Blog que nos mostra o Huambo atual, sem medos, sem polémicas, mas real e com o Huambo no coração.
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Jovens da IECA doam bens aos reclusos
A juventude da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) do pastorado académico do Huambo doou domingo bens de 1ª necessidade aos reclusos da comarca local.
A doação aconteceu antes do espectáculo de música gospel realizado pelos jovens da IECA na comarca, com o propósito de dar a conhecer o evangelho de Jesus Cristo aos reclusos, através da música.
Na ocasião, o chefe de reeducação penal da comarca do Huambo, Nicolau Sacuvala, manifestou-se satisfeito com o gesto fraternal da juventude da IECA, assegurando que as bíblicas entregues irão proporcionar uma maior aproximação entre Deus e a população penal, dando assim possibilidade para a mudança de comportamento.
“A função das igrejas é completar o processo educativo com a transmissão do evangelho sagrado em todas as comunidades. Portanto podemos salientar que os reclusos ao saírem daqui terão uma vida comprometida com a Pátria e com Jesus Cristo, visto que só a palavra de Deus consegue transformar quem for que seja”, considerou.
Por sua vez, o catequista da Igreja Congregacional do bairro académico, Eduardo Sondjamba, pediu aos reclusos a demonstrarem uma atitude de arrependimento e esperança.
Segundo o responsável, o ser humano depois de cometer um erro deve pautar, necessariamente, pelo arrependimento e tomar outro rumo de vida, assente no amor ao próximo e meditação constante da palavra de Deus.
“A palavra de Deus dá sempre esperança aos seus filhos, mesmo as vezes distantes, por isso as mães que se encontram na condição de reclusas devem orar e meditar para que os seus filhos não cometam os mesmos erros. A distribuição das bíblias é para transmitir o verdadeiro valor de Deus e fortalecer a esperança e a fé destes irmãos”, considerou.
in ANGOP de 31.10.2012
Resolvidos 60 casos de violência doméstica no centro de aconselhamento familiar
Sessenta casos de violência doméstica, dos 80 que deram entrada, foram resolvidos este mês no centro de aconselhamento familiar da direcção da família e promoção da mulher na província do Huambo.
Os dados foram divulgados pela chefe do departamento de política familiar, Ágata Vitumbo, tendo explicado que tais casos relacionam-se com fuga à paternidade, conflitos laborais, violência psicologia e física.
Informou que os demais 20 foram encaminhados ao comando da Polícia Nacional devido a gravidade dos mesmos, sendo que alguns se relacionam com ameaças de morte com recurso a armas de fogo.
Ágata Vitumbo referiu que o total de casos de violência doméstica registados ao longo deste mês representa uma ligeira tendência de aumento em comparação aos meses anteriores.
in ANGOP de 31.10.2012
Desabamento da cobertura da casa dos rapazes deixa crianças ao relento
Cinquenta e uma crianças que vivem na Casa dos Rapazes estão ao relento desde segunda-feira em consequência do desabamento parcial da cobertura do imóvel, por acção da chuva registada na noite de segunda-feira, seguida de rajadas fortes de vento.
O responsável da casa de acolhimento de crianças desfavorecidas, padre Marcelino Pungulimue, pediu ajuda da sociedade civil para que o edifício possa ser reabilitado.
Informou que a instituição está sem recursos financeiros para recuperar o imóvel, mas garante que serão efectuadas obras paliativas para que as crianças não continuem ao relento.
O padre Marcelino Pungulimue disse que o estado actual do imóvel, construído há quase 50 anos, não oferece segurança para as crianças que ali se encontram.
“A nossa preocupação é maior nesta época chuvoso. Pedimos que a sociedade nos ajude na reparação do imóvel para que as crianças estejam seguras”, frisou.
in ANGOP de 31.10.2012
Administradora do Longonjo felicita jornalistas da Angop
A administradora em exercício do município do Longonjo, Isabel Jepele Afonso, felicitou os jornalistas da Angop pela celebração do 37º aniversário de existência deste órgão público de comunicação social.
Na nota endereçada à delegação da Agência de Noticias Angola-Press no Huambo, a administradora em exercício destaca a atenção que os jornalistas deste órgão sempre dedicaram a este município, divulgando factos de interesse público, incluindo as acções da administração.
“Os profissionais da Angop no Huambo têm colocado este órgão num patamar elevado em comparação aos demais”, lê-se na nota.
in ANGOP de 31.10.2012
Huambo terá um Centro de Alto Rendimento para Desporto Adaptado
O Comité Paralímpico Angolano “CPA” vai construir nos próximos dias na província do Huambo, um Centro de Alto Rendimento para o Desporto Adaptado.
A informação foi avançada pelo secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano, António da Luz, durante uma visita e três dias efectuada àquela província.“Ficámos com a incumbência de fazer chegar à direcção provincial da juventude e desportos um projecto de construção de uma área desportiva para os atletas deficientes”, contou.
António da Luz trabalhou no Huambo, para se inteirar também da situação social dos atletas paralímpicos do planalto central.
No final, o secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano prometeu dias melhores aos atletas paralímpicos.in Rádio Cinco de 31.10.2012
Residências dos bairros periféricos serão pulverizadas
Mais de sessenta mil residências dos bairros periféricos da cidade do Huambo, serão pulverizadas, no quadro do programa de combate a malária.
“Temos trezentos agentes preparados para essa campanha, temos cerca de duzentos mobilizadores que estão a passar casa a casa, todos os bairros serão beneficiados, esperamos atingir uma meta de sessenta mil casas”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 31.10.2012
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Técnicos de saúde do Chinjenje capacitados sobre planeamento familiar
Trinta e dois técnicos de saúde do município do Chinjenje, 118 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, concluíram este fim-de-semana uma acção formativa sobre o novo método de planeamento familiar, vulgo Jadel.
Em declarações à Angop, o chefe da repartição local da saúde, Luís Cunha Cachequele, informou que o Jadel, por ser um novo método de planeamento familiar, ainda não é do domínio dos técnicos de saúde deste município, razão que motivou a realização da acção formativa.
Disse que este novo método de planeamento familiar apresenta várias vantagens, em comparação aos convencionais, tendo destacado o facto de diminuir a incidência de risco de cancro da mama, gravidez utópica, sangramento e outras infecções.
A formação durou três dias e foi facilitada pela ginecologista e obstetra Rosa dos Santos de Almeida. Ao longo do evento foram realizados sete implantes.
in ANGOP de 30.10.2012
Mulheres da Igreja Adventista doam sangue ao hospital geral
Vinte e cinco mulheres da Igreja Adventista do 7º dia doaram sangue este domingo à hemoterapia do hospital geral do Huambo, com vista a suprirem a falta no banco de sangue da maior unidade hospitalar da província.
A iniciativa foi promovida pela direcção da família e promoção da mulher e enquadra-se nas comemorações do dia da mulher rural, assinalado a 15 deste mês.
A chefe do departamento de promoção da direcção provincial da família e promoção da mulher Wilni Ekuikui, mostrou-se satisfeita com a adesão voluntária das mulheres adventistas, ciente de que o gesto vai salvar vidas.
Wilni Ekuikui apelou às mulheres de outras denominações religiosas a seguirem este exemplo, para que o hospital não tenha falta de sangue.
in ANGOP de 30.10.2012
Sociedade angolana deve abster-se da prática de feitiçaria
O padre do centro missionário Nossa Senhora Mãe de África, Nelson Ndielo, exortou domingo a sociedade angolana, em particular os fiéis católicos, no sentido de se absterem da prática de feitiçaria.
Na sua homilia, o sacerdote referiu que tal prática retarda a construção de uma sociedade baseada na imagem e semelhança de Deus, além de afastar as pessoas.
Admitiu que o momento actual que o país vive exige de cada cidadão um comportamento cada vez mais digno e comprometido com os desafios da reconstrução e desenvolvimento nacional.
Para o padre Nelson Ndielo, as famílias devem evitar sacrificar os filhos para obter riqueza e apontou o juízo, o bom comportamento e a fé como únicas fontes de riqueza na terra.
“Muitos pais matam os filhos, realizam abortos, sacrificam o dom que Deus lhes deu para obter riqueza, o que não é justo para se alcançar a vida eterna”, sustentou.
in ANGOP de 30.10.2012
Valorizada acção de combate à malária
O vice-governador da província do Huambo para o sector político e social, Guilherme Tuluca, afirmou que as acções de combate à malária em curso na região constituem premissa fundamental para a redução da mortalidade materna infantil e constam dos oitos objectivos para o desenvolvimento do milénio.
Ao discursar no acto de abertura do lançamento da campanha de pulverização residual intra-domiciliar, o vice-governador afirmou que tais acções fazem parte das prioridades do Executivo angolano e têm sido cabalmente cumpridas pelos governos provinciais.
Segundo o responsável, o programa de pulverização intra-domiciliar e a distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticida de longa duração estão na base da redução considerável de mortes por malária nesta província.
Informou que na campanha aberta hoje, da qual estão mobilizados 600 agentes sanitários, serão pulverizadas aproximadamente 90 mil residências, contra as 70.157 abrangidas o ano transacto.
in ANGOP de 30.10.2012
Estações de serviço foram encerradas no Planalto Central
A direcção provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente anunciou ter encerrado este mês, na cidade do Huambo, dez estações de serviço por terem derramado quantidades excessivas de óleo nas redes de esgoto.
Suzana Capitia, técnica de ambiente da direcção provincial, disse à Angop que a medida foi tomada na sequência das acções de fiscalização realizadas em Setembro nos postos de abastecimento de combustíveis e nas estações de serviço.
As áreas afectadas pelo procedimento das estações de serviço agora encerradas, afirmou, são bastante diversificadas, mas sentem-se principalmente na da lagoa da cidade baixa, cujas águas estão totalmente contaminadas, tal como os solos da zona circundante.
As acções de fiscalização, referiu, permitiram uma análise dos impactos ambientais, potenciais e reais, causados pelos postos de abastecimento de combustíveis e estações de serviço.
Suzana Capitia salientou a importância de se realizar “um estudo mais aprofundado das agressões ambientais na cidade” causadas pelos postos de abastecimento de combustíveis e estações de serviço.
A direcção do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente da província do Huambo realizou sexta-feira, na Casa Ecológica II, uma acção de sensibilização e de esclarecimento sobre os impactos ambientais.
O encontro serviu para apresentar os principais danos causados pela actividade das estações de serviço que se dedicam à lavagem de viaturas, bem como pelos postos de abastecimento de combustível.in Jornal de Angola de 30.10.2012
A responsável provincial do departamento do ambiente, Suzana Capitia, considerou que tais actividades agridem o meio ambiente.
in Jornal de Angola de 30.10.2012
in Jornal de Angola de 30.10.2012
AVC em ascensão no Hospital do Huambo
As autoridades tradicionais na Província do Huambo estão preocupadas pelos elevados números de acidentes vasculares cerebrais que se registam nas unidades sanitárias locais.
“Se nós formos ao hospital do Huambo vamos encontrar muitas pessoas que se encontram com a metade do corpo paralisado devido uma trombose ou acidente vascular cerebral, que são muito comuns no nosso hospital”, disse.
Para o efeito, avançou, serão realizadas com frequência acções de medição da tensão arterial nas populações locais.
in Rádio N'Gola Yetu de 30.10.2012
Raio provoca dois mortos no Huambo
Um raio atingiu mortalmente dois adolescentes, de 12 e 19 anos, no município de Ucuma, a 100 quilómetros da sede provincial, Huambo.
Um homem foi ainda ferido, não correndo risco de vida, e registaram-se diversos estragos devido ao intenso temporal que se abateu sobre a região.
in A Bola Angola de 30.10.2012
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Especialista advoga aplicação de matérias sobre incidências de riscos na formação
O especialista em prevenção de riscos laborais e qualidade do meio ambiente Fernando Ferreira Vicente advogou, na província do Huambo, a aplicação de matérias sobre incidências de riscos na formação dos futuros médicos, por forma a responsabilizar os estudantes sobre os principais acidentes com matéria biológica.
O perito dissertava o tema "Incidências e impacto dos acidentes ocupacionais com material biológico de risco", enquadrado II jornadas académicas estudantis da Faculdade de Medicina, da Universidade José Eduardo dos Santos,
Disse que são os estudantes do curso de medicina que vão posteriormente tratar da saúde da pessoa humana, pelo que devem começar a entender os principais riscos que
possa afectar a saúde da sociedade.
"É necessário começarmos a promover acções relacionadas com o comportamento prático no exercício de cada função, a componente biológica que tem muito haver com o nosso corpo é afectada por vários factores psicológico, económico, social e aspectos do meio ambiente", disse.
Na sua opinião, além da aplicação de matéria sobre incidências de riscos na Faculdade de Medicina é necessário a inserção de todo ser humano nas acções de preservação do meio ambiente", afirmou.
As II jornadas académicas estudantis da Faculdade de Medicina, da Universidade José Eduardo dos Santos, visam promover a reflexão sobre a melhoria da qualidade de vida das populações e estimular a investigação científica entre a comunidade estudantil.
O evento decorre sob o lema "Ciência e desenvolvimento para melhoria da qualidade de vida das populações".
Durante três dias, os participantes vão abordar temas ligadas ao estilo e qualidade de vida em relação com a saúde humana, o perfil do médico em formação, análise da situação de saúde da comunidade do Kuando, município do Huambo, bem como assuntos ligados aos aspectos clínicos e genéticos.
in ANGOP de 29.10.2012
Presidente da República nomeia vice-governadores de províncias
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, usando da faculdade que lhe é conferida pela Constituição, nomeou os vice-governadores para algumas das províncias do país, de acordo com a lista que se segue:
Kalunga Francisco Zage Quissanga, para o cargo de Vice-Governador da Província do Huambo para os Serviços Técnicos e Infraestruturas;
Francisco Fato, para o cargo de Vice-Governador da Província do Huambo para o Sector Económico;
Guilherme Tuluca, para o cargo de Vice-Governador da Província do Huambo para o Sector Político e Social;
in ANGOP de 29.10.2012
Projecto Uhayele chega à população da aldeia Umdungulo
A coordenação do projecto Uhayele realizou sexta-feira na aldeia Umdungulo, sector do Monte Belo, município do Bailundo, a norte da cidade do Huambo, uma palestra sobre o saneamento básico, tratamento de água potável e importância das latrinas.
A palestra, denominada juntos pela saúde das nossas comunidades, enquadra-se nas acções que estão a ser desenvolvidas pelo projecto no âmbito dos cuidados preventivos de saúde.
A coordenadora técnica de assistência do Uhayele, Priscila Americana, disse à Angop, no final da palestra, ser objectivo do projecto ensinar as pessoas a levarem uma vida saudável em suas comunidades, prevenindo-se de doenças causados pelo débil saneamento básico e consumo de água imprópria.
O soba da aldeia, António da Silva, um dos 250 presentes na palestra, louvou a iniciativa do Uhayele, tendo sublinhado que os conhecimentos adquiridos pelos aldeões, uma vez postos em prática, vão contribuir para a redução da mortalidade.
“Consumimos água do rio sem ser tratada, situação que tem originado doenças. O saneamento básico na aldeia é bastante precário, mas admito que doravante a situação será melhor, graças a esta palestra”, aludiu.
No município do Bailundo, cuja vila dista a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, o projecto Uhayele formou 160 agentes comunitários, um gestor de cuidados, bem como uma coordenadora técnica de assistência. Cada agente realiza semanalmente oito palestras na comunidade onde reside.
O projecto Uhayele, expressão que traduzida de umbundo para português significa saúde, está a ser desenvolvido desde 2008 pela Amosmid, empresa privada angolana de gestão de saúde.
in ANGOP de 29.10.2012
Especialistas em má nutrição concluem formação
Vinte formadores para área de tratamento da má nutrição aguda concluíram, sexta-feira, na província do Huambo, uma acção formativa sobre os grandes desafios da gestão integrada da má nutrição.
Promovida pela Direcção Nacional de Saúde Pública, o evento, que durou cinco dias, teve como objectivo capacitar e facilitar os técnicos e profissionais de saúde que lidam com crianças e que trabalham nas unidades de internamento nutricionais, para que tenham domínio da gestão e manuseamento da má nutrição aguda severa.
No acto de encerramento, a chefe do departamento de saúde pública na província do Huambo, Georgina Figueiredo, apelou os formandos para, além de aplicar os conhecimentos adquiridos, apoiarem nas acções de prevenção e tratamento da doença nas comunidades, de modo a evitar que um grande número de crianças seja hospitalizado nos centros nutricionais.
“Para um bom resultado nas comunidades, esta será uma tarefa multissectorial que envolverá escolas, igrejas, adolescentes e famílias”, frisou.
No comunicado final distribuído à imprensa, os formandos prometeram tudo fazer para garantirem um melhor atendimento aos doentes com má nutrição e solicitaram à Direcção Nacional de Saúde Pública que realize mais formações.
Os formandos realçaram ainda que a garantia e a sustentabilidade dos produtos terapêuticos nutricionais nos níveis de intervenção, assim como a abertura de unidades específicas são determinantes para o combate da má nutrição.
in ANGOP de 29.10.2012
Paralisadas obras de reabilitação da lagoa da cidade
Suzana Capitia, técnica do departamento provincial do ambiente
As obras de reabilitação da lagoa da cidade do Huambo, localizada na zona que divide a parte alta e a baixa desta urbe, nas proximidades da estufa fria, estão paralisadas há quase 20 dias pelo facto da mesma ter ficado inundada de óleo de viaturas provenientes de dez estações de serviço.
De acordo com a técnica do departamento provincial do ambiente, Suzana Capitia, que falava sexta-feira no encontro de sensibilização aos proprietários de tais estações de serviço, os trabalhos apenas serão retomados tão logo seja removido o óleo e a areia contaminada que se encontra no lago e no riacho.
“Os construtores viram-se forçados a terem que paralisar os trabalhos depois de terem detectado o derrame de grandes quantidades de óleo proveniente das redes pluviais da cidade, o mesmo canal utilizado pelos funcionários das estações de serviço para evacuarem lubrificantes”, lamentou.
Suzana Capitia informou que esta interrupção vai criar constrangimentos no cumprimento dos prazos de conclusão da referida obra, já que ainda não se sabe quando é que será feita a remoção do óleo, bem como da água e da areia contaminada.
Lembrou que a previsão é que os trabalhos ficassem concluídos em Dezembro, mas com esta situação o prazo poderá ser alargado.
Iniciados em Julho, a empreitada de reabilitação e requalificação da lagoa esta a consistir no melhoramento do leito da lagoa e das nascentes de água para converter-se num local de lazer.
Em virtude do derrame foram encerradas dez estações de serviço pela direcção do ordenamento do território, urbanismo e ambiente.
in ANGOP de 29.10.2012
Dez estações de serviço encerradas por derrame de óleo
A direção provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente do Huambo encerrou, este mês, dez estações de serviço de lavagem de viaturas devido ao derrame de quantidades excessivas de óleo nas redes de esgotos.
Segundo a técnica de ambiente da direção provincial, o encerramento ocorreu após ações de fiscalização realizadas em setembro naquelas estações de serviço.
A área mais afetada é a zona da lagoa da cidade, mas existem outras, em menor escala, a sofrer igualmente do derramamento de óleo.
Susana Capitia alertou, ainda, para a importância da realização de um estudo mais aprofundado das questões ambientais no Huambo.
in A Bola Angola de 29.10.2012
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Angola e Cabo Verde juntos no Grupo A
O sorteio da Taça das Nações Africanas (CAN), realizado esta quarta-feira, colocou Angola e Cabo Verde no Grupo A do torneio, que vai decorrer entre 19 de janeiro e 10 de fevereiro, juntamente com a seleção de Marrocos e a anfitriã África do Sul.
Os cabo-verdianos, que se estreiam na maior competição africana de seleções, vão disputar o jogo de abertura com a África do Sul, a 19 de janeiro, estando marcado para o mesmo dia o duelo entre Angola e Marrocos. Os palancas marcam a sétima presença em 28 edições do torneio.
A Zâmbia, atual detentora do título, ficou no Grupo C onde terá como adversários o Burquina Faso, a Etiópia e a Nigéria.
Eis o resultado do sorteio, realizado esta quarta-feira em Durban, na África do Sul:
Grupo A: África do Sul, Angola, Cabo Verde e Marrocos.
Grupo B: Gana, Mali, Níger e RD Congo.
Grupo C: Zâmbia, Nigéria, Burquina Faso e Etiópia.
Grupo D: Costa do Marfim, Tunísia, Argélia e Togo.
in A Bola Angola de 25.10.2012
Criadas condições para a realização da fase nacional do Variante
A chefe do departamento de artes e acção cultural da direcção da cultura na província do Huambo, Victórina Navimbi, garantiu hoje, quarta-feira, em declarações à Angop, estarem criadas as condições exigidas para a realização, no próximo dia 3, da fase final do concurso nacional de música popular, vulgo "Variante".
Disse que a semana passada estiveram nesta província os membros da comissão organizadora do evento que, em parceria com a direcção provincial da cultura, fizeram os últimos acertos para que o evento decorra sem qualquer sobressaltos.
Victórina Navimbi informou que a fase final do concurso nacional de música popular será disputada por 19 concorrentes em representação das 18 províncias do país, sendo que a província anfitriã será representada por dois candidatos.
Anunciou que o 1º classificado vai receber um milhão de Kwanzas, o segundo, seiscentos mil e o terceiro, quatrocentos mil Kwanzas.
Explicou que o Ministério da Cultura, promotor do evento, decidiu que o acesso ao pavilhão onde vai decorre o "Variante" será gratuito para que todos os interessados possam assistir ao evento.
Confirmou a presença dos músicos locais Justino Handanga, Bessa Teixeira e Zé Cachiungo que, a par de outros renomados, entre os quais Puto Português, Bruno King e Jacinto Tchipa irão actuar antes, durante e depois da exibição dos 19 concorrentes.
in ANGOP de 25.10.2012
Ministro anuncia para 2015 a implementação das autarquias locais
Bornito de Sousa, ministro da Administração do Território
O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, anunciou hoje, quarta-feira, na vila do Bailundo, província do Huambo, a implementação das autarquias locais em 2015 em Angola, face a um estudo aprofundado realizado pela instituição que dirige.
Em declarações à imprensa no final das actividades desenvolvidas no município do Bailundo, o ministro da Administração do Território assegurou estar em curso a preparação do processo das autarquias locais, foi feito uma consulta com o Presidente da República o ano passado e que inicialmente apontava na altura para o ano de 2014.
O governante assegurou que, estudos que estão a ser aprofundados ao nível do ministério apontam mais para 2015, mas decorre um conjunto de estudos que devem ser ainda completados seguido de consultas a serem feitas a nível nacional.
Bornito de Sousa manifestou-se satisfeito com o grau de execução das obras de remodelação das infra-estruturas da Ombala Mbalundo, que muitas já foram executadas na ordem dos 50 porcento, um processo que será extensivo para outros reinos de Angola.
O Ministro da Administração do Território, durante a sua estada na província do Huambo, acompanhou no município do Bailundo os trabalhos do XIII encontro nacional das comunidades da iniciativa da ADRA-Angola, que juntou mais de 170 pessoas vindas das províncias do Huambo, Benguela, Malanje, Huíla e Luanda.
in ANGOP de 25.10.2012
Faculdade de Medicina promove Jornadas académicas
A Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos promove entre os dias 25 e 27 deste mês, nas suas instalações, as II jornadas académicas estudantis cujo lema é “Ciência e desenvolvimento para melhoria da qualidade de vida das populações”.
A chefe de departamento dos assuntos académicos desta instituição universitária, Maria da Ascensão Ferreira Botelho, informou hoje, quarta-feira, à Angop, que a actividade visa promover a reflexão sobre a melhoria da qualidade de vida das populações e estimular a investigação científica no seio dos estudantes.
Explicou que por se tratar de jornadas académicas serão apresentados no evento trabalhos elaborados pelos estudantes, sendo que estes visam despertar a população sobre a necessidade de adoptar hábitos saudáveis para a melhoria de vida.
Maria Botelho informou que além de estudantes e docentes da Faculdade de Medicina, estarão também presentes nestas II jornadas académicas e estudantis responsáveis de unidades sanitárias e pesquisadores.
in ANGOP de 25.10.2012
Chuvas já fizeram 14 mortos no Huambo desde setembro
Desde setembro até agora, 14 pessoas perderam a vida devido às fortes chuvas que se têm feito sentir na província do Huambo.
As mortes foram causadas por descargas elétricas e desabamentos de residências. Ainda de acordo com o comandante provincial dos serviços de bombeiros e proteção civil, 402 casas ficaram destruídas e 407 famílias desalojadas. Ao todo, 2.035 pessoas foram afetadas pelo mau tempo.
João Ricardo adiantou que a maioria das casas destruídas tinha sido construída em zonas de risco iminente de desabamento.
in A Bola Angola de 25.10.2012
Detetados três novos casos de sarampo no Huambo
A Repartição Municipal de Saúde do Huambo registou, nas últimas 24 horas, três novos casos de sarampo, elevando o total de vítimas para 54 desde o início do mês.
De acordo com o porta-voz daquela unidade, Faustino da Paixão Cassinda, trata-se de três crianças, com nove meses, três e quatro anos de idade, e residentes no bairro Benfica.
O responsável adiantou que estas crianças não estavam vacinadas contra o sarampo e apelou às mães para que levem os filhos menores de cinco anos aos postos de vacinação.
Nos últimos cinco dias, acrescentou, 16.295 crianças menores de cinco anos foram vacinadas.
in A Bola Angola de 25.10.2012
Cresce a Construção em Zonas de Risco
Na província do Huambo cresce, de forma alarmante, a construção de casas em zonas de risco.
“Estes locais estão identificados, a administração tem estado a fazer embargos a esses casos, proibições de construções, nestas áreas, que são linhas de água, as construções ,nestas áreas, estão carregadas de riscos”, disse.in Rádio N'Gola Yetu de 25.10.2012
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Projecto Sorriso assiste duas mil pessoas em consulta de estomatologia na Caála
Duas mil pessoas, entre crianças e adultos, beneficiaram de consultas gratuitas de estomatologia de Janeiro a Outubro deste ano, na província do Huambo, numa iniciativa que visa combater doenças dentárias nas comunidades da região.
O médico de estomatologia da empresa de saúde da AMOSMID, Rafael Knobeaush, avançou que o projecto sorriso é realizado em todas as unidades escolares dos 11 municípios da província do Huambo durante o ano académico, tendo como prioridade as crianças e professores.
“Hoje, estamos expandindo o projecto nas comunidades de forma mais abrangente, onde são assistidos crianças e adultos para evitar a cárie dentária, dando orientações médicas e extracção de dentes quando for necessário”, destacou o médico de estomatologia da AMOSMID.
O projecto já beneficiou kits para higiene bucal e palestras sobre cuidados primários para a prevenção das doenças dentárias, 85 mil crianças do 5 aos 12 anos de idades, durante o ano lectivo em curso na província do Huambo, numa altura em que a situação da doença dentária é preocupante nesta região.
Na província do Huambo se regista com frequência doenças dentárias relacionadas com a cárie, abcessos dentários e doenças de gengivais, exigindo a intensificação das campanhas de sensibilização nas comunidades, por formas a garantir a saúde bucal e evitar a proliferação das doenças dentárias nas aldeias.
AMOSMID assistiu segunda-feira e terça-feira mais de 97 pacientes, entre crianças e adultos.
in ANGOP de 24.10.2012
CoopEkunha arrecada mais de dois milhões de Kwanzas
Dois milhões e 673 mil Kwanzas foram arrecadados de Abril a Setembro deste ano pela cooperativa agrícola “CoopEkunha”, através da comercialização do mel, no município da Ekunha, província do Huambo, informou hoje, o seu presidente, Félix Tchissingui.
O presidente da cooperativa informou que de Abril a Setembro foram comercializados 15 mil quilogramas de mel, extraídos em 664 colmeias, colocadas nas aldeias Vindica, Candingo, Santa Teresa, São José, Missão Católica do Quipeio, Juila, Santa Maria, Tchicala, Calesse e Sabalundo.
Félix Tchissingui explicou que o mel foi comercializado nas províncias de Benguela, Luanda, Kwanza Sul, Huambo, Lunda Norte e Sul, numa altura em que continuam a receber solicitações de outros pontos do país.
O trabalho de recolha do mel é garantido por 360 apicultores especializados do município da Ekunha, instruídos pela Organização não-governamental portuguesas Instituto Marques de Vale Flor (MFV).
in ANGOP de 24.10.2012
ADRA realiza XIII encontro nacional das comunidades
A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) realiza, nos dias 24 e 25 deste mês, na província do Huambo, o XIII Encontro Nacional das Comunidades, com a participação de representantes das províncias de Benguela, Huambo, Huila, Malanje, Cunene e Luanda.
A actividade, a ter lugar no Centro Cultural Mbalundu - na cidade do Bailundo, vai reflectir sobre os problemas da Segurança Alimentar, com incidência para a produção agrícola e comercialização, tendo em conta as questões de associativismo, cooperativismo, da terra e da participação cívica dos cidadãos.
O objectivo é proporcionar momentos de debates sobre programas públicos de apoio ao desenvolvimento local, tais como Linha Especial de Crédito Agrícola; o caso do Crédito Agrícola de Campanha; o Programa do Comércio Rural; o Programa Habitacional; as Políticas de Acesso ao Emprego e o Programa de Empreendedorismo BUE.
Este encontro, segundo uma nota da associação, representa uma das principais acções da intervenção social da ADRA, e um importante instrumento, momento de troca de experiências e interacção entre membros das comunidades representantes de instituições do Estado, Ongs, doadores, académicos e jornalistas.
in ANGOP de 24.10.2012
Huambo tem nova escola para formação de talentos
Uma escola com capacidade para albergar 80 alunos para a aprendizagem de piano, bateria, solfejo, guitarra e batuque abriu na quinta-feira, no bairro Bom Pastor, arredores da cidade do Huambo, numa iniciativa dos jovens pequenos empreendedores.
Na sua intervenção, o responsável da escola, Jesuíno António Kavita, afirmou que a abertura do empreendimento tem em vista ocupar os tempos livres dos adolescentes e jovens em actividades úteis e descobrir novos talentos. As aulas têm início hoje.
Além dos já atrás referidos, a escola ministra ainda os cursos de dança moderna e clássica (semba, salsa, tango, valsa e ballet), a par da tradicional com estilos típicos da região ovimbundu, de melhoria da voz, vibração, performance da voz, guitarra normal, solo e baixo. “Para o êxito da formação, que vai consistir em aulas práticas e teóricas, criámos uma banda, visto na província do Huambo existirem muitos artistas e poucos com formação profissional, o que torna difícil melhorar a música produzida e ter qualidade”, referiu.
O responsável pelo departamento do património cultural da direcção da Cultura no Huambo, João Afonso, disse que a abertura da escola de música é um valor acrescentado para o fortalecimento da cultura na região do planalto central de Angola.
“Devo dizer, que o desenvolvimento da cultura passa necessariamente pela formação dos seus criadores. A abertura desta escola vem contribuir, de forma significativa, para melhorar a qualidade musical”, destacou.
in Jornal de Angola de 24.10.2012
Dirigente afirma que Huambo tem condições para acolher primeira etapa do estágio dos Palancas Negras
O Presidente da Associação provincial de Futebol do Huambo, António do Rosário, afirmou que o Huambo tem condições para acolher primeira etapa de preparação dos Palancas Negras, visando CAN 2013.
“Nós estamos com hotéis de topo, temos um bom clima, e graças à Deus, neste momento, o nosso clima assemelha-se ao da África do Sul, onde se vai realizar o CAN”, salientou.
in Rádio Cinco de 24.10.2012
Atletismo: Candidato da lista A trabalha na cidade do Huambo
O candidato à presidência da Federação Angolana de Atletismo, João Ntyamba, trabalhou na cidade do Huambo, onde apresentou as suas principais linhas de acção, em caso de vitória.
As eleições na Federação Angolana de Atletismo estão marcadas para o próximo dia 06 de Novembro.
in Rádio Cinco de 24.10.2012
Detidos seis membros de gangue que cometia assaltos no Caála
A Polícia Nacional anunciou, esta terça-feira, a detenção de seis membros de um grupo que praticava assaltos à mão armada no município de Caála.
Segundo o porta-voz da corporação de Caála, os detidos são já reincidentes em delitos do género, e dedicavam-se a roubos em residências.
A mesma fonte adiantou que a detenção ocorreu depois de populares terem denunciado os criminosos, quando estes se preparavam para um outro assalto.
A Polícia Nacional apreendeu, ainda, uma pistola e um carregador com dez munições.
in A Bola Angola de 24.10.2012
terça-feira, 23 de outubro de 2012
AMOSMID capacita supervisores de campo do projecto Uhayele
A empresa privada angolana de gestão em saúde AMOSMID realiza esta terça-feira no município da Caála, a 23 quilómetros da cidade do Huambo, uma acção formativa de refrescamento dos supervisores de campo e gestores do cuidado, afectos ao projecto Uhayele.
De acordo com uma nota enviada hoje à imprensa, a AMOSMID, no âmbito do seu projecto Sorriso (de saúde bucal), vai realizar ainda na terça-feira, no bairro Mangumbala, no município da Caála, atendimento gratuito de estomatologia.
Na quarta-feira, segundo o cronograma de actividades da AMOSMID, o projecto Uhayele vai realizar na comuna da Calenga, município da Caála, uma actividade de informação, comunicação e educação, através de palestras sobre o tratamento da água para consumo e demonstração do uso adequado de redes mosquiteiras, para prevenção da malária.
Quinta-feira está prevista uma grande mobilização na comuna do Lunje, município do Bailundo, a 110 quilómetros da cidade do Huambo, no âmbito do projecto Uhayele, ao passo que na sexta-feira este mesmo projecto, que traduzido de umbundo para português significa saúde, vai realizar na vila do Bailundo, a 75 quilómetros da cidade do Huambo, uma actividade de informação, comunicação e educação e estará também envolvido em uma mini-feira de saúde com supervisores de campo e agentes comunitários de saúde.
in ANGOP de 23.10.2012
EDA trabalha na melhoria de solos no Mungo
O director da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) do município do Mungo, província do Huambo, Daniel Epalanga, anunciou hoje, a implementação do programa de melhoria dos solos, com utilização do calcário na presente campanha agrícola de 2012/2013.
O responsável pela EDA no Mungo o programa está a beneficiar numa primeira fase os campos de camponeses associados em cooperativa e dos agricultores, de modo a ter melhor controlo do rendimento no final da época agrícola.
De acordo com o responsável, os camponeses estão orientados a preparem duas áreas com as mesmas culturas, de modo a facilitar a avaliação no final da época agrícola, numa iniciativa do governo que visa combater a fome e a pobreza na região.
O sector da agricultura no município do Mungo, a cerca de 150 quilómetros a norte da cidade do Huambo, controla mais de 15 associações de camponeses.
in ANGOP de 23.10.2012
Empresários esclarecidos sobre legislação de impostos
Operadores industriais, comércio e agricultores discutiram ontem no Huambo o regime fiscal aplicável, numa palestra promovida pelo Ministério das Finanças em parceria com a associação Epungo.
O encontro serviu para esclarecer o regime fiscal vigente no país, as garantias e benefícios que a legislação prevê para os operadores, industriais, agricultores e agentes económicos.
Ngouabi Salvador, o prelector, disse que o tema é de grande importância e serve para divulgar no seio dos contribuintes o regime de obrigações fiscais a que os empresários e demais agentes dos diversos sectores estão sujeitos a pagar. “Há um leque de benefícios fiscais, em que muitas pessoas não estão obrigadas a pagar impostos. Também há de incentivos que a legislação fiscal prevê para tornar mais eficiente a actividade agrícola, comercial e industrial”, frisou. Ngouabi Salvador disse que a questão fiscal é transversal a todo o contexto nacional. Participaram nos debates os contribuintes e os directores do Grémio do Milho de Angola.
in Jornal de Angola de 23.10.2012
Faculdade de Economia lança cursos de mestrado
Sílvia Amaral, decana da Faculdade
A Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos vai lançar, em simultâneo, no dia 19 de Novembro deste ano, dois cursos de mestrado, um em Ciências Empresariais e outro em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças empresariais.A decana da faculdade, Sílvia do Amaral, anunciou que estão abertas as vagas para os candidatos interessados que reúnam as condições exigidas para a frequência do curso.Sílvia do Amaral afirmou que o processo para a criação dos cursos de mestrado começou, em 2011, com pesquisas em Portugal, que resultaram num acordo com o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa.
A parceria com o ISEG vai garantir a vinda de docentes portugueses, a fim de leccionarem na Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos, com sede no Huambo. Para acesso aos cursos, Sílvia do Amaral disse ser necessária uma licenciatura numa das áreas de Ciências Económicas Empresariais, em Economia e Gestão, Contabilidade, Auditoria e Finanças ou cursos afins. Os candidatos devem ter uma formação básica numa das áreas específicas.
A média do curso de licenciatura deve ser de 14 valores, no mínimo. Cada candidato tem de apresentar um curriculum vitae que ateste a capacidade para frequência do curso.Sílvia do Amaral referiu que as aulas começam a 19 de Novembro e as matrículas são realizadas de 5 a 10 do mês de Novembro.
in Jornal de Angola de 23.10.2012
Falta de sistema de protecção de incêndios preocupa autoridades no Huambo
Os construtores, na província do Huambo, consideraram uma obrigação a instalação de sistemas de protecção de incêndios nos centros comerciais, hoteis e edifícios escolares.
“Um projecto qualquer, hoje em dia, deverá ter um sistema de combate contra incêndio que passa pelos interesses da província para que, no futuro, não haja desastres e acontecimentos que marquem pela negativa a província”, disse.
O porta voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Francisco Muhepa, apelou, aos construtores de grandes estabelecimentos e edifícios, a cumprirem com as normas de instalação de sistema de protecção de incêndio para se evitar embaraços no futuro.
“Apelamos a todos que fazem grandes construções, no sentido de instalarem o sistema automático de extinção de incêndio, principalmente, os extintores, nos seus estabelecimentos, para que, em casos de incêndios, se acuda, rapidamente, antes dos bombeiros chagarem ao local”, apelou.
in Rádio N'Gola Yetu de 23.10.2012
Chuvas provocam fortes danos no Huambo
As fortes enxurradas que nos últimos dias sobre a província do Huambo, estão as provocar enormes estragos.
De acordo com o porta voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Francisco Muhepa mais de dez casas e varias infraestrutura, foram afectadas pelas fortes enxurradas.
“No Londuimbali dez casas e três infraestruturas ficaram sem tectos, no município do Longonjo vinte e três casas e cinco infraestruturas ficaram, também, sem tectos, isso tudo, em consequência de chuvas e ventos fortes”, disse.
in TPA de 23.10.2012
Administração do Londuimbali prevê construir mini-hidrica no Alto-Wama
A administração do município do Londuimbali, cerca de 92 quilómetros a norte da cidade do Huambo, prevê este ano construir uma mini-hidrica, visando melhorar a qualidade do fornecimento de energia eléctrica as populações daquela circunscrição.
O director municipal de energia e águas no Londuimbali, Feliciano Satolo, revelou estar em curso o estudo de viabilidade para a construção da respectiva mini-hidrica, no quadro da execução do programa municipal integrado do desenvolvimento rural de combate à pobreza.
"O município de Londuimbali possui um potencial hídrico que possibilita a construção de uma mini-hidrica, para se melhorar o fornecimento de energia eléctrica as populações com baixos custos" destacou.
O município do Londuimbali tem uma população estimada em 93 mil habitantes, deste universo 222 beneficiam de energia eléctrica.
in ANGOP de 23.10.2012
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
População de Ecunha ganha hospital municipal em seis meses
A população do município de Ecunha, cerca de 42 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, ganha dentro de seis meses um hospital municipal com capacidade de internar mais de 150 pacientes com patologias diversas. As obras decorrem a bom ritmo.
O chefe de repartição do sector da saúde em Ecunha, Benedito André, explicou que as obras de construção do hospital municipal tiveram início no principio do mês de Setembro último, numa acção do governo que visa diminuir as distância que as populações percorriam para ter assistência médica.
“A entrada em funcionamento da unidade hospitalar, tenho certeza que poucos casos serão transferidos para a cidade do Huambo ou Caála, porque a mesma terá vários serviços para melhor servir os munícipes deste região, graças aos esforços do governo que visa alargar a rede sanitária para todos os municípios”, destacou.
As obras de construção do primeiro hospital municipal de Ecunha criaram oportunidade de emprego a mais de 25 jovens daquela circunscrição.
in ANGOP de 22.10.2012
Chuva destrói tecto de duas escolas na comuna do Lépi
Chuva acompanhada de fortes ventos, que se abateu nos últimos dias sobre o município do Longonjo, cerca de 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, destruiu o tecto de duas escolas do sector do Bongo.
O facto aconteceu no princípio da tarde deste domingo e afectou duas escolas primárias de três salas cada do ensino primário, numa altura em que as crianças se encontram em provas de avaliação.
O administrador comunal adjunto do Lépi, Aurélio Luciano, disse que actualmente as seis salas estão totalmente descobertas.
O responsável assegurou que as autoridades tradicionais, sobas e séculos devem ser mais céleres em fornecer à administração comunal todos os prejuízos humanos e materiais que as chuvas causarem nas suas localidades.
No mesmo período, na vila municipal, uma descarga eléctrica vitimou uma cabeça de gado bovino e danificou a instalação eléctrica do centro materno infantil, estando privado de energia eléctrica.
Em menos de 10 dias, esta é a quarta vez que as chuvas acompanhadas de fortes ventos causam prejuízos, depois de terem deixado três senhoras feridas, cerca de 80 residências de populares, escolas, comités de acção do partido MPLA e igreja naquela circunscrição sem tecto.
in ANGOP de 22.10.2012Cachiungo ganha em breve infra estruturas sociais
A população da aldeia de Luaia, no município do Cachiungo, província do Huambo, vai ganhar dentro de seis meses uma escola com sete salas de aula e um centro de saúde.
“No sector da educação e saúde, temos a garantia do executivo local a construção de uma escola de sete salas de aula e um centro de saúde, bem com a presença de água potável para a comunidade”, revelou.
in Rádio N'Gola Yetu de 22.10.2012
Reaberta circulação Tchicala Tcholoanga / Umba Ulondo
A circulação rodoviária no troço do município da Tchicala Tcholoanga a Umba Ulondo, na província do Huambo já está reposta.
A administradora de Tchicala Tcholoanga, Luísa Ngueve, garantiu que dentro de dias arranca a segunda fase que contempla a reabilitação do troço Londo Mbavi.
“Dos vinte e sete quilómetros que vão para a Cangombe, temos a responsabilidade de concluir, tínhamos que olhar para a vertente norte, onde temos essa estrada que vai até ao Londo, responsabilizamos as pessoas a caminharem, temos a segunda fase que vai partir de Londo para ver se podemos chegar até ao Mbavi”, disse.
in Rádio N'Gola Yetu de 22.10.2012
Jovens do Huambo aprendem a criar a sua empresa
Centenas de Jovens do Huambo que terminaram o ensino médio e superior, mas não conseguiram arranjar emprego, encontraram no Centro Local de Empreendedorismo e Serviço de Emprego (CLESE) a possibilidade de criarem os seus próprios negócios. Inaugurada a 25 de Agosto, a instituição tem actualmente 100 jovens em formação nos cursos de empreendedorismo, informática e plano de negócios.
Soi Júlio, 29 anos, licenciada em Psicologia, está a frequentar o curso de empreendedorismo e pretende criar um salão de festas e uma sala de estética. “Nesta formação, vim à procura de conhecimentos e experiências, para saber como criar o meu próprio negócio, depois de não ter conseguido um emprego na área que me formei”, explicou. “Nada é fácil sem esforço”, frisou Soi Júlio, para quem o CLESE está a mudar a visão inicial de muitos jovens sobre o empreendedorismo.
Alexandre Chicala, formado em Economia, esclareceu que se inscreveu no Centro para adquirir conhecimentos adicionais que facilitem a sua inserção no mundo dos negócios. Manifestamente contente por ser um dos primeiros formandos a beneficiar da formação, considerou importante que o Executivo construa mais instituições similares noutras províncias, para facilitar o desenvolvimento do país.
Para Mariana Matias, 27 anos, formada em Agronomia, a existência deste Centro na província do Huambo é uma grande oportunidade para os finalistas do ensino médio e superior, por permitir complementar os conhecimentos adquiridos na universidade.
“Muitos de nós, licenciados, precisamos de exercitar tudo o que aprendemos na universidade, mas temos de conhecer os princípios, que vão desde a criação até à gestão de uma empresa agrária”, disse, acrescentando que vai dedicar-se à consultoria no ramo da agricultura.
Mariana Matias referiu que a província do Huambo possui muitos camponeses que sabem cultivar a terra, mas desconhecem como se cria uma empresa agrária. “É necessário que se criem empresas de consultoria com esse fim, daí a razão da minha aposta neste ramo”, afirmou a engenheira agrónoma.
Público-alvo da formaçãoEdvaldo da Costa explicou que os jovens finalistas dos cursos médios, superiores e licenciados são o público-alvo da instituição que dirige. No acto de inscrição, os candidatos preenchem uma ficha onde anexam os documentos comprovativos sobre a sua formação académica. “Nós temos os nossos procedimentos administrativos e os candidatos que procuram os nossos serviços são informados sobre os modelos de acesso”, explicou.
Neste momento, o CLESE no Huambo tem inscritos 800 candidatos para frequentarem o curso de empreendedorismo, mas nem todos vão ter acesso à formação, caso se conclua que os documentos apresentados no acto de inscrição são falsos.
“Vamos apurar a veracidade dos documentos para saber se há candidatos que não terminaram a formação académica”, frisou.
O ciclo de formação tem a duração de 60 dias. O candidato começa o ciclo com o curso de empreendedorismo, que tem uma carga horária de 24 horas, depois passa para a formação em Excel, 20 horas, e termina com o curso de elaboração do plano de negócio, que tem a duração de 60 horas.
Acesso ao crédito bancário
Depois de concluírem com êxito a formação e apresentarem um plano de negócio viável, os formandos são encaminhados para o Banco Sol para beneficiarem de crédito bancário. O centro dispõe de áreas de consultoria para empreendedorismo e incubadora de empresas.
Acesso ao crédito bancário
Depois de concluírem com êxito a formação e apresentarem um plano de negócio viável, os formandos são encaminhados para o Banco Sol para beneficiarem de crédito bancário. O centro dispõe de áreas de consultoria para empreendedorismo e incubadora de empresas.
“Os formandos, depois de concluírem a formação, recebem um kit de ferramentas básicas para começarem a sua actividade e depois são encaminhados para o banco no sentido de receberem o microcrédito”, explicou, realçando que, logo após a recepção do crédito, os formandos instalam-se no mercado com acompanhamento do centro.
“Para resolver todas as dificuldades que encontrarem durante a criação das suas empresas podem consultar o centro para lhes dar consultoria”, referiu.
Edvaldo da Costa disse que a instituição que dirige assinou acordos de parceria com a reitoria da Universidade José Eduardo dos Santos e com a direcção provincial de Educação do Huambo, que consistem no envio de estudantes e alunos finalistas para o CLESE, para frequentarem o curso de empreendedorismo. “Vão ser assinados mais acordos com outras instituições públicas e privadas, para espalhar a cultura de empreendedorismo entre os estudantes”, disse.
Incubadora de empresasO director da Incubadora de Empresas do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jacinto Domingos, disse que o CLESE vai, num ano, formar e beneficiar cinco mil jovens com valências que vão proporcionar a criação de dez mil postos de trabalho.
Os jovens trabalham sobretudo com tecnologias de informação e de comunicação da última geração. “Isto significa que cada utente vai receber um computador portátil equipado com uma impressora, bateria, painel solar, para que possa recarregar sem necessidade de energia, e um software de gestão de pequenas e médias empresas”, adiantou, sublinhando que a incubadora de empresas vai albergar, em regime interno, cerca de 12 empresas por um período de seis meses. “Vamos trabalhar com essas empresas no sentido do seu desenvolvimento e diminuir os factores de mortalidade dessas iniciativas empresariais”, explicou.
Surgimento do CLESE
O CLESE é um projecto do Executivo angolano, tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, destinado ao fomento do empreendedorismo no país. Vai contemplar, numa primeira fase, as províncias do Huambo, Benguela, Kwanza-Sul e Uíge. A finalidade é apoiar os cidadãos na superação dos múltiplos desafios para obtenção de emprego digno ou a criação do seu próprio negócio, fornecer consultoria empresarial, apoiar os futuros proprietários de negócios e empresários na tomada de decisões positivas em relação à viabilidade da criação e operação de pequenos negócios, que apoie e fortaleça a comunidade empresarial local e estimule o crescimento económico.
Surgimento do CLESE
O CLESE é um projecto do Executivo angolano, tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, destinado ao fomento do empreendedorismo no país. Vai contemplar, numa primeira fase, as províncias do Huambo, Benguela, Kwanza-Sul e Uíge. A finalidade é apoiar os cidadãos na superação dos múltiplos desafios para obtenção de emprego digno ou a criação do seu próprio negócio, fornecer consultoria empresarial, apoiar os futuros proprietários de negócios e empresários na tomada de decisões positivas em relação à viabilidade da criação e operação de pequenos negócios, que apoie e fortaleça a comunidade empresarial local e estimule o crescimento económico.
Subscrever:
Mensagens (Atom)