As comunas do Lépi e da Catabola, a 22 quilómetros a este e a 32 a sul da vila municipal do Longonjo, província do Huambo, poderão contar brevemente com núcleos da escola do II ciclo do ensino secundário, para impedir que a juventude continue a abandonar as localidades para dar sequência à sua formação académica.
O chefe da repartição municipal da educação, Valentino Muquinda, disse estarem a ser criadas, em parceria com as administrações comunais, condições de alojamento dos professores que vão leccionar aulas nos respectivos núcleos.
Afirmou que muitos jovens do Lépi e da Catabola são forçados a abandonar as suas zonas de origem, depois de concluírem o I ciclo, para prosseguirem com os estudos, ao passo que os demais ficam sem estudar por não terem condições de se fixarem em outros municípios próximos.
“Estamos a criar as condições mínimas para, talvez a partir do próximo ano lectivo, termos núcleos do II ciclo do ensino secundário nestas duas comunas, à semelhança do que fizemos com a comuna da Chilata, a 65 quilómetros a sul da vila do Longonjo”, manifestou.
Nestes núcleos, explicou o responsável municipal da educação, serão ministrados cursos pré-universitários nas especialidades de ciências físicas e biológicas, ciências jurídicas e económicas e ciências humanas, os mesmos leccionados na única escola do II ciclo do ensino secundário do Longonjo.
in ANGOP de 04.07.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário