sexta-feira, 13 de julho de 2012

População de Lunje ganha centro de saúde



A população da comuna de Lunje, município de Bailundo, 110 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, ganhou hoje um centro de saúde, inaugurado pelo governador da província, Fernando Faustino Muteka.

O centro foi inaugurado no quadro dos festejos dos 110 anos desde ascensão do Bailundo à categoria de vila, a assinalar-se a 16 deste mês.

A infra-estrutura, construída no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza (PMIDRCP), comporta uma sala de espera, consultório de clínica geral, um laboratório, uma farmácia, uma varanda, três salas, sendo uma para pré-natal, pré-parto e parto, outra de puericultura e três salas de internamentos, cuja capacidade não foi revelada.

Com o objectivo de melhorar o atendimento sanitário de cerca de 54 mil habitantes que vivem na comuna de Lunge e das aldeias vizinhas, a infra-estrutura ficou orçada em mais de 36 milhões e 382 mil kwanzas.

No quando das festividades dos 110 anos de existência da vila municipal de Bailundo, o governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, orientou igualmente o acto de inauguração de uma residência para técnicos de saúde colocados no posto de saúde do sector de Mote-Belo.

A infra-estrutura construída num período de quatro meses orçou ao Estado, através do PMIDCRP, mais 18 milhões de kwanzas.

Possui quatro dormitórios, duas salas, uma varanda e três casas de banho.

Com a inauguração do centro de saúde na comuna de Lunge, o município de Bailundo, localizado a 75 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, passa a contar actualmente com 23 unidades sanitárias, sendo um hospital municipal com capacidade de internamento para 120 camas, um centro materno-infantil (80 camas), quatro centros e 17 postos de saúde.

O funcionamento é assegurado por 508 funcionários, entre técnicos de enfermagens, médicos e técnicos administrativos.

O município de Bailundo tem uma extensão de sete mil e 65 quilómetros quadrados e uma população estimada em 237 mil habitantes, distribuídos em 70 povoações comerciais e 568 bairros e aldeias que compreendem as suas cinco comunas: Henque, Lunje, Bimbe, Luvemba e vila municipal.
in ANGOP de 13.07.2012

Novos casos de VIH/Sida diagnosticados no Huambo


Os serviços de Saúde pública na província do Huambo detectaram no último trimestre deste ano 260 novos casos de VIH/Sida, entre 17.268 testes realizados, menos 30 em relação ao período anterior, revelou o supervisor local do programa de luta contra a Sida, Euclides Chipalavela.

O supervisor do programa de luta contra a Sida, disse que a redução do número de casos é resultado de várias campanhas de sensibilização sobre formas de contágio, prevenção e tratamento da doença, que as autoridades sanitárias desenvolvem na província do Huambo.

Euclides Chipalavela garantiu que a província dispõe de meios suficientes para a prevenção do VIH/Sida e do acompanhamento de pessoas infectadas pelo vírus.

Mais de seis mil partos foram assistidos, de Janeiro a Junho,deste ano, na maternidade do Hospital Geral da província do Huambo, a mulheres infectadas pela doença, informou a directora da instituição, Olga Guilherme.

A responsável, em declarações à Angop, disse que do total de partos realizados, 5.844 foram nados vivos e 217 nados mortos.

Olga Guilherme informou que maternidade do Hospital Geral do Huambo assiste em média 45 partos por dia, enquanto na maternidade do Hospital Municipal de Cambiote, localizado nos arredores da cidade do Huambo, são assistidas cerca de 30 parturientes.
in Jornal de Angola de 13.07.2012

Comuna de Chiumbo volta a conquistar visitantes

Administrador José Manuel Tchissalukila

A comuna do Chiumbo, município do Catchiungo, no Huambo, já foi, em tempos idos, paragem obrigatória para quem fazia viagens do Norte para o Leste do país, sem ter de passar pela cidade do Huambo. Situada ao longo da Estrada Nacional 250, que liga o litoral às províncias do Bié e do Kuando-Kubango, durante muitos anos, a comuna esteve isolada devido à degradação pro­vocada pela guerra do troço Bailundo/Cachiungo.

Com a reabilitação de que foi alvo, o Chiumbo recuperou o seu lugar na geografia da região e a população está a sentir-lhe os efeitos na progressiva melhoria das condições de vida.

Novas escolas, centros e postos de saúde surgiram nestes últimos anos na comuna e a população, maioritariamente camponesa, já consegue levar os seus produtos do campo para os grandes mercados da região, como o da vila do Bailundo, Catchiungo, Tchicala Tcholohanga e até mesmo do Huambo. “A vida das populações ficou facilitada. Hoje, as pessoas movimentam-se livremente para as grandes cidades, como Luanda, Benguela, Sumbe, Menongue, Cuito, Luena, no Moxico, para as trocas comerciais”, disse o administrador comunal, José Manuel Tchissalukila.

As autoridades projectam, para breve, a reabilitação das estradas secundárias e terciárias, com as respectivas pontes, e ampliar a oferta de serviços sociais aos habitantes da circunscrição, para melhorar cada vez mais a vida dos munícipes.

César Kapamba, comerciante, confirmou à reportagem do Jornal de Angola que a reabilitação das vias e da própria vila do Chiumbo está a melhorar a vida da população e o comércio na localidade.


 "Antes, o escoamento de produtos do campo para as outras localidades era feito com muita dificuldade. Desde que foi reabilitada a Estrada Nacional, a movimentação de pessoas e mercadorias aumentou como nunca”, disse Kapanda, visivelmente emocionado.

Para o camionista João Pedro Sambenguela as melhores condições em que se encontra a estrada também lhe tornaram a vida mais fácil, uma vez que em vez das duas horas e meia que demorava a ir do Bailundo a Chiumbo, hoje a viagem é feitanum abrir e fechar de olhos”, ou seja, em 35 minutos. Augusto Epandi, residente na vila, reconheceu a mudança que está a ocorrer na região, desde que as obras da via ficaram concluídas, no ano passado.Actualmente, já se consegue andar a qualquer hora e para qualquer localidade. Todos os produtores podem ser evacuados para fora da comuna”.
in Jornal de Angola de 13.07.2012

Casos de malária reduzem em seis meses no município do Cachiungo

As autoridades sanitárias do município de Cachiungo, a 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo, admitiram hoje, quinta-feira, registar uma redução substancial de casos de malária ao longo dos primeiros seis meses deste ano, comparativamente ao igual período de 2011.
 
Em declarações o chefe da Repartição Municipal da Saúde em Cachiungo, António Malaquias, acrescentou que foram diagnosticados 1.573 casos de malária, com quatro óbitos, contra os 2.380 registados em 2011, com a morte de 18 pessoas.
 
António Malaquias avançou que na base desta redução estão as constantes palestras de sensibilização que o sector tem levado a cabo nas comunidades, bem como a distribuição de dois mil mosquiteiros para grávidas e crianças menores de cinco anos de idade.
 
O sector da saúde controla 14 unidades sanitárias, das quais um hospital municipal, quatro centos e dez postos médicos, com um efectivo de 256 enfermeiros.
in ANGOP de 13.07.2012

Programa de combate à pobreza melhora vida das populações da Calima

A administradora da comuna da Calima, a 18 quilómetros a Sul da cidade do Huambo, Guilhermina Carlos Bacia de Lourdes, garantiu que a execução do Programa Municipal Integrado de Combate à Fome e à Pobreza regista actualmente avanços significativos, visando a melhoria das condições sociais da população local.
 
A responsável explicou que fruto da implementação do programa Municipal Integrado de Combate à Fome e à Pobreza a comuna da Calima ganhou 50 casas evolutivas e 10 sociais, que vão melhorar as condições de habitabilidade das populações carenciadas.
 
Ainda no quadro do programa a comuna da Calima, adstrita ao município do Huambo, ganhou 28 salas de aulas comunitárias e 58 de construção definitiva.
 
Guilhermina Carlos Bacia de Lourdes acrescentou, por outro lado, que a comuna possui um centro de saúde e 11 postos que têm estado a prestar boa assistência médica-medicamentosa as comunidades locais.
in ANGOP de 13.07.2012

Recomendada definição de novos critérios de planificação de projectos de água e saneamento

Os participantes no seminário sobreabastecimento de água e saneamento rural”  realizado nesta quarta-feira, na cidade do Huambo, recomendaram, no final dos seus trabalhos, a definição de novos critérios de selecção e planificação de projectos de água e saneamento rural, para fazer se face as necessidades das comunidades.
 
No comunicado final do evento, que contou com a participação responsáveis e técnicos das direcções províncias de energia e água do Uíge, Lunda Sul, Huíla e Huambo e convidados, se recomenda também a definição de normas e técnicas claras para a contratação de empreiteiros e empresas de fiscalização, para assegurar a qualidade final dos projectos.
 
De acordo com a nota, os participantes defendem igualmente a necessidade de dar maior atenção na escolha de tecnologias apropriadas para os projectos de água e saneamento rural, assim como a necessidade da integração das acções de água e saneamento rural.
 
Defenderam a necessidade da criação de uma instituição reguladora independente e com representação dos consumidores com, entre outras, funções de fiscalizar, definir níveis de qualidade e tarifas e equidade no acesso.
 
A definição de zona rural e urbano em termo de abastecimento de água e saneamento, sublinha, deve estar relacionado com o tamanho da população, densidade, nível e tipo de serviços.
 
Promovido pela direcção nacional de abastecimento de água e saneamento, o seminário teve como objectivo identificar as lições aprendidas durante a execução das diferentes intervenções no sector de abastecimento de água rural e gerar recomendações para a transição da fase posterior das actividades de forma eficaz e eficiente.
 
A acção formativa esteve enquadrada no projecto de consultoria para o desenvolvimento do programa nacional de água e saneamento rural do Ministério de Energia e Água.
in ANGOP de 13.07.2012

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Criada comissão provincial do 100º aniversário da cidade do Huambo

Uma comissão provincial para organização do 100º aniversário da cidade e da província do Huambo, a assinalar-se a 21 de Setembro deste ano, foi constituída por um despacho do governador provincial, Fernando Faustino Muteka, tornado público quarta-feira, nesta urbe.
 

A referida comissão, de acordo com o despacho, é coordenada pelo governador do Huambo, Fernando Faustino Muteka, coadjuvado pelo vice-governador para o sector poltico e social, Guilherme Tulaka, e administrador do município do Huambo, José Marcelino.

Integram ainda a comissão, o delegado provincial do Ministério do Interior, secretário do governo do Huambo, os directores provinciais da Energia e Águas, do Comércio e Indústria, Hotelaria e Turismo, dos Transportes, Correios e Telecomunicações, da Juventude e Desportos, da Cultura e da Comunicação Social.

A cidade do Huambo foi fundada pelo então governador-geral de Angola, o general José Mendes Ribeiro Norton de Matos (português), na sequência de um despacho administrativo emitido pela portaria nº1040, datado de 8 de Agosto de 1912.

O nome da urbe se deve ao mítico caçador Huambo Calunga, oriundo do Kwanza Sul, que habitava na localidade de Muangunja, no município da Caála.

Contrariamente ao que muitas fontes históricas sustentam, não foi este caçador quem fundou a cidade do Huambo, mas sim o general José Norton de Matos.
 
Logo após a sua fundação, a cidade do Huambo deu um grande impulso para a vida social e económica, principalmente no ramo do comércio, indústria, agricultura, pecuária e construção de infra-estruturas sociais, cujos efeitos positivos e significativos para o desenvolvimento da província tornaram-na numa referência nacional em diversos domínios da vida.

Em 1928, período em que Vicente Ferreira foi governador-geral de Angola, a cidade do Huambo, de acordo com a "Carta Orgânica de Angola", Título I, foi proposta a capital do país, além de a terem atribuído a designação de Nova Lisboa, em homenagem à cidade de Lisboa, capital de Portugal. Vigorou o nome, mas a capitalidade não vingou por razões várias.

Reza a história que a planta da cidade do Huambo foi feita um ano depois da sua inauguração, em 1913. A política estabelecida por Norton de Matos, enquanto governador-geral de Angola, preconizava o desenvolvimento do interior, enquadrando-se aí a criação da cidade do Huambo.
 
Este governante não se limitou a criar a cidade, mas também procurou desenvolvê-la ao máximo, com diversas medidas posteriores, como a concessão de terrenos a empresas comerciais, a instalação de uma câmara municipal, de escolas, de uma delegação da fazenda e a criação de uma granja agrícola experimental e um posto pecuário de observação e tratamento de gados.

Davam-se, assim, os primeiros passos importantes para o desenvolvimento daquela que, em poucos anos, se transformaria na segunda cidade de Angola, num centro de formação civil e militar importantíssimo e numa urbe possuidora do segundo parque industrial do país.
in ANGOP de 12.07.2012

Inter alcança Kabuscorp do Palanca

Paty, com dois golos de belo efeito e outro tento de Castro, ambos do Interclube, contribuíram ontem no estádio 22 de Junho, no bairro Rocha Pinto, para a vitória da equipa da polícia, por 3-0, contra o Recreativo da Caála, em desafio antecipado da 17ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola.

Os atletas do Interclube entraram com uma postura mais ofensiva, devido à incapacidade de reacção da formação da Caála, que acusou muito cedo o nervosismo de forasteiros. Os três golos foram consentidos e também por mérito dos anfitriões, devido à distracção da organização defensiva dos pupilos de Fernando Pereira, treinador da Caála.

Depois da fraca prestação na primeira parte, em que sofreram dois golos, a Caála entrou com a disposição de virar o resultado, mas faltou alguma concentração aos seus atletas. Com este resultado, o conjunto do Rocha Pinto encostou-se ao Kabuscorp do Palanca na quarta posição da tabela classificativa, com 28 pontos cada, e confirmou a participação na luta pelos lugares cimeiros da compita. 
in Jornal de Angola de 12.07.2012

Empreendedores recebem formação no Planalto Central

O programa de apoio ao pequeno negócio é uma iniciativa inteligente do Executivo que tem por objectivo combater a pobreza, afirmou ontem o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia do Huambo.

Sampaio do Amaral falava na cerimónia de abertura da acção formativa sobre o pequeno negócio dirigida a jovens empreendedores, em representação do governador da província, Fernando Faustino Muteka.

A acção formativa, dirigida a 217 jovens empreendedores que beneficiaram do crédito do Balcão Único do Empreendedor (BUE), com a duração de 15 dias, pretende apetrechá-los de competências na elaboração de demonstrações financeiras, numa iniciativa do colégio politécnico privado (JGM).

Sampaio do Amaral frisou que a actividade comercial requer conhecimentos e habilidades e para se ter sucesso nesta actividade é necessário esforço e entrega física dos jovens, por serem a força motriz para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

É necessário que o pequeno empreendedor tenha fundos financeiros que sirvam de alavanca dinamizadora para o engrandecimento e expansão da actividade. Por isso, o Governo, em colaboração com os seus parceiros sociais, promove formações específicas para jovens empreendedores e todos aqueles que queiram ajudar o Executivo a diminuir as taxas de desemprego entre a juventude”, explicou.

Lembrou, ainda, ser necessário que os valores recebidos sejam debitados dentro dos prazos superiormente estabelecidos, para que outros jovens tenham a mesma oportunidade.
in Jornal de Angola de 12.07.2012 

Huambo conta com meios técnicos e humanos para socorrer vítimas de calamidades

Comandante provincial de Protecção Civil e Bombeiros do Huambo, João Ricardo

O comandante provincial de Protecção Civil e Bombeiros do Huambo, João Ricardo, disse hoje, em Luanda, que a província conta com meios técnicos e pessoal capacitado para fazer face as calamidade naturais que possam ocorrer na região.
 
O responsável fez este pronunciamento à margem do seminário de capacitação as comissões provinciais de Protecção Civil, que se realiza em Luanda sob o lemaCapacitar as Estruturas de Protecção Civil para Melhorar a Eficácia na Prevenção e Resposta aos Desastres”.
 
Segundo o comandante, a corporação conta com meios técnicos de combate de incêndios, meios de socorro para questões de calamidade, bem como pessoal capacitado, quer para socorrer os sinistrados, bem técnicos de saúde que são mobilizados a partir do Hospital Provincial e Militar, que têm recebido formação periodicamente.
 
Para a fonte, o trabalho desenvolvido tem surtido efeitos, mercê da colaboração dos administradores municipais, comunais, das igrejas, autoridades tradicionais e de outros actores da sociedade que têm feito trabalhos como de sensibilização para os perigos da construção em zonas de risco. 
 
Explicou que a instituição e os seus parceiros realizam trabalhos de sensibilização nas comunidades, de forma a alertar as pessoas sobre os riscos, as desvantagens de construir e viver em zonas de risco.
 
Referiu que no Huambo têm trabalhado em parceria com os vários órgãos que compõem o sistema de protecção civil a nível da província, onde é elaborado um plano de contingência, aprovado pelo governador local, na qualidade de coordenador da comissão.
 
Dessas acções, temos cumprido com as questões relacionadas com as cheias, das chuvas que têm arrasado residências que são construídas em zonas precárias, nas localidades suburbanas, e temos trabalhado com a direcção da Saúde, em virtude de algumas questões de epidemias que surgem quando acontecem cheias, como o paludismo, diarreias agudas, entre outras”, disse.
 
Sobre o sistema de alerta de emergência, o responsável sublinhou que a província não tem um equipamento para este fim, pelo facto de a região não ter riscos de cheias e enxurradas, mas contam com a colaboração dos técnicos de meteorologia, que alertam o Serviço de Protecção Civil que avisam as comunidades para a evacuação das populações.
 
Sobre os resultados do período que terminou, João Ricardo salientou ser satisfatório, por não se registar danos humanos e materiais elevados, em relação aos anos anteriores, onde não havia técnicos e material para prevenir e socorrer em tempo as vítimas.
in ANGOP de 12.07.2012

Inaugurações de infra-estrutura marcam festejos dos 110 anos do Bailundo

A inauguração nesta quinta-feira da residência dos enfermeiros na localidade do Monte-Belo, bem como do centro de saúde na comuna do Lonje, com o propósito de melhorar assistência médica e medicamentosa das populações vão marcar os festejos dos 110 anos desde ascensão da vila municipal do Bailundo à categoria de vila, assinalar-se a 16 deste mês.

Em nota de imprensa, a administração do município do Bailundo revela que será igualmente aberto oficialmente o programa de distribuição de parcela de terrenos por ocasião do programa de auto-construçao dirigida, direccionado principalmente para a juventude.

De acordo com a nota, o programa comemorativo dos 110 anos de existência da vila, localizada a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, inclui, além do acto central, uma palestra subordinada ao tema "Bailundo e traços do desenvolvimento" e debate radiofónico sobre o Bailundo e os traços do desenvolvimento.

Acrescenta a realização de um espectáculo músico-cultural, bem como de uma gala para eleição da Miss Bailundo edição2012, a realizar-se neste sábado no Clube Recreativo.

O acto de abertura comemorativo aos 110 anos de existência da vila do Bailundo, sede do município com o mesmo nome, aconteceu sábado último com a realização de um culto ecuménico, bem como da exposição de uma feira agro-pecuária com produtos produzidos na região.

O Bailundo ascendeu à categoria da vila aos 16 de Julho de 1902 através do decreto-lei nº 54 do Boletim Oficial nº1. Fundado pelo português Teixeira da Silva.

O município do Bailundo, conhecido por terra dos reis Ekuikui e Katiavala, possui uma extensão de sete mil e 65 quilómetros quadrados e uma população estimada em 237 mil habitantes, distribuídos em 70 povoações comerciais e 568 bairros e aldeias que compreendem as suas cinco comunas Henque, Lunje, Bimbe, Luvemba e vila municipal.
in ANGOP de 12.07.2012

Criadas estratégias para a pesca continental



O chefe de pescas da direcção provincial da agricultura e desenvolvimento rural, Anais Vidro, revelou, que decorre, no Huambo, um trabalho de sensibilização sobre o regulamento da pesca continental.

Temos um trabalho de sensibilização para que os pescadores desenvolvam a sua actividade, conforme manda a lei dos recuros biológicos aquáticos, neste momento estamos empenhados em informar aos pescadores o regulamento da pesca continental”, sublinhou.

De acordo com Anais Vidro foram constituídas quatro cooperativas nos municípios do interior da província do Huiambo, para o fomento da pesca continental.

in Rádio N'Gola Yetu de 12.07.2012

Governo aposta no aumento de unidades sanitárias na comuna do Cuima

Duas unidades sanitárias estão a ser construídas na comuna do Cuima, a cerca de 75 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, numa acção do governo que visa aproximar junto das populações os serviços de saúde, no quadro da execução do Programa de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza.
 
O facto foi avançado hoje pelo administrador comunal, Faustino Kapinhala, assegurando que nesta altura está em curso a construção do centro de saúde de referência na sede, cuja empreitada termina no princípio do mês de Agosto.
 
De acordo com a fonte, está igualmente em curso a construção de um posto de saúde no sector de Kachindongo e a reabilitação da unidade sanitária junto ao Magistério Primário Teófilo Duarte, numa iniciativa que vai contribuir na melhoria da qualidade de assistência médica às populações daquela circunscrição.
 
Faustino Kapinhala falou ainda da existência de novos projectos de construção de outras unidades sanitárias para época de 2013/2017, principalmente para as áreas de Akolongonjo, Walembi, Tchilau e Kachindongo.
 
Na comuna do Cuima, adstrita ao município da Caála, já existem postos de saúde nas localidades de Guerengue, Ngove e a sede comunal, que recebem regularmente medicamentos da Direcção Provincial da Saúde para assistir às populações naquela região.
 
Faustino Kapinhala assegurou que nesta época do ano na comuna se registam com mais frequência as doenças respiratórias e diarreicas agudas, conjuntivite e a malária.
in ANGOP de 12.07.2012

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Direcção do Urbanismo e Ambiente forma gestores

A direcção do território, urbanismo e ambiente, na província do Huambo, realiza uma formação em gestão ambiental.

A directora provincial do território, urbanismo e ambiente, Ana Paula de Carvalho, disse que a formação visa dotar os participantes de conhecimentos e matérias de fiscalização e auditoria ambiental.

È um plano que nos vai direccionar as linhas estratégicas para atingirmos o nosso objectivo, que é transformarmos o Huambo em capital ecológica”, sublinhou.in Rádio N'Gola Yetu de 11.07.2012

Caála assinala 42 anos desde ascensão à categoria de cidade

A cidade da Caála, situada a 23 quilómetros ao oeste da capital da província do Huambo, completa a 15 deste mês 42 anos desde a sua ascensão da categoria da cidade.
 
Caála ascendeu à categoria da cidade a 15 de Julho de 1970, através da portaria 170011 assinado pelo então governador-geral de Angola, Coronel Camilo Augusto Miranda Rebaixo Vaz.
 
Actualmente a localidade vive momentos de desenvolvimento consubstanciados em programas de construção de residências, centro de saúde, unidades escolares com sete a 26 salas de aulas, melhoramento da rede eléctrica, fornecimento de água canalizada e instalação de novas unidades bancárias e empresas privadas.
 
O sistema agrícola também vindo a conhecer níveis desenvolvimento, em função da modernização do sector, sob orientação de técnicos agrários formados na província do Huambo, repovoamento animal e envolvimento das famílias camponesas nas actividades comerciais para valorizar a sua produção.
 
O melhoramento das vias terciárias nas comunidades rurais para facilitar a vida social das famílias camponesas também está a ser implementado de forma paulatina para promover o desenvolvimento socioeconómico.
 
A administração municipal da Caála está ainda a trabalhar na recuperação do pólo industrial que ressurge nesta cidade, bem como a criar novos níveis de desenvolvimentos sociais direccionados basicamente para os meios de comunicação social, através de localização de espaços para efeitos laborais.
 
Neste âmbito, já está em funcionamento activo a delegação da Agência Angola Press (Angop) e o Centro de Produção da Rádio Nacional de Angola (RNA).
 
Actualmente, a administração está a trabalhar forte para disponibilizar infra-estruturas para a Televisão Pública de Angola (TPA) e Edições Novembros.
 
No sector da educação, a administração quer o funcionamento do núcleo universitário José Eduardo dos Santos, fundamentalmente o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), por forma a aumentar e melhorar a qualidade de ensino na cidade da Caála em constante crescimento.
 
A realização da feira de exposição de produtos locais, desporto em diversas modalidades, planos de espectáculo de rua, gala de confraternização, eleição da miss garota do município da Caála, "caldo Caála" preenche o programa das festividades alusivas aos 42 anos de existência como cidade.
in ANGOP de 11.07.2012

Administração do Mungo reabilita e amplia centro materno infantil

A administração do município do Mungo, localizado a cerca de 150 quilómetros a norte da cidade do Huambo, está a trabalhar na reabilitação e ampliação do centro materno infantil, numa iniciativa que visa melhorar a qualidade do atendimento às pessoas que procuram os serviços de saúde naquela unidade hospitalar.
 
Em declarações o chefe de repartição dos serviços técnicos e económico do Mungo, Tito Satumba, revelou que as obras de reabilitação e ampliação tiveram início no princípio deste mês, com a conclusão prevista dentro de 90 dias, sem revelar o seu orçamento.
  
De acordo com a fonte, nesta altura os utentes estão a ser assistidos no centro de aconselhamento social, enquanto decorrem os trabalhos de reabilitação e ampliação do centro materno infantil.
 
A reabilitação da unidade hospitalar está enquadrada no programa do governo de combate à fome e à pobreza e está a contribuir no bem-estar das populações.
in ANGOP de 11.07.2012

Reabertura de uma loja da rede pública Poupalá

A rede de supermercados de capitais públicos Poupalá voltou ontem a entrar em funcionamento na cidade do Huambo, com a reabertura da sexta loja depois de Luanda.

O presidente do Conselho da Administração do Entreposto Aduaneiro de Angola, Alexandre Costa, disse que, das 17 unidades da rede que têm reabertura prevista, seis estão em pleno funcionamento.

Alexandre Costa afirmou que, desde a reabertura, o Poupalá afirma-se como o supermercado com preços mais baixos e com uma variada gama de produtos maioritariamente nacionais.

Estão a ser criados 340 postos de trabalho directos, com a contratação e formação de quadros nacionais para auxiliar a gestão da rede, neste momento entregue à angolana Entreposto Aduaneiro Angola, Empresa Pública.

O presidente da empresa assegurou que, com o processo de reestruturação em curso, todos os supermercados e outras instalações de apoio comercial contam com uma nova imagem e a rede vai adoptar a política de oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis à população.

Conta-se que a entrada em funcionamento dos supermercados vai trazer maior dinamismo ao processo de produção nacional, em particular da região do Huambo, com compra e distribuição de produtos agro-pecuários nacionais pelo Poupalá, garantiu Alexandre Costa.Um dos princípios da rede é distribuir produtos angolanos a um preço justo”, explicou.

A gerente do supermercado reaberto no Huambo, Esmeralda Kapingala, disse à imprensa que há logística suficiente, que inclui uma variedades de produtos para o atendimento aos clientes.
in Jornal de Angola de 11.07.2012

Decano garante haver condições para realização das IV jornadas académicas

Bonifácio Vissetaca, decano do Instituto Superior Politécnico (ISP) do Huambo

O decano do Instituto Superior Politécnico (ISP) do Huambo, Bonifácio Vissetaca, assegurou hoje, terça-feira, estarem reunidas as condições para o arranque das IV jornadas académicas, a realizar-se de 25 a 27 deste mês.
 
De acordo com o decano da instituição afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), 90 por cento do quadro organizativo está afinado para a realização, com êxito, do evento que visa cultivar o hábito de elaboração de trabalhos científicos por parte dos estudantes, no âmbito do plano curricular da instituição que funciona deste 2009.
 
 O responsável acrescentou que os 90 porcentos já garantidos consistem na organização das temáticas, locais onde se vão desenvolver tais actividades, anfiteatro para os actos de abertura e encerramento, respectivamente, jogos, entre outros.
 
 “Ao contrário dos outros anos, as IV jornadas académicas têm maior realce, visto que depois das jornadas teremos de continuar com as consultas na área de saúde de forma gratuita e a reparação de aparelhos electrónicos das diversas instituições existentes na província do Huambo”, disse.
 
 Neste contexto, o decano avançou que estas actividades fazem parte do plano curricular dos cursos a serem ministrados durante o evento, que será antecedido com a realização de olimpíadas de física, química, matemática e biologia, bem como de uma feira do livro com propósito de incentivar o gosto pela leitura no seio dos discentes.
 
Informou que os participantes, entre discentes, docentes e convidados irão igualmente trocar experiências em matérias relacionadas com as ciências medicinais, nomeadamente a enfermagem, laboratório e electromecânica, bem como engenharia civil, arquitectura, informática e computadores.
 
Bonifácio Vissetaca explicou que para o presente ano lectivo foram matriculados mil e 570 estudantes nos cursos de enfermagem geral, análises clínicas, electromedicina, informática, electrónica e telecomunicações, arquitectura e engenharia de construção civil.
in ANGOP de 11.07.2012

Programa de combate à pobreza permite aumento de infra-estruturas sociais no Longonjo

A implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Pobreza está a permitir o amento de infra-estruturas nos sectores da educação e saúde no município do Longonjo, a cerca de 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo.
 
Em declarações o administrador municipal, António Caviendi, revelou que no sector da educação controla actualmente 17 salas de aulas ao nível do município, onde são ministrados os conhecimentos ao universo de 19 mil e 58 alunos matriculados na presente época escolar.
 
De acordo com a fonte, está em curso a construção de duas escolas com seis salas cada nos bairros periféricos de Camaco e Emanha, que vão albergar mais de 500 crianças que estudavas em lugares impróprios e por iniciativa das comunidades foram construídas este ano 14 escolas comunitárias, tendo, a administração disponibilizado chapas para a cobertura das mesmas.
 
António Caviendi referiu que no quadro do melhoramento da qualidade de ensino, os directores de escolas e professores têm merecido formação para o aumento da agregação pedagógica, para melhor transmitirem os conhecimentos aos alunos na presente época de escolar.
 
O Governo está empenhado em aumentar as infra-estruturas no sector da educação. Este processo permitiu integrar este ano no sistema normal de ensino mais de 4 mil e 300 crianças em toda extensão do município do Longonjo e acreditamos que até ao próximo ano a cifra de petizes fora do sistema de ensino vai baixar de forma considerável", sublinhou.
 
No domínio da saúde, António Caviendi assegurou que o Governo está a trabalhar no sentido de reduzir a distâncias para as populações terem acesso a assistência médica e medicamentosa, numa acção que visa diminuir o índice de mortalidade na sua área de jurisdição.
 
Nesta altura, está em funcionamento os postos de saúde das comunas de Chilata, Catabola, do Bongo, Sachingongo, Cacucu, Calenga Jolo, Bungue e os centros hospitalares do Lepi, de Cambinda e o hospital municipal, que tem proporcionado assistência médica e medicamentosa a um universo dos mais de 64 mil habitantes daquela circunscrição.
 
António Cavendi acrescentou que no quadro da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Pobreza, o Governo está a trabalhar no sentido de aproximar junto das populações os serviços de saúde, com o aumento de infra-estruturas e abastecimento pontual de medicamentos as respectivas unidades sanitárias.
in ANGOP de 11.07.2012

Luis Aires despedido... mas pode ficar



O presidente Horácio Mosquito e Luís Aires conversaram serena e francamente sobre o assunto, sendo que o líder deixou em aberto a possibilidade de atribuir novas tarefas ao técnico, estando o processo, para já, em fase de estudo.

Luís Aires, recorde-se, chegou ao Huambo em 2009 para as funções de observador, trabalhando com o treinador Jorge Paixão. E Luís Aires acabou por ficar no clube, tendo desempenhado, nos últimos três anos, as mais diversas funções: observador, secretário técnico, treinador adjunto e principal (por duas vezes) e coordenador do setor da formação. É considerado um homem da casa e se ambas as partes chegarem a um entendimento, Luís Aires vai ficar no clube.


O Recreativo da Caála afastou Luís Aires do comando técnico do Recreativo da Caála, mas o até agora treinador pode ainda ficar no Huambo, embora noutras funções.
in A BOLA ANGOLA de 11.07.2012

Responsável aconselha sociedade a evitar queimadas anárquicas

A Administradora adjunta do município do Bailundo, Dolina Nassocópia Miguel, aconselhou hoje, terça-feira, nesta vila, localizada a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, a sociedade a evitar queimadas anárquicas, principalmente de florestas.

Em declarações a propósito dos 110 anos desde a elevação da sede municipal do Bailundo à categoria de vila, a assinalar-se a 16 deste mês, a responsável considerou necessária a colaboração das autoridades tradicionais, entidades religiosas, organizações e estudantes para elevar a consciência dos cidadãos sobre a necessidade de se evitar queimadas anárquicas.

Para si, a sociedade deve trabalhar para garantir um ambiente cada vez mais sustentável, evitando a desflorestação, com maior realce para a promoção da saúde, quer da pessoa humana, quer dos animais, das plantas e dos solos para a produção agrícola.

Considera ser necessário maior controlo das comunidades para se evitar as queimadas anárquicas, havendo necessidade das mesmas servirem para a protecção do meio ambiente e confecção do mel e de medicamentos tradicionais.

Dolina Miguel afirmou que as queimadas anárquicas constituem ainda um dos principais factores para degradação dos solos e de incêndios em residências.

A vila do Bailundo foi fundada no dia 16 de Julho de 1902, pelo português Teixeira da Silva.
in ANGOP de 11.07.2012

Barragem do Gove começa a funcionar em Agosto

O Secretário de Estado da Energia, Joaquim Ventura, garantiu que até o mês de Agosto, do ano em curso, a barragem do Gove, na província do Huambo, entra em pleno funcionamento.

O pronunciamento foi feito durante a constatação das obras nas subestações eléctricas da Caála, Dango e Benfica.

Quase noventa e cinco por cento da energia consumida no Huambo vem do Gove, estamos num processo de instalação da rede de distribuição. Em pleno funcionamento teremos em Agosto, neste momento, dois grupos geradores já estão em serviço operacional”, disse.

in Rádio N'Gola Yetu de 11.07.2012

terça-feira, 10 de julho de 2012

Governador defende aplicação da política ambiental nos projectos sociais

O governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, defendeu hoje a necessidade de serem aplicadas as políticas ambientais nos projectos sociais e económicos do Estado, evitando, deste modo, o crescimento da exploração de recursos naturais indispensáveis ao equilíbrio ecológico.
 
O governante, que discursava no acto de abertura do curso provincial em gestão ambiental a decorrer até ao próximo dia 18, referiu que a aplicação de tais políticas vai ainda evitar a degradação da qualidade de vida das populações angolanas.
 
Assegurou que o carácter da transversalidade do meio ambiente exige maior colaboração dos órgãos de aplicação de políticas ambientais do governo, em conjunto com as demais instituições do Estado, nomeadamente a Procuradoria, Tribunal, Investigação Criminal, entre outros serviços.
 
Por esta razão, o governador da província do Huambo solicitou maior envolvimento da sociedade civil e a intervenção de todos os sectores no processo de aplicação e fiscalização da legislação ambiental em vigor no país.
 
"A Constituição da República, no seu artigo 39º, confere a todo o cidadão o direito a um ambiente sadio, sem qualquer poluição, bem como o dever de protege-lo, referindo igualmente que o Estado deve adoptar as medidas necessárias à protecção do ambiente e das espécies existentes em todo território nacional", salientou.
 
Segundo o chefe do executivo local, a exploração e utilização racional de todos os recursos naturais, assim como a legislação procedente e a aplicação dos instrumentos de gestão ambiental requer ainda promoção de forma simultânea entre o Estado e os diversos sectores na sua divulgação e materialização.
 
Fernando Faustino Muteka acrescentou que para evitar a desestruturação do tecido social económico, o Executivo traçou estratégias prioritárias no exercício da sua governação.
 
"O Executivo implementou acções de desenvolvimento rural e combate à fome e à pobreza como estratégias para o crescimento integrado e sustentável das comunidades, além de programas que visam o aumento da produção agro-pecuária, industrial e do comércio, através de políticas de fomento da construção de obras públicas e acesso aos serviços sociais", referiu.
  
O Estado angolano, segundo ainda o governador do Huambo, entende que o domínio do ambiente vive mundialmente um contexto emergente e reconhece também que este facto é fruto dos problemas ambientais a escala planetária, provocados pela necessidade do homem ao fazer face às suas necessidades básicas e de conforto sem a devida precaução.
 
Estes factores, acrescentou, deram origem ao fenómeno das mudanças climáticas e, consequentemente, ao agravamento da disponibilidade dos recursos naturais vitais como água, os gases da atmosfera, os solos, as plantas e os animais.
 
 Fernando Faustino Muteka destacou, no seu discurso, a realização, no Brasil, no mês de Junho, da cimeira mundial sobre meio ambiente "Rio +20", evento em que especialistas ambientais do Huambo foram convidados a participar fruto da sua participação na 2ª edição da feira internacional de tecnologias ambientais que decorreu em Luanda, em que a província apresentou o melhor projecto ecológico do país.
in ANGOP de 10.07.2012

Rei do Bailundo reconhece níveis de crescimento do município

O rei do Bailundo, Armindo Francisco Calupeteca “Ekuikui V”, considerou hoje, segunda-feira, que o município do Bailundo, província do Huambo, encontra-se em franco crescimento sustentável, fruto da recuperação e construção de diversas infra-estruturas de impacto social e económico.
 
O soberano, que falava no âmbito dos 110 anos de existência da vila municipal do Bailundo, a comemorar-se a 16 deste mês, apontou a reabilitação da estrada que liga a vila municipal e a comuna do Luvemba, a recuperação dos sistemas de distribuição de água nas vilas comunais do Hengue, Lunje, Luvemba e Bimbe, bem com a expansão da rede escolar e hospitalar como algumas das provas dos níveis de crescimento que o município regista.
 
O rei Ekuikui V destacou ainda a construção de casas sociais, pontes e estradas terciárias como sendo outros dos benefícios que o município regista.
 
A vila municipal do Bailundo foi fundada pelo português Teixeira da Silva. O município está localizado a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo.
in ANGOP de 10.07.2012

Desportivo da Huíla supera Petro do Huambo

O Desportivo da Huíla venceu, domingo, no estádio 11 de Novembro, no Lubango, o Petro do Huambo, por 2-1, em partida referente a segunda jornada do grupo B, do zonal de apuramento ao Girabola de 2013.
 
O Petro do Huambo adiantou-se no marcador aos 64 minutos, por Gildo, através do um potente remate de fora da grande área, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Julião.  
 
Em desvantagem o Desportivo da Huíla passou a pressionar e aos 67 minutos Pepe restabeleceu a igualdade e justiça no jogo, num lance onde a culpa recaiu para a defesa do Petro do Huambo, que ficou passiva ante o avançado.
 
Já no período de desconto, aos 93 minutos, Ruffin num lance de insistência fixou o resultado por 2-1.  
in ANGOP de 10.07.2012
 
Com esta vitória o Clube Desportivo da Huíla soma três pontos e esta na quinta posição do grupo.

Instituto Superior Politécnico realiza jornadas académicas

A direcção do Instituto Superior Politécnico (ISP) do Huambo realiza de 25 a 27 deste mês, as suas IV jornadas académicas.
De acordo com o presidente da associação dos estudantes da instituição afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Zeferino Samuel Lucas, os participantes ao evento vão partilhar experiências sobre as olimpíadas de matemática, física e em diversas outras áreas do saber.

Os participantes irão trocar experiências em matérias relacionadas com as ciências medicinais, nomeadamente a enfermagem, laboratório e electromecânica, bem como engenharia civil, arquitectura, informática e computadores e matemática”, disse.

in Rádio N'Gola Yetu de 10.07.2012

Quadros da administração pública formados em gestão ambiental

A  Direcção do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, na província do Huambo, está a promover, desde hoje, uma acção formativa em gestão ambiental destinada aos quadros da administração pública local.
 
A decorrer até ao próximo dia 18, esta acção formativa, de acordo com uma nota da organização enviada à Angop, insere-se no âmbito do plano de reforço institucional.
 
A formação está dividida em sete módulos e os participantes, além de receberem conhecimentos teóricos, terão também sessões práticas.
 
A introdução aos problemas ambientais, licenciamento e fiscalização ambiental, auditoria ambiental, avaliação ambiental, educação ambiental e legislação sobre meio ambiente fazem parte dos temas a serem debatidos ao longo da formação.
in ANGOP de 10.07.2012

Felisberto Ucuanhamba vence festival provincial da canção infantil

O cantor infantil do município do Huambo Felisberto Ucuahamba venceu, no fim-de-semana, nesta cidade, a IV edição do Festival Provincial da Canção Infantil e vai representar a província no V festival nacional, a ter lugar em Dezembro deste ano em Luanda.
 
O evento, da iniciativa do Secretariado Executivo Provincial do Huambo da OPA, juntou crianças dos 11 municípios, numa acção que visa descobrir novos talentos para a canção infantil nesta região para o cancioneiro da região.
 
Em declarações o director provincial da OPA no Huambo, José Albano Canombo Manuel, assegurou que o secretariado realiza todos os anos o Festival Provincial da Canção Infantil, cujo vencedor tem o direito de representar as suas qualidades a nível nacional, já se regista muita disputa para conquistar o primeiro lugar ao nível dos petizes.
 
Por seu turno, o director provincial da Cultura no Huambo, Pedro Chissanga, enalteceu a iniciativa do secretariado provincial da OPA em promover a IV edição do festival provincial da canção infantil e parabenizou todos participantes do evento, numa altura em que o Governo vai criar condições para descobrir novos talentos nesta região.
 
Acreditamos que com estas iniciativas, a província terá no futuro bons cantores que vão contribuir na promoção da música local. Parabenizamos o Secretariado Executivo da OPA e encorajamos no sentido de melhorar a qualidade do evento que junta cantores infantis dos 11 municípios da província”, destacou.
 
Pedro Chissanga assegurou que estas iniciativas contribuem na preparação dos artistas para o futuro, realçando que o Governo está disponível a apoiar e colaborar na realização de eventos do género, para ocupar os tempos livres dos menores.
in ANGOP de 10.07.2012

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Caála vence Atlético do Namibe e mantém posição

Com golo solitário de Edson, aos 78 minutos, o Recreativo da Caála bateu hoje o Atlético do Namibe, por 1-0, no fecho da 16ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão e consolidou o nono lugar com 21 pontos.

Os namibenses mantêm-se em 10º com 18, seguidos por perto pelo Benfica de Luanda (17) e Sagrada Esperança da Lunda Norte (16). O Libolo com 40 pontos comanda a prova, ao passo que o Nacional de Benguela ocupa a última posição com sete pontos.

Mingo Bile (1º de Agosto), com 10 golos, é o melhor marcador do campeonato, seguido de Yano (Progresso do Sambizanga)  e Kembwa (Petro de Luanda), ambos com nove.
in ANGOP de 09.07.2012

Velhos recebem doação

Mais de 50 idosos da aldeia de Calenga-Njolo, na comuna do Lépi, e outros 24 idosos do bairro Queleboi, na periferia da vila do Longonjo, receberam, da repartição municipal da Assistência e Reinserção Social, bens de primeira necessidade.

Na doação, os idosos das duas localidades beneficiaram de arroz, fuba, óleo alimentar, sal, sabão, cobertores e panos.

No Longonjo, 990 idosos estão identificados pela Assistência e Reinserção Social, dos quais 494 na sede municipal, 466 na comuna de Chilata e 30 na comuna do Lépi. Na região, refira-se, estão em curso diversas acções que visam melhorar o nível de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.
in Jornal de Angola de 09.07.2012

Mortalidade por malária diminui em Junho

O hospital do Longonjo, na província do Huambo, registou um óbito por malária durante o mês de Junho, contra cinco averbados no mesmo período do ano passado, revelou quinta-feira o chefe de repartição municipal da Saúde.

Henriques Aurélio referiu que a redução da mortalidade se deve ao incentivo do programa de combate larval, às palestras junto das comunidades para a higiene residencial e às campanhas de vacinação.
Em Junho, foram globalmente registados 788 casos de diarreias agudas e doenças respiratórias, sem qualquer caso de morte.

Em igual período de 2011, acrescentou, foram assinalados 3.105 casos. Foram ainda diagnosticados 44 casos de infecções urinárias e 104 de febre tifóide.

Com uma população estimada em 64.826 habitantes, o município do Longonjo possui 11 unidades sanitárias, 230 técnicos de saúde e três médicos.
in Jornal de Angola de 09.07.2012

Sorteio do Boletim de Voto define posição dos partidos



O sorteio para a ordem no boletim de voto das próximas eleições gerais, realizado ontem em Luanda, colocou a UNITA na primeira posição, seguida do MPLA, da FNLA e do PRS.

Nos lugares imediatos, vêm a Coligação Nova Democracia, em quinto, a coligação FUMA, em sexto, o partido CPO em sétimo, o PAPOD, em oitavo, e a coligação CASA-CE em nono lugar.

Antes do sorteio de posicionamento no boletim, as candidaturas dos partidos políticos e coligações foram ordenados por ordem alfabética: CASA-CE, CPO, FNLA, FUMA, MPLA, ND, PAPOD, PRS e UNITA.

A extracção colocou os três partidos históricos que assinaram o acordo para a independência de Angola nas três primeiras posições e os emergentes nas posições seguintes.

A porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Júlia Ferreira, disse que o sorteio foi feito no prazo legalmente estabelecido na Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais e observou os procedimentos definidos no Regulamento, que estabelece as regras do sorteio para a atribuição da ordem das candidaturas no boletim de voto.

in Jornal de Angola de 09.07.2012

População entusiasmada com sexta edição do Road Show Blue

A sexta edição do "road show blue 2012", realizado neste sábado, no pavilhão polidesportivo do Petro Atlético do Huambo, nesta cidade, abrilhantado pelos músicos angolanos Puto Português, Titica e o grupo Zona 5, foi marcado por emoções dos mais de dois mil fãs que testemunharam o evento.

O espectaculo iníciado às 21h20, registou casa cheia do público constituído por todas as idades, levado a ouvir, cantar e ver dançar ao som e o ritmo das músicas de Puto Português, Titica e o grupo Zona 5, depois de terem já passado pelas cidades de Ndalatando (Kwanza Norte), Saurimo (Lunda Sul), Malanje, Menongue (Kuando Kubango).

Com duração de aproximadamente duas horas e meia, foi antecipado com as exibições dos músicos da casa: MN, Paletina e grupo local de dança HP, que animaram os presentes, com as melhores músicas dos seus repertórios.

Os fãs dos artistas não resistiram quando foi convidado a subir ao palco o grupo de hip hop Zona 5 que interpretou vários temas da sua mais recente obra discográfica, já lançada no mercado intitulada "Impressões Digitais"

Minutos depois, foi a vez da kudurista Titica, demonstrar o seu talento e com o seu gesto de cantar e dançar e interpretar músicas do álbum Chão, como "Chão", "Olha o boneco" e "Rebolo Colo".

Para encerrar o evento, foi chamado o músico Puto Português, que fez vibrar os presentes, além de ter o privilégio das suas melodias serem interpretadas pela maioria dos espectadores.

No final do espectáculo, o director de eventos da Refriango, Axel Joka, em declarações à Angop, frisou ser intenção da instituição é garantir que o público local possa também conviver com os músicos angolanos, tendo em conta a aceitação da música angolana no mercado africano.

Para tal, disse, que espectáculos idênticos serão realizados nas cidades Namibe, Ondjiva (Cunene), Lobito (Benguela) e Sumbe (Kwanza Sul), culminando em Maputo (Moçambique).

O "road show blue" é uma tournée promovida pela empresa de refrigerantes de Angola "Refriango", que através da marca Blue leva os artistas a 10 províncias do país.
in ANGOP de 09.07.2012

Valorizado contributo do entreposto para a economia nacional

Alexandre Costa, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Entreposto Aduaneiro

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Entreposto Aduaneiro, Alexandre Costa, valorizou
nesta cidade, o contributo que tem sido prestado por esta empresa pública na solidificação e qualidade da economia nacional, bem como ao comércio.
 
Intervindo na cerimónia de reinauguração da loja Poupalá, Alexandre Costa justificou que a reabertura no país das lojas dessa rede de supermercados é resultado do esforço conjunto entre o Ministério do Comércio e o Entreposto Aduaneiro.
 
Acrescentou que tal programa visa satisfazer os consumidores e tornar acessíveis os preços de venda de produtos que compõem a cesta básica.
 
Salientou ainda que a reabertura dessas lojas irá incentivar o desenvolvimento da agro-pecuária e da indústria local, contribuindo, deste modo, para o crescimento económico e o aumento dos postos de trabalho no país.
 
A primeira loja Poupalá na província do Huambo permitiu a criação de 22 empregos directos para os quais foram admitidos maioritariamente jovens locais.
in ANGOP de 09.07.2012

Huambo acolhe seminário regional sobre medicina tradicional


A provincia do Huambo acolhe o seminário regional sobre medicina tradicional e práticas complementares.
No certame, com duração de dois dias, será apresentado o projecto de política nacional de medicina tradicional, estratégias de implementação, a apresentação da comissão instaladora da sociedade angolana de medicina tradicional e práticas complementares.

O presidente do fórum de medicina tradicional em Angola, Avô Kitoko, disse que o encontro vai permitir valorizar a actividade realizada pelos terapéutas tradicionais.


A medicina tradicional neste momento está bem inserida num sistema nacional de saúde, faltava inserir a política própria e seguir exemplo de outros países, como Moçambique que está a recorrer o mesmo papél, e Angola terá brevemente a sua legislação”, disse.in Rádio N'Gola Yetu de 09.07.2012

Instituto Superior Politécnico realiza IV jornadas académicas

A direcção do Instituto Superior Politécnico (ISP) do Huambo realiza de 25 a 27 deste mês, as suas IV jornadas académicas, com finalidade de cultivar o hábito de elaboração de trabalhos científicos por parte dos estudantes, no âmbito do plano curricular da instituição que funciona deste 2009.
 
Em declarações o presidente da associação dos estudantes da instituição afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Zeferino Samuel Lucas, informou que os participantes ao evento vão partilhar experiências sobre as olimpíadas de matemática, física e em diversas outras áreas do saber.
 
Disse que os participantes irão igualmente trocar experiências em matérias relacionadas com as ciências medicinais, nomeadamente a enfermagem, laboratório e electromecânica, bem como engenharia civil, arquitectura, informática e computadores, entre outras.
 
Refira-se que as últimas jornadas foram realizadas de 23 a 26 de Agosto do ano passado com o propósito de cultivar o espírito de investigação científica no seio de estudantes que frequentam várias especialidades.
in ANGOP de 09.07.2012

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mais de quatro mil crianças estão a beneficiar de merenda escolar no Londuimbali

Quatro mil e 250 crianças de três escolas primárias do município do Londuimbali, a 92 quilómetros a norte da cidade do Huambo, estão a beneficiar de merenda escolar no presente ano lectivo.
 
Segundo disse o chefe da repartição municipal da Educação, Eugénio Sachilombo, a merenda escolar está a reduzir o absentismo de alunos nas escolas, além de contribuir para o aproveitamento escolar dos beneficiários.
 
Acrescentou que as autoridades administrativas locais prognosticam aumentar, a partir do próximo mês, o número de escolas abrangidas, a julgar pelos benefícios gerados pelo programa de distribuição de merenda aos alunos.
in ANGOP de 06.07.2012

Inaugurada 2ª fase do Centro Pré-Universitário Católico

A segunda fase do Centro Pré-Universitário Católico “Santo Agostinho”, localizado nesta cidade, foi inaugurada hoje, quinta-feira, em cerimónia presidida pelo arcebispo do Huambo, dom José de Queirós Alves.
 
Financiada pelo bloco 31, composto pela Sonangol, BP-Angola e parceiros, a infra-estrutura possui, entre outros compartimentos, três laboratórios (biologia, química e física), salas de Internet e de conferências.
 
As obras iniciaram em 2007 e custaram aos financiadores 1, 5 milhões de dólares norte-americanos (um dólar equivale a 95,124 kwanzas a compra e 95,599 kz a venda).
 
A primeira fase do Centro Pré-Universitário Católico (CPUC) foi inaugurada em 2007. O estabelecimento de ensino, que funciona em dois pisos, possui oito salas de aula, três gabinetes, secretaria, sala de professores, capela, dois gabinetes, campo gimnodesportivo e outras áreas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem.
 
Em representação dos beneficiários, a aluna Santa Chimuco, da 12ª classe, enalteceu o apoio do Governo da Província do Huambo e seu empenho, bem como do bloco 31 na construção e apetrechamento da infra-estrutura que vai proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem.
 
No presente ano lectivo estão matriculados no CPUC 350 alunos da 10 à 12ª classe, em dois períodos (manhã e tarde). Estes frequentam as especialidades de ciências físicas biológicas e ciências humanas.
in ANGOP de 06.07.2012