A Empresa Nacional de Electricidade (ENE), na cidade do Huambo, está a instalar o sistema de pré-pagamento do consumo de energia eléctrica na rede doméstica.
O director provincial da ENE, Gilberto Pessoa, disse ontem ao Jornal de Angola que já estão a ser colocados os contadores pré-pagos em várias zonas da cidade: “começámos com a instalação do sistema de pré-pagamento do consumo de energia eléctrica, onde o cliente passa a comprar o seu crédito, que é pago de acordo com a s suas necessidades”. A medida, referiu, é vantajosa para o cliente que paga apenas pelo que vai consumir e para a ENE que recebe por aquilo que fornece.
A distribuição de energia eléctrica às cidades do Huambo e Caála é feita através de três subestações localizadas na Caála, Dango e Benfica. O responsável de Empresa Nacional de Energia Eléctrica no Huambo disse que a distribuição de energia à cidade do Huambo melhorou, tendo em conta o número de zonas abastecidas.
Alguns bairros periféricos da cidade, como S. José, S. Luís, S. Pedro e Calundo Caquelewa, que há muito não tinham energia, começaram a beneficiar do abastecimento regular. Gilberto Pessoa reconhece que há ainda algumas falhas no fornecimento de energia devido ao facto de algumas zonas ainda serem abastecidas pela rede antiga, já que o projecto de reabilitação da rede de média e baixa tensão ainda está em curso.
“A rede de distribuição antiga ainda tem muitas debilidades, pois foram feitas muitas junções de cabos, não está protegida, por isso, qualquer curto-circuito, pode originar falha na distribuição,” disse. As duas redes recebem energia da barragem hidroeléctrica do Gove.
A Empresa Nacional Energia eléctrica na província do Huambo está neste momento a trabalhar para a conclusão da reabilitação da rede de média e baixa tensão, para ligar todos os consumidores à nova rede, que é mais fiável.
in Jornal de Angola de 20.11.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário