A conclusão da reabilitação, modernização e construção dos Caminhos-de-ferro de Benguela (CFB), prevista para o primeiro trimestre de 2013, altura em que o comboio chega ao Luau (fim da linha), vai custar aos cofres do Estado angolano cerca de 180 mil milhões de kwanzas.
A extensão do CFB, do Lobito, na costa Atlântica, ao Luena, na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), totaliza 1.032 quilómetros de linhas ferroviárias reabilitadas, o que já deu lugar a uma viagem inaugural, a 17 de Agosto deste ano.
A partir da última quinzena do mês de Novembro, começaram duas deslocações comerciais do CFB entre as cidades do Cuito (Bié) e o Luena (Moxico), realizadas à quarta-feira, sendo uma de passageiros e outra de carga.
Essas deslocações aceleraram as trocas comerciais entre as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, que formam o chamado “corredor do Lobito”.
Em 2012, a reabilitação de cerca de 400 quilómetros do CFB no troço Cuito-Luena, permitiu o arranque do projecto agro-pecuário de Sacassanje, que constitui uma importante infra-estrutura económica de estímulo à economia do Moxico.
O projecto agro-pecuário de Sacassanje, 15 quilómetros a sul da cidade do Luena, pode produzir por ano mais de 3,6 milhões de ovos, 38 mil quilos de carne caprina e mil toneladas de hortícolas diversas.
O projecto, uma iniciativa do Executivo angolano administrado por uma empresa israelita, também prevê a produção de elevadas quantidades de cereais, dando lugar a 200 novos postos de trabalho.
in TPA de 31.12.2012
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