Vinte e cinco crianças menores de cinco anos de idade morreram de Janeiro a Novembro deste ano no município da Caála, província do Huambo, em consequência da desnutrição provocada em muitos casos pelo desmame prematuro.
O chefe de repartição da saúde da Caála, Albino Ndumbi Ernesto, revelou que no período em balanço chegaram ao centro terapêutico nutricional do hospital 404 crianças dos municípios da Ekunha, Ukuma, Longonjo, Tchinjenje e do Tchipindo (província da Huíla).
O responsável esclareceu que os casos que chegaram a internar no centro nutricional da Caála são resultados do desmame precoce das crianças, fraca qualidade alimentar e falta de alimentos específicos para os petizes em fase de crescimento.
Albino Ndumbi Ernesto ressaltou que no centro terapêutico nutricional da Caála registou-se a fuga de 52 mães que interromperam a assistência médica das crianças, uma situação que preocupa as autoridades sanitárias da localidade.
“ Este ano tivemos dificuldades porque apareceram famílias com mais de três crianças desnutridas, cujas mães encontravam-se em estado de gestação”, destacou.
in ANGOP de 07.12.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário