
A direcção do Instituto Superior de Ciências da Educação (Isced) do Huambo vai, a partir do próximo ano lectivo, suspender temporariamente o ingresso de candidatos para as especialidades de pedagogia e psicologia.
A informação foi prestada hoje, terça-feira, à Angop, pelo director geral da instituição na província, Miranda Lopes Miguel, tendo justificado que uma das razões da tomada de tal decisão se prende com o facto de muitos dos licenciados formados em tais cursos estarem subaproveitados e também pela exiguidade de salas de aula.
“Os cursos de pedagogia e psicologia no próximo ano não terão novos ingressos. Vamos congelar o acesso dos candidatos para tais especialidades, resultante dos estágios de fim de curso que implementamos este ano, demos conta que muitos dos licenciados nossos nas áreas de pedagogia e psicologia não estão a ser bem aproveitados, de acordo ao seu perfil de formação”, argumentou, para mais adiante explicar que a falta de salas constitui também um factor.
Garantiu, entretanto, que em 2012 serão abertos três novos cursos de licenciatura (Química, Língua Inglesa e Língua Portuguesa) que se vão juntar aos seis já existentes, visando aumentar e diversificar a oferta.
Miranda Lopes Miguel anunciou ainda que no próximo ano lectivo, o Isced vai abrir um curso de pós-graduação ao nível de mestrado, assim como adquirirá mais material bibliográfico para dar suporte à formação académica dos seus estudantes.
Quanto ao curso de pós-graduação em ensino de ciências, apesar de não ter entrado em pormenores sobre o mesmo, explicou apenas que numa primeira fase a prioridade será para os docentes da instituição que possuem o grau de licenciatura.
Em funcionamento desde 1988, o Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, que já formou cerca de quatro mil licenciados, viu a sua actividade formativa interrompida durante cerca de 10 anos devido ao conflito armado, reatando em 2001.
A instituição forma professores nas especialidades de Física, Matemática, Biologia, Geografia, Pedagogia e Psicologia, sendo que actualmente possui uma população discente estimada em 2532 estudantes matriculados em dois períodos: regular (manhã e tarde) e pós-laboral (de noite).
in ANGOP
Sem comentários:
Enviar um comentário