Toy Boy, nome artístico de Adalberto Ferreira
O artista Toy Boy, nome artístico de Adalberto Ferreira, apresentou terça-feira, na cidade do Huambo, a sua exposição fotográfica intitulada “Urbanismo”, retratando o movimento urbano em Angola, com principal ênfase para a presença humana.
Segundo o autor, as 10 obras em fotografias imprensas sobre telas reflectem a realidade sócio-cultural e urbana de várias cidades do país, incluindo zonas rurais, urbanas e sub-urbanas, representando o povo, seus hábitos e costumes.
Explicou que o frenesi característico de cada localidade, seja nos centros urbanos ou nos arredores, revela as heranças históricas e transformações constantes, razão que o motivou a realizar tal exposição fotográfica.
Toy Boy salientou ainda que as suas fotografias, que já estiveram expostas em Luanda durante mais de um mês, ilustram essencialmente a vida de pessoas que vivem em habitações precárias situadas em bairros sem energia, água e saneamento, os dilemas da mulher na sociedade angolana, assim como a criança e seus sonhos.
Referiu que esta exposição tem por objectivo sensibilizar os cidadãos que a visitarem para darem um novo rumo às suas vidas, tendo em conta as transformações constantes que compõem a estrutura social urbana.
O artista Toy Boy nasceu na província do Bié há 36 anos e nos últimos 15 anos tem trabalhado na área da arte e da cultura. As suas obras estarão expostas no Huambo até ao dia 8 de Fevereiro.
in ANGOP de 09.01.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário