As crianças da escola número 78 do I ciclo da comuna da Chipipa, adstrita ao município do Huambo, foram instadas quinta-feira, no sentido de conhecerem os seus directos durante uma palestra sob o tema " Os direitos e deveres da crianças", promovido pelo Instituto Nacional da Criança (INAC).
A palestra, organizada no âmbito da jornada do 22º aniversário do INAC (a assinalar-se no dia 16 do mês em curso), visou dar a conhecer aos petizes o seus direitos e deveres.
O delegado provincial da Justiça do Huambo, Ernesto Estêvão Pedro, ao dissertar o tema sobre o "Direitos da criança ", destacou que os direitos e deveres dos menores em Angola estão plasmado na Constituição e nela refere-se que "os filhos são iguais perante a lei, sendo proibida a sua descriminação".
Para o prelector, a protecção dos direitos da criança constituem prioridade da família, do Estado e da sociedade na promoção do desenvolvimento harmonioso e integral das mesmas , bem como da criação de condições para efectivação dos seus direitos políticos.
"As crianças também têm deveres, nomeadamente respeitar os país ou responsáveis legais, familiares, professores, idosos e a comunidade", apontou.
O evento foi testemunhado pelos pais e encarregados de educação, professores e membros da administração da comuna da Chipipa.
in ANGOP de 15.03.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário