Cento e vinte novos professores recentemente admitidos no concurso público foram apresentados hoje, quinta-feira, em acto que marcou a abertura oficial do ano lectivo no município de Londuimbali, província do Huambo, orientado pelo administrador Evaristo Lucas Ulombe.
Na sua intervenção, o chefe de repartição da educação, Eugénio Sachilombo, destacou que os novos professores vão contribuir na diminuição de crianças em idade escolar fora do sistema normal de ensino por falta de docentes nesta região.
"Queremos que o sector da educação seja cada vez mais dinâmico, com o enquadramento desde 121 novos professores, numa altura em que o quadro do programa do governo de combate à fome e à pobreza está a aumentar o número de infra-estruturas escolar em toda extensão do município", disse.
O responsável acrescentou que nesta altura há maior necessidade de professores nas aldeias e comunas do interior do município, numa altura em que a direcção província da Educação deliberou a expansão do segundo ciclo de escolaridade para as sede comunais, o que exige o reforço de novos professores.
No que diz respeito à infra-estruturas, o responsável assegurou que nos últimos quatros anos tem se registado um aumento de salas de aula, com a construção de várias unidades escolares em vários pontos município, o que tem permitido a inserção de crianças no sistema normal de ensino.
O sector da educação controla 20 escolas definitivas de diversos níveis de ensino, com um universo de mil e 10 professores distribuídos pelo ensino primário, Iº e IIº ciclo, secundário e médio, que vão ministrar aulas a mais de 34 mil alunos matriculados na presente época escolar.
in ANGOP de 01.02.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário