
Sessenta e três novas escolas comunitárias foram construídas este ano, na comuna do Cuima, 73 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, por iniciativa das comunidades daquela circunscrição adstrita ao município da Caála, informou hoje à Angop o administrador, Faustino Kapinhala.
Segundo o administrador do Cuima, a iniciativa das comunidades visa proporcionar melhores condições de aprendizagem das crianças, principalmente aquelas que ingressam pela primeira vez no sistema normal de ensino.
Faustino Kapinhala acrescentou que, o governo vai disponibilizar chapas para a cobertura das respectivas escolas comunitárias e na sua área de jurisdição está em curso o processo do aumento do nível de agregação pedagógica de alguns professores que ingressaram recentemente na carreira do professorado.
O administrador do Cuima, considerou positivo o grau de aproveitamento escolar, sendo fruto das exigências da administração local, os professores tiveram durante a época escolar contacto permanente com os alunos, o que contribuiu na melhoria da qualidade de ensino na sua área de jurisdição.
Faustino Kapinhala assegurou que, o sector da educação necessita de 72 novos professores para diminuir o índice de crianças fora do sistema normal de educação por falta de docentes.
in ANGOP de 18.12.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário