
O Hospital Psiquiátrico do Huambo, reabilitado e equipado com meios modernos, com capacidade de internar 50 pacientes, entra em funcionamento oficialmente em 2012.
Em declarações hoje à Angop, o director provincial da Saúde no Huambo, Frederico Juliana, revelou que o hospital psiquiátrico já está a atender os pacientes há mais de seis meses, período em que terminaram as obras de reabilitação física do imóvel, onde estão destacados dois médicos psiquiátricos russos e uma angolana.
De acordo com o responsável, nesta altura está em curso a construção de um condomínio com mais de 12 residências na área do Kasseque III, arredores da cidade do Huambo, onde serão acolhidos os médicos psiquiátricos que vão prestar serviços de saúde na respectiva unidade hospitalar, adstrita ao hospital geral desta cidade.
Frederico Juliana acrescentou que no quadro da implementação do programa de investimentos públicos deste ano está previsto o aumento de novas infra-estruturas para o sector da saúde para os municípios do Huambo e Bailundo, no quadro do programa do governo que visa melhorar a qualidade de assistência médica e medicamentosa às populações.
O responsável assegurou que está previsto a construção, na cidade do Huambo, de um hospital materno infantil e um pediátrico, numa acção que vai proporcionar melhores condições de acomodação das crianças e mulheres, bem como a construção de uma incineradora para o hospital geral desta urbe.
O programa prevê ainda a construção de um novo hospital municipal no município do Bailundo, com capacidade de internar 50 pacientes e um bloco operatório. Em curso está a construção do centro materno infantil do município de Londuimblai, que dista a cerca de 92 quilómetros a norte da cidade do Huambo.
Frederico Juliana assegurou que para o cumprimento desses projectos, o governo disponibilizou este ano mais de 500 milhões de kwanzas no quadro do programa de investimentos públicos, para melhorar a qualidade da rede sanitária para assistência medica das populações desta região.
O responsável assegurou que o sector da saúde tem assegurado o stock de medicamentos para assistir as populações dos 11 municípios da província até Maio do próximo ano para os hospitais, centros e postos de saúde.
O sector da saúde na província do Huambo tem o fornecimento de medicamentos para as unidades hospitalares da província do programa de combate a pobreza, de municipalização dos serviços de saúde e o programa do governo, o que assegura o stock de medicamentos para esta região.
in ANGOP de 14.12.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário