terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Municipalização dos serviços traz efeitos positivos na Chicala-Cholohanga



A administradora do município da Chicala-Cholihanga, a cerca de 42 quilómetros a Leste da cidade do Huambo, Luísa Ngieve, considerou positiva a implementação do programa de municipalização dos serviços de saúde, pois está a contribuir na melhoria da qualidade de vida das populações.
 
Em declarações, assegurou que o programa permitiu a construção de três postos de saúde nas povoações de Dondele, Catete e Calembe, bem como a requalificação e apetrechamento de um centro na comuna de Mbave, o que contribuiu na melhoria da qualidade e assistência médica e medicamentosa das populações.
 
Referiu que, na sua área de jurisdição, a implementação do programa de municipalização dos serviços de saúde está igualmente a permitir o aumento do número de infra-estruturas sanitárias no município, além de melhorar a assistência médica e medicamenta das famílias.
 
Manifestou-se preocupada com a existência de doenças respiratórias agudas, malária e doenças diarreicas, tendo apelado à conjugação de esforços para erradicar-se tais epidemias nas famílias, sobretudo em crianças menores de cinco anos.
 
O município da Chicala-Cholohanga, com uma densidade populacional estimada em 114 mil e 594 mil habitantes, distribuídos nas comunas de Mbave, sede, Samboto e Sambo, conta com um hospital municipal, cinco centros de saúde, 17 postos médicos e um centro de aconselhamento e testagem voluntária.
in ANGOP de 15.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário