O Caminho de Ferro de Benguela CFB transporta, em médio, três mil toneladas de mercadorias, por mês.
Segundo o administrador para a área técnica do CFB, Luís Gomes Teixeira, o sector da construção é o que solicita mais os seus serviços.
O Caminho de Ferro de Benguela CFB, opera numa extensão de 1032 quilómetros, do Lobito ao Luena, passando pelo Huambo e Kuito.
“Temos efectuado muitos comboios de mercadorias, só no mês de Maio fizemos um total de 97 comboios, e no mês de Junho conseguimos fazer 103 comboios no total, isto é ,comboios suburbanos e comboios de passageiros e mercadorias.
Actualmente, o empresariado nacional já tem estado a despertar grande interesse pelo transporte ferroviário, principalmente, transporte de longo curso, nomeadamente, materiais de construção como cimento, a exemplo, temos aqui a nova fábrica (CIMEFORT), da Catumbela que, realmente, tem dado ao CFB, a atingir algum patamar em termos de transportação de mercadorias”, enfatizou.
Neste momento, está a ser feita a montagem da linha férrea no troço Caifuxy/ Mucussuegi, no Moxico, prevê-se a totalidade da obra do caminho de ferro de Benguela para o segundo semestre do próximo ano.
“Neste momento, faltam cerca de 70 Km para a ligação de toda linha e, pensamos que com a produtividade alcançada, nos últimos tempos, que é de dois km dia de extensão da linha, provavelmente, nos finais de Setembro e início de Outubro esse trabalho esteja concluído, e dai sim vamos poder começar a efectuar o ramal da Zâmbia,” frizou.
O Caminho de Ferro de Benguela CFB, opera numa extensão de 1032 quilómetros, do Lobito ao Luena, passando pelo Huambo e Kuito.
“Temos efectuado muitos comboios de mercadorias, só no mês de Maio fizemos um total de 97 comboios, e no mês de Junho conseguimos fazer 103 comboios no total, isto é ,comboios suburbanos e comboios de passageiros e mercadorias.
Actualmente, o empresariado nacional já tem estado a despertar grande interesse pelo transporte ferroviário, principalmente, transporte de longo curso, nomeadamente, materiais de construção como cimento, a exemplo, temos aqui a nova fábrica (CIMEFORT), da Catumbela que, realmente, tem dado ao CFB, a atingir algum patamar em termos de transportação de mercadorias”, enfatizou.
Neste momento, está a ser feita a montagem da linha férrea no troço Caifuxy/ Mucussuegi, no Moxico, prevê-se a totalidade da obra do caminho de ferro de Benguela para o segundo semestre do próximo ano.
“Neste momento, faltam cerca de 70 Km para a ligação de toda linha e, pensamos que com a produtividade alcançada, nos últimos tempos, que é de dois km dia de extensão da linha, provavelmente, nos finais de Setembro e início de Outubro esse trabalho esteja concluído, e dai sim vamos poder começar a efectuar o ramal da Zâmbia,” frizou.
in Rádio Nacional de Angola - Canal A, de 23.07.2013
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