O psicólogo Alberto Praia reconheceu no Huambo a importância que a poesia teve durante a luta de libertação nacional, que culminou com o alcance da independência a 11 de Novembro de 1975.
Falando a propósito do Dia Mundial da Poesia, Alberto Praia lembrou ter sido por meio desta arte literária que o fundador da Nação, António Agostinho Neto, clamou ao mundo pela liberdade e paz.
Fruto dos poemas de Agostinho Neto, explicou o psicólogo, "os angolanos tomaram consciência sobre a urgência de lutarem contra a opressão imposta pelo regime colonial português".
Na visão de Alberto Praia, a poesia é um elemento fundamental que continua a exercer o seu papel de intermediário nas situações sociais, além de entreter os cidadãos.
Reconheceu que no Huambo esta arte tem vindo a afirmar-se cada vez mais, principalmente no seio da juventude, a julgar pelo número de poetas e declamadores que têm vindo a despontar.
Ainda assim, referiu, é necessário que se trabalhe muito mais no sentido de aumentar o número de poetas nesta região, para darem o seu contributo no desenvolvimento da literatura e ajudarem a sociedade a compreender quais são os fenómenos que estão a viver e como enfrentá-los.
in ANGOP de 25.03.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário