Quatro presumíveis assaltantes das caveiras (acocotos), do acervo cultural da Ombala de Tchingulula, na comuna da Catata, no município da Caála, província do Huambo, foram capturados na segunda-feira pelas autoridades locais, informou Joaquim Wanacambi Itepo, responsável pelo sector da Cultura.
O chefe de secção da cultura da Administração Municipal da Caála disse à Angop que os cidadãos acusados de envolvimento na acção de sabotagem e roubo do acervo cultural da Ombala de Tchingualula “são contra os princípios tradicionais de acocotos, símbolo do poder tradicional”.
“Este grupo, que pensamos estar envolvido no assalto ao acervo cultural, é composto por crentes da igreja do 7º Dia, que não acreditam nos valores tradicionais do povo Umbundu. Assaltaram 13 peças (crânios) dos sobas que reinaram na Ombala de Tchingualula”, disse.
A Administração Municipal da Caála já criou uma comissão, que integra membros da administração local, autoridades tradicionais e agentes da Polícia Nacional, para averiguar esta situação, que preocupa os sobas e seculos, que exigem a devolução do acervo cultural da Ombala de Tchingualula.
O Governo do Huambo também está preocupado com o desaparecimento das caveiras (acocotos) e, em conjunto com as autoridades tradicionais, está a envidar todos os esforços no sentido de resgatar as peças roubadas na Ombala, referiu o director provincial da Cultura, Pedro Tchissanga.
“Neste preciso momento, ainda não se pode divulgar os nomes dos presumíveis autores do crime, mas o sector, juntamente com as autoridades policiais e tradicionais, já têm algumas pistas, que apontam para algumas seitas religiosas, porque há algum tempo havia uma seita que praticava este tipo de acção na região”, disse.
O chefe do Departamento de Património Histórico da Direcção Provincial da Cultura, João Afonso, realçou que indivíduos pilharam a Ombala e levaram várias peças de extrema importância histórica e cultural da região, muitas delas em conservação há mais de cem anos.
A conservação de caveiras de antigos reis e sobas faz parte da cultura dos umbundus desde há tempos imemoriais e constitui uma das maiores manifestações culturais destes povos. Em momentos de crises, calamidades, guerras, secas, falha nas colheitas, indicações e nomeações de sobas e reis, os acocotos são evocados para a superação de situações anormais que podem afectar as populações.
Os acocotos constituem um símbolo histórico, cultural e de poder tradicional da região e, por isso, os historiadores e homens da cultura na província consideram um crime o saque realizado na Ombala.
in Jornal de Angola de 10.01.2013
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