Mulheres de vários estratos sociedade do município do Huambo participaram numa palestra sobre fístula obstétrica, uma doença causadora de um índice elevado de mortalidade de mulheres.
O evento denominado "fístula obstétrica um prejuízo desnecessário", numa promoção da direcção provincial da Família e Promoção da Mulher, no âmbito da jornada Março/Mulher, foi orientada pelo especialista Estêvão Foster.
De acordo com o prelector, a fístula obstétrica resulta de ferimentos causados durante o parto, um ferimento que ocorre, normalmente, quando se trata de um parto demorado.
O prelector referiu que os partos obstruídos são mais comuns entre as mulheres jovens que ainda não atingiram a idade adulta, geralmente na adolescência.
Esclareceu que o tratamento de uma fístula obstétrica pode ser difícil, mas com uma cirurgia o nível de sucesso é a acima de 90 por cento.
“As pacientes com fístula sofrem com frequência outras complicações causadas pelo longo parto, nomeadamente dificuldade em andar devido aos nervos afectados, a infertilidade por causa do ferimento do útero e incapacidade de terem relações sexuais com os parceiros devido aos ferimentos nos órgãos genitais” referiu.
in ANGOP de 13.03.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário