Os participantes ao primeiro encontro de auscultação e concertação dos professores reformados recomendaram, na cidade do Huambo, a necessidade de se negociar com o governo para sustentar as deslocações e a criação de brigadas nos municípios para os reformados transmitirem as suas experiências aos novos professores do ensino primário.
De acordo com o comunicado final, os participantes solicitaram a realização de um estudo para encontrarem modalidades em que se vai circunscrever o estímulo ao professor reformado que se vai dedicar a esta acção.
Durante o encontro, aspectos ligados as pensões dos professores reformados, a personalidade e a dignidade, bem como o relacionamento do professor nas instituições de ensino foram igualmente debatidos.
O encontro, enquadrado nas jornadas comemorativas do 1 de Maio, Dia Mundial do Trabalhador, teve por objectivo velar pelos problemas dos professores reformados e analisar o papel que os mesmos podem jogar na transmissão das suas experiências aos novos professores.
in ANGOP de 15.03.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário