sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Lançada pedra para construção de uma escola na aldeia de Sambunjo



A aldeia de Sambunjo, seis quilómetros da vila municipal do Tchindjendje, província do Huambo, vai contar no próximo ano lectivo com uma escola de seis salas de aulas, cujas obras tiveram inicio esta quinta-feira com o lançamento da pedra para a sua construção.

Na ocasião, o responsável pela empresa a quem foi adjudicada a referida empreitada, António Luís Sayala, garantiu estarem criadas todas as condições materiais para que se cumpram com os prazos estabelecidos para a conclusão das obras.

Informou que a previsão é que a escola seja inaugurada em Maio, conforme o acordado com a Administração Municipal do Tchindjendje, dona da empreitada.

António Sayala fez saber que além da construção do estabelecimento escolar, a sua empresa vai também erguer uma quadra polidesportiva, onde os alunos poderão praticar desporto e receber aulas de educação física.

O chefe de Repartição da Educação no Tchindjendje, Donato Saemanda, realçou que a construção de tal escola, a primeira nesta aldeia, consta do programa traçado pela Administração Municipal visando alargar a rede escolar em todas as localidades, com objectivo de reduzir significativamente o número de crianças fora do sistema normal de ensino por falta de infra-estruturas.

Disse que uma vez concluída as obras, a escola de Sambunjo, orçada em 36 milhões de kwanzas, vai acolher 550 alunos em dois turnos (manhã e tarde).

Donato Saemanda fez saber que actualmente o município do Tchindjendje, 115 quilómetros da cidade do Huambo, tem oito escolas definitivas, sendo que maior parte da população estudantil recebe aulas em locais improvisados, incluindo por baixo de arvores.

in ANGOP de 16.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário