O património sociocultural de um povo é um factor fundamental para o
desenvolvimento do turismo, considerada a indústria da paz, que pode gerar
grandes receitas para o país e acelerar o progresso.
A constatação é do director-geral do Instituto Nacional de
Fomento Turístico, Eugénio Clemente, no termo do
encontro nacional de preparação da Bolsa Internacional de Turismo Angola/
Okavango, a ser realizada no mês de Outubro em Luanda.
O responsável defendeu, por esta razão, a necessidade de
serem mantidos os hábitos, costumes e valores que identificam um determinado
povo, para potenciar o turismo.
Disse que os angolanos são um povo bastante acolhedor, mas
que precisa continuar a segurar os pilares que mantêm o seu carácter cultural,
valorizando, assim, tudo o que faz parte do percurso histórico deste povo que
foi colonizado, teve um vasto processo de guerra e agora caminha para o
progresso.
Para Eugénio Clemente, ao se manterem os valores culturais,
através da estruturação e manutenção do património sociocultural, obtém-se um
diferencial turístico e histórico.
Deste modo, exortou a sociedade angolana no sentido de criar
gosto e vontade pelo turismo dentro do país, com vista a conhecer as
potencialidades culturais de cada região, bem como ajudarem a desenvolverem o
turismo interno.
O responsável considera positivo o estado do turismo em
Angola, apesar de estar numa fase embrionária que ainda carece de vários
esforços para a sua consolidação.
in ANGOP de 22.08.2013
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