A degradação das vias de acesso à comuna da Calima, a 18 quilómetros a sul da cidade do Huambo, constitui a principal dificuldade que a administração local enfrenta para acelerar o desenvolvimento sócio económico da povoação.
O facto foi dado a conhecer pela administradora comunal, Guilhermina Carlos Bacia de Lourdes, que salientou que o mau estado das estradas impede os empresários de investirem na comuna.
Frisou que muitos professores a leccionarem em aldeias afastadas da vila comunal têm dificuldades em se deslocar para os seus locais de trabalho fruto da degradação das vias.
Guilhermina de Lourdes anunciou para breve a execução de trabalhos de terraplanagem das estradas secundárias e terciárias que ligam a vila da Calima às 113 aldeias que compõem a comuna para facilitar a circulação rodoviária.
Quanto à estrada que liga a comuna à cidade do Huambo, a administradora disse ser de responsabilidade do governo provincial, mas mostrou-se optimista na sua recuperação dentro em breve.
Com uma superfície de 1.348 quilómetros quadrados, a comuna da Camila possui uma densidade populacional estimada em 65.623 habitantes na sua maioria camponeses e criadores de animais.
in ANGOP de 15.07.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário