O município de Caála vai intensificar a produção de sementes de arroz, este ano, com vista a acelerar o programa de fomento da produção do grão em grande escala, garantiu a chefe de repartição da Agricultura e Pesca da Administração Municipal da Caála, província do Huambo, Fátima André.
Segundo a responsável, na localidade da aldeia de Cangote, foram criados canteiros com espécies de arroz como “limpopo, macau e material”, para avaliar a sua eficácia e adaptação na região.
Fátima André anunciou ainda que o processo de incentivo à produção do grão de arroz vai ser feito junto das famílias camponesas do município da Caála, para permitir o reforço desta produção nas práticas agrícolas e criar uma segurança alimentar.
“Com esta iniciativa, pretende-se melhorar a dieta alimentar e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico das famílias camponesas e combater a pobreza no município da Caála.”
Numa primeira fase experimental, os camponeses pretendem cultivar um hectare de terra para a produção de arroz e avaliar a sua eficiência, de forma a expandir a mesma cultura em toda a extensão territorial do município da Caála.
Os canteiros experimentais foram criados, no mês passado e, no próximo dia 14, pode efectuar-se a transplantação do arroz nos campos agrícolas, localizados na margem do rio Cunhongoma.
in Jornal de Angola de 12.02.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário