A realização da Bolsa Internacional do Turismo de Angola (BITUR), primeira na história do país dedicada exclusivamente ao sector, destaca-se entre os feitos do Executivo em 2012, direccionados a este segmento da economia nacional.
Co-organizada pelo Ministério da Hotelaria e Turismo e a Feira Internacional de Luanda (FIL), a bolsa foi honrada com a participação de 80 expositores em representação de vários países com destaque para Angola, país anfitrião, África do Sul, São Tomé e Príncipe, Portugal e Brasil, e permitiu promover a imagem da Angola renovada e suas potencialidades.
A feira, realizada de 11 a 14 de Outubro, em Luanda, envolveu operadores das 18 províncias angolanas e visou a troca de experiência, firmação de parcerias de negócios, a divulgação de aspectos culturais, históricos, naturais, gastronómicos e paisagísticos de Angola e sua riqueza mineral, assim como a atracção de investimentos para o país e fomentar debates em torno das estratégias para o desenvolvimento e profissionalização do sector.
E para instigar a competitividade entre os participantes, a organização decidiu atribuir, no final de cada edição, prémios aos expositores que mais se destacam, quer a empresas/instituições quer a personalidades, em nove categorias distintas, com viagens ao exterior de Angola e com valores monetários.
Assim, foram distinguidas a Melhor Participação no geral, Melhor Participação Agência de Viagens e Companhias Aéreas, Melhor Representação Hoteleira, Melhor Participação Provincial, Melhor Participação Internacional, Melhor Participação Operador Turístico e Prestador de Serviço, Melhor Participação Gastronómica, Melhor Cozinha e Personalidade do Ano.
Apesar de se ter realizado apenas uma edição, os seus promotores entenderam mudar já o nome, pelo que, este ano de 2013, ao invés de BITUR, a segunda edição designar-se-á “Okavango Salão Internacional do Turismo de Angola”, como forma de promover o projecto turístico transfronteiriço Okavango-Zambeze, em que o país está envolvido.
A informação foi dada pelo presidente do Conselho de Administração da FIL, Matos Cardoso, na presença do ministro da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi, durante a gala de encerramento da primeira edição da exposição, que teve como ponto mais alto a visita da primeira dama da República, Ana Paula dos Santos.
Ainda em 2012, a par do projecto turístico transfronteiriço Okavango-Zambeze, aconteceu o lançamento do "projecto turístico de conservação ambiental (também conhecido por KAZA), que integra igualmente outros quatro países vizinhos, Zimbabwe, Namíbia, Botswana e Zâmbia. O acto teve como palco a província do Kuando Kubango e como protagonista o titular do Minhotur.
Outro marco relevante no sector em análise foi a participação, em Junho, de uma delegação ministerial angolana na 53ª reunião da Comissão da Organização Mundial do Turismo para África, em Cross River, no Estado de Calabar, na Nigéria. O evento reúne anualmente diferentes actores do sector público e privado do ramo do Turismo.
Este encontro da Comissão da OMT para África (OMT/ CAF) teve como objectivo a eleição do representante de África no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo para o período 2012-2015. À margem do mesmo realizou-se um seminário regional sob o tema “Turismo responsável: oportunidade para mulheres e jovens”.
Antes, no mês de Março (de sete a 12), Angola participou pela primeira vez na Feira Internacional de Turismo de Berlim, na República Federal da Alemanha, com uma comitiva chefiada pelo vice-ministro do Turismo, Paulino Baptista, e integrada por agentes de turismo, grupos culturais, entre outros intervenientes do sector.
O evento é tido como o maior do mundo nesta vertente e visa a promoção das potencialidades turísticas das várias regiões do planeta e a realização de negócios no ramo. Além da feira de Berlim, o país marcou presença na INDABA, uma das maiores feiras africanas de turismo e marketing, realizada em Maio, na cidade de Durban (África do Sul).
Igualmente em 2012, e no quadro do programa do Minhotur de potencialização dos seus quadros, operadores turísticos e infra-estruturas afectas ao ministério, realizou-se, na província do Namibe, o I Fórum de Desenvolvimento do Turismo. A actividade contou com o apoio do governo provincial, e enquadrou-se na tradicional e anual “Festas do Mar” no Namibe.
Neste colóquio foram aflorados temas como "as potencialidades turísticas da província do Namibe", "visão económica da actividade turística", “o plano de desenvolvimento do Parque Nacional do Yona”, “a importância das agências de viagens para a promoção e divulgação do turismo em Angola” e o “plano director nacional do turismo de Angola”.
No ano findo, o sector da hotelaria e turismo ficou igualmente marcado com o elevado número de postos de trabalho gerados, num total de sete mil e 927 para cidadãos nacionais, em todo o país, fundamentalmente como consequência do aumento de unidades hoteleiras e similares e da capacidade de quartos.
Eis que no decurso dos últimos doze meses, Angola atingiu oito mil e 278 quartos, o que permitiu nesse período estarem disponíveis onze mil e 264 camas, a nível das 18 províncias do país. Entre as unidades que entraram em funcionamento em 2012 se destacam o Conjunto Turístico "Pululukwa", no Lubango (Huíla), 04 de Abril e o Aparthotel Tropicana, em Luanda.
Enquanto isso, no Huambo, ao longo do ano 2012 foram identificados 116 pontos de interesse turístico, nos 11 municípios da província, como resultado de um levantamento feito pela Direcção Provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo, para a elaboração do plano director local. A respeito da matéria, a Ilha dos Amores e as Quedas do Mupa mereceram realce.
Atendendo que o turismo é uma actividade integrada, que se complementa com serviços de outros sectores, o Ministérios dos Transportes nos seus distintos ramos - rodoviário, aéreo, ferroviários e marítimos e respectivas infra-estruturas, contribuiu significativamente no seu desenvolvimento.
Assim surgiu uma nova empresa de Catering, denominada LSG Sky Chefs TAAg Angola, para melhorar o atendimento hoteleiro a bordo do avião, localizada no perímetro do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.
Os feitos do Ministério dos Transportes são necessários para viabilizar e tranquilizar a circulação de pessoas e bens, assim como impulsionar o turismo interno.
A formação contínua foi também outra das acções em que o Minhotur (sigla do ministério que tutela o turismo no país) se engajou, afincadamente, no ano transacto, para atingir os objectivos preconizados pelo Executivo com incidência para a criação de um milhão de empregos em actividades relacionadas com o sector do Turismo até 2015.
Neste capítulo, realce recai para o curso sobre “Gestão de Destinos Turísticos” dirigido a mais de 60 quadros do ramo, especialmente os directores dos pólos turísticos de Kalandula, de Okavango e de Cabo Ledo, directores provinciais, chefes de departamento e 49 assistentes.
Esta acção formativa, à semelhança de outras promovidas ao nível do sector em 2012, resultou essencialmente de uma parceria existente entre o Ministério da Hotelaria e Turismo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Atendo-se às palavras do ministro Pedro Mutindi, por ocasião da cerimónia de cumprimentos de fim de ano, realizada a 26 de Dezembro, “o ano de 2012 foi especial para o sector, porque conseguiu-se implementar acções estruturantes, que conformam as bases e os pilares para o desenvolvimento e crescimento da actividade hoteleira e turística em Angola".
in ANGOP de 08.01.2013
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