quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Promoção de saúde nas comunidades rurais entre as prioridade para projecto Uhayele


As acções de promoção de saúde nas comunidades rurais da província do Huambo continuam a ser prioridade para o projecto Uhayele, através da realização de palestras, com a finalidade de instruir os cidadãos a se prevenirem das doenças.

O facto foi manifestado pela coordenadora provincial deste projecto, Giovana Barros Ribeiro, tendo salientado que a promoção de saúde nas comunidades é indispensável para combater a morbi-mortalidade.
A título de exemplo, fez saber que no final-de-semana foi realizada uma actividade na aldeia Mana Kulele, município do Bailundo, a norte da cidade do Huambo, onde os populares foram instruídos acerca dos cuidados primários de saúde preventiva.
Informou que durante a palestra, da qual participaram 84 aldeões, foram abordadas as medidas de prevenção de doenças e promoção da saúde individual e colectiva.
Giovana Ribeiro realçou a importância do tratamento da água de consumo, para evitar as doenças diarreicas e parisotoses, bem como o preparo do soro caseiro, para prevenir a desidratação.
De igual modo, salientou que a intervenções desta organização têm salientado a importância do saneamento básico e da construção de latrinas, assim como da construção de aterros sanitários, com vista a prevenção da malária e a importância do aleitamento exclusivo às crianças menores de seis meses de idade, como forma de prevenir doenças e promover o crescimento e desenvolvimento saudável destas.
Lembrou ainda que no final-de-semanaprojecto Uhayele, expressão que na língua nacional umbundo significa “saúde”, ofereceu uma motorizada para apoiar as acções que desenvolve no município da Caála.
O gesto, frisou, insere-se na busca constante de melhorias para as acções de promoção da saúde e prevenção de doenças, mantendo a dedicação incansável da sua equipa nas actividades desenvolvidas na comunidade.
O projecto Uhayele é um programa do Governo da província do Huambo, através da Direcção Provincial da Saúde, e é executado pela Amosmid (empresa privada de gestão em saúde).
in ANGOP de 30.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário