Quatro mil e 350 pacientes com problemas de abcessos dentários, cárie e nas gengivas, do município da Caála, a cerca de 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, foram assistidos de Janeiro a Setembro deste ano na secção de estomatologia do hospital municipal, contra os 800 do ano anterior.
O estomatologista do hospital municipal da Caála, Adelino António Artur Abrantes, revelou que dos pacientes assistidos mil e 809 são do sexo masculino e mil e 488 feminino, dos quais 593 foram transferidos para o hospital geral da cidade do Huambo.
De acordo com Adelino Abrantes, a direcção do hospital municipal da Caála está a trabalhar no sentido de cultivar o hábito no seio das populações, por forma a aderirem ao processo de consultas regulares de estomatologia para evitar doenças dentarias com a promoção de palestras nas comunidades naquela circunscrição.
A direcção do hospital da Caála já promoveu palestras sobre os cuidados orais que deve ter um doente com diabetes, cárie dentária durante a gravidez, como suspeitar do cancro oral, o papel do estomatologista na unidade de tratamento intensivo, prevalência e insistência de exodontia dos pacientes que procuram os serviços especializados.
Referiu que para garantir os serviços de estomatologia no município da Caála, necessita-se de dois médicos e quatro assistentes para se dar resposta à procura dos serviços de estomatologia dos pacientes da Caála, Longonjo, Ukuma, Chinjenje e Ekunha.
in ANGOP de 08.10.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário