Dois milhões e 610 mil metros quadrados de superfície foram clarificados em 2012 pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD) na província do Huambo, no âmbito das suas acções que visam remover minas e demais engenhos explosivos implantados no solo ao longo do período de conflito armado que o país viveu.
O responsável local do INAD, Victor Jorge, informou que foram também desminados 34 quilómetros de estradas secundárias e terciárias, tendo, por este motivo, considerado positivo o grau de cumprimento das actividades operativas desenvolvidas no ano transacto nesta região do país.
Na sequência destas acções de desminagem, o INAD removeu e destruiu 19 minas anti-pessoais, oito anti-tanques e 350 engenhos explosivos não detonados.
Victor Jorge considera que o esforço dos sapadores do Instituto Nacional de Desminagem permitiu aumentar as áreas de cultivo no interior da província, tornar mais segura a circulação rodoviária em áreas que se suspeitava haver minas e garantir a implantação de projectos de impacto socioeconómico.
in ANGOP de 12.04.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário