualmente os emigrantes ilegais estão a optar a sua acção criminosa de entrada no país usando a costa marítima.

in ANGOP de 04.12.2013

ISP do Huambo lança primeiro grupo de finalistas


Está tudo preparado para o lançamento do primeiro grupo de finalistas do Instituto Superior Politécnico do Huambo, da Universidade José Eduardo dos Santos.

São no total cento e setenta e um finalistas dos cursos de saúde nas áreas de enfermagem, laboratório clínico, electro-medicina, bem como das engenharias de informática e electrónica, que terminaram os seus cursos.

Zeferino Lucas, presidente de Associação dos estudantes do Instituto Superior Politécnico do Huambo, disse que a expectativa é enorme no seio dos estudantes que vão apresentar as suas monografias e trabalhos de fim do curso.

A expectativa é grande, se consideramos que todos os estudantes estão ávidos de defender, provavelmente, depois de a defesa, acender o titulo de licenciatura”, disse.


in Rádio N'Gola Yetu de 04.12.2013

Huambo trabalha para ser a capital ecológica de Angola


No âmbito de tornar o Huambo à primeira capital ecológica de Angola, o governo local continua a desenvolver acções para que este objectivo seja alcançado.

Nesta perspectiva, a cidade do Huambo ganhou novos espaços verdes num investimento de mais de cento e trinta milhões de kwanzas.

As obras contemplaram igualmente a construção e requalificação de lancis, passeios e jardins das avenidas do Largo da efistangue e do governador, no centro da cidade do Huambo.

Na ocasião, as crianças mostraram-se satisfeitas e valorizaram a iniciativa do governo em colocar mais espaços da diversão.

O governo fez bem e estamos agradecidos”, disseram.


in Rádio N'Gola Yetu de 04.12.2013

Nova loja da UNITEL


A loja vai proporcionar um serviço diferenciado e produtos a todos os empresários das províncias do Huambo e do Bié que procurarem os seus préstimos.  

Com a abertura desta loja no Huambo, a Unitel cria sete novos postos de trabalho e eleva para 133 o número de lojas próprias em todo o país.

O chefe de Departamento de Vendas da UNITEL, Liliano Silva, disse aos jornalistas que, com abertura da loja, os empresários locais e de outras províncias podem usufruir de melhores serviços da operadora, com um atendimento personalizado, para que os seus negócios possam ser melhor acompanhados. 


O administrador municipal do Huambo, José Marcelino de Melo, louvou a iniciativa da UNITEL e afirmou que o projecto vai permitir atender o empresariado local com mais eficácia, sobretudo no ramo das telecomunicações, através do telemóvel.

José Marcelino de Melo garantiu que o Governo Provincial do Huambo está disponível para prestar ajuda a qualquer actividade relacionada com as telecomunicações. 


Este é um bem que vai contribuir significativamente para o desenvolvimento económico da província”, salientou.

in Jornal de Angola de 04.12.2013

Programa forma empresários no Huambo


O programa Angola Invest promoveu, no Huambo, um seminário de formação destinado a empresários locais, com o objectivo de captar ideias para o sucesso da iniciativa, identificar os principais problemas e propor soluções.

O vice-governador para o sector económico, Francisco Fato, pediu a todos os empresários que não reúnem ainda os requisitos necessários para o exercício da actividade empresarial para procurarem formas de legalizar os seus negócios e interagir com os seus congéneres, para serem bem-sucedidos.

Francisco Fato lembrou que o objectivo fundamental do seminário foi o de auscultar os principais problemas dos empresários no seu dia-a-dia, para que sejam encontradas soluções.


Dada a sua importância inquestionável na dinamização da economia nacional, o programa Angola Investe requer uma maior análise entre os diferentes actores para o alcance dos objectivos pretendidos pelo nosso Executivo”, frisou.

Uma das vertentes centrais do Angola Investe é facilitar o acesso ao crédito a micro, pequenas e médias empresas, consideradas pilares do desenvolvimento do país.


Nesse sentido, foram lançadas duas iniciativas que se substanciam na criação de uma linha de crédito bonificado e garantias públicas junto dos bancos nacionais. 


O vice-governador apontou que, até ao momento, foram efectuados, através do programa, mais de cem financiamentos, com um montante equivalente a 14 mil milhões de kwanzas, dos quais seis mil milhões já foram disponibilizados. 

Este valor reflecte a importância que o Executivo dedica à revitalização do empresariado local e nacional”, sublinhou.

O chefe de Departamento Nacional das Grandes Empresas, Ederson Machado, reconheceu que o trabalho no Huambo foi positivo, comparativamente a outras províncias.


Viemos cá ouvir os problemas dos empresários locais. Queremos esclarecer que existem mecanismos de acesso ao financiamento para o sector produtivo e fazer com que existam e apareçam novas empresas e novos produtores”, declarou.

 “O Ministério (da Economia) precisa de garantias de que existem projectos para serem financiados, porque recebemos informações de que aqui existem poucos projectos e nós queremos que este programa continue em vigor”, frisou.

Durante o seminário, foram abordados temas que ilustraram a realidade do empresariado local e outros, como a acção do Instituto Nacional das Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) na promoção do fomento empresarial, mecanismos de financiamento disponíveis para empresas certificadas, condições de acesso e benefícios do mecanismo de garantias públicas, produção nacional, benefícios e facilidades e Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA).


A rede de telecomunicações UNITEL inaugurou, na cidade do Huambo, a primeira loja empresarial, para atender os clientes daquela província e do Bié.


in Jornal de Angola de 04.12.2013

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Autoridades sanitárias do município da Caála prontas para quadra festiva


As autoridades sanitárias do município da Caála, província do Huambo, estão prontas para garantirem assistência médica e medicamentosa condigna aos cidadãos que afluírem às unidades de saúde durante a quadra festiva. 

A garantia é do chefe da repartição da saúde, Albino Ndumbi Ernesto, salientando que os postos médicos, centros de saúde e hospitais estão em condições para darem respostas a situações de emergência que possam ocorrer durante as celebrações do Natal (25 de Dezembro) e na passagem de ano.

Disse estarem disponíveis cinco ambulâncias, uma cada comuna, equipadas com meios de comunicação e de assistência médica e medicamentosa para permitir que os pacientes sejam atendidos em tempo oportuno.

Temos tudo preparado para que durante a quadra festiva não falte assistência médica e medicamentosa aos nossos munícipes, aos quais aconselhamos moderação nas comemorações”, frisou.

in ANGOP de 03.12.2013

Sociedade angolana mantém aposta em prol da igualdade no género

Chefe do departamento para a promoção da mulher na província do Huambo, Wilni Ekuikui

A sociedade angolana está a trabalhar na promoção da igualdade de género, respeitando as políticas públicas que favorecem a existência de um clima social que promova equilíbrio entre homens e mulheres. 

A afirmação é da chefe do departamento para a promoção da mulher na província do Huambo, Wilni Ekuikui, quando falava, segunda-feira, no seminário sobre relações de igualdade de género no local de trabalho.

A responsável considerou que a igualdade de género estimula mudanças na divisão social do trabalho (remunerado e não remunerado) e representa uma oportunidade entre homens e mulheres, além de reflectir a ausência de barreiras entre ambos os sexos.

Informou que a direcção provincial da Família e da Promoção da Mulher, ciente das suas obrigações, tem desenvolvido acções voltadas para a igualdade de género, como forma de contribuir para uma sociedade melhor.

O seminário, do qual participaram 40 membros, teve por objectivo potenciar a adopção e adequação da legislação, políticas, programas, projectos, procedimentos e práticas que assegurem a igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres e homens em todas as esferas da sociedade.

Destacam-se entre os temas abordados no encontro, promovido pela direcção da Família e da Promoção da Mulher na província do Huambo, as relações de equidade e igualdade de género.

in ANGOP de 03.12.2013

Caála continua a registar novos casos de tuberculose


Trinta e cinco novos casos de tuberculose foram registados, em Novembro, no centro de diagnóstico e tratamento da doença no município da Caála, cuja cidade localiza-se a 23 quilómetros da capital provincial do Huambo, número que representa um aumento de oito casos em comparação ao mês anterior. 

O supervisor da unidade sanitária, José Castilho Catófue, que ainda desconhece as razões do acréscimo de doentes com tuberculose, afirmou que os doentes já estão a receber assistência médica e medicamentosa.

Informou que os doentes mais graves, que se apresentam no centro, são transferidos ao Hospital Sanatório da cidade do Huambo, onde as condições de tratamento são melhores.

Embora não tenham registado, nos últimos dois meses, mortes causadas por tuberculose, ainda assim, o responsável mostrou-se preocupado com o aumento de contaminação da doença.

Estamos a trabalhar no sentido de combater esta epidemia no município da Caála. O laboratório de baciloscopia, em pleno funcionamento, vai contribuir na descoberta de novos casos para posteriormente serem curados”, tratados.

A tuberculose é uma da doença infecciosascausada pelo mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de koch.

Entre os sintomas da doença pode-se mencionar tosse com secreção, febre ao entardecer, suores nocturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares.

in ANGOP de 03.12.2013

Homens do futebol realizam congresso



A Federação Angolana de Futebol (FAF) agendou para os dias 16 e 17 de Maio de 2014 o seu primeiro congresso, onde vai discutir vários assuntos candentes da modalidade.

No encontro, vão participar convidados de outras federações nacionais, treinadores, jogadores, empresários e demais agentes desportivos.

O anúncio foi feito no sábado, no final dos trabalhos da segunda assembleia-geral ordinária da federação, realizada no Hotel de Convenções de Talatona, em Luanda, e orientada pelo presidente da mesa, António dos Santos França “Ndalú”, na presença de representante das 18 associações provinciais, associações de classe (árbitros e antigos jogadores) e clubes.

Foi igualmente anunciada a alteração dos moldes de disputa da Supertaça de Angola, prova que marca a abertura da época futebolística, com o envolvimento do campeão do Girabola e o vencedor da Taça.


A partir da próxima época, a Supertaça é disputada em apenas um jogo, ao contrário das duas “mãos” que até aqui caracterizavam a disputa. Deste modo, Kabuscorp do Palanca e Petro de Luanda jogam no dia 4 de Fevereiro, em local a determinar.


Os associados aprovaram as alterações aos estatutos da FAF, assim como o regulamento do Girabola, cuja próxima edição começa a ser disputada no fim-de-semana de 21, 22 e 23 de Fevereiro, e não no mês de Março, como tem sido habitual.


A recheada agenda da reunião aprovou também o novo escalonamento etário da actividade futebolística no país, designadamente Sub-12, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e seniores, assim como a tabela de emolumentos.


O plano de actividades da federação, o combate à violência nos estádios e manipulação de resultados foram outros aspectos a merecerem a atenção dos participantes, que solicitaram ao Estado e à sociedade civil maior envolvimento no apoio das associações provinciais. A composição dos quadros de colaboradores do Conselho de Disciplina da FAF foi reforçada.


Rosário Lemos,  da Associação Provincial do Huambo, destacou o anúncio do congresso da modalidade: “É a única oportunidade que teremos para juntar todos numa sala. Devemos concertar bem as datas e o local, para que seja um encontro  produtivo. O objectivo é ouvir todos os intervenientes no futebol nacional e juntos encontrarmos soluções para os problemas.”

O antigo jogador da Selecção Nacional elogiou, também, a decisão de a abertura da época acontecer no dia 4 de Fevereiro, por considerar benéfico para as equipas angolanas envolvidas nas competições africanas, visto que deste modo os nossos representantes vão jogar as primeiras eliminatórias já com alguns jogos disputados.

in Jornal de Angola de 03.12.2013

Macaba apoia a federação


O antigo jogador da Selecção Nacional de futebol Jonhson Macaba afirmou no sábado, na cidade do Namibe, que o país tem potencial para o desenvolvimento do futsal.

Ao falar em conferência de imprensa, na condição de figura promocional do Campeonato Nacional Seniores de Futsal, em ambos os sexos, que decorre no Namibe até 9 de Dezembro, Macaba encorajou os praticantes e dirigentes da modalidade.

Temos todo o potencial para desenvolver o futebol de salão no país. Acredito que o trabalho que está a ser realizado pela federação, como a realização de torneios provinciais e a abertura de escolas de futsal para crianças, vai contribuir para a melhoria da prática da modalidade no país. Muitas das “estrelas” do futebol internacional, casos de Ronaldinho Gaúcho e Neymar, passaram por escolas de futsal”, disse Macaba.

Nascido em Luanda, Johnson Macaba fez a carreira no Brasil, com passagem pela Turquia e China. Em Angola, representou o Recreativo do Libolo.


Noé Alexandre, presidente da Federação de Futsal, sublinhou que para a massificação prática da modalidade o seu elenco tem um projecto para 2014, que passa pela realização dos campeonatos provinciais e nacional infanto-juvenil. Para a última prova, a ser disputada em Junho, são candidatas as províncias de Benguela, Luanda e Kwanza-Sul.


O líder da federação disse que comparando o estado actual ao dos anos anteriores, houve uma mudança, sobretudo em femininos. 

Conseguimos incrementar provas eliminatórias e a Taça de Angola em futsal em ambos os sexos, realizadas no Kwanza-Sul, que tiveram como vencedores o 4 de Junho do Huambo (femininos), e Angola Telecom de Benguela (masculinos).

Noé Alexandre considerou que a federação vai criar as condições necessárias para o desenvolvimento da modalidade nas províncias que neste momento não praticam futebol de salão, caso do Cunene, Kuando-Kubango, Zaire, Lunda-Norte e Lunda-Sul.


in Jornal de Angola de 03.12.2013

Mais de trinta pessoas morrem por descargas elétricas


No Huambo, aumentou o número de pessoas que perderam a vida em consequência das descargas atmosféricas, causadas pela chuva que se abate nos últimos tempos no planalto central.

De 15 Setembro a 20 de Novembro, trinta e uma pessoas morreram devido as descargas eléctricas e outras dezasseis ficaram feridas e cento e três casas ficaram completamente destruídas.

Os dados foram avançados pelo comandante provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, João Ricardo.

O período de 15 de Setembro a 27 de Novembro, em comparação com o do ano passado, aumentaram mais dois casos. Neste momento, temos 31 mortos contra 29 igual período anterior”, explicou.


in Rádio N'Gola Yetu de 03.12.2013

Jornalistas devem ser parceiros dos governos


O presidente do Conselho de Governadores do Instituto de Comunicação Social da África Austral em Angola, apelou aos jornalistas no Huambo, a serem parceiros dos governos locais.

Alexandre Neto, falava durante o encontro mantido com jornalistas locais, onde foram abordados assuntos ligados ao estatuto da instituição e o seu objectivo.

Durante o encontro, em que os participantes colocaram as suas inquietações a cerca do “Miss Angola”, Alexandre Neto deu a conhecer que a organização vai promover acções formativas, para elevar e actualizar os conhecimentos dos jornalistas bem como conceder, caso seja necessário, patrocínio judiciário.

Com “Miss Angola” é possível nós criarmos condições para os patrocínios judiciários”, disse.


in Rádio N'Gola Yetu de 03.12.2013

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Federação avalia condições para o campeonato nacional


Uma missão de inspecção da Federação Angolana de Futebol (FAF) desloca-se, nos dias 13 e 14 de Dezembro, à província de Benguela, para verificação das condições dos estádios, segurança e arbitragem, com vista à disputa do Campeonato Nacional na classe de juvenis nesta região do país.

Durante a permanência em Benguela, a missão vai inspeccionar os estádios de Ombaka, Edelfride Palhares da Costa “Miau” (ex-Municipal de Benguela), Buraco, Angolaca e Catumbela.

Para a competição, que decorre de 3 a 25 de Janeiro, a província de Luanda vai indicar apenas dois representantes, enquanto as restantes levam um clube cada. O 1º de Agosto lidera a tabela classificativa geral do campeonato de juvenis da capital, com 81 pontos, seguido pelo Progresso do Sambizanga, com 80, após a disputa da 31ª jornada da compita. 


A 32ª e antepenúltima jornada do provincial fica concluída esta manhã, com o seguinte cartaz: Ferroviário-Polivalentes, na zona do Bungo, Benfica-Progresso (Terra Nova), ASA-Escola do Kilamba Kiaxi (Joaquim Diniz), 1º de Agosto-Kabuscorp (Ndungidi Daniel), Académica Training (ex-Adão Costa) -Vianense (Força Aérea), Rodoviário-FC Luanda (TCUL), Interclube-Petro (São Domingos) e Brilhantes de Viana-Sécil (Zuid).  


Os militares são os actuais detentores dos títulos de campeão provincial de Luanda e nacional.


O Campeonato Nacional na classe de juniores está agendado, também, para de 3 a 25 de Janeiro de 2014, na cidade do Huambo.


in Jornal de Angola de 2014

Nástio Mosquito canta em Lisboa


Nástio Mosquito é uma das atracções do primeiro dia de concertos do Festival Vodafone Mexefest que se realiza em vários locais de Lisboa.

O músico angolano, natural do Huambo, dá concertos no BES Arte & Finança, um espaço vocacionado para o encontro entre criatividade e inovação. Natural do Huambo, o artista que já se dedicou às artes-plásticas e à poesia, vai levar à apreciação do público o seu último disco “Se Eu Fosse Angolano”. 

Além do autor de “S.E.F.A. Fast Food”, “Desabafo de um qualquer”, “Tecnologia de Ancião” e “Esperança Infantil”, participam na edição deste ano as bandas A Armada, Bombay Show Pig, Braids, Projecto Brasil D’Agora, Combo Nuevo Los Malditos, assim como Tape Junk, The Bloom Twins, The Lazy Faithful, Vahagn & The Sky People e Young Fathers. 

D’Alva, Erlend, Gisela João, John Grant e La Yegros, Lil Silva, Mariana Secca e ainda Rita Maia, Sensi e Woodkid que realizam performances no Cinema São Jorge, Hotel Flórida, Coliseu dos Recreios, Igreja de São Luís dos Franceses, Palácio da Independência e nas lojas Vodafone Bus I e II.

in Jornal de Angola de 02.12.2013

Chuva cria transtornos a habitantes do Huambo


A grande quantidade de água provocada pelas intensas chuvas que se abatem sobre a província está a criar transtornos aos habitantes da cidade do Huambo, com a deterioração da rede de esgotos, reabertura das fossas sépticas e valas de drenagem.

O administrador adjunto do município do Huambo, João Figueiredo, disse que as autoridades locais estão a fazer os possíveis para minimizar os estragos provocados pelas chuvas, com intervenções pontuais nas zonas mais críticas. As obras já começaram e, nesta altura, estão a ser reabilitadas as zonas danificadas nos largos do Katoto e Wasandjuka, enquanto se identificam outras situações nas diversas zonas da cidade.

A Rua 5 de Outubro, avenida principal da cidade, é uma das mais afectadas, nas imediações do prédio da FAPA.


A administração, em parceria com algumas empresas privadas, pretende, nos próximos dias, reabilitar as ruas secundárias e de acesso aos principais mercados e locais de maior concentração populacional. 


João Figueiredo reafirmou que existem meios humanos e técnicos para a intervenção nos locais identificados e noutros ainda por identificar. Em algumas zonas já foi feito o levantamento necessário para a prossecução das obras.

Além do desabamento de diversas casas, roturas das valas de drenagem, inundações nas redes de esgotos e a dispersão de resíduos sólidos e areia nos esgotos e nas fossas sépticas dos edifícios, as chuvas estão também a causar estragos nas ruas da cidade do Huambo e arredores. 


Munícipes abordados afirmaram que nesta época aumenta também a insegurança de muitas pessoas que vivem nas zonas consideradas de risco.


Catarina Nhamele, moradora do bairro de Aviação, sublinhou que em algumas avenidas da cidade o tapete asfáltico está a ser arrastado pelas águas das chuvas e as fossas sépticas dos edifícios e residências estão a desabar e a provocar incómodo aos moradores, devido ao mau cheiro.


in Jornal de Angola de 02.12.2013

Barragem do Ngove permite aumento de clientes


O Secretário de Estado de Energia disse no Huambo que, a entrada em funcionamento da Barragem do Ngove, passados mais de um ano, permitiu o aumento do número de clientes ao nível da província.

Joaquim Ventura fez saber que, se antigamente, a empresa nacional de electricidade tinha apenas onze mil quinhentos clientes, hoje o mesmo triplicou para mais de trinta mil consumidores, o que de certa forma, está à melhorar à qualidade de vida de muitas famílias, fruto do investimento feito pelo governo angolano.

De onze mil clientes que tinham, hoje estão quase com trinta mil, para além daquelas ligações que não estão ainda contratados e ilegais”, disse.


in Rádio N'Gola Yetu de 02.12.2013

Disponibilizados mais de seis mil milhões de Kwanzas para programa Angola Investe


Mais de seis mil milhões de Kwanzas, já foram disponibilizados para o programa Angola Investe no Huambo, tendo permitido até ao momento, mais de cem financiamentos de micro e pequenas empresas.

A informação foi divulgada pelo vice-governador, da província para o Sector Económico, Francisco Fato, quando procedia a abertura do seminário sobre o programa Angola Investe, que juntou naquela cidade, entidades do Ministério da Economia, empresários locais e funcionários públicos.

Foram inicialmente lançadas duas iniciativas que se consubstanciam na linha de crédito bonificado e garantias públicas de crédito, tem estado a ser implementado em conjunto com os bancos nacionais”, disse.


in Rádio N'Gola Yetu de 02.12.2013

Livros clássicos apresentados aos leitores do Huambo



A colectânea 11 livros clássicos da literatura angolana foi apresentada ontem, na cidade do Huambo, através do programa do Executivo “Amo Angola”.

A iniciativa é do Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração (GRECIMA), com o intuito de valorizar mais o trabalho dos autores nacionais e contribuir para o processo de educação patriótica, através da promoção do património identitário da cultura angolana.

Edivaldo Martins, representante do GRECIMA considerou que o fomento do livro e da leitura é um programa assente em eixos fundamentais, relacionados com a circulação do livro, para este ser um produto acessível às pessoas e ajude a criar hábitos de leitura.


O lançamento dos clássicos da literatura nacional é também, para o responsável, uma homenagem a algumas obras de importância histórico-cultural que ajudaram a construir a identidade nacional.


Os livros seleccionados não são os únicos na literatura angolana, iremos ter todos os anos 11 obras para homenagear o 11 de Novembro, já que a colectânea foi colocada no mercado para saudar a independência”, esclareceu.

Para o responsável, os clássicos vão ajudar a fomentar a leitura com um conjunto de livros de vários escritores. “Os livros não vão custar mais de 500 kwanzas, para que todas as pessoas consigam adquiri-los”, frisou Edivaldo Martins, acrescentando que a medida visa incentivar também os hábitos de leitura e estimular o gosto pela escrita.

Os critérios de escolha dos livros, informou Jomo Fortunato, um dos membros do GRECIMA, estão ligados com o valor intemporal dos trabalhos e alguns aspectos críticos literários, dentre os quais o valor simbólico que a obra tem no contexto da literatura angolana. Jomo Fortunato disse que dos 11 livros seleccionados o mais antigo data de 1849, intitulado “Espontaneidade da Minha Alma”, de José da Silva Ferreira, considerado o primeiro livro impresso em Angola e o mais recente é “Trajectória Obliterada”, de João Maiomona. 

O representante da direcção da Cultura do Huambo, João Afonso, considera os livros uma mais-valia, “já que a literatura é sinónimo de desenvolvimento”. Fazem parte dos 11 Clássicos da Literatura Nacional os livros “Espontaneidade da Minha Alma”, de José da Silva Ferreira, “Nga Muturi”, de Alfredo Troni, “Delírios”, de Cordeiro da Matta, “O Segredo da Morta”, de António de Assis Júnior, “Luuanda”, de Luandino Vieira, “Sagrada Esperança”, de Agostinho Neto, “Mestre Tamoda”, de Uanhenga Xitu, “Maiombe”, de Pepetela, “Quem me dera ser onda”, de Manuel Rui Monteiro, “Sobreviver em Tarrafal de Santiago”, de António Jacinto e “Trajectória Obliterada”, do escritor João Maiomona.

O projecto foi lançado no dia 15 de Novembro, em Luanda, e já foi apresentado em Benguela.


in Jornal de Angola de 02.12.2013

Pedida expansão do esclarecimento e mais prevenção



A sensibilização sobre as formas de prevenção contra o VIH/sida devem ser expandidos em todas as localidades do país, visando combater a epidemia, cuja cura tarda em ser descoberta pelos cientistas.

A preocupação foi manifestada pelo coordenador do projecto ligado à sida da organização não-governamental angolana Associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social das Populações Vulneráveis (Adespov), Duarte de Alberto Wandalica, que disse haver, no país, muitas pessoas desinformadas sobre a sida.

 Afirmou que as acções de sensibilização sobre as formas de contágio do HIV/sida e métodos de prevenção devem ser desenvolvidas por organizações da sociedade civil e autoridades sanitárias para reduzir a propagação da doença.


 “É uma epidemia cuja erradicação depende de todos, através da disseminação de informações sobre o risco que a mesma representa para a sociedade”, disse.

 Duarte Wandalica realçou que a Adespov, no seu programa de luta contra o HIV/Sida, prevê a realização de palestras sobre “pessoas vivendo com a doença” e um debate radiofónico.


Durante o mês de Novembro a Associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social das Populações Vulneráveis sensibilizou, na província do Huambo, 267 indivíduos de ambos sexos.


in Jornal de Angola de 02.12.2013