Quarenta e seis mil e 706 cidadãos frequentam aulas de alfabetização e aceleração escolar, na primeira fase do presente ano lectivo, na província do Huambo, informou hoje o chefe de secção de alfabetização da Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, José Chamuene.
Explicou que aos alfabetizadores estão a ser ministradas aulas específicas, com base nos módulos constantes do programa de alfabetização e aceleração escolar em curso no país.
Disse estarem matriculados no módulo I 18 mil e 558 alunos, que correspondem à 1ª e 2ª classes, modulo II cinco mil e 397 alunos (3ª e 4ªcalsses) e nove mil e 394 no módulo III (5ª e 6ª classes).
O responsável referiu que 80 porcento dos alunos que frequentam aulas são do sexo feminino.
Adiantou ainda que 738 alfabetizadores beneficiam de subsídios por parte do Ministério da Educação e seus parceiros sociais.
Para o processo de aceleração escolar, explicou, frequentam as aulas alunos com idades compreendidas entre os 12 e 25 anos e de alfabetização até aos 60 anos.
A primeira fase do programa de alfabetização e aceleração escolar decorrer de Fevereiro a Junho do ano em curso.
O programa de alfabetização e aceleração escolar é o meio através do qual a pessoa inicia o processo de aprendizagem de leitura, da escrita e do cálculo matemático.
in ANGOP de 19.04.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário