quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

UJES elogiada pelo seu desempenho


A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), criada em 2009 e com sede na cidade do Huambo, foi elogiada esta terça-feira pela secretária de Estado para a Inovação do Ministério do Ensino Superior, Maria Augusta da Silva, pelo seu notável desempenho.

A secretária de Estado, que discursava na abertura dos cursos de mestrados em ciências empresariais e de contabilidade, fiscalidade e finanças empresariais na Faculdade de Economia, felicitou a UJES pelo facto de nestes três anos de existência ter conseguido abrir cinco cursos de mestrado no Huambo.

Para ela, as formações de pós-graduação são cada vez mais importantes, pois a diferenciação académica de quadros é imperiosa para a melhoria da prestação de serviços dos profissionais.

Disse que este tipo de formação dota os recursos humanos de competências necessárias para darem solução adequada aos problemas que a sociedade enfrenta, além de melhorar substancialmente o desempenho dos quadros.

Maria Augusta da Silva salientou que o Ministério do Ensino Superior vai continuar a acompanhar todas as acções da Universidade José Eduardo dos Santos, desde a área de graduação, pós-graduação, formação permanente de quadros e acompanhamento aos docentes e trabalhadores.

A UJES foi criada em 2009, no quadro do decreto 7/09, de 12 de Maio, do Conselho de Ministros, que estabelece a reorganização da rede de instituições de ensino superior público, a criação de novas instituições de ensino superior e o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, até então a única universidade pública em funcionamento no país.

Afecta à 5ª região académica do país, a mesma abrange as províncias do Bié e Moxico, bem como do Huambo, que controla as Faculdades de Medicina Humana, Ciências Agrárias (cursos de engenharia florestal e engenharia agronómica), Medicina Veterinária, Economia, Direito, Instituto Superior Politécnico (cursos de electrónica, informática, arquitectura, construção civil, electromedicina, enfermagem e análises clínicas).

Nas províncias do Bié e Moxico estão em funcionamento Escolas Superiores Politécnicas. 
in ANGOP de 12.12.2012 

Sem comentários:

Enviar um comentário