quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Empresas orientadas a empregarem deficientes físicos


As empresas privadas da província do Huambo, que se têm recusado a empregar cidadãos com deficiência física, foram orientadas, na cidade com o mesmo nome, a mudarem de comportamento, sob pena de serem severamente sancionadas.

A advertência é do vice-governador para o sector económico, Francisco Fato, quando presidia ao acto do Dia Internacional das Pessoas com deficiência física, que se assinala a 3 de Dezembro, salientando que a inserção sócio-económica desta franja da sociedade promove a dignidade e direitos iguais dos cidadãos.

Disse que Angola é um país em crescimento e que as instituições do Estado contam com os esforços de todos cidadãos, independentemente da sua condição física, para contribuírem no desenvolvimento harmonioso do país.

Francisco Fato considera imperioso que a sociedade civil, como parceira social do Executivo, se mobilize na sensibilização da inclusão, respeito e solidariedade das pessoas com deficiência física.

A condição de portador de deficiência, no entender do vice-governador da província do Huambo para o sector económico, não deve constituir factor de empecilho para que as empresas evitem recrutar e admitir angolanos, agindo, assim, de forma discriminatória, e violando a lei vigente no território nacional.

Destacou que o titular do poder Executivo, José Eduardo dos Santos, tem arquitectado estratégias conducentes à promoção da dignidade, asseguramento e permanência das pessoas com deficiência física no sector público e privado.

Lembrou ainda que a melhoria da condição de vida das pessoas com deficiência física é também uma das prioridades assumidas pelo Governo de Angola. 

in ANGOP de 04.12.2013  

Sem comentários:

Enviar um comentário