
Quatro biliões e 700 milhões de kwanzas foram empregues, este ano, nos 11 municípios do interior da província do Huambo, na implementação do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza (PMIDRCP), que visa melhorar a qualidade de vida das populações.
O Programa Integrado, em curso em todos municípios do interior da província do Huambo regista uma execução financeira na ordem dos 94 porcento e centralizou, basicamente, as suas acções na construção e reabilitação de infra-estruturas, económicas e sociais, e na aquisição de material de uso corrente para os sectores da educação, saúde e da agricultura.
Os resultados de acções do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza foram apresentados hoje, terça-feira, aos membros do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social durante a sua segunda sessão extraordinária.
A sessão serviu também para perspectivar as acções para o ano de 2012.
Em conferência de imprensa o coordenador do programa e vice-governador para área produtiva da província do Huambo, Henrique Barbosa, considerou de positivo o grau de execução física das infra-estruturas, na ordem dos 80 porcento, numa acção que vai contribuir na melhoria das condições de vida das populações locais.
O responsável realçou que na perspectiva dos programas apresentados pelas administrações municipais prevê-se um valor estimado em mais de oito biliões de kwanzas, para o próximo ano, em acções que vão incidir-se principalmente em benefício das populações locais, na criação da segurança alimentar e desenvolvimento do meio rural, com infra-estruturas para os sectores da educação e saúde.
Henrique Barbosa considerou de positiva a contribuição recebido da sociedade civil para a implementação de acções que serão levadas à cabo pela Comissão Nacional de Combate à Pobreza, para o enriquecimento do programa na província, numa altura em que os administrações municipais estão a interiorizar bem os fundamentos e as linhas de força das acções gizado no programa do Executivo Angolano.
"Este é o primeiro ano da experiência da implementação do Programa Municipal Integrado de Combate à Pobreza institucional das administrações, no quadro do programa de desconcentração e descentralização financeira, visando que os municípios possam assumir as suas responsabilidades e tomarem iniciativas de desenvolvimento estratégico local", destacou.
As acções do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Pobreza, que receberam hoje contribuições dos membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social, nesta segunda sessão extraordinária, foram orientadas pelo governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka.
in ANGOP de 13.12.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário