sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Crédito de Campanha absorve mais de um bilião de kwanzas na época agrícola 2010/2011



Um bilião e 373 milhões de kwanzas foram disponibilizados e empregues durante a época agrícola 2010/2011, no quadro da implementação do programa do governo do Crédito Agrícola de Campanha, numa acção que visa aumentar a produção agrícola, visando combater à pobreza na província do Huambo.

Em declarações hoje à Angop, o director provincial da agricultura no Huambo, Joaquim António, disse que o valor disponibilizado beneficiou a mais de oito mil e 720 dos 11 municípios da província, que muitos já efectuaram o reembolso, para abranger outros beneficiários na presente época agrícola.

De acordo com o responsável, com uma taxa de juro de 10 porcento, já foram reembolsados 108 milhões de kwanzas aos bancos operadores (BPC, Sol e BCI).

O director provincial da Agricultura no Huambo, Joaquim António, considerou positiva a campanha agrícola de 2010/2011, ao atingir 89 porcento do planificado pelo sector na província.

Na campanha agrícola em análise na província do Huambo, foram apoiadas com diversos “in puts” agrícolas e outros meios de trabalho mais de 329 mil famílias camponesas e agricultores, dos 420 mil famílias camponesas inicialmente previstos.

Na província, foram preparados mais 843 hectares de terra dos 949 mil hectares inicialmente previstos. Foram colhidas mais de 404 mil toneladas de milho, 70 mil toneladas de feijão, 147 mil toneladas de batata rena e mais de 200 mil toneladas de hortícolas diversas, com teste indicativos considera-se de positivo a campanha agrícola.

Joaquim António referiu que no sector da pecuária foram vacinadas no período em balanço, contra doenças bovinas, mais de 64 mil cabeças de gado, dos 103 mil cabeças controladas.

No domínio do reflorestamento, o sector produziu mais de 12 mil mudas de plantas diversas, o que permitiu criar mais de três mil hectares de terra cobertas de novas espécie de plantas ao nível da província do Huambo.

in ANGOP

Sem comentários:

Enviar um comentário