Cinco milhões e 500 mil Kwanzas foram investidos pela administração municipal da Caála (Huambo), na reabilitação e apetrechamento do posto de saúde da aldeia do Jimbo, localizado na comuna da Catata, informou neste domingo o chefe da repartição da Saúde desta circunscrição, Albino Ndumbi Ernesto.
O responsável assegurou que o posto está a funcionar efectivamente com dois enfermeiros qualificados que garantem assistência médica para mais de 500 famílias residentes na aldeia do Jimbo, cerca de 106 quilómetros a sul da cidade do Huambo.
Albino Ndumbi Ernesto fez saber que regista-se nesta altura insuficiência de técnicos enfermeiros para garantir a cobertura integral nesta região.
"Para resolver o caso teremos que aguardar pelo concurso público promovido pelo governo, para o bom desempenho da actividade assistencial médica e sanitária", precisou.
Adiantou que, anteriormente, a população da aldeia do Jimbo percorria 18 quilómetros para ter assistência médica. "Com a entrada em funcionamento da unidade sanitária muitas dificuldades ficaram ultrapassadas".
O município da Caála conta com vinte e sete unidades sanitárias, sendo um hospital, cinco centros e vinte e dois postos de saúde distribuídos nas comunas da Catata, Cuima, Calenga e comuna sede do município da Caála, que prestam serviços às populações daquela circunscrição.
in ANGOP de 08.04.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário