Formadores do sector da Saúde, dos 11 municípios da província do Huambo, terminaram um seminário acelerado sobre novas vacinas para a imunização de bebés menores de um ano.
O director provincial da Saúde, Frederico Juliana, considerou positiva a formação de técnicos para intensificar o combate às doenças infantis na província do Huambo.
Frederico Juliana disse que os técnicos vão trabalhar na formação, nesta área, dos profissionais de saúde nos municípios, comunas e aldeias.
“Haja assepsia na aplicação e cuidado com o material utilizado, intensificação da mobilização social, administrar todas as vacinas diariamente em todas as unidades sanitárias”, aconselhou o médico.
O responsável disse ser um dos objectivos da direcção provincial da Saúde trabalhar junto das comunidades, para identificar um número possível de crianças para receberem tratamentos ambulatórios.
Durante o seminário, os formandos abordaram temas relacionados com doenças preveníveis pela vacinação, cadeia de frio e gestão de vacinação, injecções seguras, comunicação e mobilização social, planificação e sessões de vacinação, além de sistemas de informação e de monitorização da vacinação de rotina.
No mesmo âmbito, os técnicos dos 11 municípios receberam informações sobre o regulamento de biossegurança em saúde.
A biossegurança é o conjunto de medidas preventivas destinadas a manter o controlo de factores de risco laborais, procedentes de agentes biológicos, físicos ou químicos, que podem pôr em risco a segurança dos trabalhadores, pacientes, visitantes ou do meio ambiente.
in Jornal de Angola de 24.07.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário