O soba grande do município de Cachiungo, David Cossengue, a 62 quilómetros a leste da cidade do Huambo, manifestou-se segunda-feira, preocupado com o elevado número de jovens que abandonam as aldeias para o trabalho de vendedores ambulantes nos centros urbanos.
A autoridade tradicional disse verificar-se actualmente o elevado
número de jovens e adolescentes a deambularem pelas ruas a venderem pequenos artigos, sem que no entanto acorram às escolas com vista a garantirem o nível académico e profissional que lhes permita, no futuro, terem um emprego em condições.
David Cossengue afirmou que o abandono das casas dos pais para as ruas, afim de dedicarem-se a actividade mercantil, expõe os jovens a vários riscos como o uso de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas, retirando-lhes o tempo de irem as escolas.
Lamentou a actual educação dos jovens, particularmente desta área, que se têm envolvidos em crimes de roubo de gado e agressões físicas, casos mais julgados na circunscrição, devido ao analfabetismo que dificulta a forma de abordarem as coisas, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
David Cossengue disse ser frustrante para os pais verem os filhos a deambularem pelas ruas depois de crescidos.
Por isso, aconselhou a camada juvenil a preocupar-se com os estudos para abrirem caminho ao sucesso, com a consciência e uma visão diferente de analisar a sociedade.
in ANGOP de 23.04.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário