Ricardo Família, Professor angolano
O professor Ricardo Família, especialista em teoria de desenvolvimento
curricular, sugeriu hoje, segunda-feira, no Huambo, maior atenção na resolução
dos factores que condicionam a qualidade de ensino no país, tendo em conta o
alcance dos objectivos perseguidos pela educação formal.
O especialista frisou ser impossível
atingir a qualidade de ensino sem que para tal, se aposte na superação académica
constante dos professores, assim como na melhoria das condições de trabalho para
garantir eficácia ao processo de ensino e aprendizagem.
Ricardo Família realçou que a preparação dos professores,
para que estes exerçam com perfeição as suas actividades, deve basear-se
fundamentalmente no domínio da Didáctica e da Pedagogia.
O especialista considerou também que a falta de bibliotecas
nas escolas e o excesso de alunos nas salas de aulas condicionam a melhoria da
qualidade de ensino.
“Existem vários factores que devem merecer da parte do
Ministério da Educação mais atenção para termos, no país, um ensino de
qualidade. A formação contínua dos professores, as condições de trabalho e os
salários são alguns deles”, frisou.
Para o especialista em teoria de desenvolvimento curricular,
a qualidade de ensino em Angola ainda não é a mais desejada, mas acredita que
dentro de pouco tempo se possa inverter o quadro actual, a julgar pelos esforços
que têm sido empreendidos para o efeito.
in ANGOP de 16.07.2013
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